Windows 9, agora é o Multi-Desktop a surgir em vídeo
O Windows 9 está para muito breve e com ele vão chegar novidades que a Microsoft tem estado a preparar. Já muito se sabe sobre este novo SO, mas apenas agora começam a surgir provas reais e concretas do que vamos poder ter acesso.
Depois das imagens que mostravam o Windows 9 e do primeiro vídeo dedicado ao novo Menu Iniciar, surge agora um segundo que mostra os ecrãs virtuais a funcionar e como os vamos poder explorar.
Este segundo vídeo surge depois do site WinFuture ter conseguido acesso a uma versão de demonstração do Windows 9, dedicada aos parceiros da Microsoft e onde podem ser já vistas as principais novidades que já se vêm a falar há alguns meses.
Os ecrãs virtuais, ou Multi-Desktop como também são conhecidos, são uma novidade no Windows, apesar de a Microsoft ter apresentado já há alguns anos uma solução que se adicionava ao Windows e que cumpria esta função.
Estes ecrãs virtuais vão permitir que os utilizadores consigam arrumar de forma mais eficiente as suas aplicações, podendo ter cada aplicação ou conjunto de aplicações, dedicadas a uma determinada tarefa numa área específica.
Apesar de ser já conhecida a sua existência nesta nova versão do Windows, ainda não passava de um rumor que tinha surgido. Com este vídeo podemos agora ver o que é o entendimento da Microsoft sobre esta função e como vai poder ser utilizada.
O que se pode ver deste novo Multi-Desktop do Windows 9 mostra um funcionamento muito similar ao que outros sistemas operativos oferecem há já alguns anos.
O acesso a esses ecrãs virtuais vai ser feito através de um ícone específico que vai estar junto do botão iniciar e aí vão poder ver todos os ecrãs que tenham já abertos e também as aplicações que cada um contêm.
Mesmo estando em ecrãs diferentes, as aplicações abertas vão estar sempre disponíveis na barra de tarefas, podendo ser escolhidas e dando acesso directo ao ecrã virtual onde está.
Caso fechem um determinado ecrã virtual as aplicações que nele estavam são transferidas para o imediatamente anterior ou para o principal. A criação de novos ecrãs é também feita de forma simples, na zona de administração dos mesmos.
No mesmo vídeo pode também ser vistas outras novidades, estas mais discretas e até agora não conhecidas. A nova imagem do explorador de ficheiros está visível, com ícones mais limpos e com uma imagem geral mais flat.
Também pode ser visto, novamente, o Menu Iniciar, sendo mostrada a sua nova imagem Modern UI com os Tiles arrumados e a fornecer acesso directo às aplicações Modern.
Novos vídeos destes vão com certeza surgir nos próximos dias, continuando a apresentação das novidades do Windows 9 e o que a Microsoft tem preparado para muito breve.
Provavelmente ainda durante o mês de Setembro ou logo no início do mês de Outubro vai ser possível testar estas novidades na Developer Preview que se espera que venha a ser disponibilizada a todos.
O Windows 9 está a chegar e as novidades provam que a Microsoft está a preparar uma versão do seu principal sistema operativo com todas as novidades que há muito eram pedidos e esperadas pelos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
LOOL Ao abrir a página do Internet Explore aparece em grande plano uma notícia sobre o IPhone6 xD
Penso que foi intencional. É para provar a data do video. Como o evendo o iphone é conhecido e recente eles devem ter tido necessidade de provar que a apresentação deste video é recente.
É parecido ao que o OSX tem no topo. Gostei. Será que é desta que a Microsoft acerta no Windows? O 8 e 8.1 para mim foram péssimos em relação ao 7 e XP.
Pessoalmente gosto muito do 8 e acho-o bastante rápido.
Estou à espera que este novo SO saia do “forno” para substituir um notebook que tenho em idade de ser “reformado”. Vamos esperar mais um pouco…acho que este vai ser um grande SO.
Parece simplesmente aquilo que o 8 já devia ter sido…
Impressionante!!! Que coisa incrível! #sqn uso isso no Linux desde sempre… Só falta agora dizerem que a micosofre inovou…
É quase como em certas ocasiões, dizer que a Apple inovou em algumas coisas, quando já existia anteriormente.
Como ainda reconhecido recentemente, o NFC… Mas existe muitas outras coisas.
Onde é que leste que a Apple disse que inovou com o nfc? Se calhar leste alguns a dizer que a Apple inovou na forma como implementou o nfc e os pagamentos por nfc. O que é diferente de ser a Apple a dizer que inovou. Se repares a Apple já não diz que inovou à cerca de dois anos, diz que adicionaram novas funcionalidades.
A Apple não inovou no método de pagamento. Utiliza o que a Visa desenvolveu: http://www.nfcworld.com/2014/07/24/330575/visa-launch-new-payments-service-september-apple-first-customer/
olha não sabia, obrigado pela partilha do link.
Essa história não é assim tão simples, e isso é fácil de verificar pelo facto de o sistema da Apple poder usar cartões que não são da VISA, permite tb MasterCard e American Express, e para esses não pode usar o sistema da VISA.
