PplWare Mobile

Vem aí o Windows 8

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. M.Manuelito says:

    Já o tenho, sacado do site da Microsoft pela conta da minha “empresa”, mas ainda não o instalei! Mas tenho alguma vontade de o instalar, para ver se realmente mudo a minha ideia, de “Flop” para “Muito bom” 🙂

    • Ridelight says:

      Também já o estou a utilizar, versão ativada e genuína, através da conta empresarial, e estou agradavelmente surpreendido, ao início estranhas um pouco as duas interfaces, mas passado algum tempo entranhasse e torna-se simples e intuitivo.
      Em relação ao Windows 7 este consegue ser mais leve e fluido.
      Já utilizo acerca de 15 dias e não tive nenhum break.
      Mas não há nada como experimentares e explorares para poder ter a tua própria opinião e experiência, não nos podemos basear na opinião dos outros e falar sem conhecimento de causa.

      • M.Manuelito says:

        Hoje instalei o win8 numa máquina virtual, e, apesar da experiência de utilização na ser tão rica como numa máquina real, fiquei agradavelmente surpreendido. Com o tempo, estou convencido, que o menu iniciar dos outros windows, nem se lhe vai notar a falta! Em breve vou instalar numa máquina mais a sério!

  2. rpf says:

    Excelente S. O.
    Primeiro estranha-se, depois entranha-se 😉

  3. Miguel Ribeiro says:

    Recorde-se da grande parada da Microsoft sobre o Windows Phone 7. Coreografias da musica “Thriller” de Michael Jackson, como se fosse uma encenação da morte do iOS e do Android. Bem… os resultados estão à vista de todos

  4. vasconde says:

    Ainda bem que agora já dá para cortar fruta. lol.

  5. José de Sousa says:

    Tenho usado nos ultimos tempos e estou deveras maravilhado com o S.O. Digam o que disserem, quem só tem mal a dizer é porque ainda não o experimentou mesmo! Decerto que conta com algumas arestas ainda a limar, mas de um modo geral, na minha opinião consegue superar o W7 (o que eu pensava que não poderia acontecer).

    Claro está que quem não perde 5 min. para configurar as coisas a seus gostos vai achar complicado e não funcional, mas percam esse tempo que vão ver como depois não querem outra coisa.

    Cumpts

  6. Ricardo Vieira says:

    Como muitos outros experimentei o Windows 8 CP e detestei. Também andei a cantar que iria ser um flop e a loucura de tirar o botão START, etc… Estava a pensar sobretudo nas pessoas que têm dificuldade a adaptarem-se a novas realidades nas TI.

    Mas depois de instalada a versão RTM e de o experimentar a fundo penso muitas vezes: Para que servia o botão START? A maior parte dos programas que uso estava na taskbar (e ainda estão no W8); o ambiente Metro é mais organizado e fácil de aceder que o botão START (a milhas); se quisermos aceder a uma aplicação basta aceder ao pesquisar (super rápido).

    Lanço um desafio que lancei também a um colega céptico quanto à mudança. Pusemos lado a lado W7 e W8 a ver quem acedia mais rapidamente às aplicações e funções do Windows. Como devem calcular eu a usar o W8 há 2 semanas e ele a usar o W7 há mais de 1 ano. evidentemente que dei um valente ‘baile’. Apenas um exemplo: para aceder ao Painel de Control basta usar a tecla ‘Windows’ e digitar ‘Contr’ e ‘Enter’. No Windows 7 demora um pouco mais.

    Quanto a performances e compatibilidades, até ao momento não tive problemas e o sistema está mais rápido. Mas isto também poderá ser a sensação que temos quando instalamos o SO de novo.

    Em conclusão….longe de ser um flop. Pelo contrário.

    • Jose says:

      Não sei como é que o teu amigo demora tanto tempo a abrir o Painel de Controlo, ta logo no menu iniciar, enquanto que no Windows 8 esta escondido, e preciso procurar ou usar atalhos do teclado, so mais um dos exemplos que o Windows 8 ficou mais dificil de usar.

