Quantcast
PplWare Mobile

Windows 8 é o culpado pela quebra de venda de PCs…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Gonçalo Damas says:

    Os PCs serão sempre os PCs e como existe muitos jogos e muitas comunidades de jogos, haverá sempre PCs. A não ser que inventei outra coisa que seja mais facil de transportar.

    • oh. says:

      acontece que a comunidade de jogos está a virar o tabuleiro…cada vez vejo mais jogadores a migrarem para linux…e cada vez há mais boas noticias do mundo linux no campo dos jogos…

      cumps

      • Ricardo Vieira says:

        Deves pensar que a quantidade de jogos em Linux é muita. Para começar o Linux tem de começar a ganhar terreno, coisa que infelizmente não tem conseguido. E sim, só depois é que se pensa em criar jogos em massa para Linux.

        Epha e sou um pouco realista, vai demorar muito, mas muito a acontecer tal coisa.

      • joaodh says:

        mas mesmo que se use linux vamos ter que usar um pc de qualquer forma. e se se vende menos pc´s isto indica que as pessoas optam por tablets por exemplo em vez de adquirem pcs com windows 8, o que tambem indica que as pessoas nao estao ainda disposta a usar software linux para o dia a dia, atençao estou a dizer isto em relaçao a populaçao geral, eu ca uso tanto linux como windows 7 xD

      • arkan says:

        so se for em portugal porque a grande massa br usa windows, linux é um lixo total.

        linux sempre fala que tem coisas boas mas a melhor coisa boa dele é o esquecimento.

        e a idc sempre procura um BEX e no caso foi a microsoft. Para mim a queda de pcs se deve ao fato unicamente q ng quer gastar tanto dinheiro em uma maquina top hj e amanha mesmo ela ser um nada, e os preços abusivos de peças. E tb a crise desses países europeus, o cara pensa bem antes de comprar algo, e a juventude nao quer so pcs, quer um carro tunado para sair com as mulheres, e tudo mais, e celular smartphone top para ser assaltado na esquina e levar tiro na cabeça.

        PCS sempre existirao…FATO. Agora o LInuXO não…

        • Pedro says:

          Para além do já mencionado, acrescento também que me parece que a Microsoft não anda a dormir! Toda a gente já se apercebeu que para além da contracção mundial no consumo o outro responsável pelo decréscimo de vendas tem haver com o mercado dos tablets… e é aqui que me parece que a introdução da interface metro no Win8 é a resposta da Microsoft!
          No fundo a MS está a preparar o terreno para as futuras versões do Windows trabalharem em duas frentes: PC’s & Tablets … daí o surgimento do Windows 8 RT

        • netdroid says:

          Em geral tens razão, mas deverias ser mais moderado.
          Eu continuo a ser adepto do Windows 7 e dos pcs porque têm muito mais poder (a todos os níveis).
          Para além disso, o android e windows 8, foram criados para que o utilizador tenha menos acesso ao “interior” do sistema.
          Com estes novos sistemas as pessoas estão mais dependentes do que lhes querem oferecer e têm menos liberdade para mexer no software.
          Para mim, é uma forma astuta de contornar a pirataria.
          O reverso da medalha é q as pessoas mais atentas irão utilizar estes sistemas com mais reservas, pois não estão dispostas a aceitar certo tipo de software e mecanismos que lhe são impostos.
          Eu já tive instalado o windows 8 e não gostei, pois não quero prescindir da liberdade que tenho no windows 7, onde crio atalhos, pastas, partições, etc. da forma que achar mais conveniente.

    • OneX says:

      A verdade é que este windows 8 é o pior de todos na historia da Micorsoft consegue ser pior que mileninum e Vista juntos lol

  2. Texugoelectrico says:

    Poxa, ainda não chega?

    Será que o W8 também é culpado pelas guerras e pelas doenças e por todos os outros males do mundo?

    Quanto a mim não uso mas já mexi muito e não tenho nada que me queixar. Se o mercado dos PC’s está em baixa não é por causa do W8 de certeza mas principalmente porque o mercado dos Tablets está a tirar vendas aos PC’s, principalmente aos portáteis. O grande problema é que, principalmente nos tablets, os preços já estão “esticados” ao mínimo e uma licença do W8 encarece o aparelho, no entanto se surgirem alternativas mais baratas com W8, acredito que vai vender muito.

      • Gaius Baltar says:

        +2. Culpar o Windows 8 pela queda de vendas dos PCs lembra-me a história do sujeito que encontra a mulher com outro no sofá e como vingança vende o sofá! :-). Agora a falar a sério, quem utilizar o Win8 em modo desktop, com botão iniciar, pode simplesmente esquecer a interface Metro/Moderna. Não creio que alguém deixe de comprar um PC por causa do Win8, até porque pode instalar o 7 em dual boot. O portátil que estou a utilizar veio com o Vista, que realmente é uma desgraça, então eu instalei o XP, que funciona 5 estrelas até hoje.

        • Dumitru says:

          +3 Isto esta mesmo muito mal dito, eu vejo o exemplo da minha namorado, que ja me anda a bater na cabeça para lhe instalar o w8 no portatil, viu os videos na net, mexeu em um w8 e adorou, e agora tenho que lhe instalar xDD! gostou imenso da interface UI Metro, ela ate propria me disse, o menu iniciar é esta interface UI, e eu: waw muito bem muito bem, andas a fazer progressos xDD, pq ja ouvi pessoas a dizer que o w8 é a interface UI Metro xDDD

    • Woot! says:

      Por acaso até é!

      North Korea’s official news agency announced today that the military’s planned missile test had been put on hold because of “problems with Windows 8.”

