PplWare Mobile

Estará a sociedade preparada para a IA?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Repara says:

    Toda a gente sensata diz sensivelmente a mesma coisa.
    Sam Altman, CEO da OpenAI, numa entrevista de 16/03, na sequência do lançamento do GPT-4: https://abcnews.go.com/Technology/openai-ceo-sam-altman-ai-reshape-society-acknowledges/story?id=97897122

    Quanto às profissões que sofrerão maior impacto, o CEO da Google resume as muitas listagens que já existem. “Escritores” – é mais “redatores de notícias”, a juntar a “revisores de textos” (de ortografia e gramática) e “tradutores”. Nas listagens não vi usar o termo “trabalhadores do conhecimento” (contabilista é um trabalhador do conhecimento?), mas há numerosas profissões, desde “assistente de telemarking”, “assistentes de apoio à resolução de problemas”, “professores de direto” e “consultores jurídicos”, “professores de línguas”, “contabilistas”, “analistas de mercado” e “consultores financeiros”, etc. Na parte da informática, abrem-se novas possibilidades no apoio ao desenvolvimento de IAs.

  2. Redin says:

    Estou cada vez mais consciente que este é um tema que não poderá ser de domínio absoluto por ninguém. A bem da Humanidade até acho que deveria ser proibido criar modelos destes em domino fechado. O potencial para alguém poder criar o caos absoluto num qualquer vão de escada é de tal forma alucinante que poderia desencadear uma reação em cadeia de destruição total em vários domínios de manipulação.
    Muito seriamente, o mundo todo deveria participar na criação de uma IA num consenso geral partilhado e ao mesmo tempo todos combaterem a criação isolada seja lá por quem for.
    Seria a denominação perfeita de “Todos juntos, somos mais fortes”.

  3. SMGor says:

    Lá vai aumentar a taxa de desemprego mundial para os 40%.

    • Sergio says:

      +/- com estas novas novidades podem chegar formas de não trabalhar e ganheres dinheiro..
      Como Robos etc..

      O mundo vai sempre adaptar se a outra coisas e novidades..

  4. Mr. X says:

    Eu proponho um referendo mundial!

  5. Miguel Felicio says:

    Eu dispenso… IAs e ChatGpts não obrigado.. Tudo que tende a substituir a inteligência humana, pondo em causa ou em cheque o Cérebro Humano pra mim é perigoso. Qualquer dia não pensamos por nos próprios e seremos substituídos por uma cérebro pertencente a uma maquina ou a um “sistema”.

  6. Carlos Fernandes says:

    Sem medos…o IA não vai tirar o emprego a quem estiver disposto a adaptar-se. Hoje em dia todos nós somos “médicos Google” mas isso não elimina a necessidade nem o conhecimento dos médicos. Vejo muitas pessoas preocupadas com os estudos académicos, mas o que a IA faz é exatamente igual à diferença de um estudante com acesso a uma biblioteca com mais livros e outro sem acesso a esses livros. o IA ainda não tem a capacidade de substituir a inteligência humana, pois ela não cria nada, só replica o que já foi produzido.

  7. sergio says:

    É verdade, pois há certos jornais internacionais que já têm artigos escritos por I.A.
    Muitos jornalistas vão ficar no desemprego.

    Quanto a escritores de livros:
    Os bots conseguiram escrever pequenos romances, mas histórias pequenas.
    Creio que ainda não conseguem escrever um livro inteiro com 140 ou 150 páginas.
    Mas daqui a 1 ou 2 anos sim.
    Felizmente há temas que a I.A ainda não percebe patavina (esoterismo, misticismo, religião, espiritualidade).
    Eu tenho dez livros publicados na Amazon, desses temas. Eu tenho usado o CHAT GPT para testar se ele entende do tema, e não entende nada. Aliás sobre religião, esoterismo, auto-ajuda, espiritualismo, o bot diz que é uma inteligência artificial e não se pronuncia sobre esses temas, e que não estão provados quanto à veracidade, bla bla blá.

    Portanto autores de livros desse ramo, podem manter empregos, lol.

    Revisão e tradução de textos (proofreading). Já uso o Languagetool e Quillbot, que são serviços online com I.A, e a revisão de textos é muito boa.
    Portanto pessoas que traduzem textos online, já estão neste momento a perder dinheiro.

    Pessoas designers que usam o photoshop, desenham flyers e capas de livros, vão perder emprego.
    Já há muitas soluções online com I.A.
    Há um site muito bom, o fotor, em que podemos dar sugestões e a I.A desenha uma imagem grande, também dá para colocarmos uma imagem pequena (do Google images ou qualquer outra coisa) e a I.A nesse site fotor, consegue reproduzir uma imagem igual mas em grande escala.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.