Volkswagen: Cemitério no deserto guarda milhares do Dieselgate
Um dia o mundo foi sacudido por um grande escândalo na indústria automóvel. A gigante alemã Volkswagen protagonizou um dos golpes mais sofisticados da história que envolve a saúde do planeta, ao “manipular” o software de mais de 11 milhões de veículos do seu grupo.
A Volkswagen comprou de volta centenas de milhares de automóveis nos EUA e depositou-os, muitos para serem destruídos, em cerca de 37 lotes de terreno que já apelidados de cemitérios no deserto.
Foi no final de 2015 que o mundo ficou a saber que a gigante alemã Volkswagen “manipulou” o software de milhões de carros para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes… um caso que ficou conhecido como Dieselgate.
A Volkswagen comprou de volta centenas de milhares de automóveis nos EUA como resultado desse escândalo de emissões de diesel. Depois de gastar 7,4 mil milhões de dólares nos carros, até ao momento, estes foram depositados em vários locais adquiridos para preparar a sua volta, o seu fim ou um futuro incerto.
Milhares foram para o deserto, como mostram estas imagens tiradas perto de Victorville, Califórnia. Este tipo de "armazenamento" é característico da força aérea norte-americana, como cemitério de aviões desativados. Os carros retirados pela VW serão reparados e devolvidos aos clientes, outros serão "recondicionados" e muitos serão destruídos. Mais de 20 mil veículos já foram destruídos, informa a Reuters.
Tudo dito, cerca de 350 000 veículos nos EUA foram readquiridos pela gigante alemã. A VW encontrou 37 lotes espalhados pelos EUA, incluindo um estádio de futebol abandonado em Detroit, para os carros que ainda aguardam seu destino.
Os responsáveis do grupo afirmam que estes locais foram escolhidos para armazenar, temporariamente, os veículos que aguardam a manutenção de rotina.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Questão:
Na Europa não já um cemitério destes? E que ainda oferecia 10.000€ por um.
Na A1
Que mau…
mandem para Portugal que nós ficamos com eles a 10€ cada um…
+1
+1
Que estupidez andarem a destruir os veículos …
Faziam as devidas correcções e revendiam a preços mais baixos. Tanta gente que tem que se meter em empréstimos a trabalhar para poder comprar um veículo e andam estas bestas a destruir os mesmos.
Como se destruir os veículos fosse apagar o DieselGate.
Enfim … há coisas que me ultrapassam totalmente.
Estupidez é apelido, se o problema é a poluição pelas emissões dos veículos, destruir mesmo que seja para reciclar vai provocar o quê?
Além disso, apesar de não ser um bem essencial…quase que se compara a deitar comida fora quando imensa gente passa fome, 20 mil veículos que podiam ter sido rectificados foram destruídos.
Todos os veículos que identifiquei são mais recentes que o meu carro, aliás, pelo menos uma gama acima…e andamos nós a poupar para ter uma vida melhor para alguém deitar fora!
E estamos a falar de viaturas. Quando me lembro da destruição de fruta, legumes e leite por razões políticas, isso é que dói. (muito).
acho ridículo isso so acontecer na america. infelizmente a Europa é governada pela Alemanha.
Se eu tivesse um carro desses faria de tudo para que o stand me ficasse com o carro e devolver o dinheiro do carro, pois venderam-me algo de forma enganosa, que é assim que a lei funciona em portugal, apenas não é aplicada.
Na Europa manda a Alemanha, daí o autoritarismo. Os alemães são “muito conscientes” da poluição, reciclam muito, tudo limpo … mas quando envolve dinheiro toda a poluição não interessa. Estamos a falar de milhões de carros que poluíam muito mais que o devido, andaram anos nisto e agora estão milhares para destruir/ modificar (mais poluição). E isto nos EUA. Na Europa eles, franceses, italianos etc fecharam a boca e segue tudo em silêncio.
Em Portugal ninguém abre a boca, poluição não interessa, os euros falam mais alto. E isto vendo que muita gente não vai à inspeção, tira o catalisador, mete um chip para mais rendimento e maior queima de óleo e geração de partículas, etc.
Portanto no mundo o importante são os euros e resultados do futebol.
Os filtros de particulas e afins foram criados para abafar aquilo que é a poluicao dos automóveis movidos a combustível fossil, neste caso Diesel.
Em Portugal e um pouco por toda a Europa foram patrocionados pelos respectivos governos e as pessoas foram incentivadas a comprar carros a diesel com a falsa promessa de poupar dinheiro em combustível.