    • JBP1996 says:

      Texugoelectrico tu tens parte da razão mas o windows 8 foi mais desenvolvido para tablets do que para pc’s o que faz que muita gente se queixe do windows 8 e é por causa disso que o windows 8 fez com que o mercado dos pc’s entra-se em queda

    • Chico Silva says:

      +10000000

    • João Oliveira says:

      +3

  3. Ricardo Vieira says:

    Ora eu cá acho que não. E não sou nenhum analista de mercado. A venda de PC’s teve uma quebra pelas seguintes razões: Tablets/Smartphones/Crise Mundial/As máquinas que estão atualmente no mercado não necessitam de atualizações, visto que a oferta (CPU/GPU/…) não mudou significamente. Hoje em dia basta quase comprar um SSD e temos um bom portátil para mais 3 anitos. Isto é a minha opinião.

  4. João Azevedo says:

    Pessoal, o que eu acho é que caiu em engraça falar mal do Windows 8, nos últimos tempos qualquer coisa que se diga de “Pc’s” a culpa é sempre do mesmo.
    Não estou com isto a tentar defender o Windows, até porque uso grande parte do tempo Linux, mas o que é certo é que quem conheço que deu uma oportunidade ao Windows ficou fã.
    E já agora, em relação às vendas, pela experiência de trabalho que tive, numa loja Worten, muitos clientes abordavam, e diziam que queriam um tablet (98% Androi), e em pé de conversa percebi que os clientes compravam os tablets para usar diariamente na escola ou em viagem, isto por ser mais portátil e muito funcional, e nunca por causa do sistema operativo.

    E sinceramente, espero que a Microsoft continua assim a inovar e a fazer o melhor S.O., que a Apple continue a dar excelentes e que as distro Linux tenham cada vez mais apoios e a dar cartas como temos visto nos últimos tempos, porque quem ganha somos nós consumidores.

  5. eduardo says:

    O windows 8 não é o culpado, poderá é ser um dos culpados mas não “o culpado”! Se fosse “o culpado” não se esperava que afectasse tb a venda de Macs da Apple – embora a quebra nos Macs seja mais suave!
    Os grandes culpados são os tablets e a crise económica. Aliás é isso que é dito!

  6. Nuno says:

    Claro que a culpa é do windows 8.
    Tinham o Windows 7 um SO simples e até rápido, fizeram o windows 8 com aplicações e porcarias e mais porcarias que só fazem aquilo ser lento e sem interesse. Á partida o que haveriam de ter feito era outra versão do windows 7 mas com um design mais actual e futuristico, mas mantendo sempre a mesma linha desde o 95/98…

    • Filipe Carvalho says:

      Vê-se mesmo que nunca experimentaste o w8,diz-me só onde é que o W8 é lento?

      O Windows 8 sinceramente, bate todos os que apareceram até agora até o Windows 7,só porque está muito mais rápido.
      Gasta menos bateria,20 segundos a arrancar no meu velhinho core 2 duo de 2006 e quando arranca, podes ir logo à net sem lentidões parvas. Portando isto é mais um daqueles estudos sem sentido algum

    • Mário Cardoso says:

      Esse é um comentário títpico de quem ainda não experimentou usar o Win 8 durante dois dias.

      A que porcarias e mais porcarias te referes?
      Lento? O teu PC deve estar avariado. O Win 8 é mais rápido em quase tudo! E nunca mais lento que o Win 7.

      Pela tua ordem de ideias, daqui a 30 anos vamos continuar a usar um Win 95 com mais cores e transparências! Que inovação…

    • António Pereira says:

      Obrigado por teres descredibilizado o teu próprio comentário.

      Poupas-me trabalho a responder-te 😉

    • JBP1996 says:

      tu podes pensar que o windows 8 é lento mas não,vários estudos comprovam que o windows 8 é muito mais rápido e agil a funcionar, o unico problema é que as pessoas não estão preparadas para o usar. O windows 8 até que é bastante simples, ele é praticamente o windows 7 só muda é aquela interface. O problema do windows 8 é que foi desenvolvido mais para tablets e não para PC’s

  7. Mike says:

    Penso que nao deve ser so do sistema operativo. Estava numa altura que muitas pessoas apercebem-se que nao precisam nada mais que uma tablet para o que fazem diariamente.

  8. ricardo monteiro says:

    acho que a opcao de retirar o menu de iniciar foi um erro grave , juntado o factor crise e as empresas dos jogos estarem apostarem em linux .

  9. Cap says:

    A queda de venda dos PC’s quanto a mim tem um único culpado: iPad.
    Quanto ao windows e o seu futuro vejo duas alternativas: após alguns primeiros anos em queda, ficará com uma quota para o sector profissional e manterá essa quota durante muito tempo. Ou projectos como o leap motion combinados com novos paradigmas de interface no windows e com boas integrações no hardware poderão ser uma alternativa aos tablets.

  10. Laggunna says:

    Os grandes grupos financeiros ao ataque. Primeiro foram os países, depois, não satisfeitos, levam a que as pessoas à miséria, agora, chegou a vez das grandes empresas. Nada pára os tubarões!

    Bem hajam!

  11. Joao says:

    Um analista também disse que o iPhone 5 é melhor que o Galaxy SIV. Se isso não é ser hipster ao mais alto nível…

    Microsoft não vai acabar. Windows pode acabar, ou pelo menos, deixar de desenvolver novas versões e focar-se nas suas duas armas W7 e W8. No entanto, podem existir milhares de distribuições Linux e MacOS, mas nenhuma delas será como o Windows. O Office, por exemplo, é uma ferramenta indispensável no mundo da tecnologia (até porque a tecnologia não é para pessoas que querem ter gadgets para brincar com eles e jogar joguinhos parvos sem conteudo nenhum, só porque sim) e é uma treta usar Office em ecrâs touch.

  12. Jose says:

    Isto não admira nada, o Windows 8 foi um flop ainda pior que o Windows Vista.