      • António Pereira says:

        Está “escondido” de origem, mas após se perder os 5 minutos que alguém já referiu, cada utilizador tem aquilo que pretende facilmente acessível.

        O Windows 8 é tão difícil de ser usado, como era qualquer outros Windows antes de ser personalizado ao gosto do utilizador.

      • Hiro says:

        José, o windows 8 vai funcionar mais á base de atalhos, desde a mudança do windows xp para o windows 7 isso já foi evidente. E agora com o W8 ainda mais. Por isso sim é possivel ser mais rapido a abrir uma funcionalidade no W8 do que no W7 sabendo os atalhos correctos. É uma questão de decorar os atalhos. O proprio sistema operativo da apple funciona muito á base de atalhos para quem os souber… acho uma boa aposta para tornar a nossa interacção com o W8 mais rápida e funcional.

      • Ridelight says:

        No ambiente de trabalho basta começar a escreveres o que queres que aparece logo, experimenta começar a escrever “pai” que ele apresenta logo o painel de controlo.
        E nas configurações tens a possibilidade de o tornar acessível no “metro”

        • Jose says:

          Metade dos programas que uso e preciso, têm problemas de compatibilidade com o Windows 8, fora o pouco suporte que o Windows 8 esta a receber de produtoras de jogos, grande parte do meu catalogo Steam não funciona no Windows 8.

          Até agora nada me prende ao Windows 8, muito pelo o contrário.

          E eu testei com o Windows 8 RTM, pode dizer-se versão Final ja.

          • Alexandre Amaral says:

            Sinceramente não tenho qualquer problema em jogos no Windows 8, mas se isso te acontece não deixa de ser usual…o sistema operativo ainda nem saiu para o publico é normal que ainda não estejam lançadas as afinações necessárias para garantir a compatibilidade dos programas, logo esse teu argumento é um….não argumento!

          • rand says:

            grande parte do meu catálogo steam funciona sem problemas no Win8

          • Gonçalo Jorge says:

            Se voltares ao passado, relembravas-te que quando o W7 apareceu, a maior parte dos programas também não eram compatíveis, ou tinha breaks, para resolver os problemas de inicio, utiliza o modo compatibilidade para windows 7 ou mesmo xp. , o Pois, sendo que OS for, o inicio é sempre critico, porque muitas vezes, não é o S.O. que tem de ser compatível, mas sim os programas. Só assim se cresce e se melhora.

      • dc says:

        Mais rapido ainda… Windows + X

  7. Jose says:

    Cheira-me a FAIL o:

  8. zelameira says:

    Ja o tive instalado, mas ainda tinha algumas incompatibilidades, e achei estranho nunca apanhar aquelas cenas do msn, e no dia em que instalei o win8 as pessoas começaram-se a queixar que o meu msn estava a mandar mensagens em ingles. achei estranho e estou com o 7 outra vez. mas deu para perceber que é um bom sistema operativo, gostei da rapidez de arranque.

  9. Instalei ontem o RTM e embora o esteja a estranhar… acho que habituando-me à coisa, vai ser fantastico.
    A integração de serviços está muito bem conseguida.
    E para quem não gostar do metro style, tem sempre o desktop 🙂

    • K says:

      Acho que te vais habituar num instante 🙂

      protip: quando quiseres abrir um programa, experimenta começar a escrever mal abras o novo “menu iniciar” (para added effect, usa a tecla windows para abrir o “metro”. O windows encontra o que tu queres e filtra os resultados todos quase imediatamente.

      Na prática ele já fazia isso no 7 mas agora ainda está melhor.

  10. Glink says:

    continuo na minha ẃ bonito para tablets, e não passará disso…

  11. Arnaldo says:

    Tenho o windows 8 RTM também pela empresa, e estou a gostar. Mais rápido, mais apelativo, com uma nova aparência, entre muitas novas novidades. Inicialmente a adaptação não foi agradavel, anos de windows 95,98,XP e 7,mas agora é facil e intuitivo.
    A Microsoft não fez um update e diz que é um sistema novo como outras empresas, nomeadamente a Apple.

