Vodafone é a melhor operadora com Internet fixa, segundo a nPerf
A nPerf disponibiliza aos utilizadores, de forma gratuita, um teste de velocidade de Internet, que pode ser acedido a partir daqui. O teste de velocidade nPerf tem como objetivo medir a capacidade máxima da ligação de dados, tanto em termos de velocidade como de latência.
De acordo com dados recentes, relativos ao primeiro semestre de 2018, a Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de download (72.63 Mb/s).
Desde 1 de janeiro de 2018 até 31 de junho de 2018, foram contabilizados 149.323 testes, permitindo que seja considerado como o estudo deste género com a maior amostra de Portugal. Segundo os dados agora revelados, no primeiro semestre de 2018, a velocidade média de download em Portugal foi de 63,88 Mb/s.
As velocidades de download aumentaram em média 15% no último semestre.
Vodafone com melhor velocidade de download
Segundo os dados revelados pela nPerf, no primeiro semestre, a operadora Vodafone registou a melhor velocidade de download (72.63 Mb/s, em média). Além da velocidade de download, a Vodafone ganha também na velocidade de upload assim como é a operador que apresenta menor latência. No entanto, a Vodafone, a Nowo e a MEO têm tempos de resposta também muito próximos.
Em termos de download, o pior resultado vai para a operadora NOS, com 53,03 Mbps e no Upload o pior resultado foi registado pela Nowo (9,16 Mbps).
Segundo a nPerf, as ligações à Internet fixa em Portugal têm melhorado nos últimos meses. A Vodafone é atualmente a melhor operadora a este nível segundo os resultados do serviço nPerf.
Este artigo tem mais de um ano
Já me dei conta que na MEO Fibra às vezes obtenho maus valores mas é do software que tenho instalado (normalmente firewall’s demasiado intrusivas que influenciam a velocidade e que só removendo as mesmas por completo deixam de influencias), ou porque outros equipamentos estão a utilizar a largura de banda.
Quando me apercebi disto comecei a testar de novo e normalmente está bem mais próximo dos 100/ 100 Mbps que eles prometem.
No 4G realmente é verdade que a Vodafone é normalmente, quando têm bom sinal, a operadora que disponibiliza a melhor velocidade… mas… têm de se utilizar um bom modem/ router que os fornecidos pelas operadoras tendem a influenciar negativamente a velocidade, parecendo que a rede é pior do que realmente é.
Hoje em dia não é preciso instalar firewalls software pois os routers têm firewall. Para bloquear certos programas o firewall do Windows chega perfeitamente. Abstem-te de Zone Alarm, Comodo e outros. Só travam o sistema.
Meti o PrivateFirewall, é o único que não dá problemas e não interfere na velocidade e já testei bastantes.
A firewall do router e a firewall do windows não me chegam, pois muitas vezes não quero que alguns programas se liguem à Internet, e só com uma firewall no dispositivo é realista conseguir bloqueá-los.
Porque é que fala em modem na questão do 4g?
Porque já fiz um teste comparativo directo com tudo igual (antena exterior) e o modem do operador só permitia metade da velocidade que conseguia obter com um TP-LINK TL-MR6400. E sei de outra pessoa que já fez testes comparativos com o modem do operador e com outro modelo da TP-LINK acho que o TL-MR3420 e obteve os mesmos resultados… o TP-LINK a ser superior nas velocidades.
Os TP-LINK têm um problema, não têm saída directa para telefone que alguns clientes utilizam… por isso não são a solução para toda a gente.
em 3g/4g a vodafone é a que tem melhor cobertura pelo menos no norte.
muitas vezes a meo nem tem rede
A Nos então é um terror a nível de cobertura,até dá dó.
Vitolas,
No Norte, a NOS é capaz de ser a melhor na cobertura, pelo menos na região do Grande Porto, há cobertura 4G em todo o lado.
Tenho a Vodafone na minha loja, em minha casa e em casa dos meus pais e funciona tudo a 100%.
A minha única “queixa” é que a Vodafone não faz alteração do IP público que precisava pois o IP público que tenho na loja está em algumas blacklists e isso faz com que os meus e-mails da loja vão parar ao lixo nos meus clientes e isso causa um grande transtorno pois envio muitas vezes faturas por e-mail.
O servidor está na loja?