    O Market Share do Windows 8 está abaixo da marca de água, ao lado do MAC, e em baixo do Windows Vista.

    E falavam que o Windows 8 vendia mais que o Windows 7, as vendas que falavam era o Windows 8 a vir de origem, e 3 em 4 utilizadores fazerem downgrade para o Windows 7.

    • Ricardo Vieira says:

      Lê-se a primeira frase do teu comentário e tira-se logo conclusões sobre a tua persona.

      • eduardo says:

        em termos de vendas e penetração de mercado começa realmente a revelar-se pior que o Vista!

      • Canelas says:

        Nem todos podem gostar do 8. Eu adoro o 7 e prefiro manter-me como estou.

      • Jose says:

        Meu amigo eu falo pelo o que estatísticas mostram, e não porque gosto mais de um ou de outro.

        E falo também por experiência própria, o Windows 8 é instável em comparação ao Windows 7.

        • Alexandre Amaral says:

          Instável? Em quê? Argumenta mais essa afirmação sff pois estou curioso…

          • Reis says:

            olha eu comprei o asus zenbook ux31a com o win8 e esta porcaria é mesmo instavel! Tenho um pc que é uma boa máquina, i7, ssd… e o win8 desliga-me o wifi só porque sim, o touchpad deixa de funcionar… não me venham dizer que isto é estavel… dei 1340 euros pah!
            Cumprimentos,
            Reis

    • Gaius Baltar says:

      Há diferenças entre o SO ser ruim e não ter sucesso (Vista), ser bom e não ter sucesso ainda (Win8) e ser bom e ter sucesso (XP).

    • JBP1996 says:

      Jose diz que o windows 8 é pior que o vista ne? então se diz isso é porque usou os dois?

      Mas se está a dizer isso sem ter usado o windows 8 ou usou e não se deu, não tem razão nenhuma para se queixar. foi como eu disse um pouco mais acima o problema do windows 8 é que as pessoas não estão habituadas a ele. Pode ser o seu caso mas não sei. O windows 8 até que é simples e rápido. O problema é que este foi mais desenvolvido para tablets e não para PC’s mas basta a pessoa ter curiosidade e paciência a pessoa habitua-se a ele não é dificil. as funcionalidades daquele manu do windows 8 estão concetradas nos 4 cantos do ecra do pc depois é saber trabalhar, porque o windows 8 é praticamente o windows 7 so muda aquela interface, porque uma pessoa faz o seu dia a dia é no ambiente de trabalho. aquela interface nova do windows 8 é como se fosse o menu iniciar nada mais

  13. Jvs says:

    Ao longo dos anos a Microsoft tal como a Nokia nos telemóveis, tem cometido erros sucessivos que eventualmente lhe irão custar a liderança do mercado. Infelizmente aqueles que lhe poderiam fazer chegar esse fim, estão distraídos com interfaces da treta e gadgets como pad’s, esses sim com um futuro curto. O problema da MS é o licenciamento, o fechar do licenciamento vs as dificuldades monetárias tem motivado o mercado domestico a procurar caminhos alternativos. O domínio da MS começou na casa das pessoas, que depois trabalham em escritórios e empresas. O Windows 8 em termos funcionais pouco acrescenta ao Windows 7 que terá sido a primeira versão estável/confiável após a versão XP.

  14. Paços Dias Aguiar Mota says:

    Como disse o Mike e concordo, as pessoas começam a perceber, e até devido a crise, aquilo que realmente presisam.

    Do meu ponto de vista:
    Tudo começou com desktops, quem queria computador teria de ser desktop pois os portateis a 15/20 anos atras eram carissimos. Depois veio a massificação dos portateis e os EEE Pc’s, mas quem usava PC verdadeiramente ficou e fica na mesma nos Desktop (PCGamers, Hackers etc), mas a grande maioria de utilizadores optou por portatil, porque para o que faziam nao justificava ter um “monstro” em casa e aí deu-se a grande quebra de vendas de desktops.
    Hoje em dia e repetindo o que disse mais atras, quem usa verdadeiramente o PC continua nos desktop, quem necessita de pc para trabalho fica nos portateis, porque é mais pratico do que os desktop, quem usa PC para redes sociais ver filmes, vidoes no Youtube etc, que são a grande fatia do mercado, optaram por comprar tablet em vez de trocar de PC, a meu ver é isto que se passa.

    Creio que não vale a pena virem com estes estudos que culpam uma entidade, que no fundo não tem culpa no cartorio uma vez que são os proprios fabricantes que optam por por o SO da MS nos seus PCs, estes fabricantes que deixem de ser ganaciosos porque como todos nos sabemos, estes fabricantes recebem uma boa maquia por casa Windows que é ativo nas suas maquinas e daí eles proprios não tentam apresentar alternativas ao utilizadores menos informados da grande variedade de SO que existem, logo os verdadeiros culpados são os fabricantes, isto na minha opinião.

  15. José Silva says:

    Tretas! O w8 é mesmo o melhor S.O., laçado pela Microsoft. Rápido e fluido e muito simples de usar, está lá tudo e melhor, basta usar, e aqui é que está o problema quem mais fala mal são precisamente aqueles que nunca o usaram. Há aqui inclusive, pessoas que se assumem como profissionais e dizem barbaridades! Ora eu não sou profissional e adaptei-me em segundos! No início habituado à beleza do W7, estranhei, mas depois de experimentar não quero outra coisa. Mais, a no mais fácil de o usar no PC que no tablet, já experimentei e usei e vocês ” os especialistas”, já o fizeram? Duvido. Até me mato a rir quando dizem que é difícil usar a interface metro, se têm tanta “dificuldade” em usar um coisa tão intuitiva, nem percebo como usam um telefone inteligente ou um dos novos tv’s? Não me digam que não conseguem usar, porque a interface é diferente? Nem para rir! E digo mais instalei nos 4 pc’s cá de casa a par do W7, vista e XP, e nunca mais ninguém usou estes sistemas! Porquê? Porque a simplicidade do W8, é demais, e ainda com um bónus, o novo menú iniciar, que tem os anteriores programas mais as apps, mais a rapidez e flexibilidade! Sim porque está lá tudo, basta fazer o que sempre se fez, procurar, até aqui é mais simples. Só uma nota TODOS os S. O., estão legalizados, bastou aproveitar as promoções, por 29,90€ ninguém ficou falido por isso!

