PplWare Mobile

ONU já tem equipa global para se dedicar à “conversa” sobre a governação da IA

                                    
                                

Imagem: Freepik

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Aves says:

    Noticia o Expresso, em 30/10/2023, que, enquanto a UE prepara o seu “IA Act”, “Biden assina ordem executiva para regulamentar uso da inteligência artificial”.
    A ordem, com força de lei, segue-se a um compromisso voluntário de 15 empresas, como Google, Microsoft e OpenAI, que em julho concordaram em aderir a certas regras.
    Foram consultados os governos de Austrália, Brasil, Canadá, Chile, União Europeia, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Quênia, México, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
    A ordem divide-se em oito áreas: segurança da IA, privacidade dos cidadãos, proteção da equidade e direitos civis, utilização na área da saúde, impacto no mercado laboral, inovação e concorrência, cooperação internacional e utilização responsável pelo governo.
    Aponto um aspeto:
    “Exigir que os programadores dos sistemas de IA mais poderosos compartilhem os seus resultados de testes de segurança e outras informações críticas com o governo dos EUA. De acordo com a Lei de Produção de Defesa, a Ordem exigirá que as empresas que desenvolvem qualquer modelo fundamental que represente um sério risco para a segurança nacional, a segurança económica nacional ou a saúde e segurança pública nacionais notifiquem o governo federal ao treinar o modelo e compartilhem os resultados de todos os testes de segurança. Essas medidas garantirão que os sistemas de IA sejam seguros, protegidos e confiáveis antes que as empresas os tornem públicos.”
    Não estou a ver os EUA ou a China a compartilhar os segredos das suas IA relativos à segurança nacional, segurança económica e segurança pública. . O que vai fazer a UE ou a ONU no meio disto, não sei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.