Amazon: deteção de produtos danificados baseada em IA é 3 vezes melhor que humanos
Muitas vozes estão a alertar para o facto de a Inteligência Artificial ser capaz de tirar o posto de trabalho a muitas pessoas, a uma velocidade demasiado rápida para que a sociedade se adaptar. A Amazon vem agora provar que talvez esse receio não esteja assim tão longe da realidade. Um sistema de deteção de produtos danificados baseado em IA é "três vezes mais eficaz" que o trabalho humano, diz a empresa.
Embora as máquinas não controlem todos os processos dentro dos armazéns da Amazon, a verdade é que muitas das tarefas ficam a cargo da automação. Aspeto este que a empresa não parece querer parar de desenvolver. Agora, implementou um sistema de inteligência artificial para acelerar a deteção de produtos danificados.
Esta era uma tarefa exclusiva dos funcionários, que verificavam todos os pormenores de um produto, à procura de qualquer problema que pudesse comprometer a experiência de compra do consumidor, antes de ser embalada para envio. Mas olhando às dimensões da Amazon, este trabalho minucioso tinha que ser executado a um ritmo elevado, dado o grande número de pedidos para responder no mais curto período de tempo.
Mas hoje, em vez de humanos, a empresa conta com uma série de algoritmos se encarrega de analisar os produtos. A Amazon admitiu já que este sistema pode ser até três vezes mais eficaz que os humanos.
O novo sistema não é uma ideia em fase experimental, é um projeto totalmente real que já passou da primeira fase e já começou a ser implantado em diferentes centros logísticos da empresa. Atualmente, está totalmente operacional em duas instalações, mas espera-se que alcance mais dez na América do Norte e na Europa, muito em breve.
Assim, os produtos descem pelas passadeiras do centro de distribuição em questão e passam por uma estação com câmaras que foram originalmente projetadas para verificar se os produtos foram selecionados corretamente. Agora, esta estação é alimentada por IA e é responsável por avaliar a integridade dos artigos.
Amazon cada vez mais automatizada e a ganhar com a IA
Caso o sistema detete que o produto não cumpre com os requisitos mínimos para envio ao cliente, é reencaminhado e enviado para um funcionário da Amazon, que o analisa novamente. Se estiver realmente danificado, será feita a substituição. Caso contrário, será devolvido à passadeira para posterior embalagem e envio ao cliente.
O algoritmo da Amazon foi treinado com imagens dos produtos danificados e, desta forma, o sistema aprendeu a distinguir os produtos em bom estado daqueles em mau estado.
Claramente que, apesar de ainda ser necessária mão (e olho) humana para fazer a verificação, o número de produtos que passa pela máquina será substancialmente maior com menos recursos humanos, do que se se mantivesse o sistema de verificação tradicional.
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Creio que há tarefas que as máquinas fazem, muito melhor que os humanos. Já antes das máquinas o homem criou ferramentas. Daí só podem advir vantagens para o humano, porque lhe deixam tempo para pensar, como sejam temas filosóficos: quem somos, de onde viemos e o que estamos a fazer. Mas o que os meios que comandam pretendem é, já não só a obtenção de dinheiro, que o podem fazer a sua bela vontade. O que pretendem criar são seres humanos sem capacidade de pensar nem decidir. Seguir o caminho do transhumanismo. Seres sem sentimentos nem emoções.
Incrível que um sistema deste gênero que já é usado há varias décadas nas fabricas automatizadas, na concepção de produtos, só agora seja implantado na numa empresa como a Amazon…
Há trabalhos que devido há elevada demanda, tornam-se impossíveis ser executados por humanos, tem de ser as máquinas, simplesmente a malta tem de perceber que os sistemas que requeriam muita mão de obra, hoje não tem capacidade de resposta, dai estar a ser tudo a ser substituído por máquinas…
Adeus seres humanos. Será que há alguma área em que não seremos substituídos?