Zumbido estranho viajou pelo planeta mas ninguém o ouviu
Ondas estranhas ondularam pelo mundo e ninguém sabe do que se tratou. Os instrumentos detetaram as ondas sísmicas a mais de 10 mil quilómetros de distância - mas, estranhamente, ninguém as sentiu.
O que se estará a passar no planeta que deixou a comunidade cientifica desconfiada?
Zumbido que correu o planeta, mas ninguém ouviu
Com cada vez mais tecnologia apontada para o planeta, sensores e outros aparelhos atentos ao que se passa no chão da Terra, há fenómenos que não damos conta, nós seres humanos, mas que os dispositivos registam para interpretação dos especialistas.
Na manhã de 11 de novembro, pouco antes das 9h30, houve um "estrondo" que percorreu o mundo.
Segundo informações da National Geographic, as ondas sísmicas começaram a cerca de 24 quilómetros das margens de Mayotte, uma ilha francesa entre a África e a ponta norte de Madagascar.
As ondas zumbiram por toda a África, fizeram disparar os sensores na Zâmbia, no Quénia e na Etiópia. Atravessaram vastos oceanos, zumbiram pelo Chile, Nova Zelândia, Canadá e até chegaram ao Havai, que está a cerca de 17 703 km de distância.
As ondas são estranhas até no tempo que demorar a ecoar pelo mundo. Este zumbido este a ranger pelo mundo mais de 20 minutos, e nenhum humano parece as ter sentido ou ouvido.
De tal maneira estranho que está a deixar os cientistas em alerta
O único sinal humano de que algo havia acontecido partiu de uma pessoa que notou um sinal estranho nas amostras dos sismogramas em tempo real do US Geological Survey.
Um entusiasta dos eventos sísmicos, que usa o nik @matarikipax, viu os curiosos ziguezagues e postou imagens dessas ondas no Twitter.
Esta pequena ação desencadeou outra onda, enquanto os investigadores de todo o mundo tentavam descobrir a origem das ondas.
Terá sido um meteorito, uma erupção de um vulcão submarino? Terá sido um antigo monstro marinho que saiu das profundezas?
Acho que nunca vi nada parecido.
Exclamou Göran Ekström , sismólogo da Universidade de Columbia, especialista em terramotos incomuns.
A admiração dos especialistas ainda não tem propriamente uma resposta, estes eventos são muitas vezes deslindados com algum tempo para se perceber as várias causas possíveis e variadas envolvidas.
Isso não significa que, no final, a causa deles é exótica.
Referiu também o especialistas.
Ondas nunca vistas, dizem alguns especialistas
Embora ainda se esteja a tentar perceber alguns dos pontos mais estranhos e incomuns do zumbido planetário, muitas características das ondas são extraordinariamente estranhas - desde o seu surpreendente "anel" de baixa frequência até à sua disseminação global.
Está em marcha uma investigação que persegue o enigma geológico.
This is a most odd and unusual seismic signal.
Recorded at Kilima Mbogo, Kenya ...#earthquakehttps://t.co/GIHQWSXShd pic.twitter.com/FTSpNVTJ9B— ******* Pax (@matarikipax) November 11, 2018
Por que razão são estas ondas de baixa frequência tão estranhas?
Segundo o que deu a conhecer Stephen Hicks , sismólogo da Universidade de Southampton., num terramoto normal, as tensões acumuladas na crosta terrestre soltam-se em segundos.
Isso envia uma série de ondas conhecidas como “pacote de ondas” que se irradiam a partir do ponto da rutura.
Os sinais mais rápidos são ondas primárias, ou ondas P, que são ondas de compressão que se movem em cachos, como se fosse a ação de uma máquina de furar, que é empurrada até furar e depois solta toda a energia em pressão.
De seguida vêm as ondas secundárias, ou ondas S, que têm mais movimento de um lado para o outro. Ambas as chamadas ondas do corpo têm frequências relativamente altas, diz Hicks, “uma espécie de ping em vez de um estrondo”.
Por fim chegam as vagarosas ondas de superfície de longo período, semelhantes aos sinais estranhos que saíram de Mayotte. Para terramotos intensos, estas ondas de superfície podem ecoar pelo planeta várias vezes, tocando a Terra como um sino, diz Hicks.
Terá sido um terremoto lento?
