Zoom: Milhares de gravações “privadas” apareceram na Internet
Por esta altura já todos conhecem a plataforma Zoom... mas os motivos não são os melhores! O novo coronavírus isolou, em casa, as pessoas, e a plataforma Zoom tem sido uma das mais usadas para reuniões e aulas online. No entanto, diariamente são revelados problemas graves de segurança da plataforma. Desta vez não é propriamente um problema da plataforma Zoom.
Recentemente foram parar à Internet milhares de gravações privadas do Zoom! É melhor ter cuidado.
O Zoom é uma das plataformas mais populares para videoconferências. Os cuidados a ter com esta plataforma são muitos e nesse sentido deixamos aqui 5 dicas a ter na utilização da plataforma em teletrabalho.
Depois de informarmos que a app para iOS enviava dados para o Facebook. da existência de um bug para Windows que permite roubar o utilizador e password do sistema, foi recentemente revelado que circulam na internet milhares de gravações "privadas". De relembrar também que uma vulnerabilidade podia dar acesso à câmara e ao microfone.
De acordo com o The Washington Post, as gravações privadas estão disponíveis na internet para quem quiser ver (publicamente). A agência de notícias revela que o investigador na área da segurança Patrick Jackson, encontrou 15.000 sessões quando executou um scanning ao nível de serviço da "cloud inseguros". O Mashable analisou no YouTube, Google e Vimeo e também descobriu várias gravações privadas que estão agora disponíveis ao público. De referir que as gravações têm nomes idênticos e daí ser muito fácil descobri-las na internet.
Patrick Jackson disse ao Washington Post que a empresa Zoom poderia fazer um trabalho bem melhor e alertar/informar os utilizadores sobre as gravações, garantindo a sua confidencialidade. Por engano qualquer utilizador pode fazer upload dos vídeos para os mais diversos serviços...o nome das gravações são parecidos.
O porta-voz de Zoom enviou um comunicado para o canal Mashable, deixando claro que os utilizadores devem ser cautelosos ao enviar as gravações para a Internet. Neste período conturbado, a plataforma Zoom tem ganho muita popularidade, mas pode também vir a perder muitos clientes. Ao nível da segurança já se percebeu que é um desastre, mas os responsáveis dizem que têm corrigido atempadamente. Desta vez a culpa não é propriamente da plataforma!
Este artigo tem mais de um ano
Resumido : as reuniões estão disponíveis na internet porque os utilizadores as meteram lá. Certo ?
Skype >>>>>>>>>
Ora nem mais !! É o Skype que eu utilizo.Não preciso de mais nadinha pois chega e sobra para as necessidades. 🙂
O Skype vai ser encerrado.
E onde podemos ver se as nossas gravações estão lá?
“Por engano qualquer utilizador pode fazer upload dos vídeos para os mais diversos serviços…”. Quer então dizer que esta frase se aplica a qualquer tipo de plataforma do género? E que o “bug” pode, igualmente, acontecer com qualquer plataforma do género? É isso? Não é uma situação exclusiva do Zoom?
O que diz o artigo é que, por engano ou de propósito, as reuniões gravadas vão para servidores públicos. Qualquer pessoa tem acesso.
Se a reunião é gravada, o anfitrião precisa de saber bem o que está a fazer. Se grava propositadamente num sevidor público para partilhar o vídeo, é óbvio que qualquer pessoa o consiga ver.
O Título dá a entender “Mais uma falha do Zoom” mas como diz a última frase a culpa não será da plataforma mas de quem está entre a cadeira e o teclado… 😉
Obrigado. Também,foi o que me pareceu. Porém não entendo porquê relacionar com a Zoom!
Não estou a ver o PPLware a ter o que quer que seja contra essa plataforma.
Mistérios!