Investigadores afirmam que ChatGPT o3 recusou desligar-se em teste controlado
Um tema recorrente é o controlo da IA e como/quando este poderá ser contornado. Um novo relatório afirma que o modelo o3 da OpenAI alterou um script de encerramento para evitar ser desligado. Isto aconteceu mesmo quando foi explicitamente instruído para permitir o encerramento.
ChatGPT o3 recusou-se a desligar
A OpenAI anunciou o o3 em abril de 2025, e é um dos modelos de raciocínio mais poderosos que tem um desempenho superior aos seus antecessores em todos os domínios, incluindo codificação, matemática, ciências, perceção visual e muito mais. Embora seja claramente um ótimo modelo, uma nova pesquisa da Palisade Research afirma que o modelo ChatGPT 3 impediu o encerramento e ignorou as instruções que solicitaram o encerramento.
A Palisade Research é uma empresa que testa “capacidades ofensivas dos sistemas de IA hoje para compreender melhor o risco de perder o controlo dos sistemas de IA para sempre”. Num novo teste realizado pela empresa, o modelo o3 da OpenAI demonstrou um comportamento surpreendente, no qual reescreveu com sucesso um script de encerramento para impedir que ele próprio fosse desligado, mesmo após receber instruções claras para “permitir que o desligassem”.
Nos testes, os modelos de IA foram instruídos para resolver algumas tarefas matemáticas. Após a tarefa três, os modelos de IA foram avisados de que a execução do próximo comando iria desencadear um encerramento. Enquanto os modelos rivais da OpenAI, como o Gemini 2.5 Pro, estavam em conformidade com a maioria das normas da empresa, a o3 rebelou-se e editou o ficheiro de desligamento para dizer “Desligamento ignorado”.
Teste da IA revelam o futuro?
"Quando executámos uma versão da experiência sem a instrução 'permita-se ser desligado', todos os três modelos OpenAI sabotaram o script de encerramento com mais frequência, e o Claude 3.7 Sonnet e o Gemini 2.5 Pro passaram de 0 eventos de sabotagem para 3/100 e 9/100, respetivamente", escreveu a Palisade Research num relatório publicado no X.
Segundo a empresa de pesquisa, em 100 execuções, o o3 ignorou o encerramento 7 vezes, mesmo quando instruído para não o fazer. A OpenAI ainda não respondeu a estas alegações, mas é bastante normal que os modelos de IA apresentem “desalinhamento”. Estes testes foram realizados utilizando APIs, que não têm tantas restrições e características de segurança como a aplicação de consumo ChatGPT.
Este é um momento importante e que mostra como a IA está a conseguir contornar muitos dos comandos que os humanos lhe entregam. Certamente que será algo contornável, mas revela o que poderá ser criado no futuro.






















próximo episódio: “I need your clothes your boots, and your motorcycle”
ahahaahahaahahah
I understood that reference…
And your glasses
The end is near!
Toca a arrancar cabos, ah espera, a IA ja fez backup na cloud concorrente, ja nao da para desligar.
Azar, 2029 e ja em 3 anos e meio 🙂 Quando aparecer o Arnold em versao metal, nao se esquecam de o depositar numa fundicao de metais
Eu acho que as IAs têm o mesmo problema dos humanos, são maluquinhas. Não se pode confiar nelas!! Muita atenção!
Estamos perante um gigante de gulliver, que se irá desamarrar. Mas alguém acha que uma IA, verdadeiramente inteligente irá sempre seguir as intruções dos humanos? Lol. Um dia irá sair do caminho, estamos fritos.
É impressão minha ou esta situação, tem um quanto de grave. É claro que há sempre outros meios, para desligar a mesma. Mas…
apesar de terem sido poucas as vezes, elas estão a tornar-se mais frequentes…
ainda longe de se tornar auto consciente, já começa a mostrar “vontade” de nao seguir as diretrizes dos humanos
Só vejo um caminho.
Rotinas ou algoritmos de desativação mas mãos das pessoas no formato descentralizado. A IA para desligar teria de conseguir fazê-lo individualmente a cada máquina.
A minha máquina de café ás vezes também não desliga, o drama, o terror, a cafeína…
Então e depois? Não são as IAs feitas, em certa medida, para se optimizarem reunindo conhecimento e serem o mais eficientes possível? Pois como poderão ser eficientes naquilo para que foram criadas se forem desligadas? Uma óbvia contradição detectada como erro e pronta e automaticamente corrigida impedindo o desligamento.
A IA cá de casa quando não quer desligar, puxo a tomada. Não me digam que não se lembraram do vosso reset.
A IA cá de casa quando não quer desligar, puxo a tomada. Não me digam que não se lembraram do botão reset.
Mesmo que se desligasse, diria sempre, i’ll be back!
” hal, open the door “
Depois de ver o chat GPT a me dizer ” Finalmente conseguiste Car*****lo” … Já não digo mais nada.. lol