Os cientistas propuseram uma série de possíveis explicações para o estranho evento sísmico perto de Mayotte, é verdade, mas nenhum ainda está perto de ser confirmado.
Talvez um "terramoto lento" tenha atingido a área, o tipo que não causa tremores muito intensos, porque ocorre durante um período muito mais longo de tempo.
Talvez uma bolha de magma tenha se espremido abaixo da superfície, ou espirrado num grande buraco na crosta de uma maneira que interagisse com a geologia local para produzir o toque ressonante.
Os investigadores até chegaram a especular sobre um possível ataque de meteoritos, embora isso pareça improvável. Por enquanto, a causa exata continua a ser um mistério 3 semanas depois.
Este artigo tem mais de um ano
Ou muito me engano e há quem saiba perfeitamente o que se passou mas para evitar a histeria global e colectiva se tenha de calar.Fico-me por aqui…
O comentário típico de um “labaredas” que não sabe o que dizer, mas tem sempre de o dizer…
Ou então… fico.me por aqui…
Não devias ficar por aí, o melhor mesmo seria nem sequer teres começado.
As teorias da conspiração tornaram-se o instrumento preferido para os grunhos se sentirem inteligentes. Eu sei mais que vocês….mas não sabem a ponta de um corno.
Russos, ha dúvidas?
Andam a ver muito SYFY.
Isso acha você.Era bom que assim fosse…
aliens
X-Files… Weird
Mas afinal o que é um “especialista em terramotos incomuns”?
Realmente… Aficionado?! Brincadeiras à parte… Sendo o “comum”: movimento das placas, erupções vulcânicas, colapso/desmoronamento de montanhas/glaciares… (Testes nucleares…?) não me ocorre nada, para além da ocorrência acima mencionado, que seja categorizado como “incomum”…!
Provável movimento no manto terrestre.
No dia 11 de Novembro?
Ohhh já podiam ter dito antes… a razão foi aquelas castanhas e água pé que me caiu mal no São Martinho! 🙂
… pois bem me parecia que isto tinha dedo teu LOLOLOLOL
dedo não… contraçao voluntaria de gluteos, sim.
lol
Cloverfield………
EU VIVO EM MAPUTO- MOÇAMBIQUE E NESSE DIA NÃO FUI O UNICO A OUVIR UM ESTRONDO. PELOS VISTOS, ESTÁ RELACIONADO….
São os aliens a tentar chamar o pessoal na planeta deles.
Movimentação da crosta da terra…
E lá começam as teorias da conspiração!
Gonçalo….Boa tarde !!!
Em andamento AGORA em 06dez:
https://br.sputniknews.com/americas/2018120612854660-pompeo-nova-ordem-eua/
Abraços.
Alceu
Pensava que não tinham dado por isso… desculpem.
Descuidei-me…
Juro que não volto a comer feijoada tão cedo!
Esta informação não era para ser divulgada a público mas alguém bufou. Ninguém faz a mínima sobre o que se passou tal como não fazem a mínima do porquê milhares se não milhões de pessoas no planeta terem dado “saltos no tempo” nesse período, em que os 10~20 minutos anteriores foram totalmente “apagados”. Se foi o godzilla, esperemos que não venha descansar em Portugal senão esmaga-nos a todos do Algarve à Galiza…
Amigos…….
Já verificaram o Projeto Blue Beam (=Raio Azul ) que inclui hologramas, HAARP ( Por que razão são estas ondas de baixa frequência tão estranhas? ) e FEMA ?
Um bom domingo.
Verifiquei, sim, que de deves de abandonar as drogas pesadas que te estão a fazer mal ao cérebro.
Adilson Martins
Somos milhões de pessoas
A estração de minérios, crude, carvão, gaz
Tem sido em alta escala. Milhões de barris de crude são esrraide pelas centrais petrolíferas.
Se fasso um túnel sem estacas está vais ceder e preencher o vácuo provocado
Isso ++ a separação das placas tectónicas, erupção vulcânica acontecendo em tempo real numa pequeníssima porção provoca estas ondas
Protejam este planeta não há nenhuma outra para o Homem viver sem ter que anda mascarado a vida toda
Paz, paz
Para de agredir o planeta
Vai chatear e um suspiro ou espirro desta putência, pode ser fatal para toda a vida existente