Wine 9: Corra aplicações Windows no Linux ou macOS
Certamente que já lhe aconteceu estar numa distribuição Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação, mas essa não se encontra disponível para o seu sistema. Num caso desses a ferramenta Wine pode ser a solução! Conheça as novidades do Wine 9.
Wine é um projeto que permite executar em ambientes Linux, no macOS, BSD e similares software especificamente concebido para o Microsoft Windows.
Esta ferramenta funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.
Melhorias e novidades do Wine 9.0
- Suporte experimental para Wayland
- "Emulação» do Windows 10 por omissão
- 7.000 correções
- Nova arquitetura Windows on Windows de 64-bit (WoW64)
- Saber mais aqui
Se são utilizadores do Linux ou do macOS e querem ter aplicações Windows a correr de forma direta e sem qualquer emulação, então o Wine é a solução que procuram. Nem sempre é simples de usar, mas no geral cumpre com o que promete.
Este artigo tem mais de um ano
Era bom…
Gostava de correr uns joguitos Windows no Mint xFce mas ainda não aprofundei os conhecimentos para tal situação…
A melhor opção actualmente para correr jogos no Linux é a loja STEAM da Valve, grande parte dos jogos para windows rodam em Linux sem problemas e é muito fácil de instalar. Claro que vão existir alguns jogos que não são compatíveis mas nos últimos anos melhorou bastante a questão dos jogos em Linux.
+1
Sim claro. A ideia era correr jogos Windows que já tenho a ver se funcionam…
A nível de Steam, 2 jogos que eu jogo em WIndows também têm versaõ para Linux, o ATS e o ETS2…
Podes experimentar o lutris
Isso é verdadeiramente interessante para usar o office.
Explicar como instalar e configurar para usar o Office 2021, poderia levar muitas pessoas para o Linux.
Na verdade o utilizador comum que só use para navegar na net pode usar linux que não notará diferença, mas o cidadão que utiliza o office da microsoft não muda para linux, derivado a essa limitação.
Se ensinarem a resolver esta situação, acredito que os utilizadores em linux crescerão.
Eu já tentei usar linux, mas sem o office da microsoft é algo que não consigo…
Podem falar em versões livres, mas não é a mesma coisa….
Falo por mim e pelas pessoas que trabalham comigo.
Já tentámos durante 1 semana, mas tivemos de formatar de seguida para microsoft.
A nao ser que a MS use alguma biblioteca que nao se consiga usar em linux, se nao for o caso pode ser instalado o office atraves do wine. Eu ja fiz isso com o office 2010. Esta nova versao do office nao sei se e possivel, mas se nao for e porque a MS quiz dificultar ao maximo nesse aspecto. MS loves Linux.
É só mesmo o único problema que já me debati, mesmo o office365 se houvesse para Linux seria perfeito.
Mas qual e o erro que da sabes ? Primeiro tens de instalar o multilib e depois o wine. Geralemte se algumas coisas nao funcionarem por vezes tem de se instaalar fontes atraves do wine. Alguns pacotes adicionais. A nao ser como te falei que a MS tenha dificultado o acesso do office atraves do linux. Tem de ser feito passo a passo. E tambem ja tentaste fazer pesquisa ? Como instalar office no linux ?
https://www.omgubuntu.co.uk/2023/12/ubuntu-office-365-google-workspace-snaps
Office 365 para linux? Utilizo o office 365 no linux, só preciso de um browser, firefox por exemplo….
E que tal aprender LibreOffice?
Viva, penso que o problema não estará propriamente na aprendizagem do Libre pelos utilizadores (parece muito trivial e pode-se fazer o paralelo com o M$ Office). O problema prende-se mesmo com a “desformatação” que muitos documentos apresentam o serem abertos no Libre, nomeadamente minutas e templates de organismos como Tribunais etc.
Eu configuro o libre Office tanto no Linux como no W11 por forma a guardar e a abrir os documentos, planilhas, etc etc nos formatos da Microsoft. Não é suficiente?
Boa noite, sim é suficiente. Eu estava a referir-me a certas minutas fornecidas por tribunais e outras entidades públicas que têm a “aparência” correta e os campos de formulário funcionam como pretendido, mas quando abertos por outro editor de texto, e quem diz editor de texto, diz outro produto da família office , o documento fica completamente desformatado. Ou seja, para 95% das necessidades “normais” de um utilizador, as alternativas ao M$ Office são mais do que suficientes. Depende da profissão e necessidades de cada pessoa.