    • netdroid says:

      Acho que és mais um enganado pelas facilidades de utilização. Eu já experimentei o windows 8 e acho que está mais feito para controlar as pessoas e levá-las a escolher apenas o que o sistema quer.
      Quer quer ir mais “fundo” no software e modificações, fica bloqueado mais cedo.
      Realmente é um sistema feito para uma fácil utilização, ou seja, para quem percebe muito pouco de software e do perigo que é deixá-lo mandar em nós.
      Eu gosto de fazer as minhas escolhas, não gosto que o sistema me obrigue a fazer o que eu não quero.
      Aliás, na minha vida, eu funciono assim. Liberdade nunca fez mal a ninguém.

  16. David Oliveira says:

    Um dos muitos fatores, até pode ser o Windows 8, tenho um portátil com quase 4 anos, onde utilizo o Visual Studio intensamente para trabalhar 8h a 10h p/ dia e a atualização para o Windows 8 deu-me a mesma performance ou melhor que a do Windows 7, sendo que o meu CPU é apenas um Intel P6000.
    Para quê adquirir um PC novo? Serei o único a pensar assim? Por isso sim, em parte o Windows 8 é culpado, mas por boas razões.

  17. Woot! says:

    O Windows 8 só não tem mais marketshare, por 2 simples razões:

    1º Para quem tem Windows 7, existem poucas razões para mudar.

    2º Para o ‘Average Joe’ não é necessário um pc, visto que hoje em dia, um tablet e um telemovel dá perfeitamente para ir ao facebook e ao e-mail.

    A culpa da quebra na venda de pc’s deve-se aos dias actuais que mudaram radicalmente nos últimos anos. Nada tem a ver com o Windows 8.

    • José Silva says:

      Nem mais meu caro, não tenha dúvidas que acertou em cheio.

    • eduardo says:

      Falta a terceira razão! A Microsoft não soube fazer um produto que apelasse à maioria das pessoas. Não estou a dizer que o Windows 8 é mau, mas claramente a Microsoft não soube criar algo que se ajustasse ao mercado… e digamos que o Windows 8 sofre de dupla personalidade com traços de doença bipolar

    • Alexandre Amaral says:

      E não esquecer a crise, parece que o pessoal esquece-se todo desse pormenor.

      • José Cordeiro says:

        Concordo plenamente com o Alexandre Amaral.

        Pelo que vejo nas escolas e universidades é que grande parte do pessoal que usa portáteis ainda são dos e-escolas, e não há necessidade de mudar de portátil porque este ainda funciona e talvez não haja orçamento para comprar um novo a não ser que este deixe de funcionar…

  18. José Silva says:

    Só mais um apontamento, não estará os pc’s sofrendo uma brutal concorrências dos telefones celulares inteligentemente tablets, que têm preferencialmente Android e o IOS? A maior parte das pessoas que conheço não falam de outra coisa, todos querem ter um tablet, e já têm telefones muito evoluídos, com telas de ecrã cada vez maiores, , para consultar o e-mail, ou ler qualquer coisa na internet ou até tirar fotos e fazer pequenos filmes, servem perfeitamente, é neste momento o meu caso, já que li esta notícia num I-pad! Para ver notícias e pequenos comentários serve, mesmo que com alguns erros por à mistura. O único grande erro da Microsoft neste processo foi ter adormecido à sombra do PC, e ter descurado os telefones e tablets, começou só agora e timidamente a responder a este mercado, no futuro, certamente teremos mais notícias, sobre o assunto, quase de certeza. Os PC’s estão a sofrer com a concorrências dos equipamentos da moda estão, quer tenha. Windows ou Linux, mas isso estes “especialistas” não vêem. Falo pela minha experiência de amador, o que humildemente assumo, num lugar em que todos se acham especialistas, para trabalhar, ou seja tudo que Informaticamente é possível fazer, só temos uma ferramenta a sério e essa é o PC, para as pequenas coisas do dia a dia, hoje os telefones e tablets servem perfeitamente, e temos que reconhecer, a maior parte das pessoas nem 10% sabem usar dos equipamentos que têm ao dispor. Os especialistas, que o digam, nas empresas ou lojas quando, têm que gramar alguém reclamando porque não sabem onde ficar o botão de ligar o equipamento. É que há muito disso, até queixas de impressoras que não imprimem e quando vamos ver, não têm sequer- papel ou tinteiros para fazer o seu trabalho, só espero que os ” especialistas” que a aqui falam não sejam um destes tristes exemplos de analfabetismo informático.

