Elon Musk diz ter sido um “grande idiota” ao deixar o ChatGPT e é a razão da OpenAI existir
Elon Musk tem estado presente em muitos momentos decisivos recentes e na chegada da OpenAI e do ChatGPT não foi diferente. O homem forte da Tesla, da SpaceX e de outras empresas esteve presente na sua fundação, mas agora admite que não esteve bem ao assumir as decisões que teve de tomar na altura.
Elon Musk: "fui um grande idiota" ao sair da empresa
A OpenAI é uma das empresas do momento. O ChatGPT e outras propostas que tem têm sido usadas por muitos ao longo dos últimos meses, nem que seja pela curiosidade que despertou. A resposta de empresas como a Google mostram que está numa posição de destaque e a incomodar estes gigantes.
Um dos seus financiadores, e presente desde o primeiro momento, foi Elon Musk, que acabou por decidir sair. Já antes tinha mostrado que este poderia não ter sido o passo mais correto, mas agora revelou mais e admitiu muito sobre o que sente face a esta decisão.
Numa entrevista recente, Elon Musk admitiu que foi um “grande idiota” ao deixar o ChatGPT e a OpenAI. A sua saída terá sido resultado de não acreditar que a empresa fosse capaz de enfrentar as grandes empresas de tecnologia.
Acha ser a razão da OpenAI e o ChatGPT existirem
Além de ter admitido que não deveria ter saído desta sua aventura, Elon Musk vai mais longe. Revelou que no seu entender ele é a razão da OpenAI existir, fruto do investimento de mais de 50 milhões de dólares que fez no seu arranque em 2015.
Curiosamente, vai ainda mais longe e declara que foi ele quem propôs o nome OpenAI - Open para "código aberto", como ele explica - além de recrutar cientistas e engenheiros importantes, como Ilya Sutskever, cofundador e cientista-chefe da OpenAI.
Eln Musk criticou abertamente a OpenAI em várias ocasiões, sendo relutante em acreditar que é legal uma empresa sem fins lucrativos passar a ser focada no lucro. Por norma, foca-se na questão do rumo que a IA pode tomar e para onde a OpenAI leva os seus desenvolvimentos, mas as motivações podem ser outras, como se vê.
Este artigo tem mais de um ano
A OpenAi existe porque Musk lá pôs 50 milhões de dólares?! Isso são trocos.
Quando foi formada, no final de 2015, os fundadores (Sam Altman, Greg Brockman, Reid Hoffman, Jessica Livingston, Peter Thiel, Elon Musk, Amazon Web Services (AWS), Infosys e YC Research) prometeram mais de 1.000 milhões de dólares.
São necessárias grandes quantias porque os especialistas capazes de treinar as IA são extraordinariamente bem pagas. Os 1.000 milhões só apareceram em 2019 através de um financiamento da Microsoft (em 2023 anunciou um financiamento adicional de 10.000 milhões de dólares, a vários anos.
O que diz Musk não tem nada de novo – saiu porque não acreditava que a OpenAi pudesse competir com a DeepMind da Google. Que agora se considere um idiota por causa disso não adianta nem atraso.
Há outro aspeto que se sabe, antes da saída da OpenAI Musk quis presidir à OpenAI, os outros fundadores não aceitaram e o CEO ficou Sam Altman.
O chatgPT e o maior projecto portugues de sempre e devemos isso ao grande primeiro ministro Antonio Costa. Um aplauso por algo tao positivo feito no nosso pais
Ele não foi, ele é um grande idiota.
+1000
Eu concordo e depois do que sei corroboro conpletamente e mais nao digo! Numa reuniao com Musk ele ja me tinha dito isso mesmo, nada de novo
O facto de ele ainda não ter percebido que sempre foi um idiota, é a prova incontestável de quão idiota ele continua a ser.
+1