Em países como Portugal, “ninguém” quer carros a gasolina porque e influenciados pela falsa publicidade, dizem que gastam muito…
Basicamente as marcas necessitavam de aumentar as suas receitas, motores a diesel sao mais caros de produzir e sao também mais caros na hora da manutencao…O governo a baixar a carga de impostos no Diesel favorecendo-o face a gasolina, ajudou na festa e todos ficaram contentes.
Quem comprava carros a diesel, porque o meu carro consome menos e anda tanto como uma a gasolina.
O Governo porque esperou que toda a gente tivesse carros a diesel para aumentar os precos, nunca claro deixando de aumentar o valor da gasolina para continuarem a parecer mais baratos.
As oficinas porque a manutencao é mais cara.
E o Zé povinho foi na história…
Por isso meu amigo, o zé povinho que foi a correr comprar os famosos TDI e afins, só tem aquilo que merecem…carros mais caros, mesmo que usados, manutencao mais cara e o preco do Diesel inflacionado.
Por outro lado quem comprou carros a gasolina com cilindrada/potencia equivalente a um modelo a diesel, tem carros mais rapidos que consomem praticamente a mesma coisa que o modelo a Diesel que compraram bem mais baratos, que sao bem mais baratos na hora da manutencao.
Portanto o que importa é futebol e estar na moda… Diesel é que é… 😉
Isso é tudo dor de cotovelo de não ter diesel?
Essa resposta é mesmo de quem não percebe nada de nada. na Alemanha já estão a proibir carros a diesel em algumas cidades. Depois quero ver o que fazes com o teu diesel
Epah grande texto sim senhor. Agora um simples exercício.
Faz as continhas a diferença no combustível se fizeres mais de 20 a 25 mil kikometros por ano. E vê qual é o veículo que te compensa mais. Porque isto é muito bonito olhar para o seu umbigo só e dizer, ah e tal faço 10 mil klm por ano, carros a gasolina é que é. Mas não pensaste na restante população que necessita realmente de fazer mais quilômetros.
Tendo em conta que um carro a diesel custa mais 3000€ +/-, que a diferença de preços entre um depósito a gasolina e um diesel é por volta de 3/4€ e que os consumos dos motores turbo a gasolina de baixa cilindrada são idênticos aos consumos dos motores diesel, eu diria que precisavas de uns 200.000km para fazeres essa diferença de preço entre carros. Fora manutenções e outros custos mais elevados dos dieseis.
Ó Filipe, as tuas contas não batem certo.
Segundo o valor atual dos combustiveis, a gasolina está a 1,584 na GALP, enquanto que o Diesel está a 1,369€.
Por um simples exercício matemático, tendo um depósito de 50 litros para atestar, a diferença dá quase 11€ e não 3/4€.
Fonte: https://www.maisgasolina.com/
E apesar de todo este escândalo, cá em Portugal todas as marcas do grupo Volkswagen continuam a fazer aquilo que chamo a tirania do diesel, especialmente a Audi, a maior parte dos modelos que põe á venda em Portugal são diesel e os motores a gasolina disponíveis são os mais fracos com a excepção dos modelos mais desportivos os “S ou RS” noutros países da Europa há vários motores a gasolina do grupo VW que não são vendidos cá. Felizmente a Skoda parece que já começou a mudar de mentalidade e anunciou que a próxima geração do Fabia só terá motores a gasolina. A Toyota também já anunciou que que vai deixar de vender carros com motores a diesel na Europa, esperemos que mais construtores sigam o mesmo caminho.
E sabes porque razão os outros motores a gasolina não estão disponíveis? Por causa dos impostos!
Uso diesel porque percorro longas distâncias em estradas com imensas subidas e descidas…apesar de concordar com o que foi dito, acho que o diesel consegue ser mais benéfico em determinadas situações. No meu caso, tenho mais binário associado a um consumo constante de 5l/100km em que um veículo a gasolina equivalente dificilmente faria menos de 8~10l/100km mesmo com uma condução muito cuidada.
Caro Louro,
Apenas para deixar o meu apreço pelas suas palavras supra citadas.
É dos poucos, muito poucos, que conseguiu perspetivar o real cenário do que é ser proprietário de um veículo a Gasóleo.
Um abraço!
