Windows 10 pode trazer apps Android para o Windows Phone
Mesmo sendo um sistema operativo em franca expansão, o Windows Phone apresenta uma lacuna que para já limita em muito a sua utilização. Falamos da falta de aplicações para este sistema, quando comparado com a concorrência.
No início deste ano surgiu um rumor que dava como provável que a Microsoft iria abrir o seu sistema e que passaria a suportar aplicações criadas para Android.
A informação vem de dentro da própria Microsoft e mostra que poderá ser já o Windows 10 a trazer esta mudança para os dispositivos móveis da Microsoft.
A luta da Microsoft por conseguir criar o seu ecossistema, que se espera que venha a contemplar as várias versões do Windows, tem estado a encontrar uma oposição grande por parte dos programadores.
Espera-se que a união destas várias versões do Windows, que deverá acontecer já no Windows 10, possa abrir ainda mais a oferta graças às Aplicações Universais.
Mas a Microsoft tem um plano que colocará em marcha se esta sua ideia não for suficiente para convencer os programadores a criar aplicações para os seus sistemas.
A solução passa por abrir o Windows Phone a aplicações de outras plataformas, alargando assim a oferta de aplicações para este seu sistema operativo e também para os seus utilizadores.
Esta informação que agora voltou a surgir foi apresentada pela ZDNet que teve acesso a mensagens de email trocadas dentro da Microsoft.
Esta plano ainda não foi totalmente colocado de parte e poderá muito em breve ser activado para garantir que as aplicações chegam ao Windows Phone.
Para já apenas é certo que a aposta da Microsoft está nas aplicações universais e que este será para já o caminho a ser seguido. A transição para um sistema híbrido será apenas feita caso esta opção não se mostre a mais aceite pelos programadores.
A mesma informação que a ZDNet publicou dá ainda conta de que a Microsoft vai num futuro muito próximo criar uma equipa para contactar directamente os programadores, startups e estudantes que criam aplicações e que não suportam o Windows Phone.
A função desta equipa será tentar convencer estes programadores a aderirem a esta plataforma e a desenvolverem versões das suas aplicações para esta plataforma.
Não é a primeira vez que uma plataforma se vira para o Android à procura de reforçar a sua oferta de aplicações. A Blackberry procurou também o Android na tentativa de ter uma maior fonte de propostas de aplicações para o seu sistema operativo.
A procura de uma solução para ter uma loja de aplicações mais recheada de ofertas tem levado a Microsoft a procurar agir directamente sobre os programadores, mas a escolha de uma nova plataforma para reforçar o seu sistema é um passo arriscado.
Será esta possível jogada da Microsoft a mais acertada para o Windows Phone?
Este artigo tem mais de um ano
Eu estou com grandes esperancas do Windows 10/WP 10, espero que seja desta que a MS faz uma fusäo de apps e une Desktop, Mobile e os developers fazem as mesmas apps para as 3 plataformas.
Quem sabe em 2016 troco o meu Note 4 por um “Note 5 Windows Phone” 🙂
Correr todas as apps e jogos Android no WP seria uma jogada de mestre, e de certo que uma percentagem grande de pessoas iria mudar-se ou experimentar o WP 10.
nao nao era o wp ia ficar muito mau e lento. Para que ia comprar wp se tinha tudo no android??
Talvez seja vdd esta noticia para este gajo falar Rudy Huyn
http://wmpoweruser.com/rudy-huyn-proposed-alternative-to-android-apps-on-windows-phone/
mas tem um solução razoável …..
Concordo com esse Rudy Huyn.
A linguagem de programação esta mais “universal” e o Windows podem muito bem aceitar todas elas. Assim é cada vez mais fácil programadores fazer uma app que funciona em todos os sistemas.
A Microsoft deve é motivar e facilitar adaptação de apps para o WP por parte dos programadores.
Parece-me razoável a proposta dele.
