Meta recua e não vai trazer a sua IA para a Europa por agora
A Meta revelou que por agora não irá usar os conteúdos dos utilizadores do Facebook e Instagram na União Europeia e no Reino Unido para treinar a sua IA. Esta é uma medida temporária e que surge como resposta desta gigante à pressão que recebe de vários reguladores europeus.
Meta não vai trazer a sua IA para a Europa
Este anúncio acontece alguns dias após a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) solicitar a suspensão da polémica iniciativa da Meta em nome de várias autoridades de proteção de dados. Também o Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido (ICO) levantou preocupações neste campo.
As empresas lideradas por Mark Zuckerberg deixaram claro um comunicado que estão “dececionadas” com o pedido da DPC. Neste sentido, salientaram também que o cenário atual é “um retrocesso para a inovação e a concorrência europeia no desenvolvimento da IA”.
Dados dos utilizadores não vão ser usados
A gigante das redes sociais tinha planos para começar a usar atualizações de estados, imagens, comentários e interações dos utilizadores do Facebook e Instagram a partir de 26 de junho. Iria treinar os seus modelos de IA com esses dados. Agora, e como revelado, a chegada dessa novidade está suspensa até novas indicações.
De referir que a Meta está convencida de que esta atividade cumpre a regulamentação em vigor, nomeadamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Segundo a empresa, baseiam-se em “interesses legítimos” e que outros players do setor também utilizam os dados para treinar os seus modelos de IA.
O futuro dirá como a Meta resolve o problema
A Meta afirma que precisa dos dados de utilizadores na Europa para que os seus modelos de IA possam refletir “as diversas línguas, geografias e referências culturais das pessoas na Europa”. No momento, só resta esperar para saber qual será o próximo passo dos reguladores nesta batalha pelos dados dos utilizadores.
De qualquer modo, se a empresa americana sair vitoriosa na Europa, e conseguir evitar os obstáculos que encontrados, os utilizadores ainda têm uma alternativa a que podem recorrer. Existe uma forma conhecida e disponível para evitar que os seus dados sejam usados para alimentar os modelos de IA da Meta.
A Meta não recuou, ela foi proibida pela UE de usar a IA.
Primeiro não existe IA,ainda, existem sim modelos de dados treinados sobre um conjunto gigante de informação, e algoritmos avançados de correlação,
Não é que atualmente seja utilizador da gigante META mas e alternativas?
Para fotos uso a rede Pixelfed, para o resto já testei Mastodon e Friendica mas não gostei…