China recorre à IA para criar a sua própria CIA
A China está a aliar-se à Inteligência Artificial (IA) para competir com a CIA - Central Intelligence Agency e fortificar o seu sistema de defesa.
A CIA é, talvez, uma das mais conhecidas agências de defesa, globalmente, estando encarregue de serviços como informação, contraespionagem e ação, para a defesa dos Estados Unidos da América (EUA). Esta agência recolhe, processa e analisa dados de segurança nacional, principalmente, por via de HUMINT (human intelligence).
Considerando que os EUA possuem uma agência com tamanha relevância e compromisso, o Governo da China está a aproveitar o potencial da IA e de outras tecnologias avançadas para competir com ela.
Segundo partilhado com o The New York Times por autoridades americanas, os chineses criaram um sistema de IA capaz de rastrear espiões americanos e outros.
O órgão de comunicação social americano conseguiu confirmar a informação, após entrevistar mais de duas dezenas de atuais e ex-funcionários dos EUA. Além disso, teve acesso a documentos corporativos chineses internos e a documentos públicos do Ministério da Segurança do Estado, a principal agência de inteligência da China.
China reforça a defesa do país com IA
Durante reuniões pandémicas com empresas de tecnologia, espiões chineses queixaram-se de que as câmaras de vigilância que rastreavam diplomatas, oficiais militares e agentes de inteligência estrangeiros no distrito das embaixadas de Pequim eram insuficientes.
Tendo em conta esse problema, pediram a essas empresas um sistema de IA que criaria arquivos instantâneos sobre qualquer pessoa em quem estivessem interessados.
As autoridades chinesas propuseram alimentar o sistema de IA com vários bancos de dados e dezenas de câmaras, reunindo matrículas de automóveis, dados de telefones, contactos e muito mais. O sistema permitiria, ainda, analisar os padrões de comportamento das pessoas de interesse.
De acordo com o The New York Times, o Governo da China conseguiu concretizar um sistema deste tipo.
O que procuram os espiões chineses?
O Ministério da Segurança do Estado da China intensificou a recolha de informações sobre empresas americanas que desenvolvem tecnologia, tanto militar como civil. A agência foi melhorada graças a uma melhor formação e a um orçamento maior.
Eles desafiaram os espiões americanos de uma forma que os soviéticos não conseguiram.
Escreve o The New York Times, que refere que os chineses basearam as suas missões em mexericos apanhados em jantares de embaixadas e que, agora, estão ao nível da CIA.
Geralmente, de acordo com uma análise feita pela comunicação social dos EUA de mais de 30 anúncios de emprego online da agência, o Ministério da Segurança do Estado recruta diretamente nas universidades. Nos últimos anos, a agência chinesa tem procurado especialistas em tecnologia, inclusive hackers.
Para a China em particular, a exploração da tecnologia existente ou dos segredos comerciais de terceiros tornou-se um atalho popular incentivado pelo governo.
Explicou Yun Sun, diretor do programa para a China no Stimson Center, um instituto de pesquisa com sede em Washington, acrescentando que "a urgência e a intensidade da espionagem tecnológica aumentaram significativamente".
Imagem: Foreign Policy
Neste artigo: CIA, IA, inteligência artificial
Engenharia social. Controle físico e mental dos cidadãos. O exemplo de politica social que se avizinha para todo o planeta, com a agenda 2030. Não terás nada e serás feliz.
Mais uma notícia xenófoba sobre a China. Sim é xenófoba porque o comportamento da China não é diferente de qualquer outro país, incluindo os EUA. Impressionante é que a CIA em termos de tamanho mete qualquer outro país no canto. No entanto para fomentar o medo, a desconfiança perante a China, e outros países que não alinham na política : follow the leader , eis que surge uma notícia aparentemente informativa e inocente de que a China recorre a IA e instala camaras em cada canto.
Porque razão quem escreveu isso não fala sobre a CIA, os milhões usados para derrubar governos, matar pessoas e ja agora, a morte de um general do Irão no Iraque que provavelmente motivou mais raiva e provavelmente incentivou o 7 de Outubro na Palestina (e não Israel, porque Israel não devia existir)? Quem faz estes posts devia ter um pouco de maturidade para perceber que notícias , que parecem inocentes e que tentam dar uma imagem negativa de um povo, não é a melhor forma de o compreender.
De facto, o comportamento da China não é diferente de qualquer outro país, e não dizemos o contrário em frase alguma do artigo.
nada xenófobo (ironia): “(e não Israel, porque Israel não devia existir)”; simplesmente não alinha com as tuas perspetivas. ninguém disse que os EUA não o fazem, pois de certeza que o fazem, mas fazem-no de forma discreta, relativamente à china, ou não te lembras do que o Snowden revelou??? cada um escreve de acordo com as suas perspetivas, como foi o teu caso no teu comentário.
Pode agradecer ter a capacidade de ser livre para dar a sua opinião de livre e espontanea vontade independentemente de estar certo ou errado! Contudo há aqui algo que se diferencia de tudo o resto, é que o “SouHumanoNaoOcidental”, vive numa democracia contudo se vivesse numa autocracia não teria certamento liberdade, embora pudesse eventualmente ter acesso a ainda alguns dos artigos ocidentais, que curiosamente os autocratas como Putin( que revelam asco pelo ocidente, mas que decerto continuam a usufruir de tudo o que é bom e quem vem desse lado como por exemplo um ultimo modelo de um iphone ou simplesmente uma roupa que até foi fabricada num pais considerado “inimigo” (mera hipocrisia)). Por isso podemos agradecer aos EUA e à NATO o facto de hoje em dia não sermos todos pertencentes à China, Russia, Irão ou Coreia do Norte , porque se depender das tais regras da dita multipolaridade que estes paises apregoam e defendem, então a conhecida democracia e a liberdade serão conceitos que serão banidos dentro de anos com o expansionnismo à força promovida por estas ditaduras.O Irão é um fantoche da Russia e China assim como a Coreia do Norte anda à boleia destes para tentar intimidar seja quem for. O maior erro do Ocidente é demonstrar medo perante pseudo-ameaças nucleares(show off). O maior erro do Ocidente foi ter deixado um arsenal nuclear do lado da Russia.Se hoje isso não se verificasse estariamos muito melhor ainda que com os EUA com todos os defeitos que têm mas sobretudo com todas as virtudes que permitem o “SouHumanoNaoOcidental” ser quem é hoje! O progresso foi desencadeado sempre por democracias, ditaduras como a China e todos os outros foram a reboque de tecnologia roubada(copy paste). Não sejamos ingénuos! Vá viver durante uns anos para um destes paises como chinês, russo, iraniano ou norte-coreano e não como “turista” e veja a realidade comparando com o que conhece agora)
Tudo muito certo.E como explicar que governos com tão diferentes ideologias e tecnologias se tenham servido de recomendação de uma instituição, OMS, entidade subsidiada muito maioritariamente por privados, com interesses económicos e de poder para suspender liberdades consagradas em vários tratados internacionais? Nova ordem mundial. Experiência social de controle populacional. Se só há praticamente países com dívida, onde estão os credores? Onde ainda há eleições livres e se dizem de democracia, só se estão elegendo as marionetas.
Este comentário tem 100% de razão, quer sobre o duplo padrão relativamente à China e aos EUA, quer sobre o estado fascista de Israel.