Eu há uns tempos fiz uma app em Qt “code once deploy everywhere” que funciona nativamente, em linux, window desktop, Mac OSX, meego, symbian, bb10. Não cheguei a publicá-la na store do android, iphone e sailfish, mas agora as últimas versões do Qt também já são compativeis com essas plataformas. E também e compativel com o Tizen.
Falam tanto de linguagens universais mas esqueceram que o html5 é esse canal que vocês tanto procuram
Firefox OS, senhores… Firefox OS.
Depende, se o sistema perder a estabilidade que o caracteriza, então não será boa notícia.
Bem, se assim for a notícia ate é boa apesar de não sentir falta de nenhuma app android no meu wp. A questão principal é? Se querem trazer apps android no windows 10, e o win10 é um sistema hibrido “funcional em pcs, tablets, smartphones etc” isso quer dizer que correrá as apps android nos pcs?
Que tal está a RAM nos Android que têm a última versão instalada? (sim, esses > 1%)?
https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=79729
Sem problemas nenhuns no meu OnePlus One com CM12
Sem problemas com o CM, e com o ROM original? Sistema aberto mas afinal é sempre preciso fazer um root ou instalar uma ROM para funcionar como deve ser. E antes de me criticarem, sou utilizador do CM no s3
Sempre a top aqui com o meu Nexus 4 com 5.0.1 stock! 😉
+1 sem problemas – Nexus 4. Mas que pergunta é essa neste tópico???
Se assim for, o windows Phone vai de cavalo para burro…
Completamente de acordo.Quem quiser apps do Android…basta comprar um “aparelho” com Android como SO!! Mas não acredito que a Microsoft faça uma asneira dessas…
Também rezo para que tal aconteca…. se o wp quer performance , tem que correr as apps nativamente…. pois de outra forma a coisa ainda fica pior que no android….
acho que estão todos a interpretar mal a noticia… o que a MS quer dizer e que vao simplesmente alicar os developers a “portar” as apps do android para o wp…..
e não colocas a correr no wp…. isso iria exigir mais layers no wp… maquinas virtuais… java…. etc….
mas sei la… neste mundo já vi de tudo….
Eu diria que é mais colocar a cenoura à frente do burro.
Poderá ser uma boa estratégia para trazer novos utilizadores.
No final, desde que não transformem o WP num lagdroid não me parece uma boa estratégia tipo plano alternativo para crescer.
Por mim, que uso WP há 2 anos nunca senti falta de apps.
Na minha modesta opinião não existe razão para a Microsoft trazer para “dentro de casa” os problemas que a Google tem tido com grande parte das apps que tem na sua loja. Acho que a loja da Microsoft está recheada(em termos de quantidade e qualidade)para uma utilização normal do WP.Penso mesmo que caso o WP fosse “aberto” às apps do Google Play…a única a ganhar seria a google.Os programadores serão “convencidos” aos poucos…basta o Wp continuar a ganhar cota de mercado!!
Concordo plenamente, o meu lumia 525 funciona exactamente como quero e preciso.
Sempre a top aqui com o meu Nexus 4 com 5.0.1 stock 😉
Sempre a “andar” com o meu Lumia 920…sem ter qualquer necessidade de apps android!!
não te esqueças de fazer reboot de 2 em 2 semanas…. ou então, não ter serviços a correr em background!!!! senão… puf…… vem a lentidão comer-te a cabeca…..
Espero que nao, senao para que as pessoas mudam para o wp? Porque nao gostam so Android ou da interface so mesmo, se isto acontecer podera der vom mas vai der tambem mau! Blackberry tambem posibilita apps android e onde esta?!
Fds este teclado automatico modifica tudo lol
não gosto muito da ideia, acho que poderá vir a gerar conflitos nosistema que está a andar bem e com fluidez, em vez de pensarem nisso, que pensem de maneira a chamar e cativar mais publico para o windows phone e consequentemente com isso vem mais developers para criar apps
Uma coisa é o facto de a loja WP ter menos apps que as lojas iOS e Android, que existem há mais tempo e têm mais quota de mercado.
