PplWare Mobile

Wine 9: Corra aplicações Windows no Linux ou macOS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. _RJCA_ says:

    Era bom…

    Gostava de correr uns joguitos Windows no Mint xFce mas ainda não aprofundei os conhecimentos para tal situação…

  2. Onfire says:

    Isso é verdadeiramente interessante para usar o office.
    Explicar como instalar e configurar para usar o Office 2021, poderia levar muitas pessoas para o Linux.
    Na verdade o utilizador comum que só use para navegar na net pode usar linux que não notará diferença, mas o cidadão que utiliza o office da microsoft não muda para linux, derivado a essa limitação.
    Se ensinarem a resolver esta situação, acredito que os utilizadores em linux crescerão.
    Eu já tentei usar linux, mas sem o office da microsoft é algo que não consigo…
    Podem falar em versões livres, mas não é a mesma coisa….
    Falo por mim e pelas pessoas que trabalham comigo.
    Já tentámos durante 1 semana, mas tivemos de formatar de seguida para microsoft.

    • Profeta says:

      A nao ser que a MS use alguma biblioteca que nao se consiga usar em linux, se nao for o caso pode ser instalado o office atraves do wine. Eu ja fiz isso com o office 2010. Esta nova versao do office nao sei se e possivel, mas se nao for e porque a MS quiz dificultar ao maximo nesse aspecto. MS loves Linux.

    • Luís says:

      É só mesmo o único problema que já me debati, mesmo o office365 se houvesse para Linux seria perfeito.

    • paulo g. says:

      E que tal aprender LibreOffice?

      • JCarvalho says:

        Viva, penso que o problema não estará propriamente na aprendizagem do Libre pelos utilizadores (parece muito trivial e pode-se fazer o paralelo com o M$ Office). O problema prende-se mesmo com a “desformatação” que muitos documentos apresentam o serem abertos no Libre, nomeadamente minutas e templates de organismos como Tribunais etc.

        • Paulo Jaime says:

          Eu configuro o libre Office tanto no Linux como no W11 por forma a guardar e a abrir os documentos, planilhas, etc etc nos formatos da Microsoft. Não é suficiente?

          • jcarvalho says:

            Boa noite, sim é suficiente. Eu estava a referir-me a certas minutas fornecidas por tribunais e outras entidades públicas que têm a “aparência” correta e os campos de formulário funcionam como pretendido, mas quando abertos por outro editor de texto, e quem diz editor de texto, diz outro produto da família office , o documento fica completamente desformatado. Ou seja, para 95% das necessidades “normais” de um utilizador, as alternativas ao M$ Office são mais do que suficientes. Depende da profissão e necessidades de cada pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.