    • eu says:

      Concordo, vejamos uma coisa, quem é que usa a fundo um PC? Só os ditos geeks e pouco mais, fora isso o resto da população quer é facebooks, mails e noticias o que com um smartphone ou tablet o fazem, e para quê comprar um PC novo se o antigo ainda dá uns toques para qualquer trabalho mais exigente? não será o W8 ou qualquer outro S.O que irá mudar esses modus operandis, mas sim algo inovador e melhorias consideráveis nos notebooks

      • José Silva says:

        É exactamente isso. Até que devido à conjuntura económica, hoje muitos não se arriscam em apostas nem experiências. Por isso disse, e note-se com isso não quero ofender ninguém, acho estranho ver apontar defeitos algo despropositados, por quem nunca experimentou, ou pior, assumindo-se como alguém que conhece muito de informática quando nos salta à vista, que pouco ou nada percebem., São estes o alvo da minha admiração, porque para o resto tem toda razão, a maior parte das pessoas mal sabe usar o elementar, quando mais adaptarem-se a uma nova interface. Foi por isso que comentei, não gosto de fazer muitos comentários, mas ao ler tanto disparate absolutamente contrário à minha experiência pessoal e muitas vezes sem sentido, cansei. Agora convém realçar como você referiu e outros mais sensatos, talvez não compense em tempos de crise, trocar, visto que podem estar bem servidos, isso é uma questão, como também o facto de existirem equipamentos que são excelentes substitutos para as pequenas tarefas, que são baseados em outros SO’s e aqui está, neste momento, o busílis da questão, a Microsoft, quer queiramos descurou e muito este nicho de mercado, deixou-se ultrapassar nestes últimos anos, o W8, é a primeira reacção a esse atraso, mas não tenhamos dúvidas, vai-se emprenhar a fundo na questão. Eu vi logo isso com a excelente interacção actual entre um PC e a X-box. E eu disse atrás que estava a usar um I-pad. que o tem e tem uma X-box, sabe que a Microsoft, até para o I-pad possibilita o smatglass. É só ver e experimentar e verão que afinal não se perdeu nada.

  19. luislelis says:

    Conjuntura internacional.

    Crise impede novos investimentos.
    Recuperar maquinas velhas com linux impede compra de nova maquina afinal reciclagem e nova ordem de progresso.
    Telemoveis tabletes permitem muita gente ter um computador no bolso quase gratis.
    Descoberta do software gratis vicia (pq pagar mais?).
    Crescimento de paises emergentes sem a necessidade de pcs toma forma.
    Acesso a informacao mudou. Tudo esta na net em html bastando um bom navegador.
    Capacidade de processamento deixou de ser um exclusivo dos pcs.
    Portateis recusam o caminhar em sistemas operativos gratis consequentemente software gratis e touch screen como standard ainda nao chegou aos portateis de entrada de gama.
    Curva de aprendizagem reduzida nos dispositivos moveis.
    Por fim a tv passou a ser usada como pc ligada ao mundo e funciona sem windows.

    Windows 8 e bom mas dispendioso de manter. Um pc baseado em windows sai caro (nao e o meu caso pq pirateio tudo e sem vergonha).

    Aquele abraco

    • Cris. says:

      “Windows 8 e bom mas dispendioso de manter.”

      Dispendioso ? No lançamento, eles vendiam-no por 30€. Se comprares 1 PC jà vem pré-instalado. Acho que actualemente estàs nos 70€.

      “(nao e o meu caso pq pirateio tudo e sem vergonha).”

      Tambem era assim à uns anos atràs até perceber-me da vulnerabilidade que é ter tudo pirateado e se pode perder bem mais nisso. LOL pro povo que pirateia os softwares mais importantes do PC tipo SO, Antivirus, enfim…. Actualemente evito de piratear software ou opto por Freeware.

  20. Ricardo Santos says:

    Começo por dizer que so usei uma única vez o windows 8… Por isso nao vou dizer que é mau ou que é bom… Aquilo como consumidor posso dizer é que nao me atraiu. Mas obviamente ao utilizar mais tempo poderia qui cá mudar de opinião. No entanto como ja acima foi mencionado, quem utiliza w7 eque esta estável de momento e que responde a todas as necessidades nao vai andar a trocar so porque é muito mainstream….
    Acima mencionaram a questao dos jogos, esse paradigma vai mudar. Cada vez mais se joga nos tablets, seja ios ou android…. E agora no Linux com a chegada da steam…
    Tudo depende dos fabricantes dos drivers e das empresas que desenvolvem os jogos.

    No entanto comparações do windows 8 com o vista parece-me injusta… Obviamente que é superior ao vista.

  21. António Pereira says:

    Claro que o crescimento constante do Mobile e o facto de cada vez mais dispositivos como Tablets e Smartphones responderem a todas as necessidades do público casual (a maioria) com melhores preços e maior comodidade não tem qualquer influência.

    Recomendava a leitura de alguns livros relativos ao Mobile e crescimento do mesmo que talvez consigam explicar de uma melhor forma o cenário que hoje vivemos e será cada vez pior (num futuro tenho quase a certeza que os PC’s como os conhecemos serão exclusivos de quem trabalha com eles ou procura algo que só eles oferecem).

    Até o Developement na Web tem seguido cada vez mais uma lógica de Mobile First de forma a corresponder ao Responsive Web Design.

    De uma coisa tenho a certeza, o Windows 8 vai ser um Fail à força. Quantas são as pessoas que falam mal do sistema e não o conhecem ou não lhe dão qualquer oportunidade?! Devo ser azarado, mas a maioria das pessoas que apanho pessoalmente a falar mal do sistema baseiam-se no que ouviram falar e não no que experimentaram (ao inicio dizem que experimentaram mas rapidamente se apanha o mentiroso).