Isso são factos incontestáveis.
Agora dar a entender que a «falta de aplicações para este sistema» «limita em muito a sua utilização»… só por desconhecimento.
Se é dessa opinião, deve especificar que graves limitações são essas.
Porque uso WP há 2 anos e não me recordo de nenhuma situação em que me tenha sentido limitado, e tenho amigos e familiares com iPhones e Androids.
O que constato diariamente é que não consigo acompanhar a dinâmica da loja, onde existem boas apps em todas as categorias, e que quase quadriplicou em 2 anos, tendo ultrapassado as 350 mil apps.
Não me lembro de ninguém se queixar de falta de apps ou limitação de utilização quando as lojas iOS e Android tinham 350 mil apps…
Mas é daquelas coisas que vamos continuar a ler, só porque é mais fácil repetir lugares comuns do que ter a coragem de reconhecer q.
A questão aqui não tem haver com “idade”, tem haver com mercado.
A partir do momento em quer o mercado quase todo é abrangido por Android e iOS, se tens uma empresa tens pouco estímulo em gastar tempo e dinheiro em WP.
Se o WP subir bastante na quota de mercado aí a maioria das apps aparecem.
Posso dizer que 1/3 das apps que tenho são “regionais” (supermercados, lojas, catálogos, promoções) e a maioria delas segundo a página de Internet existem só para Android e iOS. Isso fora as “standard” que algumas também não devem existir em WP e teria que procurar equivalentes (existe Dolphin?) o que implica reajuste (no caso iOS/Android exist tem quase todas “gémeas”)
quase todo por android…. pois ios, aos poucos ( em alguns países ) comeca a ser papado pelo WP…..
Epa eu mudei recentemente do IOS para WP, posso dizer estou satisfeito com o equipamento que comprei, muito fluido e intuitivo, mas não posso partilhar da mesmo opinião pois sinto falta de muitas APPS que tinha no IOS e não encontro as mesmas ou similares no WP, dai continuar com o IPhone ligado mesmo sem cartão.
Qualquer das formas ainda tenho esperança que com o aumento de utilizadores o panorama mude e deixe de sentir falta do IOS.
Quanto às queixas que não existiam com 350 mil apps nas outras lojas é fácil explicar, não havia lojas com mais dai ninguém sentir falta de algo que nunca existiu!
Cumprimentos e Bom Ano
Que apps sentes falta?
Sinto falta da app da dlink que me permite aceder ao meu NAS de qualquer lado, da TV Net e Voz da vodafone para ver televisão em todo o lado (que por acaso usava bastante). Sinto falta da app do continente onde fazia a gestão de promoções e uso,de cupoes, sinto falta da app eFactura para controlar as faturas com nif. Sinto falta da caixa directa, do mbphone em condições. Hoje o meu ginasio começou a trabalhar com a mywellness cloud para consultar treinos e registar a actividade e não existe app para wp, por isso vou ficar de fora ou vou andar com o velhinho iphone 4 atras.
Continuo a dizer que estou contente com o meu equipamento, pois neste momento não tinha hipotese de ter um iphone6 e assim com pouco investimento parece que tenho,um equipamento para os proximos anos.
Mas sinto mesmo falta do ecosistema Apple.
Mais outro argumento duvidoso.
Se o problema é não existirem exatamente as mesmas apps a que estamos habituados, se eu mudasse de WP para outro OS também teria esse problema.
Por ex., sentiria a falta das apps MixRadio (onde tenho várias playlists e uso bastante), PhotoSynth (por muitos considerada a melhor app de panoramas a 360º), Office Lens (digitalização de documentos para OneDrive), Lumia Beamer, HERE City Lens (realidade aumentada) e HERE Drive+ (GPS à séria), etc, e já agora da app OneDrive como deve de ser (em Android é lenta que se farta).
Já para não falar das funcionalidades Glance Screen, Bing Vision (OCR e tradução de textos através da camera), e da possibilidade de instalar apps e mapas no cartão SD.
