PplWare Mobile

Windows 10 pode trazer apps Android para o Windows Phone


Autor: Pedro Simões


  1. rmcrys says:

    Eu estou com grandes esperancas do Windows 10/WP 10, espero que seja desta que a MS faz uma fusäo de apps e une Desktop, Mobile e os developers fazem as mesmas apps para as 3 plataformas.

    Quem sabe em 2016 troco o meu Note 4 por um “Note 5 Windows Phone” 🙂

    Correr todas as apps e jogos Android no WP seria uma jogada de mestre, e de certo que uma percentagem grande de pessoas iria mudar-se ou experimentar o WP 10.

    • says:

      nao nao era o wp ia ficar muito mau e lento. Para que ia comprar wp se tinha tudo no android??

      Talvez seja vdd esta noticia para este gajo falar Rudy Huyn
      http://wmpoweruser.com/rudy-huyn-proposed-alternative-to-android-apps-on-windows-phone/
      mas tem um solução razoável …..

      • JJ says:

        Concordo com esse Rudy Huyn.

        A linguagem de programação esta mais “universal” e o Windows podem muito bem aceitar todas elas. Assim é cada vez mais fácil programadores fazer uma app que funciona em todos os sistemas.

        A Microsoft deve é motivar e facilitar adaptação de apps para o WP por parte dos programadores.

      • Joao says:

        Parece-me razoável a proposta dele.
        Eu há uns tempos fiz uma app em Qt “code once deploy everywhere” que funciona nativamente, em linux, window desktop, Mac OSX, meego, symbian, bb10. Não cheguei a publicá-la na store do android, iphone e sailfish, mas agora as últimas versões do Qt também já são compativeis com essas plataformas. E também e compativel com o Tizen.

      • Eduardo says:

        Falam tanto de linguagens universais mas esqueceram que o html5 é esse canal que vocês tanto procuram
        Firefox OS, senhores… Firefox OS.

  2. NewJ says:

    Depende, se o sistema perder a estabilidade que o caracteriza, então não será boa notícia.

  3. Robert Soares says:

    Bem, se assim for a notícia ate é boa apesar de não sentir falta de nenhuma app android no meu wp. A questão principal é? Se querem trazer apps android no windows 10, e o win10 é um sistema hibrido “funcional em pcs, tablets, smartphones etc” isso quer dizer que correrá as apps android nos pcs?

  4. Zero Zero Sete says:

    Que tal está a RAM nos Android que têm a última versão instalada? (sim, esses > 1%)?

    https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=79729

  5. Luís Pinto says:

    Se assim for, o windows Phone vai de cavalo para burro…

    • Tavares says:

      Completamente de acordo.Quem quiser apps do Android…basta comprar um “aparelho” com Android como SO!! Mas não acredito que a Microsoft faça uma asneira dessas…

      • Andre Andrade says:

        Também rezo para que tal aconteca…. se o wp quer performance , tem que correr as apps nativamente…. pois de outra forma a coisa ainda fica pior que no android….

        acho que estão todos a interpretar mal a noticia… o que a MS quer dizer e que vao simplesmente alicar os developers a “portar” as apps do android para o wp…..

        e não colocas a correr no wp…. isso iria exigir mais layers no wp… maquinas virtuais… java…. etc….

        mas sei la… neste mundo já vi de tudo….

    • WPMM says:

      Eu diria que é mais colocar a cenoura à frente do burro.
      Poderá ser uma boa estratégia para trazer novos utilizadores.
      No final, desde que não transformem o WP num lagdroid não me parece uma boa estratégia tipo plano alternativo para crescer.
      Por mim, que uso WP há 2 anos nunca senti falta de apps.

  6. Tavares says:

    Na minha modesta opinião não existe razão para a Microsoft trazer para “dentro de casa” os problemas que a Google tem tido com grande parte das apps que tem na sua loja. Acho que a loja da Microsoft está recheada(em termos de quantidade e qualidade)para uma utilização normal do WP.Penso mesmo que caso o WP fosse “aberto” às apps do Google Play…a única a ganhar seria a google.Os programadores serão “convencidos” aos poucos…basta o Wp continuar a ganhar cota de mercado!!

