Vai fazer uma queimada? Há uma plataforma digital para pedir autorização
Certamente que os fogos de 2017 não serão jamais esquecidos tendo em conta toda a catástrofe. Para este ano já foram tomadas as mais diversas medidas, incluindo um sistema de alertas que já começou a funcionar no início deste mês de junho.
Além desta iniciativa há agora uma app para quem pretender obter autorização para queimadas.
O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana.
Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais.
Plataforma para autorização de queimadas
Apesar do fraco design, existe a partir de agora em Portugal um sistema para autorização de realização de queimadas extensivas e análise das condições para a realização de queimas. Esta plataforma pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e permite obter autorização de queimas e queimadas seguras, por existirem "casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios".
De acordo com o ICNF, este sistema fornece uma resposta com base num conjunto de informações, como a perigosidade, a meteorologia e o número de incêndios dos últimos dias, o sistema gera uma reposta que identifica as condições de risco para o dia solicitado.
A plataforma foi desenvolvida em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).Esta nova plataforma vem dar resposta à "urgente" necessidade de "alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais".
A nova plataforma vai dispor ainda de uma linha de apoio para "tirar dúvidas e ajudar a efetuar o registo na aplicação", através do número 808 200 520, que está associado à Linha SOS Ambiente e Território da GNR e que tem o custo de uma chamada local e funciona todos os dias, das 08:00 às 21:00, informou o instituto, referindo que, neste âmbito, foi estabelecido um protocolo entre o ICNF e a ANMP.
Este artigo tem mais de um ano
No tempo quente, só faço queimadas no barbecue em local próprio e com todos os meios vinícolas por perto.
Agora a sério, para além do dito acima, não faço queimadas, faço antes uma vala grande e toda a folhagem, ervas e similares, são enterrados, sendo que no inicio/meados do Outono a vala é fechada e o ciclo volta a se repetir no ano seguinte.
É o mais correcto e ficas com terra melhor…
O fogo é essencial para minimizar fungos e outras doenças, o fogo não deixa que as sementes indesejadas germinem… tem poder de esterilização que outro método barato, ecológico e eficaz nunca terá. O fogo sempre fez e faz parte da nossa cultura agrícola. É lógico que é preciso saber usar o fogo e quem não sabe não mexe! O problema é quem acha que sabe usá-lo, bem como quem se aproveita para fazer negócio à custa da desgraça dos outros.
A criação deste site veio resolver um problema que há mais de 40 anos (anos 70) era urgente. Estabelece regras e levar o conhecimento científico ao trabalhador rural, tantas vezes citadino de fim de semana, que usava o fogo inadvertidamente, sem ter a noção do risco potencial que tinha entre mãos. A partir de agora, a lei é clara: Existem regras para o uso do fogo, e quem não as respeitar, fica nas contas da justiça. Parabéns a todos os que contribuiram para que se avançasse neste campo, que trará mudanças decisivas na prevenção dos fogos em Portugal.
Quero fazer uma queimada no meu quintal
Quero fazer uma queimada no meu terreno dos Talhos
O SISTEMA NÃO FUNCIONA TAL O NUMERO DE TENTATIVAS PARA REGISTO
PRECISAM MELHORAR O SERVIDOR…
ESTIVE UMA TARDE TODA A TENTAR SE CONSEGUIR FAZER O REGISTO