Apple compra startup Q.ai, numa das suas maiores aquisições de sempre
A Apple adquiriu a startup de Inteligência Artificial (IA) Q.ai. O negócio estará avaliado em cerca de dois mil milhões de dólares, fazendo desta uma das maiores aquisições de sempre da empresa de Cupertino.
Conforme avançado pelo Financial Times, a Apple adquiriu uma startup de IA sediada em Israel, de nome Q.ai. O negócio, avaliado em cerca de dois mil milhões de dólares, segundo a mesma fonte, deverá ser uma das maiores aquisições de sempre da empresa.
De facto, o seu maior negócio até à data foi a aquisição da Beats, em 2014, por três mil milhões de dólares,, numa compra que ajudou a gigante tecnológica a alcançar o Spotify na sua expansão no streaming de música com o Apple Music.
A Q.ai é uma empresa notável que está a abrir novos caminhos criativos na utilização de imagem e aprendizagem automática. Estamos entusiasmados por adquirir a empresa, com o Aviad à frente, e ainda mais entusiasmados com o que está para vir.
Afirmou Johny Srouji, vice-presidente sénior de tecnologias de hardware da Apple, num comunicado à Reuters, que informou que a equipa fundadora da Q.ai irá juntar-se à Apple, incluindo o diretor-executivo, Aviad Maizels.
Curiosamente, esta é a segunda empresa que Aviad Maizels vende à Apple, depois do negócio da PrimeSense, em 2013, por 345 milhões de dólares.

A PrimeSense, adquirida pela Apple, desenvolveu tecnologia que permitia aos sensores detetar a distância entre objetos, uma capacidade integrada no Face ID da Apple a partir de 2017.
Na altura, a PrimeSense desenvolveu tecnologia que permitia aos sensores detetar a distância entre objetos, uma capacidade integrada no Face ID da Apple a partir de 2017.
Até agora, a Q.ai operava de forma discreta e não tinha apresentado publicamente qualquer produto. No entanto, o seu site sugere que estava a trabalhar em algo relacionado com áudio.
O que estará a Apple a preparar?
Embora tenha anunciado um acordo com a Google para que os modelos Gemini alimentem algumas funcionalidades da Apple Intelligence, este mês, a Apple opta mais frequentemente por comprar empresas pequenas que tenham tecnologias específicas para integrar nos seus produtos.

A Apple tem melhorado os AirPods Pro ao longo do tempo e, mais recentemente, potencializou os seus auriculares com IA. Alimentada pela Apple Intelligence, a Tradução em direto permite ouvir nos seus AirPods Pro 3 a tradução do que uma pessoa lhe diz numa língua estrangeira. Para responder, basta falar naturalmente.
De facto, segundo o diretor-executivo da Apple, Tim Cook, em julho, "estamos muito abertos a fusões e aquisições que acelerem o nosso plano estratégico".
Além disso, alguns investidores têm apelado à empresa para fazer uma grande aquisição na área da IA, enquanto outras gigantes tecnológicas investem fortemente em modelos de ponta e na infraestrutura necessária para suportá-los.
Com base em pedidos de patentes, a Q.ai desenvolveu tecnologia de aprendizagem automática para áudio e input de voz "silenciosa", incluindo sistemas concebidos para compreender e melhorar a comunicação em ambientes ruidosos.
A empresa investigou, também, tecnologia que interpreta micro movimentos faciais e expressões para comunicar sem produzir som audível.
Imagem: Financial Times
Neste artigo: Apple, inteligência artificial, Q.ai





















U$ 2 mil milhões? Trocos.
P: “Que start-ups à Google e a Apple adquiriram em 2025 e o valor?”
R: (Gemini):
– Google (Alphabet): adquiriu a Wiz (área da ciber segurança), por U$ 32-33 mil milhões e a Galileo AI (ferramenta de AI para design de interfaces) por um valor não revelado
– Apple: adquiriu a Q.ai, por U$ 1,5-2 mil milhões, especializada em processamento de áudio. A tecnologia permite melhorar a clareza de voz em ambientes ruidosos e interações mais naturais com a Siri.
O pessoal é que quando se fala em IA acha logo que se está a falar de chatbots.
–