    Para mim é o melhor SO da Microsoft, mas aviso desde já que sou maluco por isso não me levem a sério … levem sim a sério quem o culpa de tudo e mais alguma coisa 😀

    • José Silva says:

      Estou totalmente de acordo com o seu comentário. É essa uma grande razão, essa e a maldita crise que assola sobretudo a Europa e consequentemente, com mais força em Portugal. Não tenhamos dúvidas que num futuro muito próximo, senão já hoje, serão os equipamentos mais simples, baratos e práticos que terão a preferência dos consumidores, mesmo que, meses depois, sejam belas peças de museu. A longo prazo não saírão assim tão baratos. Agora, como utilizador, não me revejo em nenhuma das criticas ao sistema operativo, é mesmo melhor do que os outros, nem nem o argumento de instalar outro sistema num ssd, vale. Pois se TODOS aceleram e muito num disco ssd, imaginem o W8, já de si muito rápido. Permita-me uma nota final, ao contrário do que se diz e até no intimo a própria Microsoft, acho muito mais simples usar a interface modern no PC com o rato, do que num tablet Microsoft surface que já usei. Mas esse talvez seja defeito meu, pois o meu tablet habitual é um I-pad3. Dentro de pouco tempo como disse uma bela peça de museu, enquanto que o PC, ainda andará por cá muito tempo, óbviamente, não tanta existirá necessidade de o actualizar ou trocar,, a não ser, quem jogue a sério nele e/ou necessite de realizar tarefas muito pesadas com o vídeo em alta definição, por exemplo.

  22. Renathofl says:

    Me desculpem ,mas o windows 8 é uma porcaria . Tem a ver sim a queda DE VENDAS COM ESTE s.o. O win 7 estava bom , se quer melhorar aprimore os programas e nâo queiraam inventar a rodo uotra vez. O win8 esta para o windows assim como a unity esta para o Ubuntu . Muitos nâo usam mais o Ubuntu por causa do unity , e o mesmo acontece com win 8 . As pessoas compram um novo pc e pedem para retirar o win 8 e instalar o win 7 . O win 8 foi um tiro no pẽ da micro$oft outra vez , vide o vista.

  23. Harkonnen says:

    O Windows 8 é o culpado pela quebra de venda de PCs…. ??
    Sim, mas temos que analisar a situação, não de modo depreciativo.
    Através do W8 o comum dos mortais prefere utilizar um tablet (ex. Surface), em vez dum desktop para assim aceder aos mail´s, web, office, etc, e assim ter a comodidade de o poder fazer onde quiser. Não apenas num local físico.

  24. says:

    Isto é só o principio. A Apple a Google e muitas outras já tinham percebido há muito tempo que o sistema operativo se está a tornar irrelevante. Não se importam de “canibalizar” os próprios produtos como se fossem a concorrência para daí resultarem ofertas mais consistentes para o mercado. Só a Microsoft não quis ver a evolução a acontecer durante muitos anos.

    Agora estão-se a notar os efeitos dessa inércia. Acham normal por exemplo a resolução do ecrã tenha estagnado mas agora pedem-nos o dobro do preço pelo mesmo benefício ?(mesmo que o hardware tenha evoluído o consumidor só nota que agora tem uns quadradinhos às cores) .

    Existirem 3 plataformas incompatíveis com o mesmo interface gráfico e com o memo nome só serve para as pessoas ficarem descontentes porque não se pode usar os mesmos programas nas versões diferentes (por exemplo o Photoshop do windows8 ( não dá para o Win RT(que raio de nome) ).

    A Microsoft já devia ter abandonado a “marca” Windows ou então fazer com que as varias plataformas (ARM e X86) fossem completamente compatíveis. Isto é uma grande barreira á inovação. Mas o mais injusto é que apesar de tudo o Windows 8 não está nada mal como sistema operativo. Foi radical demais em certas opções do ponto de vista da experiência de utilizador. Com estas questões todas os consumidores ficam baralhados e preferem comprar algo mais simples, barato mas que funciona. o Windows 8 dá um empurrãozinho.

  25. eu says:

    O grande Problema da quebra de Pc, julgo não ter a ver com o W8 ou Linux, mas sim pelo facto de que actualmente não ser preciso ter um pc( portátil ou desktop) novo para ir ao mail ou facebook/google+ , o que a maioria das pessoa faz. Então optam por comprar um smarphone/tablet que lhes dá outra liberdade e usam o PC quando é necessário fazer algum trabalho mais exigente o que para tal não vão andar a comprar PCs a toda a hora.E depois existe a evolução tecnológica dos tablet, que todos os anos são mais finos, mais leves, melhores resoluções, rápidos, autonomia etc…ao invés nos PCs o que temos, W8, ubunto? Não chega,julgo não ser suficiente para efectuar uma troca de 4 em 4 anos como se fazia, então vamos julgar o W8 pela quebra de vendas? É assim mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

  26. okapi says:

    Na minha opinião os habitos de consumo nos países com maior poder economico estão a mudar. O obsecado ( geek) desta decada já não é mais como da decada passada ou a novidade do PC nas massas já não surte mais o efeito de tambem querer.Dou como exemplo onde vivo num país onde os pais tẽm poder economico e um forte poder de compra, os putos 16/18 anos pré universitários ou colegios nem querem saber do windows 8 e aqueles que conhecem dizem que é um SO pouco cativante ao ponto de fazer-lhe mudar, querem coisas simples que os telemoveis os habituaram, dizem que o Win 8 é uma perda de tempo e que o Windows 7 faz mesma coisa e melhor porque já o conhecem. Quer queiram quer não as mentalidades estão a mudar a um ritmo acelerado o tipo de consumo já começa a ser outro e a prova é que as grande cadeias de consumo eletronico começam a fechar portas por essa Europa fora e outras em serias dificuldades e algumas mais exclusivas e mais pequenas começam a vender outro tipo de produtos. Em Portugal talvez não se note muito porque as pessoas não tẽm dinheiro para gastar, ir ao estrangeiro 2 e 3 vezes por ano de férias, na sua maioria confinam-se a ficar em casa e a matar o tempo nos computadores e isso aguça a procura da novidade. A maioria dos que aqui vêm ao forum são Geeks , obsecados por tecnologia uma minoria que vê as coisas doutra forma, mas se forem à rua e perguntarem pelo Win 8, ficam a saber o que a maioria pensa e outros nem querem saber ou não sabem o que é. No meu caso Eu comprei uma licença que acabei por nunca instalar no laptop,tenho um Desktop com windows 8, mas passo 80% da sua utilidade diária na partição openSuSE, um velho amigo. Portanto falta qualquer coisa ao Windows 8 e por outro lado já o disse o Win8 pode ser um bom SO mas, algo falha ao ponto de se tornar cansativo operar com ele.O facto de ser mais rápido uns segundos não trás acrescimo nenhum para o comum dos utilizadores e se instalarem o WIN7 num SSD então é que a diferença não compensa nada. A culpa da quebra de vendas dos PC não tem em parte haver com o WIN 8, mas a espectativa posta neste SO desfraudou os fabricantes na sua maioria habituados aos lançamentos anteriores. Os fabricantes precisam de algo que lhe faça vender os PCs e neste caso MS falhou.A meu ver os PCs nunca vão acabar poderá no futuro haver novidades a nivel de SO por parte dos fabricantes. Vamos esperar.

