Nova versão do ChatGPT já interpreta imagens e funciona quase como um ser humano
A OpenAI mudou a Internet e todos os serviços que esta oferece ao apresentar o ChatGPT. Este assenta no modelo de linguagem que esta empresa criou e que consegue olhar ao mundo de forma diferente. Esta empresa apresentou agora o GPT-4, elevando ainda o que oferece, com novidades surpreendentes. Esta funciona quase como um ser humano.
Chegou o GPT-4 com toda a sua inteligência
O tema do momento é o chatGPT, a OpenAI e tudo o que a inteligência artificial consegue oferecer aos utilizadores. Uma verdadeira revolução está a caminho e agora a nova versão deste modelo de linguagem vem mostrar isso mesmo. O GPT-4 foi apresentado e as mudanças são enormes.
Se já achávamos muito importante e interessante termos um sistema que conseguia interpretar o que lhe era escrito e responder com informação, isso foi elevado. A nova versão mantém essa capacidade, mas passa a poder também interpretar imagens, com todos os seus detalhes.
Para além disso, e do que foi revelado na publicação onde o GPT-4 foi revelado, esta novo modelo está mais criativo e colaborativo do que nunca. Agora pode resolver problemas mais difíceis com ainda mais precisão. Isso é possível graças ao seu nível conhecimento geral mais amplo e a novas habilidades para a resolução de problemas.
Announcing GPT-4, a large multimodal model, with our best-ever results on capabilities and alignment: https://t.co/TwLFssyALF pic.twitter.com/lYWwPjZbSg
— OpenAI (@OpenAI) March 14, 2023
Interpreta imagens e funciona quase como um ser humano
Em testes internos da OpenAI, esta a nova versão é 82% menos propensa a responder solicitações de conteúdo não autorizado. Além disso, o GPT-4 é 40% mais propenso a produzir respostas factuais quando comparado com o GPT-3.5.
Ainda mais impressionante, e do que foi revelado, é o seu desempenho quando comparado com o dos seres humanos. Embora menos capaz em muitos cenários do mundo real, exibe desempenho de nível humano em vários benchmarks profissionais e académicos. Em testes reais de relevância, o GPT-4 obteve pontuação mínima de 88%.
O recurso de entrada multimodal adicionado gerará saídas de texto, em linguagem natural, código de programação ou o que se quiser. Este usará uma base ampla de entradas mistas de texto e imagem. Basicamente, poderá digitalizar relatórios, com todos os gráficos e números; livros e manuais de compras e até capturas de ecrã funcionarão. O ChatGPT resumirá os vários detalhes em pequenas palavras que todos entendem melhor.
A OpenAI tem ainda muito para mostrar nestas respostas
A OpenAI alertou que o GPT-4 será disponibilizado tanto para o ChatGPT quanto para a sua API. OS utilizadores vão precisar de ter subscrito o ChatGPT Plus para obter acesso e haverá um limite de utilização para este novo modelo. O acesso à API deste novo modelo está a ser feito através de uma lista de espera.
O GPT-4 já estava a ser testado e avaliado em cenários reais sem os utilizadores saberem. O melhor exemplo é a sua presença no Bing Chat, onde tem interagido com os utilizadores e com as suas questões que foram colocadas.
Com um interesse cada vez maior, a OpenAI já revelou que muitas empresas formaram parcerias para usar o GPT-4 nas suas propostas. Os exemplos apresentados, para além da Microsoft, foram o Duolingo, a Stripe, a Khan Academy e até o governo da Islândia. Certamente que terá ainda muito para oferecer e para ser descoberto, agora que nos habituámos à sua presença.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: OpenAI
vejo sempre um apreciar das qualidades , mas omitem os erros cometidos …..ainda outro dia na SIC vi um programa que apresentava os dois lados da história . É algo de fantástico , mas comete muitos erros .
O Chat GPT não é o Google. Se lhe responderes que está errado, e disseres no quê, ele aprende.
Pois , mas erros de palmatória ? lembro-me da apresentadora americana e bastante conhecida , ter escrito o nome dela própria , para ver o que a maquina sabia sobre ela , e a máquina ter-lhe respondido que ela tinha trabalhado numa estação de TV onde ela nunca tinha trabalhado…..fiquei a pensar , quantos erros deste tipo dará ? Será que o algoritmo está correto ? Era uma informação básica , elementar e errou….a defesa da maquina foi feita por uma personagem que disseque a maquina não sabia a diferença entre os nomes das estações , para a maquina eram todas iguais…
Ainda ‘e uma criança mas esta’ a aprender muito mais depressa que qualquer “crianca humana”
O problema é que as vezes adultos erram mais que criancas. Vide o caso do Putin por exemplo em ter a culpabilidade de 300mil mortos na guerra ate entao.
Dai as atualizações como esta e no futuro.
Quando os futuros motores de Chat GTP começarem a ser gerados por versões anteriores do Chat GPT, já não estaremos longe da visão da SkyNet (Terminator).
Mas foi assim que foi gerado o
+1
Que coisa louca. Eu queria que o mundo ficasse apenas no entreterimento, nos filmes, nas musicas, nas artes, na inocencia de assistir um filme do exterminador exemplo quando crianca. Mas o mundo é pior que eu imaginei, é um pesadelo, uma maldicao, horripilante. Eu nunca pensei que tudo isso mostrado nos filmes poderia tornar verdade um dia.
Em pouco tempo teremos a GPT-5, talvez uma AGI. Em que mundo estou? Isso tudo é horrivel, qual a garantia que terei uma vida normal digna de uma vida humana? Isso tudo parece pesadelo para mim esse acontecimentos, essa acelerecao. Maldito o dia que eu nasci, nao quero viver nesse inferno
Gostava de ver como um programa consegue ver a verdade presente. Isso chama-se ser inteligível. A inteligência é a capacidade do homem ser inteligível. Um programa não. Podem dar mil voltas que um programa é sempre um programa. A mania de achar que tudo está ao controlo do homem é que deixou mundo como ele está. Perguntar o que é o socialismo ao GTP, recebemos uma resposta romantizada ao estilo wikipedia. Deprimente.
Eu então digo que, em muitos casos, a falta de inteligência existe mais no homem do que na AI.
O Chat GPT não é o Google. Se lhe responderes que está errado, e disseres no quê, ele aprende.
falso, ele não aprende.
Só se lembra ( e mal… ) durante a sessão actica
Se começares uma nova sessão ele volta a cometer os mesmo erros.
Estas a usar a v3, que está prestes a ser substituída pela v4. Está nos planos aprender tudo o que conseguir a partir dos humanos.