Amazon vai investir 4 mil milhões de dólares numa rival da empresa-mãe do ChatGPT
O ChatGPT ainda não fez um ano, mas já conta com vários concorrentes, fruto do trabalho de empresas que viram nas suas potencialidades uma oportunidade. Agora, a Amazon vai investir na Anthropic, uma rival da OpenAI.
A Amazon anunciou que vai investir até quatro mil milhões de dólares na empresa de Inteligência Artificial (IA) Anthropic, assumindo uma posição minoritária na empresa.
Esta decisão sublinha a vontade que a Amazon não tem escondido de fazer frente a rivais como a Microsoft e a Google, em matéria de IA, reforçando a sua posição e respondendo à popularidade da chamada IA generativa.
De acordo com informações, a Anthropic foi fundada há cerca de dois anos por antigos executivos de investigação da OpenAI. Recentemente, estreou o seu novo chatbot de IA, o Claude 2.
Amazon investe em empresa de IA
As duas empresas disseram, hoje, que estão a construir uma colaboração estratégica que visa promover a IA generativa, com a startup a definir a Amazon Web Services (AWS) como o seu principal fornecedor de nuvem.
Conforme adiantado, a Anthropic fornecerá aos clientes da AWS acesso antecipado a recursos exclusivos para personalização de modelos e recursos de fine-tuning.
Além disso, a Anthropic usará semicondutores personalizados, projetados pela AWS para treinar os modelos básicos que sustentam as suas aplicações de IA.
Os clientes da AWS poderão basear-se nos modelos de IA da Anthropic através do Amazon Bedrock - um serviço que lhes permite criar aplicações de IA generativas na nuvem, por meio de modelos existentes, em vez de treinarem os seus próprios modelos.
Este artigo tem mais de um ano