PplWare Mobile

OpenAI apela à proibição da DeepSeek e dos modelos de IA chineses! Será medo?

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Carlos says:

    Primeiro aplaudiram!.. Depois tomá-mos conhecimento que as empresas tecnológicas e afins nos EUA estavam sobrevalorizadas!
    Agora vem habitual treta da “segurança nacional”… Assim se tentam anular os competidores!

  2. Max says:

    A carta da OpenAI começa com o seu juramento de fidelidade ao MAGA:
    “É política dos Estados Unidos continuar a reforçar o domínio global da América para promover a prosperidade humana, a competitividade económica e a segurança nacional” – Presidente Donald J. Trump, Ordem Executiva 14179, 23 de janeiro de 2025
    “A OpenAI respeitosamente envia as propostas anexas ao Office of Science and Technology Policy (Gabinete de Política Científica e Tecnológica), pois avalia um novo Plano de Ação de IA que, como o vice-presidente Vance declarou recentemente no Paris AI Action Summit, manterá a liderança americana em IA e “tornará as pessoas mais produtivas, mais prósperas e mais livres”. À medida que o setor da IA americano, líder mundial, se aproxima da inteligência artificial geral (AGI), com um Partido Comunista Chinês (PCC) determinado a nos ultrapassar até 2030, o novo Plano de Ação de IA do governo Trump pode garantir que a IA liderada pelos americanos, construída em princípios democráticos, continue a prevalecer sobre a IA autocrática e autoritária construída pelo PCC.”
    Nesta altura do campeonato, entre o MAGA e o PCC venha o diabo e escolha. A Europa tem que procurar o seu próprio caminho no desenvolvimento (em vez de regulamentação) da IA.

  3. Elgordini says:

    Lucidez Não passa de uma máquina de inteligência artificial propaganda do regime chinês, baste pesquisarem temas sensíveis como Taiwan e afins, para saber que é verdade.

  4. Rodrigo says:

    10x mais barato é normal que a OpenAI esteja borrada e já deve ter notado na receita.
    O novo Claude 3.7 para ajudar os dev é muito melhor que o chatgpt é pena é ser caro, mais um que ajudou a descer as provisões de incoming por parte da OpenAI.

    • Rui says:

      Não isso não é verdade. O Claude ainda tem muito trabalho pela frente. E não é melhor. Chat GPT o topo o líder o primeiro, depois os outros com anos de atraso. Se não percebe do assunto é melhor pesquisar e fazer testes a sério.

  5. Um gajo sério says:

    “A gigante americana sustenta que as empresas chinesas são obrigadas a fornecer dados dos utilizadores ao governo da People’s Republic of China (PRC) sempre que solicitado, o que pode constituir uma ameaça para utilizadores internacionais.”
    Troquem “americana” por “chinesa” e “chinesas” por “americanas” e “People’s Republic of China (PRC)” por “EUA” que continua a ser verdade.
    Concordo absolutamente com o Max, a Europa tem de rever a sua estratégia, adotar novas abordagens para impulsionar o desenvolvimento e o investimento em inovação na Europa para que os empreendedores europeus não tenham necessidade de transferirem os negócios e investimentos para os EUA.
    Para quem não sabe a maioria dos fundadores das startup’s que existem nos EUA não são americanos, apenas migram para os EUA porque lá é muito mais fácil obter financiamento. Resultado, a inovação e o desenvolvimento fica nos EUA e não nos países de origem, o que representa um grande deficit para esses mesmos países.

    • Max says:

      Entretanto na China, segundo o Expresso de hoje:
      – “A DeepSeek veio mudar o panorama, com um modelo tão eficaz quanto os norte-americanos, como o ChatGPT, mas com um custo de desenvolvimento muito mais baixo. As empresas e agências governamentais chinesas foram rápidas a integrar o software da DeepSeek nas próprias ferramentas, tornando-o disponível ao público.
      – O gigante chinês da Internet Baidu lançou este domingo dois novos modelos gratuitos de inteligência artificial (IA) generativa, o modelo de raciocínio X1 – que a empresa afirma oferecer um desempenho semelhante ao do DeepSeek, mas a um custo inferior – bem como um novo modelo de base, o Ernie 4.5.
      – Em fevereiro, a Tencent, proprietária do WeChat, também lançou um novo modelo de IA que afirma responder a consultas mais rapidamente do que a DeepSeek, ao mesmo tempo que utiliza a tecnologia da rival para a plataforma de mensagens.
      – No mesmo mês, a Alibaba anunciou um investimento de 52 mil milhões de dólares (47,6 mil milhões de euros) nos próximos três anos para desenvolver a IA.”
      A ChatGPT bem pode lamber as botas a Trump, porque é real a ameaça de ser ultrapassada pelas gigantes tecnológicas chinesas (e outras, porque a DeepSeek era uma ilustre desconhecida). Mas não se trata apenas de desenvolvimento dos modelos de IA – trata-se também da sua integração em ferramentas disponibilizadas ao público.
      E, tal como o DeepSeek, também fora da China, numa altura em que cresce o anti-trumpismo traduzido em obter produtos e serviços não-americanos – só um exemplo, Portugal, que pouco conta, mas também o Canadá, em que era dado como certa a compra de caças F-35, estão a ponderar outras opções.
      O imperialismo trumpista, a desconsideração dos aliados e o apoio às organizações políticas de extrema-direita, e o abandono do “soft power” (através da ajuda prestada pela USAid) beneficiam a China. E muitas empresas americanas, como a Tesla e a OpenAI, vão ser afetadas.

  6. Toni da Adega says:

    Eu ja instalei o deepseek em toda a familia e amigos mesmo sem eles saberem! Contra os americanos sempre, a china e o nosso futuro! Lembrem se de Macau somos herois la

  7. Ian Moore says:

    o rede X não é uma “entidade controlada pelo Estado”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.