PplWare Mobile

Meta vai lançar um modelo IA para escrever códigos de computador

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. Vasco says:

    Isto acabará por ser uma espécie de programação low code / no code efectuada com o auxílio da IA, por voz ou escrita. As tarefas especializadas como criar uma classe e implementar metodos perderão relevo. Os detalhes de optimização e a própria escolha de algoritmos para abordar as secções constituintes de um problema a solucionar ficarão entregues à IA. O programador descreverá apenas o problema e aspectos subjacentes ao mesmo a resolver e a IA desenvolverá o codigo e o UI em função desses conceitos de entrada. Portanto mais do que escrever codigo, as tarefas dos programadores serão descrever conceitos em linguagem natural, o que exige imensas competências e compreensão bastante ampla dos problemas a resolver, para já apenas ao alcance dos humanos.

    • Pedro says:

      ^
      Por isso a palavra programador é tão redutora e muitas vezes inapropriada. Engenharia de software descreve melhor o trabalho envolvido.

      • Vasco says:

        100 ℅ de acordo.

        • Moca says:

          E aí quem desenvolve deve ser Engenheiro e da Ordem.

          • Vasco says:

            Nao necessariamente. Poderá ter certificações profissionais adequadas para desenvolver, e precisar da assinatura de um Engenheiro inscrito na Ordem dos Engenheiros para que o projecto possa ser legalmente reconhecido, comercializado, etc. Aliás, como já sucede no sector da construção civil, em que a esmagadora maioria dos empregados das construtoras e dos sub-empreiteiros não são engenheiros reconhecidos por qualquer ordem, mas em que o projecto tem de ser validado por exemplo, pela assinatura de um Engenheiro Civil.

          • Vasco says:

            Queria dizer a execução do projecto.

          • Pedro says:

            Um engenheiro não é necessariamente um licenciado numa engenharia qualquer. Eu sou licenciado em Eng. Informática e reconheço que existem péssimos informáticos licenciados, e ótimos engenheiros sem licenciatura.
            Ser engenheiro é ter a arte do engenho, é mais antigo que qualquer curso universitário.

  2. Santos says:

    A primeira vez que vi uma IA a escrever código PHP para conversão de moedas (12 linhas de código), fê-lo com dois erros de principiante. Ter o chatGPT é tão bom que a própria Samsung o deixou de usar.
    Vai ser o futuro, mas programadores, trabalhos que sejam necessários criatividade e humor, não vão desaparecer assim tão rápido como se pensa.
    Ainda não existem máquinas que tenham empatia, humor, criatividade…
    O exterminador é um filme de ficção…

    • Pedro says:

      E mais, no pico do progresso, muita gente esquece-se que a tecnologia tem tendencia para abrandar mais cedo ou mais tarde. Por isso não deposito muita fé nisto a médio prazo sequer.

    • Eu says:

      100% de acordo.
      Mais uma moda que vai passar…
      Exemplo: IA treinar IA…

    • Aves says:

      A Samsung deixou do usar o ChatGPT por:
      – um funcionário recorreu ao ChatGPT para escrever as atas das reuniões
      – outro funcionário usou o ChatGPT para fazer a revisão de código criado na empresa.
      Nos dois casos, estavam a sair segredos da empresa para fora. E foi por isso que a Samsung proibiu os funcionários de usar o ChatGPT, não foi pela sua qualidade ou mérito. Pesquisa por “Samsung GhatGPT data leak”.
      Tratar a IA com menosprezo não é uma boa ideia. É melhor ver como é que se pode usar como aliado.

      • Pedro says:

        Eu uso o github copilot, considero util o suficiente para pagar 100€ por ano. O que quis dizer é que o crescimento exponencial vai acabar inevitavelmente. A IA vai continuar a evoluir, mas não tão rápido. A lei de Moore é um bom exemplo deste fenômeno.

    • Albertina says:

      Se quem programa é humano… É Normal falhar

  3. Ferreira says:

    Já usei o ChatGPT básico para me ajudar em pequenas rotinas de VBA. Apesar de util, aparecem pelo meio, gatos e erros que temos depois de ajustar. Mas é muito util, sem dúvida.

    • Aves says:

      Há o básico e há o Plus (22,99/mês) com acesso a ferramentas que o gratuito não tem. Dá para usar por várias pessoas – mas só responde a uma de cada vez.

  4. Profeta says:

    Onde e que a IA recolhe os dados para fazer isso tudo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.