Papagaio “Louro”…
Eu tirei logo o catalisador porque não quero andar a respirar com um pano na boca. Assim o carro consome menos e anda melhor. Estou a poupar combustíveis fósseis. E além disso ainda fica a poluir menos que um ferrari. Se o gajo do ferrari pode, eu também posso. Como disseste em cima e bem, o que conta é que o ferrari paga mais imposto…
Qundo o seu está parado não poluí nada agora quanda anda poluí e bem mais que um Ferrari (e mesmo com o filtro de particulas sem ele nem se fala….) os dos tais que foram hipnotizados pela conver sa das marcas …. os Diesel não poluem nada, blá. blá, este escandalo é com os gases NOX (que são produzidos nos veiculos ciclo Diesesl…. não sei se sabia…) a comparação que fazes é com o CO2 que comparado com o NOX é quase inofesivo!!!!!!
Que engraçado.
Destruída por duas guerras mundias e se reergueu rapidim das duas.
Ahh, o povo alemão é guereiro.
kkkkkkk
Como tem gente inocente nesse mundo.
De facto é verdade que existe muita gente inocente e ignorante. Se não fosse os perdões fiscais que muitos países deram à Alemanha nesses casos, coitadinha da Alemanha, seria hoje como outro país da Europa de leste qualquer. Já para não falar no capital que foi injectado na Alemanha por outros países para a reerguer.
Cerca de 80 % da dívida grega, seria facilmente resolvida, se a Alemanha pagasse a dívida que ficou a dever à Grécia na 2ª guerra mundial.
Mas que se lixem os gregos, só importa os alemães. Enfim…
Muita injustiça… E ignorância…
kkkkk. nao tô dizendo
Convém lembrar que não foi só uma marca que fez o mesmo… apesar de terem apanhado esta primeira, mais umas quantas foram apanhadas a implementar sistemas similares.
Mas sim… na verdade, não se viu repercussões na mesma escala que a fraude. Mas só a fábrica principal, acho que tem um PIB superior a Portugal… e daí, terem escapado muito bem a tudo isto.
Nesta caso, quando se fala em VW fala-se de um imenso grupo empresarial (https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Group) e não de uma marca.
Relembra-se que até a Porsche está com modelos no escândalo.
Só se escaparam porque os donos dos VW afetados não mexeram grande palha e o povo não quis saber e continua a comprar. As pessoas querem mesmo ser enganadas.
O carro em si não é destruído… muitos ainda vão ser vendidos e aqueles que não forem vendidos em 2ª mão, a marca vende as peças dita normais em locais proprios para o efeito… porque os carros que estão aí nessas fotos e em outros locais espalhados pelos EUA… os carros estão inteiros… 😉
Eu estou aqui , não sou esquesito qualquer um serve .
e Depois de agradecer ainda posso fazer como o cigano.
dê-me outro.
Isso parece aquela área do Trevor no GTA5…
What would Trevor do?
Enquanto nos US of A a VW é obrigada a retomar aqui os proprietários são obrigados a ir à oficina. Unam-se arranjem um advogado em condições e processem-na.
Acorda. A problema foi desencadeado pelos americanos num momento de declínio da sua industria automóvel. Não tenhas ilusões. O problema não é tão grave como querem fazer parecer.
Declínio da indústria automóvel americana? Lol
Quem tem de acordar acho que és tu?
SÓ A GM… “No ranking de vendas de 2016, o grupo contabilizou, entre todas as suas marcas, 10 milhões de unidades vendidas a nível mundial, ficando em 3° lugar. Seus números foram superados apenas pela japonesa Toyota (10,1milhões ) e a europeia, Grupo Volkswagen (10,3 milhões).” Agora junta o resto das outras marcas americanas, e percebe se a indústria automóvel americana está em declínio.
O escândalo do Diesel Gate, começou em 2015. E a VW admitiu em público.
http://g1.globo.com/carros/noticia/2017/01/volkswagen-supera-toyota-e-e-lider-mundial-de-vendas-em-2016.html
E mesmo a VW ser líder mundial, não há concenso se realmente o é. Ela apresenta os números como entregues, e não como vendidos. Ao contrário da Toyota e da GM.
Se tiveres um carro do grupo VW, e fores obrigado a ir fazer as devidas correções, depois vais ver o que é doce. Vais ver que para te livrar dum problema, vens com meia dúzia ainda mais graves, para o uso do carro no dia a dia.
Vai concordar logo que com o que o @
I_owned_2_VW diz.
Eles mentiram, aldrabaram e foram apanhados . É grave o suficiente. Só não acontece nada por causa de pessoas como tu que arranjam maneira de os desculpar.
Esta notícia, de admiração não tem nada, num país onde cerca de 90% ou mais, os veículos que circulam são de marcas nacionais, de alta cilindrada e na maioria todos a gasolina, visto que o preço do galão é muito mais barato que o litro aqui em Portugal. Óbvio que uma marca europeia para continuar a vender e conquistar mercado naquele país, não se importa de fazer a recolha e devolver/trocar para garantir que o cliente continue na marca.