Ou vês em que blacklists estão e tratas das remover ou tens de falar com a empresa que te garante o servidor (normalmente [dependendo o ramo claro] não está na loja it self) para te tratarem disso…
Servidor? Eu já tentei ver as blacklists para remover mas só consegui um. É uma confusão para tentar remover outros e também alguns não dá para remover pois dizem que se é um IP público para uso pessoal e não para servidor de e-mail que não removem.
isso não é uma queixa, isso é excelente.
Se está em blacklist tens que ver onde esta em blacklist e pedir para deixar de estar. Simples
alojar um servidor numa loja tambem tem muito que se lhe diga… Em termos de velocidade mais vale contratar online.
Servidor? Eu não falei em servidor.
Pronto vai vir aqueles típicos comentários “Ah e tal é mentira, eu tenho Vodafone e isto e aquilo” meus amigos, aviso desde já. Que todas as operadoras, TODAS as operdoras. TODAS. Têm os seus problemas.
Isto é, por teres um problema não significa que todos os outros tenham, por teres tido um problema não faz dela uma pior operadora do mercado (Talvez para ti sim, para outros e num modo geral NÃO.)
A Vodafone é uma das melhores operadoras a nível de Internena minha opinião e pelo que leio em foruns e blogs muitos opinam o mesmo. É obvio que poderá existir zonas em que o 3G/4G é mau, assim como as restantes operadoras acontece o mesmo. É perfeitamente normal, mas isso não retira o mérito a Vodafone.
Venham lá, em chuva os comentários a dizer que a VDF é isto e aquilo, não presta bla bla. Se assim fosse não existia nenhuma boa operadora ou pelo menos com melhores ofertas e qualidade nos serviços.
Discordo, no meu caso sou cliente Vodafone e a velocidade anda há volta dos 50 megas de download em média.
Ficando a quem dos 100/100 contratados.
Nuno, não podemos tomar as partes por um todo. Por teres uma má experiência, não quer dizer que a empresa seja má e que não mereça estar catalogada como “uma das melhores no setor”.
Se tens uma má experiência em termos de velocidade, recomendo que fales com a vodafone nesse sentido. O apoio ao cliente é excelente e bastante afável.
Tenta 😉
Bruno, deves estar a trabalhar para a Vodafone ou a fazer campanhas para eles.
Um Exemplo :
Tenho 200/200 , sabes com quanto fico, apos falar com apoio técnico, passado uma semana? 30/50 , uma media.
Latência? Pff nem falo sobre isso.
No início correu bem, mas desde ha 4 anos que tenho vodafone, tenho reparado que as velocidades tem baixado bastante, ao contrariando a empresa de testes nPerf.
Em casa, na casa dos meus sogros, a empresa tem 9 filiais em varias zonas do Ribatejo , todas com vodafone.
Por isso posso afirmar que essas estatísticas me fazem rir.
Testes mensais, as vezes de 15 em 15 dias, outras vezes aleatórios, 2-3 dias diferença.
Somente voltamos a ter a velocidade contratada apos falar com o suporte técnico, mas pasado 1 semana, se fecha novamente a torneira.
A infraestrutura das operadoras não esta preparada. Simples, para n ligações.
Fidelizei com a Vodafone há uns anos 200/20. Tinha cerca de 214/20.
Entretanto saiu a campanha de 100/100 e refidelizei novamente e tenho +/- 106/100.
Não digo que a Vodafone não proceda dessa forma em zonas onde as infraestruturas estejam mais saturadas mas posso garantir que não é regra da “casa”.
Aposto como é em Wireless ou não tem placa gigabit e depois culpa a Vodafone ROFL.
O técnico da Vodafone garantiu 100Dow / 100up por WiFi. Como ficamos ?
E o dispositivo suporta essas velocidades por Wi-Fi?
Suporta velocidades que estamos a falar sim senhor .
Estamos a falar de um ASUS i5 com uma gt 1060 com 4 gigas dedicados, 8 GB RAM
O smart router da Vodafone garante 100mbs por Wifi por Dual Band(5g). Mas será que a placa de Wifi do PC/Portatil (ou outro dispositivo) tem Dual Band?
Ele está a falar de norma Wi-Fi que o PC suporta. 802.11n e/ou 802.11ac.
CPU RAM e GPU não valem de nada para a conta.
É o disco suporta 100mbs de escrita ?? E o cpu suporta na altura do teste o número de sockets abertos não é superior ??.