E agora?
TekMan: sem dúvida que quando trocas tens que fazer um esforço para readaptar, mas se no Android/iOS tens muitas apps iguais, no WP tens que procurar novas alternativas. Outra parte é que se passas de WP para Android/iOS tens alternativas, o inverso muitas vezes não acontece (ex Dropbox)
CloudSix for DropBox:
https://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/cloudsix-for-dropbox/4d56ec15-bfaf-49c8-bb0e-522089b67518
E vem aí a app oficial:
http://www.windowscentral.com/dropbox-announces-plans-release-official-windows-phone-app
Espero que não estraguem o que está muito bom.
Se for para manter o rigor e segurança que caracterizam o Windows Phone e a sua loja, tudo bem.
Se for para encher a loja com 99% de app lixo, redundantes e sem utilidade nunhuma, negligenciado as questões de segurança como acontece no Android com Google Play, mais vale ficarem quietos.
Estragar é que não…
não sei mas estou a ver o ppl a formatar “talets” android e a por o free (-10″) windows10 ARM.
https://pplware.sapo.pt/informacao/windows-10-vai-conseguir-correr-em-processadores-arm-e-intel/
mão ter app,s em WP== ñ ter em windows desktop, agora é o win10arm melhor que android?????
!!!!!!!!!danger!!!!!!! SO se sabe o que está a fazer!!!!!!!!!! se a firmwere não é compativel o table RIP…so por jtag.
You need:
intel manufacturing flash tool to1.12,
then find a windows 8.1 c/bing rom,
an OTG usb,ADB tools(can use 15 seconds adb installer),and UEFI BIOS.
steps:
1:use intel manufacturing flash tool to flash to 1.12
2:install UEFI to your android tablet.
3 ut your windows 8.1 rom to OTG usb
4:wait
fonte:
windows phone sem app dropbox, sem sanpchat, app que nem são actualizadas, não têm kickbit. dizem que têm muitas app mas delas também são lixo
E são essas 3 apps que fazem com que a loja WP não seja boa ou tenha falta de apps, queres ver…
kickbit quem a tem sabe que aquilo é mesmo bom. mas pra quem usa rede vdf
Esse serviço em si já é limitado a determinados tarifários/operadores… por isso menos relevância tem para a questão levantada.
Dropbox já vem a caminho
http://www.windowscentral.com/dropbox-announces-plans-release-official-windows-phone-app
O Android já tem apps de jeito de fotografia com controlo manual de todos os parâmetros?
“Todos” os parâmetros só Photoshop de Desktop.
Para Android existem “file manager”, office, app de fotografia e email ao nível do mais exigente para telemóveis, e quase ao nível dum desktop.
Estou a falar para tirar fotografias. Apps com qualidade em que possas controlar manualmente todos os parâmetros do disparo. Apps que te façam esquecer que existem máquinas compactas.
E também apps não destrutivas e com filtros de qualidade para quando queremos fazer edições no smartphone.
Já têm disso?!
E file manager, Office e email também há o WP! Vê lá bem que até há calendário e calculadora!!!
snapchat*
Acho que seria mais produtivo a segunda opção indicada no artigo, contactado directamente os programadores das principais apps dos outros sistemas, que não tem versões para o WP, e motiva-los a criar versões para o Windows.
Outra medida que acharia mais eficaz era dar gratuitamente o acesso a loja para adicionar apps e não ficar com a % das vendas durante um ano.
Qualquer das formas, acho que eles nunca irão precisar de trazer apps android para o WP, apesar de ser o “plano B”, porque as principais apps estão a chegar ao WP.
“Outra medida que acharia mais eficaz era dar gratuitamente o acesso a loja para adicionar apps e não ficar com a % das vendas durante um ano.”
Concordo totalmente. Como programador Android e iOS não só não me sinto cativado pelo WP (falta de mercado) como exigem tanto ou mais que o iOS que garantidamente recupera-se o investimento anual (fee).