  12. Marco Cipriano says:

    Já podemos fazer a pre order da versão online?

  13. Eu já o tenho desde 25 de Agosto – a versão Pro RTM do MAPS da empresa onde trabalho. Já tinha testado a versão Preview e fiquei convencido logo desde essa altura. E agora já é praticamente o meu SO principal.
    Já dou comigo no trabalho, por vezes, no Windows 7, ir com o rato aos cantos do ecrã ou fechar a janela arrastando-a para baixo. lol

  14. Tiago F says:

    Que desgraça está a microsoft a procura da rolha…

    Este windows devia chamar-se “WINDOWS RAINBOW” tanta cor

    meu rico MAC e OSX 😛

    • Hiro says:

      Antes de chamares windows rainbow olha para o teu ícone “de espera” ou quando um programa fica sem resposta no OSX.

    • K says:

      És livre de usar o que quiseres, mas para ser sincero isso até nem é totalmente verdade, coisa que podes descobrir se usares durante algum tempo (ou até mesmo nos primeiros minutos de utilização)
      :
      – os padrões de cores são quase todos configuráveis a gosto (eu uso um padrão de cores escuras), não tens que ter “tantas cores”;

      – a separação por cores a que provavelmente te referes, deve resumir-se ao menu ModernIU, mas ajuda imenso a encontrar o que quiseres com uma simples “passagem de olhos” mas, como eu disse acima, é personalizavel;

      – Acabaram os efeitos 3D e os gradientes em quase tudo que é janela, menu e barra, muito ao novo estilo “flat” simplificado da microsoft que eles agora estão a uniformizar.
      Visto que esses efeitos eram todos criado com gradientes e várias tonalidades de cores, podemos dizer que, efectivamente, este windows até tem “menos cores”.

      • Alexandre Amaral says:

        Quanto a esse estilo flat das janelas, sinceramente é daquelas coisas que eu detesto no Windows 8…as janelas na sua grande maioria ficam feias (tirando um ou outro estilo de cor)…acho que foi um passo a trás nesse aspecto.

        • K says:

          Entendo o que queres dizer e eu até pensei da mesma maneira.

          Mas até entendo o porque de ter feito isto e até é lógico. Primeiro, é a nova imagem deles, flat coisas.
          Segundo, um pc tem todos os recursos que o windows pode alguma vez precisar para mostrar os efeitos todos, mas o tablets provavelmente não. Visto isto ser preparado para correr nos 2 ambientes com a mesma versão, provavelmente foi pensado nesse sentido.
          Do ponto de vista da performance, seja qual for o cenário, só pode ajudar.

          Ao fim de algum tempo, sinceramente já nem reparo. No meu caso, é para ser útil e rápido, bonito passa para segundo plano 😛
          Só a velocidade de arranque do windows compensa toda e qualquer falhar que o windows possa ter tido até agora (e ainda não vi nenhuma :P)

  15. Tiago M. says:

    Tenho testado o Windows 8 em VMWare e é uma beleza de SO.

    Ok o gosto pela a interface pode ser discutível, cada um tem o seu, eu até gosto, mas o que não compreendo é toda a confusão à volta do botão start, que eu saiba ao meter o rato no canto inferior esquerdo, surge lá o painel Start, que na prática é o novo menu iniciar onde se podem afixar os programas favoritos, excepto que o acesso agora é muito mais rápido e simples (1 clique) porque não é necessário perder tempo a navegar pelos menus.

    Também só é preciso 1 clique para aceder ao Desktop, que tem agora um gestor de ficheiros bastante completo, portanto outra crítica na qual não vejo fundamento.

    Todas as configurações e aplicações instaladas estão à distância de uma pesquisa.

    O painel Start é altamente configurável, com quantas tiles nós quisermos, tem uma vista mais abrangente e outra mais focada, apenas é preciso habituar ao scroll horizontal em vez de vertical.

    Eu acho que está fantástico e muito bem trabalhado, além de estar altamente optimizado em termos de performance e consumo de recursos (tem trabalhado sem problemas com apenas 1,5GB de RAM e a partilhar um Core2duo com o Windows 7), algo que já era expectável em virtude de os efeitos como o Aero terem sido removidos.

