Coca-Cola enfrenta reação negativa por usar IA no seu anúncio de Natal de 2025
A Coca-Cola lançou o seu anúncio de Natal para 2025, mas a decisão de recorrer novamente à inteligência artificial (IA) para a sua produção gerou uma intensa vaga de críticas. A campanha, que pretendia evocar nostalgia, está a ser vista como um passo em falso por muitos consumidores e profissionais da indústria.
A controvérsia reacende-se com a nova campanha da Coca-Cola
Pelo segundo ano consecutivo, a Coca-Cola optou por utilizar IA na criação do seu icónico anúncio de Natal, e a receção não podia ter sido mais fria. No ano passado, a primeira incursão da empresa nesta tecnologia já tinha sido alvo de controvérsia. Este ano, a história repete-se.
A campanha de 2025 recupera a memorável melodia "Holidays Are Coming", um clássico que habitualmente desperta sentimentos de calor e nostalgia. No entanto, para muitos espectadores, a magia da tradição foi quebrada pelo facto de a animação ser gerada por IA.
Os comentários nas redes sociais não se fizeram esperar. "Isto é vergonhoso. São uma empresa multibilionária. Paguem a animadores REAIS. É vergonhoso." Outro classificou a iniciativa como "embaraçosa", argumentando que os anúncios de Natal devem "ter coração, personalidade e despertar emoções". Para este utilizador, a campanha não passou de "mais um fracasso publicitário da Coke".
Embarrassing, Christmas ads are supposed to have heart and personality and make you feel things. Another flop advert for Coke.
— emily (@colbridgey) November 3, 2025
A resposta da Coca-Cola: "O génio saiu da garrafa"
Apesar das críticas, a Coca-Cola parece não considerar a sua aposta na IA um erro. Pratik Thakar, vice-presidente global e chefe de IA generativa da empresa, afirmou que no ano anterior "estabeleceram um marco global" ao lançar o "primeiro filme do mundo inteiramente criado com IA generativa para transmissão televisiva".
Thakar descreveu a iniciativa como "um salto audacioso que abriu novos caminhos". Aparentemente, a reação negativa do público não abalou a confiança da gigante de bebidas.
A campanha deste ano é mais uma prova do nosso percurso na utilização de tecnologias emergentes para repensar a forma como criamos e distribuímos conteúdo.
Acrescentou.
De acordo com a plataforma DiscussingFilm, a Coca-Cola admitiu ter recorrido a "ainda menos pessoas" para produzir o anúncio festivo, justificando a decisão com a necessidade de "continuar a avançar e a forçar os limites". A empresa concluiu de forma taxativa: "O génio saiu da garrafa e não há como o colocar de volta".
A declaração da empresa sobre a redução da equipa humana adicionou ainda mais combustível à polémica. Um internauta considerou "inacreditável" que a Coca-Cola se estivesse a "gabar" de deixar "mais pessoas sem trabalho". Outro sugeriu que a campanha não passava de "uma provocação para gerar interação e controvérsia".
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Aumentou a polémica com o anúncio … É justamente o que se pretende com um anúncio – vide o da empresa alemã que fabricou a escada elevatória usada no assalto ao Museu do Louvre: “Se está com pressa use a nossa escada” 🙂
Coca-Cola conseguiu o objectivo colocar os blogs e alguma imprensa a falar dela a custo 0.
Mais uma vez a equipa de marketing está de parabéns!
Em breve serão despedidos.
999 biliões de perfis online, contestam, o anúncio.
Desses, 50 pessoas, offline, não gostaram.
Onde está o erro?
Despedidos ahahah secalhar promovidos fizeram uma anuncio com 10% do custo ainda meteram o mundo a falar deles que hoje em dia é bem difícil alguém falar da coca cola
Online, aparecem 699 biliões, de perfis, a criticar. 600 biliões, de influencers, a reclamar “criadores, de conteúdo, faziam melhor por 80000 milhões, de dólares.”
E, 999 biliões, de perfis, vão partilhando 1000000 biliões, de vezes, para mostrar que 600000%, do mundo, odiou, o anúncio e vão pagar 500 euros, por uma lata da concorrência.
No ano passado fizeram o mesmo. Nos EUA viram, as vendas, descer 2,7% (supostamente, por causa do Trump). No total, mundial, subiram 3,38%. Por isso, os 999 biliões, de perfis online, não estavam ligados, ao mundo real, eram só online.
Pode vir a correr bem, ou a correr mal. O futuro o dirá.
Uma bebida artificial. A usar meios artificiais para se promover! Acho que teve bom senso até demais!
Artificial? Extracto de cocaina é artificial?
Mesmo que isso fosse verdade… não faria dela uma bebida natural.
Boa resposta mas então tudo neste mundo é artificial
eu até bebo é pepsi… nao me afeta 🙂