Automação e IA impulsionam o crescimento do comércio eletrónico europeu
Dados do eCommerce Europe 2025 da ECDB revelam que o mercado europeu de comércio eletrónico deverá movimentar aproximadamente 915,9 mil milhões de euros em 2025, reunindo 485 milhões de compradores online. Com esta expansão, as marcas apostam na automação de marketing e na Inteligência Artificial (IA) para conquistar clientes, otimizar resultados e reforçar a sua presença omnicanal.
A combinação de personalização em larga escala, integração omnicanal e análise de dados otimiza a jornada do cliente e aumenta o retorno das campanhas. O Technology Trends Outlook 2024 da McKinsey destaca que empresas que utilizam dados para personalizar a experiência dos clientes podem crescer até 15% em faturação.
O consumidor atual espera que as marcas antecipem as suas necessidades e interajam no momento e canal certos.
Ferramentas avançadas, como a IA generativa para criação de conteúdo e a IA preditiva para antecipar comportamentos, são essenciais para essa hiperpersonalização.
Afirma Alberto Vasconcelos, Product Manager da E-goi, plataforma de automação omnicanal e IA.
Casos reais comprovam o impacto da automação e IA
- A Leroy Merlin Portugal aumentou em 50% o retorno monetário por utilizador do site e em 15% a receita média por cliente ao implementar fluxos automatizados de cross-selling e prevenção de churn através da E-goi.
- A DIG-IN, app líder na categoria de restauração, conseguiu elevar em 140% a taxa de abertura de e-mails durante o processo de rebranding, apostando na automação multicanal e segmentação avançada com a E-goi.
Automação: um requisito para competir e crescer
A procura por experiências omnicanal, a necessidade de estar em conformidade com as regulamentações de privacidade e o foco em práticas responsáveis reforçam a importância de sistemas de automação flexíveis e inteligentes.
Num cenário onde a experiência omnicanal, a personalização e o respeito pela privacidade são cada vez mais decisivos, a automação inteligente e a IA tornam-se ferramentas indispensáveis para inovar, escalar e gerar resultados no competitivo mercado digital europeu.




















No meu esforço de promover a “Vista geral de IA”, aqui vai o dicionário do post
– Omnicanal l (ou omnichannel) – é uma estratégia que integra todos os canais de uma empresa — físicos (lojas) e digitais (site, redes sociais, aplicativos) — para oferecer ao cliente uma experiência de compra contínua, coesa e personalizada, colocando-o no centro da jornada de interação com a marca.
Omnicanal é uma estratégia que integra todos os canais de comunicação e venda de uma empresa (online, físico, redes sociais, etc.) para oferecer uma experiência de cliente única e consistente, permitindo que o consumidor interaja fluidamente entre plataformas sem perder o contexto da sua jornada de compra. O objetivo é que, não importa onde o cliente inicie o contato, a experiência seja coesa, permitindo, por exemplo, iniciar uma compra no aplicativo e finalizá-la na loja física. (…)
– Cross-selling – é uma estratégia de vendas que incentiva um cliente a comprar produtos ou serviços adicionais e complementares aos que ele já está adquirindo, visando aumentar o valor da compra e a satisfação do cliente. Exemplos incluem oferecer uma capa para um telemóvel, cápsulas para uma máquina de café ou batatas fritas com um hambúrguer, o que melhora a experiência do consumidor ao proporcionar uma solução mais completa.
– Prevenção de churn é o conjunto de estratégias e ações implementadas por uma empresa para reduzir a perda de clientes (churn), incentivando-os a continuar utilizando seus produtos ou serviços. Isso envolve a análise de dados para identificar clientes em risco, a personalização da experiência do cliente, a oferta de valor adicional e um atendimento excepcional para garantir a satisfação e a lealdade do cliente a longo prazo.
– E-goi e Dig-in são marcas comerciais
– Branding (rebranding) – é a gestão estratégica da construção da imagem e identidade de uma marca, incluindo os seus valores, personalidade e elementos visuais, como logo e cores, com o objetivo de criar uma percepção consistente e positiva na mente do público. Essa gestão busca não apenas diferenciar-se da concorrência, mas também criar uma conexão emocional duradoura com o público, influenciando seu comportamento e fidelizando clientes a longo prazo.
Nestas coisas foi usada IA? Bem, fica sempre bem dizer que sim, está na moda … se não usa IA não presta.