  7. Fábio Alex says:

    Sempre a top aqui com o meu Nexus 4 com 5.0.1 stock 😉

  8. Dumitru says:

    Espero que nao, senao para que as pessoas mudam para o wp? Porque nao gostam so Android ou da interface so mesmo, se isto acontecer podera der vom mas vai der tambem mau! Blackberry tambem posibilita apps android e onde esta?!

  9. Luis Silva says:

    não gosto muito da ideia, acho que poderá vir a gerar conflitos nosistema que está a andar bem e com fluidez, em vez de pensarem nisso, que pensem de maneira a chamar e cativar mais publico para o windows phone e consequentemente com isso vem mais developers para criar apps

  10. tekMan says:

    Uma coisa é o facto de a loja WP ter menos apps que as lojas iOS e Android, que existem há mais tempo e têm mais quota de mercado.
    Isso são factos incontestáveis.

    Agora dar a entender que a «falta de aplicações para este sistema» «limita em muito a sua utilização»… só por desconhecimento.

    Se é dessa opinião, deve especificar que graves limitações são essas.

    Porque uso WP há 2 anos e não me recordo de nenhuma situação em que me tenha sentido limitado, e tenho amigos e familiares com iPhones e Androids.

    O que constato diariamente é que não consigo acompanhar a dinâmica da loja, onde existem boas apps em todas as categorias, e que quase quadriplicou em 2 anos, tendo ultrapassado as 350 mil apps.

    Não me lembro de ninguém se queixar de falta de apps ou limitação de utilização quando as lojas iOS e Android tinham 350 mil apps…

    Mas é daquelas coisas que vamos continuar a ler, só porque é mais fácil repetir lugares comuns do que ter a coragem de reconhecer q.

    • rmcrys says:

      A questão aqui não tem haver com “idade”, tem haver com mercado.

      A partir do momento em quer o mercado quase todo é abrangido por Android e iOS, se tens uma empresa tens pouco estímulo em gastar tempo e dinheiro em WP.

      Se o WP subir bastante na quota de mercado aí a maioria das apps aparecem.

      Posso dizer que 1/3 das apps que tenho são “regionais” (supermercados, lojas, catálogos, promoções) e a maioria delas segundo a página de Internet existem só para Android e iOS. Isso fora as “standard” que algumas também não devem existir em WP e teria que procurar equivalentes (existe Dolphin?) o que implica reajuste (no caso iOS/Android exist tem quase todas “gémeas”)

    • DJMartins says:

      Epa eu mudei recentemente do IOS para WP, posso dizer estou satisfeito com o equipamento que comprei, muito fluido e intuitivo, mas não posso partilhar da mesmo opinião pois sinto falta de muitas APPS que tinha no IOS e não encontro as mesmas ou similares no WP, dai continuar com o IPhone ligado mesmo sem cartão.

      Qualquer das formas ainda tenho esperança que com o aumento de utilizadores o panorama mude e deixe de sentir falta do IOS.

      Quanto às queixas que não existiam com 350 mil apps nas outras lojas é fácil explicar, não havia lojas com mais dai ninguém sentir falta de algo que nunca existiu!

      Cumprimentos e Bom Ano

      • JJ says:

        Que apps sentes falta?

        • DJMartins says:

          Sinto falta da app da dlink que me permite aceder ao meu NAS de qualquer lado, da TV Net e Voz da vodafone para ver televisão em todo o lado (que por acaso usava bastante). Sinto falta da app do continente onde fazia a gestão de promoções e uso,de cupoes, sinto falta da app eFactura para controlar as faturas com nif. Sinto falta da caixa directa, do mbphone em condições. Hoje o meu ginasio começou a trabalhar com a mywellness cloud para consultar treinos e registar a actividade e não existe app para wp, por isso vou ficar de fora ou vou andar com o velhinho iphone 4 atras.