Talvez lhes troquem o motor para gasolina
Elétrico já agora.
Tretas e mais tretas. Todo o carro polui, não vale a pena ser a gasoleo ou ser a gasolina. Eu ja tive carros a gasolina e neste momento tenho a gasóleo. Posso dizer que a diferença na hora de abastecer é notória. É muito bom falar que a gasolina não polui e que agora que toda a gente se lembrou que tem um planeta para cuidar é que o gasóleo é o pior inimigo e blá, blá, blá. Carros a gasolina sô quando em Portugal o preço da gasolina for decente como no resto dos países da UE. Enquanto eu puder ter carros a gasóleo e com esses que eu vou circular.
Meu Deus do céu,centenas de mlihares de carros que vão ser destruidos !! Nem dá para acreditar !! Eu até fiquei tolo ao olhar para as fotografias de tantos carros neste artigo.Porra !! :O
Os americanos agarram-se a tudo para fazerem guerra comercial. Esta história está mal contada. Os carros a gasolina poluem mais, gastam mais mas como os americanos não dominam a tecnologia diesel, há que elimina-la. E nós, europeus, ainda estamos de acordo com eles. Daqui a uns anos vamos ver a cotação dos usados diesel subir. Eu não troco o meu carro diesel por um a gasolina. Se vender, compro outro diesel.
“Os carros a gasolina poluem mais, gastam mais” Deve ser só o teu carro a diesel que polui menos.
Não te querendo dar nem tirar razão, depois dos Diesel terem sido eliminados das cidades o seguintes serão os carros que consomem gasolina.
Passaremos a poluição para a produção de energia elétrica pois toda a gente vai andar à procura dela para locomover os carros, alimentar as empresas e as nossas casas.
Tiramos de um lado e colocamos noutro, não faz mal. O berlinde azul, também conhecido como Terra, aguenta tudo! Até um dia….
O planeta aguenta mesmo tudo, nós é que já poderemos não estar cá na renovação. Disso eu não tenho a menor dúvida.
Quando uma marca europeia começa a vender mais que uma marca americana nos EUA… “acontece estas coisas”…
Não tenho pena nenhuma da marca europeia.
Aliás, ninguém teve também pena quando uma marca americana foi multada de forma brutal por tentativa de monopólio de utilização do seu browser nativamente instalado no SO.
Pelos coments nota-se bem quem é proprietário de um vw, em vez de se sentirem enganados pelo logro, procuram causas escabrosas para justificarem os atos licitos dos americanos.
como diria o outro…. não há condições!
As marcas americanas são santas, se fosse uma marca americana eles tinham calado a boca
O mais ridículo é que a suposta modificação não altera a quantidade libertada do poluente. Foi tudo para inglês ver, como se pode verificar na série da Netflix. E a juntar à VW, a Mercedes e a BMW fazem o mesmo.
Teve grave influência no cálculo dos impostos na quantidade de emissões.
Isso é fuga e crime.
Só para desmistificar um pouco aquilo que parece ser chocante o desperdício, pensem que por ano, esta quantidade de veículos é completamente destruída em acidentes e ainda morrem pessoas.
Felizmente este caso só tem prejuízos materiais.
Emcontrei um Audi ali no meio!!
Jogaste ao “onde está o wally” ? 😀 😀
Minha nossa.
E que tal desenvolverem motores electricos e reconverterem estes carros todos?
Os alemães não dormem em serviço e rapidamente encontram uma solução para o problema.
Como um CEO de uma marca alemã já disse, o diesel ainda vai estar cá para durar, não esteja a Audi a trabalhar já numa solução de diesel sintético limpo de NOx!
Esperem e vão ver que daqui a uns tempos os automóveis a diesel vão estar novamente “na moda” (e estes automóveis da VW não estarão guardados nos EUA só porque sim)…
https://www.audi-mediacenter.com/en/press-releases/audi-steps-up-research-into-synthetic-fuels-9546
http://www.greencarcongress.com/2017/11/audi-steps-up-research-into-carbon-neutral-synthetic-fuels-with-new-e-diesel-pilot-plant-power-to-li.html
A poluição excessiva causada pelos veículos do grupo VW há muito que era evidente, tão evidente que há muito que apelido Audis, Seats e VWs de fumarentos!
Quantas pessoas já morreram a mais devido às emissões causadas pelos fumarentos?