É, daqui a pouco vais dizer que já existiam smartphones com ecrãs tão grandes.. 😛
+1
Mas não digas isso muito alto sanão algum fan vem para aqui chamar-te mentiroso.
🙂
Também nas outras versões do Windows existia esta possibilidade. Lembro-me que pelo o menos deste o Win98, que existem programas que permitiam criar múltiplos ecrãs.
A diferença aqui é que esta funcionalidade passa a estar integrada no SO.
Semelhante ao que já aconteceu a outras funcionalidades que anteriormente só eram possíveis por programas a parte do Windows, e agora estão integradas. Por exemplo a gravação de CD/DVDs ou a virtualização de CD/DVDs, deixando de ser necessário programas adicionais.
Lembrei-me disso…
Já agora vejam o Gnome 3.1x e comparar com o novo MacOS… Tipo o novo safari não tem Naaaaaaada haver com web, o broswer do gnome, entre outras coisas.
Mas pronto ainda bem que o linux não tem muita adopção, menos vírus, chatisses etc…
Bem haja,
p.s.
Por acaso até está a ficar interessante este windows 9.
tens noção que o visual do Safari no novo OS X é basicamente igual ao visual no iOS 7?
E tens noção que esse tipo de visual é usado na loja de aplicações do Mac desde que foi apresentada em 2010.
Já agora! Sabias que a Gnome tem algumas páginas na internet a explicar onde foi buscar ideias para o seu interface? E sabias que no meio dessas fontes encontras o Safari do iOS.
Pois o “novo safari não tem Naaaaaaada haver com web, o broswer do gnome”, só que por razões diferentes!
A microsoft chegou à conclusão que não pode ficar sem essas funcionalidades depois da apple e o linux as terem à muito.
Quando vi este novo windows fez-me lembrar um pouco o ubuntu. O novo windows 8 e por ai fora só me encanta numa coisa: é possivel dividir o ecrã para fazer duas tarefas. Isso é util quando queremos ler um texto e fazer apontamentos. Espero que o ubuntu adote esse sistema um dia…
Tirando isso não me encanta em nada. O linux sempre teve uma loja de aplicações. A apple também tem. Eles não vieram acrescentar nada. Com tantas alterações penso que o windows é capaz de estar a perder as suas caracteristicas.
Estão a perder a personalidade.
Apesar de ser utilizador Windows, o meu primeiro comentário quando soube desta funcionalidade foi: WTF!!! Isto é alguma novidade? Bom… se além desta, ainda trouxer um botão “Panic” pode ajudar a esconder rapidamente as janelas dos sites pornográficos!!!
Quanto ao muito apetecível botão Iniciar… que dizer… já pouco o utilizava (sim, sou daqueles utilizadores que tem o Ambiente de trabalho cheio de ícones) e desde que passei para o 8 que não noto falta alguma! Até porque facilmente se reproduz um menu com a mesma funcionalidade do Iniciar… para os mais teimosos…
Como é que já sabia que ia ler alguns a criticar o factos da ms só agora implementar coisas que existem nos Unix aos anos?
Muitos de vós devem ser haters profissionais, se a ms só agora é que está a implementar estas funções é pq viu que tinha necessidade de as implantar e pq ouviu os power users, pq para o meu pai qts menos ecrã virtuais melhor, e ele é o espectro de 80 a 90% dos utilizador ms.
Não consigo perceber pq é que algumas coisas vos fazem comichão.
+1
Nunca usei e nunca procurei essa funcionalidade… não vejo grande utilidade para a minha utilização.
Isso de so agora é que viram necessidade é uma parvoice porque se a funcionalidade estiver disponivel quem gosta usa, quem não conhece habitua-se, quem não gosta não usa!
E entretanto já gastaste uns milhares de dolares com recursos a implentar uma função que 80% não precisa.
A própria MS já tinha um utilitário que permitia ter ecrã virtuais, mas já não é atualizada à muito tempo…
Boas,desde que a MS chegou a “acordo” com o gigante americano Red Hat,agora o seu SO tem já muitas coisas “copiadas ” do linux,e agora? Se for para continuar, o vai ser do linux? Passamos a ter linux pago?
Uhhhhh, tens o OSX que é praticamente isso.
as coisas que vcs fumam….
Temos que ir ler umas cenas sobre ambientes gráficos e outras sobre software livre e open-source…
http://www.gnome.org/
http://www.kde.org/
http://www.x.org/wiki/
Podes começar aqui e ir vendo melhor o que há para Linux e que não é propriedade de ninguém. Já agora, exite Linux pago.
O windows mais parece um formato de linux pago. Com marketing e muitos milhões investidos. Apanha moscas. Infelizmente é o que ele se está a tornar.
Fazem-me lembrar uma Universidade que frequentei e assisti membros da estatutária (incluindo o diretor) a copiar partes do estatuto de outra universidade.
Quer dizer, se não temos ideias, se não somos diferenciadores então para quê continuar? Mais vale dar o cargo a alguém que faça algo por si próprio, mesmo que não faça tão bem ou que não siga a tendência.