          Continuo a dizer que estou contente com o meu equipamento, pois neste momento não tinha hipotese de ter um iphone6 e assim com pouco investimento parece que tenho,um equipamento para os proximos anos.

          Mas sinto mesmo falta do ecosistema Apple.

          • tekMan says:

            Mais outro argumento duvidoso.
            Se o problema é não existirem exatamente as mesmas apps a que estamos habituados, se eu mudasse de WP para outro OS também teria esse problema.

            Por ex., sentiria a falta das apps MixRadio (onde tenho várias playlists e uso bastante), PhotoSynth (por muitos considerada a melhor app de panoramas a 360º), Office Lens (digitalização de documentos para OneDrive), Lumia Beamer, HERE City Lens (realidade aumentada) e HERE Drive+ (GPS à séria), etc, e já agora da app OneDrive como deve de ser (em Android é lenta que se farta).
            Já para não falar das funcionalidades Glance Screen, Bing Vision (OCR e tradução de textos através da camera), e da possibilidade de instalar apps e mapas no cartão SD.
            E agora?

          • rmcrys says:

            TekMan: sem dúvida que quando trocas tens que fazer um esforço para readaptar, mas se no Android/iOS tens muitas apps iguais, no WP tens que procurar novas alternativas. Outra parte é que se passas de WP para Android/iOS tens alternativas, o inverso muitas vezes não acontece (ex Dropbox)

  11. JN says:

    Espero que não estraguem o que está muito bom.
    Se for para manter o rigor e segurança que caracterizam o Windows Phone e a sua loja, tudo bem.
    Se for para encher a loja com 99% de app lixo, redundantes e sem utilidade nunhuma, negligenciado as questões de segurança como acontece no Android com Google Play, mais vale ficarem quietos.
    Estragar é que não…

  12. sakura says:

    não sei mas estou a ver o ppl a formatar “talets” android e a por o free (-10″) windows10 ARM.
    https://pplware.sapo.pt/informacao/windows-10-vai-conseguir-correr-em-processadores-arm-e-intel/
    mão ter app,s em WP== ñ ter em windows desktop, agora é o win10arm melhor que android?????

    !!!!!!!!!danger!!!!!!! SO se sabe o que está a fazer!!!!!!!!!! se a firmwere não é compativel o table RIP…so por jtag.

    You need:
    intel manufacturing flash tool to1.12,
    then find a windows 8.1 c/bing rom,
    an OTG usb,ADB tools(can use 15 seconds adb installer),and UEFI BIOS.
    steps:
    1:use intel manufacturing flash tool to flash to 1.12
    2:install UEFI to your android tablet.
    3 ut your windows 8.1 rom to OTG usb
    4:wait

    fonte:

  13. minie says:

    windows phone sem app dropbox, sem sanpchat, app que nem são actualizadas, não têm kickbit. dizem que têm muitas app mas delas também são lixo

  14. JJ says:

    Acho que seria mais produtivo a segunda opção indicada no artigo, contactado directamente os programadores das principais apps dos outros sistemas, que não tem versões para o WP, e motiva-los a criar versões para o Windows.

    Outra medida que acharia mais eficaz era dar gratuitamente o acesso a loja para adicionar apps e não ficar com a % das vendas durante um ano.

    Qualquer das formas, acho que eles nunca irão precisar de trazer apps android para o WP, apesar de ser o “plano B”, porque as principais apps estão a chegar ao WP.

    • Hugo says:

      “Outra medida que acharia mais eficaz era dar gratuitamente o acesso a loja para adicionar apps e não ficar com a % das vendas durante um ano.”

      Concordo totalmente. Como programador Android e iOS não só não me sinto cativado pelo WP (falta de mercado) como exigem tanto ou mais que o iOS que garantidamente recupera-se o investimento anual (fee).

