Muitas empresas já substituiram os trabalhadores pelo sistema inteligente ChatGPT
A Inteligência Artificial é o tema que está a marcar a atualidade nas notícias tecnológicas, nomeadamente as referentes ao sistema ChatGPT da OpenAI. No entanto, a outra face da moeda está a trazer algumas preocupações, pois, de acordo com dados recentes, muitas empresas já substituíram os trabalhadores pelo sistema de Inteligência Artificial.
Empresas trocam funcionários pelo ChatGPT
Nos últimos dias temos falado com regularidade do sistema ChatGPT, que se tem tornado popular entre praticamente todos os utilizadores que já o experimentaram e muitos até o usam para tarefas laborais. Este é um sistema de inteligência artificial, conceito que está na berra atualmente e que vai continuar a estar nos próximos anos, e muitos dos mais importantes nomes do mundo tecnológico já o estão a implementar nos seus serviços, ou a criar os seus próprios.
Contudo, há um grande "mas" na crescente popularidade e na capacidade deste sistema da OpenAI, uma vez que as informações recentes indicam que muitas empresas já estão a substituir os trabalhadores pelo ChatGPT.
Uma recente pesquisa do Resumebuilder.com analisou mais de 1.000 líderes empresariais e os resultados mostraram que quase metade das suas empresas já implementou o chatbot inteligente para a realização de diversas tarefas. Os detalhes indicam que de entre as tarefas que o ChatGPT é usado para executar nas empresas estão:
- 66% usam para escrever código de programação
- 58% usam para escrever e criar conteúdo
- 57% usam para atendimento ao cliente
- 52% usam para resumos e documentos de reuniões
No que respeita em específico ao processo de contratação, o sistema inteligente é também usado para:
- 77% para escrever descrições de cargos
- 66% para escrever pedidos de entrevistas
- 65% para responder aos pedidos de entrevista
A pesquisa ainda sondou os empresários sobre a satisfação com este sistema e os resultados indicam que 55% consideram que o ChatGPT faz um excelente trabalho, enquanto que 34% consideram-no como muito bom. Para além disso, 48% dos empresários também acrescentam que economizaram mais de 50.000 dólares com esta mudança e 11% referiram ter poupado mais de 100.000 dólares.
Stacie Haller, consultora e Chief Career Advisor da Resumebuilder, referiu que "à medida que esta nova tecnologia se está a consolidar no local de trabalho, os funcionários precisam de pensar sobre como isso pode afetar as suas responsabilidades de trabalho atuais. Os resultados desta pesquisa mostram que os empregadores procuram simplificar algumas responsabilidades de trabalho através da utilização do ChatGPT".
Portanto, a maioria dos empresários estão assim rendidos ao sistema inteligente e espera-se que esta tendência de integrar o ChatGPT nas empresas seja uma tendência no futuro.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Fortune
Neste artigo: chatbot, ChatGPT, empresas, OpenAI, trabalhadores
Numa sociedade neo-liberal, globalizada, o nosso ” Way of Life ” será este. Seria bom se fosse para servir todos os seres humanos mas sabemos bem que não será assim…. os tecnológicos/programadores criaram o modo de os humanos se tornarem descartáveis, incluindo eles próprios. A mentalidade dominante é cada um por si…..
Se os governos não regularem está robotização. Se não regularem subsídios em substituição de salários a população revolta-se e vem o caos.
relaxa, só pessoas inuteis estão a ser substituidas, o chatpgt é apenas um brinquedo pouco funcional, não consegue fazer nada demasiado sério com garantias.
Substituir trabalhadores não me parece inteligente porque estes muitas vezes executam tarefas repetitivas , que requerem pouca inteligência . Seria mais útil substituir administradores
Sem dúvida o melhor comentário que aqui li, de facto concordo que a AI poderá fazer melhor e mais eficiente trabalho que a grande maioria dos nossos administradores.
Boa seria substituir juízes, e políticos, ou legisladores. Assim a Inteligência Artificial talvez fosse imune à corrupção.
não percebo em que empresas vocês trabalham, sempre estive em empresas onde me senti bem liderado e motivado.
+1 loolll muito bom, sem duvidas!
E o que se poupa em prémios de gestão e outras mordomias !
Perfeito era substituir os nossos políticos da treta (de todos os quadrantes) por uma coisa destas.
(hiper) menor corrupção, (hiper) maior produtividade (admitindo que os políticos servem para alguma coisa), (hiper) menor gastos em salários com inúteis que nunca trabalharam na vida.