    Todos os dispositivos foram devidamente reconhecidos, as aplicações a que estamos habituados no Windows 7 correm na perfeição no modo desktop, Internet Explorer 10 está bem rápido mas ainda com certas instabilidades.

    Aquilo que tenho a criticar neste SO é de facto o SecureBoot e se se vier a confirmar a impossibilidade de instalar outros sistemas operativos/browsers, o que é sempre de lamentar tendo em conta a liberdade de escolha, espero que tal só suceda nos equipamentos próprios da Microsoft (Surface).

    Tenho testado juntamente com o Windows 8 o novo Office e embora se mantenha fiél às versões anteriores, tem um visual muito agradável e uma fantástica integração com o Skydrive.

    Não tenho dúvidas em afirmar que é o melhor de sempre da Microsoft.

    Contudo confesso que não migrarei os meus PC’s actuais com Windows 7 para Windows 8, simplesmente porque o grande diferencial deste SO está na integração que vai proporcionar entre todos os dispositivos Windows e no multitouch. Como ainda não tenho smartphone nem tablet ou PC com touch, prefiro esperar até ao momento em que possa adquirir equipamento que esteja preparado para dar a melhor experiência possível com Windows 8.

    Que venha ele, o Windows reimaginado!

  16. João Reis says:

    Sinceramente também estava muito desconfiado quando instalei o W8 a pensar que iria voltar rapidamente ao W7. Mas até ao momento estou a gostar bastante, e é bem mais rápido que o W7.
    Existe um curto tempo de adaptação como em qualquer outro OS novo que se experimenta, mas depois não se vão arrepender.
    Aconselho a experimentarem!!!

  17. CK says:

    Só uma pergunta. Neste lançamento está incluída a versão portuguesa de Portugal? Abraço a todos

  18. Vitorino Oliveira says:

    Já utilizo este s/o deste à uma semana e estou agradavelmente surpreendido, (1) pela estrutura do sistema, (2) pela lógica de funcionamento e execução das funções e sobretudo pela performance do sistema e navegação web (Internet Explorer 10). Tinha no portátil o Win7 e o Win8 é bastante melhor nos parâmetros que referi. Para aqueles que são renitentes à mudança, apenas proponho o seguinte: que o testem, e testem e testem e depois se pronunciem. Para mim está reconhecidamente bom, além das minhas expectativas. O futuro dirá como ele se comporta nos outros parâmetros, designadamente na questão da segurança.

  19. Serginho M says:

    O Windows 8 vai ser mais barato que os anteriores. Vai andar na casa dos 80 euros. Assim sendo, temos menos motivos para o piratear. Acho que a Microsoft, finalmente esta no caminho certo.

  20. m4nr says:

    Algum comentário em relação ao iTunes e ao Google Chrome?
    Funcionam bem no Windows 8?

  21. Carlos Cláudio says:

    Boas,

    Testei no meu Asus 1225b e gostei imenso, o boot demora metade do tempo, ma sjá desinstalei porque a Asus ainda não me disponibilizou drivers compativeis, principalmente com o HOTKEY (teclas Fn) e com a placa grafica por exemplo. Testei em modo de compatibilidade com W7 mas dá erro na mesma.
    Vou comprar, mas só quando souber que há drivers compatíveis com o W8.

    Outra coisa PPLWARE, deviam fazer um tutorial do visual studio free para criar aplicações do metro, é uma ferramenta fantástica e que ainda não teve o crédito que merece!

    Cumps para todos,
    CC

  22. Carlos Cláudio says:

    Correção, peço desculpa mas depois de uma pesquisa notei que já falaram do VS2012, admito que errei.
    Ainda assim deixo a ideia de um breve tutorial para criar metro apps através de VS 2012!

    Cumps

  23. nuno says:

    cuidado com a virose

  24. Pereira says:

    Boas Peopleware será que podem fazer um post de como conseguir fazer dual boot com windows 8 !! ???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.