Esta notícia é treta. Só pode!
Tenho Windows Phone e estou 100% satisfeito. É a verdadeira alternativa. Diferente, altamente funcional e estável e com tudo o que preciso.
Isto da “falta de apps” é um não problema. Algo que se diz quando não há mais nada a apontar quando se compara o WP com os outros sistemas.
Pessoalmente, prefiro usar um SO com várias opções de equipamentos e sem bugs do que um com uma loja com milhões de apps. Se a Microsoft abrir o SO a apps android vai estragar tudo.
Eles deviam era implementar um multi-tasking como deve de ser em vez de adicionarem coisas que nem são precisas.
–Feliz 2015
????????????
No WP8.1 quando se muda de uma app para a outra a app que vai para o background na maioria dos (meus) casos fica suspensa e não a correr em background como no android (salvo quando o android precisa de usar memória ocupada por uma app que esteja a correr em background).
Por isso é que depois o Android começa a bloquear e a não mexer. Se não fecharmos as apps ficam todas a trabalhar e, como sabemos, a gestão de memória e recursos por parte do Android não é um bom exemplo de eficiência.
No WP algumas apps continuam a correr em background mas outras não. Algumas precisam de autorização para correrem em background e o WP tem um limite de autorizações para evitar os crashs.
Nem sempre é um verdadeiro multitasking tipo desktop, mas prefiro um sistema estável e que seja limitado no multitasking, que ter um equipamento que permite multitasking alargado mas não o sabe gerir.
Tens toda a razão, o problema é que as apps que tem autorização para correr em background quando passam para background na maior parte das vezes ficam suspensas à mesma.
A ideia do multitasking é boa mas deve ser bem implementada.
O hardware do Android é mais avançado e tem mais quantidade que nas outras plataformas já que oferece outras possibilidades e uma interacção entre apps superior. No iOS por exemplo cada app é independente e não existe um espaço comum, tens que “duplicar e enviar” algo para outra app o que é ineficiente.
Mas o Android tem um problema grande: permite que a app faça o que nem quiser, e daí que MUITAS aplicações e jogos inserem serviços na RAM para publicidade, promoções, etc sem possibilidade de desconectar essa função. Alguns jogos que nem são online pedem na instalação acesso à Internet, vá-se lá saber para quê.
São inúmeras as aplicações e jogos que deixam serviços na RAM e activos sem explicação (ou utilidade) alguma… isto leva a que o Android seja guloso em hardware, e nem sempre se porte como deve ser.
A Microsoft ultimamente está sempre a dar tiros nos pés. Antes de aparecer o iOS e o Android, brincavam com os programadores, mudavam constantemente as frameworks, o que tornava impossível passar o código para uma nova framework sem mexer nele. Deixarem inclusivamente de dar suporte ao C++(sem ser .net). Agora voltaram a dar suporte ao C++ para conquistar programadores do iOS e dizem C# é parecido com Java. Mas não abandonam a porcaria do XAML. Acho eu que é precisamente aqui que os programados de iOS e Android esbarram, assim que precisam de fazer o interface começam logo as dores de barriga. Pelos menos esta foi a minha experiência. Eu acho é que a Microsoft se quer conquistar programadores Android e iOS tem que aproximar o seu modelo de programação ao Android e iOS. Tem que perceber que agora já não dita as regras dos programadores.
Mas não tem de se fazer alterações de interface numa app para Android e iOS?
Se disseres que o trabalho, pode não compensar, visto o WP não ter o mesmo numero de utilizadores que os outros sistemas, até entendo…
DICA: a app ProShot (Windows Phone) está grátis hoje e amanhã.
A ProShot é provavelmente a app mais completa de fotografia. Toca a aproveitar – corre em dispositivos de 512 MB.
App free hoje: Cloud Mesh Pro está grátis. Um dos melhores gestores de clouds com praticamente todas as clouds relevantes do momento (inclui Meo Cloud).
Aproveitem e poupam 2,5€.