  27. Rodrigo Quiterio says:

    O win8 é uma questao de hábito mais nada… O problemas é aquelas pessoas que nao gostam de mudanças e qualquer mudança dizem logo que nao sem tentar se habituar! Enfim… Eu tenho o win8 no meu pc e gosto é mais pratico!

    • eduardo says:

      tenho que dizer que o argumento “uma questão de hábito” esquece por completo que uma pessoa a quem se coloca essa questão pode simplesmente não querer essa mudança de hábitos, ou então a mudar pode mudar para outras alternativas que a satisfaçam mais!
      E o Windows 8 tem um grande problema, para se tornar funcional num PC está cheio de pequenos truques que não são evidentes e intuitivos. Mesmo num tablet, há pequenos truques não evidentes, que às vezes se comportam de maneira diferente sem se perceber muito bem porquê!

    • José Cordeiro says:

      +1

      E digo mais, dizem que é para tablets mas sinceramente penso que num pc é possivel tirar mais partido de SO que os tablets.

      Falo por mim que uso teclas de atalho a torto e a direito…

    • netdroid says:

      És mais um que não percebe nada de software e gosta que o sistema mande na pessoa.

  28. João Reis says:

    O Windows 8 é mais uma versão Beta que a MS insiste em impingir, no entanto a grande razão para quebra de vendas é o facto de o Software (motores de jogos,gráficos) não evolui para ultrapassar o Hardware.

    À quatro anos para cá o hardware deu um grande salto, e o software não 😉

  29. Jorge Santos says:

    W7/W8…tentem convencer os “Gurus” da “MICROgates” a retirar a interface Metro e depois comparem até lá tudo o que se possa dizer é conversa de “tasca”; e sim , a crise tem a ver com as vendas isso é garantido, e por acréscimo aqueles aparelhos que todo mundo usa( but me still poor damnit)dos quais tenho uma visão periférica também têm a culpa. Para terminar tenho aqui a minha primeira “caixa ” construída não comprada em 1997, e com uns ups de vez em quando funciona que nem “Gingas” quase tão bem como o portátil da Asus com 3 anos que comprei a prestações por necessidade profissional ambos com W7 é claro…, então na minha modesta opinião as “caixas” ainda não estão ligadas à máquina de ventilação falta é “guito ” a nível global!!! Metro interface? Comparem aqui http://www.howtogeek.com/145984/why-i-still-use-windows-7-after-a-year-of-trying-to-like-windows-8/ . Bom fim de semana a todos.

  30. Diogo says:

    Meus caros, se calhar isto acontece devido à existência de tablets não? Existem muita pessoa por aí que nem precisa de um pc e não o compra, pois usa a tablet (cada vez melhores e a baixos preços). Não acho que a culpa esteja no Windows 8 mas claro quem não quer ver a verdade deixa-se levar por estas “mentiras”

  31. Mário Jorge Amorim says:

    Concordo totalmente!

    A Microsoft queria inovar e lixou-se bem!
    Se queriam criar um sistema operativo, com a porcaria da Interface Metro Ui e sem o precioso botão iniciar, criavam versões diferentes dele. Mas não foi assim que fizeram. O Windows 8 parece uma salada russa. O Windows 8, não é para desktops. É para pc de toque. Mas a Microsoft resolveu ignorar isso!

    Quero distância, dessa porcaria, chamada Windows 8!

    É caso para dizer: Cá se faz cá se paga!

  32. António Carlos says:

    Meu caros o que esta acontecer é uma mundança e grande e a MS esta na linha da frente ainda ninguem viu isso.
    Esta viragem de interface é prova diss… Há uns anos a MS criou o primeiro pc touch na altura fui muito a frente no seu tempo. para quem não sabe do que falo era uma secretaria que tinha o pc no tampo. Isto quer dizer que MS já na altura sabia que Touch era o futuro, mas o mercado não comprou a ideia, mais tarde a Aple com sua Maquina de Marking faz nascer o Ipod depois o Iphone e Ipad… Outros todos vão a tras. A MS demora a reagir mas lanca W7 Phone e mais tarde WP8 e Windows8… Faz uma coisa que ninguem estava espera decide ser tambem hardware e lança Surface. Isto porque? pois vi que o que tinha pervisto aconteceu o Touch era o futuro os dipositivos moveis tambem, eles sabem isso o mercado esta a trabalhar para isso, Quantidade Hibridos que estão ai, Ate carros já tem consulas touch, voltando a questão esta mundaça da MS mostra bem como esta atenta ao mercado, MS passou a ser mais comercial e usar o marking, reparam que até em portugal já se faz publicidade W8 uma coisa que nunca fui feita antes.
    Este estudo só mostra que de analistas estes senhores tem nada… O que esta acontecer ao mercado do PC já acontecia a muito começando pelo masificação do portatil e agora Pad.s para uso da grande parte dos utilizadores chega logo o caminho esta certo e MS com W8 esta obrigar o mercado a isso mesmo, na minha opinião muito bem, desta vez em vez de seguir atendencia esta a criala, Em breve vamos ver muitos produtos MS por ai mais que nunca todos basiados na familia WP8 e W8.

