PplWare Mobile

IA na Administração Pública pode gerar ganho anual de 1,2 mil milhões de euros

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Almeida says:

    Pois, mas para isso acontecer muitos funcionários públicos vão de vela dos seus trabalhos, ou pensam que não ?? Infelizmente é a mais pura verdade.

  2. Eduardo says:

    Não necessariamente irão de vela, podem sempre ter mobilidade para novos cargos. Fazer mais com os mesmos funcionários. E introduzindo AI na administração pública, também vai ser necessário supervisão e de quem “alimente” a AI.

    • Jorge says:

      De facto não irão de vela, são votos que contam.

      Na prática o que vai acontecer, e falo do que se passa nas Câmaras Municipais, neste momento temos 5 pessoas para fazer o trabalho de 1. Depois de (se alguma vez acontecer) serem introduzidas alterações nos processos através da IA, passaremos a ter 5 pessoas + a IA + gestor de processos da IA para continuarem a fazer o trabalho de 1 pessoa.

      • Zé Fonseca A. says:

        Muito verdade, seria preciso uma reestruturação da FP e mandar tudo para casa para as coisas funcionarem

      • Onfire says:

        Concordo plenamente. Parecem zombies. Andam de um lado para o outro mas não produzem. Alguns sobem as escadas para chegar ao serviço e depois necessitam do dia todo para descansar e ganhar forças para o regresso a casa. A IA não muda nada. Os tachos, e a preguiça mantém-se. Um médico no público demora 2 hora a atender um utente no privado demora 15 minutos. Essa é a diferença. O privado existem prazos e objetivos, no público não é para fazer. É para ir fazendo!

  3. CuMuna says:

    Vamos aproveitar para diminuir o tamanho do funcionalismo público. Ah, não, espera. O monstro tem de continuar a engordar, e cada vez mais. Desculpem a confusão, carneirinhos.

  4. Filipe says:

    Sem IA também seria possível gerar lucros bem melhores. O problema é que o setor público não sabe gerir, a tentação e os tachos são muitos…

  5. Zé Fonseca A. says:

    Não seria um ganho, seria uma poupança.
    Se com isso mandassem a malta da FP que não faz nenhum (90%) para casa a poupança seria muito maior.
    Paguem os anos de casa a essa gente e façam despedimento colectivo, muitos agradecem.

  6. Eu é que não sei nada says:

    Despedir todos esses funcionários (90%???) levaria à desertificação do interior do país

  7. hugoc11 says:

    Se não for tudo hackeado depois…

    • PeFerreira says:

      Da maneira que está muito possivelmente é facilmente “hackeavel”. Sendo que a maioria é Java, não me admira se ainda tivessem o exploit do log4j

  8. Onfire says:

    As coisas só mudarão se existirem despedimentos que sirvam de exemplo. As pessoas já concorrem ao Estado com o objetivo do encostar na sombra da bananeira. Salário certo produza ou não produza. Essa é a verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.