Tanta variável .. pessoalmente desde que consiga fazer stream do que quero , navegar , está tudo bem.. tenho ver ah 3 anos … Sem grandes problemas e bom atendimento , e abertos a negociação quando estamos a renegociar.
A velocidade média, os testes foram só realizados a rede fibra? se a MEO tiver 90% dos contratos rurais da ADSL vai abalar o resultado em comparação com as operadoras que têm contratos maioritários com fibra
Vai abalar como? Se no ADSL não tens mais de 24mbps e então em upload nem se fala… LOOL pensa um bocado.
em 100 down e 100 up, por wireless ao lado do router consigo uns simpáticos 112mbps de down e 111 de up. Not bad. Para mim, o melhor serviço que já tive – só me falta passar pela MEO.
Em termos de cobertura 4G também me parece serem o melhor serviço cá em Portugal, btw: muitos amigos meus que têm NOS ou não têm rede, ou as chamadas são de fraca qualidade ou super lento o 4G – cheguei ao ponto de fazer hotspot do meu 4G porque uma pessoa da NOS não conseguia fazer upload de uma foto.
Para quando cobertura de fibra óptica e de rede móvel na Freguesia de Merufe no conselho de Monção distrito de Viana do Castelo ?.
bocejo
grande novidade 🙂
Deixem a MEO para quem não tem cobertura Vodafone e a NOS para tontos com a carteira cheia.
Olha que durante os ultimos festivais nomeadamente o do passeio maritimo de alges, nem tv tinha de tanto que caia a conexão….
Quando pus Vodafone fazia speed tests às 21:00 e nunca conseguia mais de 64Mb/s, 2-3 dias a ligar para lá e no último dia dou com uma mulher que só diz “Experimente lá agora” e BAMM 112Mb/s, escusado será dizer que antes dessa chamada estava à mesma nos 64Mb/s e ficou resolvido até hoje (já passou quase 1 ano).
Por isso se acham que têm pouca velocidade a certas horas, pode valer umas chamadas e se só encontrarem números pagos, fica a dica: https://707.pt/
Pura ficção…. A Vodafone só atinge essas velocidades se estiver próximo do router… Quanto ao serviço é uma bosta…. Num T3 não se consegue ter acesso à Internet em todas as divisões da habitação. A nível de instalação do sinal de TV também só o fazem numa divisão da casa… Quem quiser em mais terá de pagar um extra à parte… Não venham com embustes a valorizar a qualidade de uma operadora que a todos os níveis é demasiado fraco.
LOOL Muda de operadora então, que vais ter um belo serviço.
Por acaso, eu tenho Vodafone, não pago mais pelo pacote que escolhi, tenho televisão em todas as divisões da casa, só a box é que está na sala e tenho Wi-Fi na casa toda… Portanto… Devo ter muita sorte… O mesmo não digo da Meo e NOS… É já fui cliente deles…
Vodafone
http://pic.nperf.com/r/317472789-DaFrzfj8.png
O que eu vejo no gráfico é que a Vodafone é a operadora que apresenta maiores latências, mas devo ser eu que estou a ficar cego lol.
O gráfico começa logo com o pico da Vodafone… lol
Em termos de velocidade, a VDF tem imensos clientes com 1GB, por isso é normal ser a que apresenta maiores velocidades.
Estes dados são uma treta ….
Já para não falar da percentagem de clientes que tem VDF comparativamente ao total, que é muito inferior à percentagem da NOS e MEO, por isso é normal que quanto mais usuários, pior seja a internet e depende imenso das infraestruturas.
Decerto que há muito menos clientes VDF com ADSL que fizeram o teste através do nperf do que clientes MEO com ADSL…
Decerto que há muito mais clientes Satélite NOS que efetuaram o teste através do nperf do que clientes VDF com ADSL…
Portanto, aposto que a maior parte dos testes efetuados por clientes VDF foi através de fibra, o que deturpa todos os números.
A NOWO que deve ser a PIOR OPERADORA em latência, etc etc, atinge aquela velocidade e pq? Pq todos os clientes que dispõe são por cabo… Nada de ADSL ou Satélite… Portanto, estas estatísticas não fazem sentido, porque englobam clientes com tecnologias diferentes umas das outras. A MEO é a mais prejudicada, pois tem clientes com SAT, com ADSL e com Fibra, logo apesar de a sondagem dizer que não é a melhor, deve ser.