Chegou o Bard da Google! A IA concorrente do ChatGPT está pronta para ser testada
Depois do ChatGTP ser apresentado e a Microsoft mostrar que estava presente, a Google tinha de dar uma resposta. Esta chegou com o nome da Bard, mas até agora não havia nada de concreto. A gigante das pesquisas resolveu apressar-se e o Bard está finalmente disponível, mas ainda não é para todos.
A IA e tudo que esta pode oferecer tem estado nos principais temas das últimas semanas. O ChatGPT veio mudar a forma como olhamos e interagimos com estes modelos, mostrando que este será certamente o tema do momento e até do futuro.
Dada a sua presença forte junto da OpenAI e do ChatGPT, a Microsoft tinha uma vantagem óbvia. Essa acaba de cair por terra, com o anúncio de que o Bard, a IA generativa da Google está já acessível, mas de forma limitada e controlada pela empresa.
O que a Google quer por agora é abrir o acesso a esta sua IA, para que seja avaliada, testada e melhorada. Assim, e apenas nos EUA e no Reino Unido, um conjunto de utilizadores da gigante das pesquisas passará a poder usar o Bard no dia a dia, com todas as suas capacidades.
O Bard é uma interface direta para um LLM e irá complementar a Pesquisa da Google. Foi projetado para ser acedido com a Pesquisa para verificar as respostas ou explorar fontes na web. Dará sugestões de consultas num novo separador para encontrar resultados relevantes e aprofundar o tema.
O Bard foi construído com base Bard nos Princípios de IA da Google a empresa continua focada na sua qualidade e segurança. Usam o feedback humano e avaliação para melhorar este sistema e também contruir proteções. Este terá as conversas limitadas para tentar manter as interações úteis e dentro do tópico.
Está assim aberta a guerra entre o ChatGPT e o Bard, a solução da Google. Estas duas propostas de IA vão agora mostrar o que são capazes e aumentar o seu conhecimento, para ajudar os utilizadores. A Google espera que em breve o Bard seja alagado a outros países, para ser verdadeiramente global.
Este artigo tem mais de um ano
O link para testar é este https://bard.google.com/ mas é preciso proxy UK ou USA.
pois… Tentei entrar normalmente e ” Bard isn’t currently supported in your country. Stay tuned!”
pergunta ao ChatGPT como fazer… LOL
e mesmo que estejas em UK ou EUA, alem da pagina que te mostra, apenas te deixa juntar-te à “waiting list”.
A gestão de expectativas é uma arte. O Bard teve uma falsa partida por culpa da Google que pôs a fasquia muito alta. Só se falava do ChatGPT e a Google saiu-se com: “Eles têm o ChatGTPT e nós temos o Bard! Ó’p’ra ele!”
Não lhe perdoaram um erro que, a meu ver, noutras circunstâncias teria sido aceitável. É que foi a própria Google a apresentar um vídeo a demonstrar as capacidades do Bard: “Vejam, ele até sabe que foi o telescópio “X” que tirou a primeira fotografia de um planeta fora do sistema solar (exoplaneta)” . O lapso foi apanhado por um astrofísico que partilhou no Twitter que tinha sido outro telescópio – e a partir daí armou-se a barricada.
Desta vez a Google está mais prudente. Diz que são testes, e apenas nos EUA e no Reino Unido.
Entretanto o ChatGPT (e as suas novas versões) parece imparável – agora faz rascunhos (desenhos) a partir de uma frase em inglês:
https ://www.publico.pt/2023/03/21/tecnologia/noticia/google-abre-testes-chatbot-bard-microsoft-lanca-gerador-imagens-2043215
Barracada em vez de barricada. Espero que a IA chegue depressa aos corretores ortográficos …
Não sabes ler…
Espero que a IA resolva também
suponho q queria dizer “escrever”…lol
Bard is not available in Portugal yet, which I find really stupid, USA people comes to Portugal to destroy and consume everything, however the country is not worth yet to use Google’s AI for them yet. LOL.