Se a sobrevivência depende de uma qualificação para o mercado de trabalho…se o mercado de trabalho ficar reduzido apenas para uma certa especialização…se a especialização não conseguir assimilar toda a mão de obra disponível…parece-me que os governos e as sociedades vão ter um problema insuperável ! Está-se mesmo a ver como a coisa vai acabar… A “evolução” vai acabar com a Humanidade 🙂 como qualquer evolução que supera sempre o seuu criador
Sempre assim foi, sempre existiu evolução e sempre eliminou trabalhos, não vai ser diferente agora.
A diferença é que a sociedade está tão mal organizada, que a evolução agora é motivo de medo.
Se repararem bem, onde está a ser mais usado é em tecnologias da informação, mas há duas formas de ver isto, os que acham que muitas tarefas vão ser automatizadas, o que até pode ser bom, mas não vai ser com este tipo de tecnologia, sendo isso é outro assunto.
Quem vê assim, tem a sua razão, porque há várias partes de um projecto, quer de backend, quer de frontend, que não acarretam de grande especialização, agora vendo por outro prisma, não há nenhum projecto realmente complexo/grande, que seja possível de ser executado por um robot, e para justificar isto estaria aqui horas.
Claro que há tarefas que podem e devem ser automatizadas, até por uma tecnologia destas, mas há muita coisa de ainda depende da compreensão humana, criatividade, conseguir transpor para código características do mundo real que nenhum robot capta, etc…
Continuam a achar piada ? Continuam ?
Podem duvidar do que eu vou dizer.
Mas parece-me que a única fonte que o I.A do Chat GPT pesquisa é a Wikipedia.
Eu tenho feito perguntas (no chat) sobre temas que eu domino a 100%, e as respostas que o chat me dá são textos 99% idênticos aos parágrafos da Wikipedia.
Esse chat GPT faz-me lembrar serviços idênticos online (que usam I.A) para data scraping, recolha de informações via websites e depois reescrevem os parágrafos (article rewriter ou article spinner).
Aparte disso, agora outro tema:
Para proofreading de textos em inglês, e noutros idiomas, já uso dois serviços online que contêm I.A, são o languagetools e o quillbot, são bons.
O bot além de detetar e corrigir erros de inglês, compreende o contexto das palavras (há palavras que poderiam ter dois ou ter significados diferentes) mas ele analisa o contexto dessa palavra na frase e sugere outras.
Usar o chatgpt para escrever código é diferente de substituir o programador.
Aquilo apenas faz trechos de código isolados, que nem sempre estão certos, é preciso depois ligar esses trechos de códigos uns ao outros (e não só).
Como programador, por vezes também uso o chatgpt para fazer o “esqueleto” de algum código, mas acabo por ter que adaptar sempre.
Mas é suposto acreditar que o bot substitui uma pessoa? A este nível pelo menos é impossivel.
Skynet
Oi? Ja existem ferramenta/chatbots ha alguns anos. Em 2020 implementei a Intercom que retirava a maioria do trabalho aos “agentes” de primeira linha…
Sim, é motivo de preocupação quando pegam numa IA e põe-na a criar conteúdo, ainda ninguém percebeu (nem mesmo quem a criou), que uma máquina não tem:
– criatividade;
– autonomia;
– humanidade;
– emoções;
Portanto, em algumas funções até pode ser bom, mas só para dar um exemplo, liguem para o serviço de apoio ao cliente e atende uma máquina que dá algumas opções, carrega-se na tecla correspondente e a máquina dá mais um menu de opções, vikta-se a carregar na tecla e mais um menu…e assim vai até poder falar com o/a assistente, entretanto essa empresa de comunicação já nos comeu 2€ porque essas chamadas são a cobrar…
Fala-se muito em soft skills, ainda está para nascer a IA que os tenha, porque lembrem-se uma máquina não cria nada de raiz, limita-se a fazer o que lhe mandam, e aprende com aquilo que tem ou seja, se ninguém “ensinar” uma IA a programar, ela não vai sacar um ide, ver um vídeo no YouTube e aprender sozinha… Esse tipo de IA ainda deve demorar décadas até aparecer. Aliás basta pensar no carros autómatos quanto acidentes já tiveram, qua tos problemas já deram… Não há que ter medo da evolução tecnológica, temos é que ser nós enquanto empregados evoluirmos enquanto pessoas e profissionais. Evoluir naquilo que nenhuma máquina conseguirá fazer nunca: o sermos humanos.
O chat gpt deu-me uma ajuda a desenvolver um programa, mas não me ajudou em nada nas partes mais complexas. Aí foi a ajuda humana que resolveu o problema. Acho que este chat é uma boa ferramenta de apoio, mas está longe de substituir programadores. Pelo menos por enquanto
Pode ser util em algumas situacoes e um desastre em outras. Por isso vamos continuar na mesma. O chatgpt apenas serve para criar o panico nada mais que isso.