  15. José Mourão says:

    Esta notícia é treta. Só pode!
    Tenho Windows Phone e estou 100% satisfeito. É a verdadeira alternativa. Diferente, altamente funcional e estável e com tudo o que preciso.
    Isto da “falta de apps” é um não problema. Algo que se diz quando não há mais nada a apontar quando se compara o WP com os outros sistemas.
    Pessoalmente, prefiro usar um SO com várias opções de equipamentos e sem bugs do que um com uma loja com milhões de apps. Se a Microsoft abrir o SO a apps android vai estragar tudo.

  16. lala says:

    Eles deviam era implementar um multi-tasking como deve de ser em vez de adicionarem coisas que nem são precisas.

    –Feliz 2015

    • Andre Andrade says:

      ????????????

      • lala says:

        No WP8.1 quando se muda de uma app para a outra a app que vai para o background na maioria dos (meus) casos fica suspensa e não a correr em background como no android (salvo quando o android precisa de usar memória ocupada por uma app que esteja a correr em background).

        • WPMM says:

          Por isso é que depois o Android começa a bloquear e a não mexer. Se não fecharmos as apps ficam todas a trabalhar e, como sabemos, a gestão de memória e recursos por parte do Android não é um bom exemplo de eficiência.
          No WP algumas apps continuam a correr em background mas outras não. Algumas precisam de autorização para correrem em background e o WP tem um limite de autorizações para evitar os crashs.
          Nem sempre é um verdadeiro multitasking tipo desktop, mas prefiro um sistema estável e que seja limitado no multitasking, que ter um equipamento que permite multitasking alargado mas não o sabe gerir.

          • lala says:

            Tens toda a razão, o problema é que as apps que tem autorização para correr em background quando passam para background na maior parte das vezes ficam suspensas à mesma.

        • rmcrys says:

          A ideia do multitasking é boa mas deve ser bem implementada.

          O hardware do Android é mais avançado e tem mais quantidade que nas outras plataformas já que oferece outras possibilidades e uma interacção entre apps superior. No iOS por exemplo cada app é independente e não existe um espaço comum, tens que “duplicar e enviar” algo para outra app o que é ineficiente.

          Mas o Android tem um problema grande: permite que a app faça o que nem quiser, e daí que MUITAS aplicações e jogos inserem serviços na RAM para publicidade, promoções, etc sem possibilidade de desconectar essa função. Alguns jogos que nem são online pedem na instalação acesso à Internet, vá-se lá saber para quê.

          São inúmeras as aplicações e jogos que deixam serviços na RAM e activos sem explicação (ou utilidade) alguma… isto leva a que o Android seja guloso em hardware, e nem sempre se porte como deve ser.

  17. RedM says:

    A Microsoft ultimamente está sempre a dar tiros nos pés. Antes de aparecer o iOS e o Android, brincavam com os programadores, mudavam constantemente as frameworks, o que tornava impossível passar o código para uma nova framework sem mexer nele. Deixarem inclusivamente de dar suporte ao C++(sem ser .net). Agora voltaram a dar suporte ao C++ para conquistar programadores do iOS e dizem C# é parecido com Java. Mas não abandonam a porcaria do XAML. Acho eu que é precisamente aqui que os programados de iOS e Android esbarram, assim que precisam de fazer o interface começam logo as dores de barriga. Pelos menos esta foi a minha experiência. Eu acho é que a Microsoft se quer conquistar programadores Android e iOS tem que aproximar o seu modelo de programação ao Android e iOS. Tem que perceber que agora já não dita as regras dos programadores.

    • JJ says:

      Mas não tem de se fazer alterações de interface numa app para Android e iOS?
      Se disseres que o trabalho, pode não compensar, visto o WP não ter o mesmo numero de utilizadores que os outros sistemas, até entendo…

  18. WPMM says:

    DICA: a app ProShot (Windows Phone) está grátis hoje e amanhã.
    A ProShot é provavelmente a app mais completa de fotografia. Toca a aproveitar – corre em dispositivos de 512 MB.

  19. WPMM says:

    App free hoje: Cloud Mesh Pro está grátis. Um dos melhores gestores de clouds com praticamente todas as clouds relevantes do momento (inclui Meo Cloud).
    Aproveitem e poupam 2,5€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.