Eu pensava que o novo windows teria uma maior adaptabilidade aos tablets, nunca pensei que aproveitassem para imitar em massa o linux. Depois não se queixei dos chineses estarem a copiar o office à cara podre com o WPS Write gratuito.
Já se imaginaram a mudar a cara do linux mas usar toda aquela tecnologia e vender? O GIMP; o Blender… Ficavamos ricos. É isso que está a acontecer…
Eles quando desenvolvem algo não podem dizer que foram imitados porque o seu código é fechado. Mas o linux pode porque ele é aberto. cARA DE PAU.
Ha 30 anos que o velhinho UNIX fazia isto tudo e mais do que isto….
Não digas isso, pq foi tudo inventado no linux. Até os terminais remotos, o multi utilizador via terminal. O CDE nunca existiu antes do linux. A stack tcp/ip tb foi inventada no linux.
Qualquer dia o pessoal do linux vai dizer que já usam ao tempo o LXC, isto claro qd aparecer no Windows ou no OSX. hint: freebsd jails…
Eu não gostei do que vi!
Sou utilizador de produtos da Microsoft, mas devo dizer que prefiro a forma como está o windows 8.1.
Acho muito ben organizado, e intuitivo.
O menu iniciar que foi pedido, e agora reinventado pela Microsoft.
É certo que o windows 8.1 foi muito criticado e continua, não sei a base para tal critica, percorri todos os sistemas operativos do windows à excepção do windows 2000 e do primeiro windows criado, de resto usei todos, 95,98 me, Xp. windows7. windows 8, e agora windows 8.1 este foi o senti mais consistência e menos problemas.
Eu penso que o facto de vender pouco, tem haver ainda com a não renovação dos pcs por parte das empresas, quando estas sim estiverem num seu limite, as vendes irão-se ver. O outro problema para a não renovação tem haver com o hardware acoplado, nem todas as marcas dão assistência como deve ser, e há imenso problemas com drivers.
Espero que esta ainda não seja a versão final…
Se es como eu e prefere o metro ao start menu tens sempre escolha no Windows 9.
De resto estou de acordo em que o w8.1 e o que apresenta mais consistência. As criticas são nomeadamente a falta do start menu e a comunidade hater em vez de se habituar e ver que afinal e melhor, choram e dão reviews baixas sem sequer experimentar (alguns).
Mas nem tudo é perfeito e devo dizer que infelizmente existe muitos problemas de drivers nos laptops antigos ou desktops com hardware antigo (e por isso que nao tenho todos os pc aqui de casa a w8).
Não percebi a calculadora. Nos outros vídeos parecia ser outra.
Há 10 atrás tinha colocado um tweak no xp que criava ambientes virtuais, com aquelas transições malucas como no Linux. Sinceramente era só fogo de vista, porque a gestão de janelas tornava-se confusa.
É sim também usei ambientes virtuais no unix à cerca de 20 anos. E na altura só achávamos engraçado.
Sinceramente acho muito contra natura relativamente à filosofia que a Microsoft tem vindo a implementar
Nada de especial, mais “mariquices?” maybe.
Considero esta aplicação bastante interessante. É óptima para organizar diferentes assuntos por desktop. Há anos que tento encontrar uma aplicação para windows com a mesma qualidade dos sistemas linux. A principal lacuna que encontro nas aplicações para o windows é o facto de ao abrir uma aplicação num desktop que já esteja aberto noutro desktop existe um “move” da aplicação. Em alguns programas consegue-se ultrapassar esta características mas em outros é impossível.
M$ é realmente mestre em copiar as coisas que já existiam!!! E o pior é que essa “nova” feature é IDÊNTICA as dos desktops GNU/Linux, não tendo nada de diferente ou “inovador” é apenas um cópia descarada…
Essa afirmação é falaciosa e revela ou falta de conhecimento, ou vontade de não reconhecer funcionalidades que apareceram num ambiente gráfico depois de existirem em outro…
Não estou a defender ninguém, há coisas que aparecem num ambiente gráfico e depois aparecem noutro, e isso não é necessariamente mau. Isto acontece no Windows, no Gnome, no KDE, etc, etc, etc. É natural que aconteça. É uma das maneiras de se avançar um produto.
Quando eu igualo a minha concorrência, ela tem que evoluir de modo a manter-se competitiva e isso é bom.
estás a ver o “menu iniciar” dos linux é uma copia descarado do windows 95. E agora? Onde está a inovação.
estás a ver o DE do ubuntu, ou o do elementary OS, são copias do OS X, e agora?
Bem vindos ao futuro…. ONTEM!
No mac os já temos centro de notificações e múltiplos ambientes de trabalho há algum tempo.
Grande inovação! Nem sequer largam aquele metro que é um terror…
Meus amigos vocês vão pagar o windows por ter funcionalidades há muito tempo identicas em outros sistemas operativos livres. Eles até podem ter ido a esses sistemas operativos livres (ao código fonte) aprender como se trabalha. O Ubuntu já faz isso pelo menos à 6 meses, que é o tempo que o estou a usar…