  33. Enfim says:

    Se a culpa fosse realmente do w8 veríamos o OS X e Linux a crescer algo que não acontece.

  34. Enfim says:

    +

    Antes de aparecer o w8 já o mercado de PCs estava a diminuir.

  35. limonete says:

    Esta história faz-me lembrar os ratings das agências financeiras, que vão levando os países da UE ao charco, “coincidentemente” beneficiando alguém. Quem fala mal do Windows 8, não o usa. Falar mal de um sistema operativo, que é algo que os tais falantes provavelmente não sabem o que é, por causa da interface metro, por menos que se goste dela, é no minimo ridículo.

    • netdroid says:

      Tu é que és ridículo. És mais um da geração facebook! Como não percebem nada de software e computadores, aceitam tudo o que o sistema quer fazer…desde que seja giro…
      Eu já tentei mudar do Windows 7 para o windows 8 e não consigo, pois não gosto que o sistema operativo mande em mim.
      Um tablet não chega aos calcanhares de um pc e estes sistemas tipo “touch” são bons para entretenimento e utilização mais rápida fora de casa.
      Para uma utilização mais profissional e exigente… são uma boa porcaria.
      Por isso os pcs vão vender-se menos. Não faz sentido um pc com este tipo de sistema “touch”. Seja Windows8, Android ou outro do género.
      Não estou a ver-me a utilizar o MSOffice, o Photoshop, o AutoCAD ou outros programas do género, com o Windows 8.
      Já sei que pode ser utilizado sem a interface metro e com uso do rato e teclado, mas para isso, existe o espetacular Windows 7.

  36. Felippe says:

    acho que a microsoft deveria investir no windows 7 e nao soltar esse windows 8 ai, acho que o culpado disso sao os tablets

  37. João says:

    Quem defende o windows 7 leve a bicicleta e os que defendem o windows 8 levem o tricícolo. Os pedais fica para quem os apanhar. 😛

  38. Benchmark do iPhone 5 says:

    A IDC diz que a quebra nas vendas a nível mundial foi de 14%.

    Em Portugal, agravado pela crise, foi o dobro – 28%

    http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/mercado_portugues_de_computadores_acentua_que_1233706.html

  39. José Brandão says:

    Para ja o Windows 8 é igual ao 7 com algumas melhorias. Depois as pessoas não tem o poder de compra que existia antes, a crise não esta so em Portugal, e depois a evolução da tecnologia faz com que as pessoas optem por outros aparelhos nomeadamente tablets, para quem usa PC para lazer uma tablet é muito mais pratica, por isso para bom entendedor meia palavra basta. Basicamente as vendas baixaram pk não existe poder de compra e tb existe outras aparelhos bastante interessantes e práticos, isto para não falar dos smartphones que praticamente são computadores de bolso hoje em dia. E a Microsoft vai se safar bem.

    • netdroid says:

      Achas tu que um tablet é mais prático. Concordo que, fora de casa, num café, etc, até dá jeito,mas de resto, é uma boa porcaria.
      O meu filho tem um tablet Asus TF700 (Ganda máquina) e um pc (i7 3200mhz skt 1366, 3gb ram, gráfica asus GTX675, monitor HP 22″). No entanto, quase não pega no tablet.
      A minha mulher tem um portátil recente (16/9 e média gama) que eu considero dos melhores.
      No entanto, o meu filho não larga o pc dele e a minha mulher está sempre a querer utilizar o meu pc (i7 3200mhz skt1366, 12gb ram, grafica ATI4890, monitor LG 24″, disco SSD, etc, etc).
      Será por causa de ser giro? Naaa, é por causa de ser uma máquina fantástica.

  40. Pode até não ser culpa do Windows 8, mas a arquitetura Wintel perdeu a guerra contra a arquitetura Linarm nos portáteis e tablets, e agora a arquitetura Linarm avançará sobre os desktops com os miniPCs, economizando uns 150 watts/hora para os usuários.
    Adeus, Wintel! Já vai tarde!

  41. João Branco says:

    Meus amigos, existem milhares de aplicações profissionais que so funcionam em PC… os PCs não foram criados e não servem so para jogar joguinhos e pra ir a internet. Jogos jogam mil vezes melhor numa consola, e pra ir a net, pois tem os tablets e todos esses gadjets que ha pra ai as carradas.

    Agora…vão la trabalhar animação 3D, utilizar aplicações CAD, trabalhar video, num tabletzito… acreditem, os PCs estão muuuito longe de acabar, talvez se tornem ferramentas cada vez mais profissionais o que é uma coisa bem diferente, acho muita piada a esses “estudos” que parecem mais ser feitos por crianças de 10 anos do que por adultos… É a minha opinao.

    • netdroid says:

      Exactamente!! Os meninos e meninas da geração facebook é que gostam destes softwares tipo tablet e touch. Pudera… não percebem nada de software. Nem sequer um atalho ou uma pasta sabem criar! Preferem que o sistema mande neles. Depois queixam-se quando vêem dinheiro ser-lhes retirado da conta bancária e coisas no género. Aceitam tudo, desde que seja fácil, rápido e principalmente, giro.:)

  42. lontra says:

    Onde está a gartner e a IDC agora que saíram os números da Msft??
    adoro estes cartomantes….. sempre errados….

  43. Hippie says:

    Quem pouco inova e pouco pensa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.