OpenAI já não é uma entidade sem fins lucrativos e planeia ser cotada em bolsa
Após concluir o processo que a torna uma empresa com fins lucrativos, por via de um acordo mais amplo com a Microsoft, a OpenAI anunciou que planeia uma Initial Public Offering (IPO) de "até um bilião de dólares" (em inglês, $1 Trillion) já no próximo ano.
A OpenAI foi fundada enquanto entidade sem fins lucrativos, procurando democratizar a Inteligência Artificial (IA), sem foco no lucro.
Com o tempo, no entanto, esse objetivo foi mudando e, recentemente, a empresa completou o processo de conversão, tornando-se com fins lucrativos. Desta forma, num acordo entre a empresa liderada por Sam Altman e a Microsoft, esta última passa a deter 27% da mãe do ChatGPT e ajuda a abrir uma porta que pode representar consideráveis ganhos financeiros.
O recente acordo muda a relação entre as duas empresas, cuja primeira parceria aconteceu em 2019, quando a OpenAI era apenas uma organização sem fins lucrativos dedicada à investigação no campo da IA.
Sam Altman in 2015: ‘OpenAI will be a non-profit to benefit humanity.’
Sam Altman in 2025: pic.twitter.com/NSxSZpgXQF
— DogeDesigner (@cb_doge) October 30, 2025
OpenAI planeia entrar na bolsa de valores
A caminhar para se consolidar enquanto empresa, a OpenAI parece estar a planear uma IPO que avaliaria a gigante da IA em "até um bilião de dólares". Segundo avançado por fontes da Reuters, a empresa estará a formalizar planos para se tornar um importante player económico.
A notícia chega de "três pessoas familiarizadas com o assunto", que partilharam com a agência noticiosa que a diretora financeira da OpenAI, Sarah Friar, tem dito aos "associados" da empresa que uma IPO está prevista para 2027, mas que, na verdade, pode ocorrer já no final de 2026.
Perante o contexto do mercado, uma avaliação de um bilião de dólares tornaria a OpenAI a 12.ª empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo, logo abaixo da Berkshire Hathaway, e acima do JPMorgan Chase e do Walmart.
Além disso, uma OpenAI cotada em bolsa seria interessante, uma vez que os acionistas esperam que as empresas gerem dinheiro e a OpenAI tem tido dificuldade em fazê-lo, até agora.
Mais do que isso, uma vez que na bolsa, a OpenAI terá de se tornar mais transparente, pois exige-se a divulgação de muitas informações sobre o valor real de uma empresa: relatórios financeiros trimestrais e anuais, e dados sobre a sua história.
























Nos próximos tempos quer a OpenAI quer a NVIDIA vão-se tornar as empresas mais valiosas do mundo. Não tenho a mínima dúvida.
calma, alguns de nós já investiam em stocks em 2000, sabemos bem o que aconteceu
GPUs estão obsuletas. Ninguém usou isso no tempo dos bitcoins, niguém usará isso na AGI.
Desde 2019 que não há uma OpenAI – há duas, uma com fins não lucrativos e outra com fins lucrativos limitados. E assim continua após a última reestruturação concluída em outubro – e continuará após a oferta pública em bolsa de ações da OpenAI com fins lucrativos. Assim:
– Em 2015 foi criada a OpenAI Inc, sem fins lucrativos. Na última reestruturação passou a designar-se OpenAI Foundation, continuando sem fins lucrativos.
– Em 2019, a OpenAI Inc criou e passou a controlar a OpenAI LP (Limited Partnership). Era onde estavam integradas as operações comerciais, incluindo o desenvolvimento e licenciamento do ChatGPT, GPT-4, etc. Investidores como a Microsoft tinham participação nesta LP. Na última reestruturação passou a designar-se OpenAI Group PBC (“public benefit corporation”, isto é, uma empresa com fins lucrativos, mas legalmente obrigada a considerar o interesse publico e a missão, não apenas o lucro).
Então, como sugere o título, a OpenAI era uma entidade sem fins lucrativos e deixou de ser? Não, desde 2019 que existia e continua a existir uma entidade sem fins lucrativos – OpenAI Inc, agora OpenAI Foundation) que controla a entidade com fins lucrativos – OpenAI LP (“limited partnership”) agora OpenAI Group PBC (“public benefit corporation”.
Nada de essencial se alterou com a reestruturação de outubro, nem se vai alterar com uma eventual oferta pública de ações da OpenAI Group PBC
Isso é porque não tem lucro e querem enganar os patos. Fluxo de caixa vai ser todo dos investidores tótós, já que de operacional, não tem nada!
É assim que se degradam os serviços e começa a merdificação…!!!
E ainda falta a publicidade.