PplWare Mobile

Fogos em Portugal: Vai começar a receber SMS a partir de junho


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

19 Respostas

  1. marcelo claudio says:

    poderiam utilizar o sistema de difusão celular…

  2. Costa says:

    Não me digam que vamos receber notícias do meu Sporting via telemóvel, é que infelizmente aquilo anda a “ferro e fogo” ou “fúria e fogo”.

  3. Jose Macedo says:

    Pois.. mas segundo o RGPD antes de receber, devemos autorizar… 🙂

  4. Mentecaptor says:

    A utilizar o meu número de telemóvel?! E a “privacidade”? Antes arder do que “ser violado na minha privacidade”!

  5. Carlos says:

    Obriguem mas é a limpar os terrenos e lotes urbanos com autênticos matagais, como na cidade do Cartaxo! depois não admira que o risco seja enorme! Muita negligência, desleixo incluindo das Câmara municipais e dos governantes!

  6. Rui says:

    Este sistema parece-me “spam”. O que é que interessa avisar um distrito inteiro por SMS se está em alerta vermelho. Essa informação já é difundida nas televisões, rádios, net, etc. Eu queria saber era se existem incêndios e para onde se dirigem com antecdência, para que não voltem a haver mortes e as pessoas saberem para onde se devem dirigir em segurança.

    • mlopes says:

      nenhum dos meios que referes é uma alternativa em tempo real a uma mensagem (sms ou difusão celular).
      menos o é ainda para quem, com eu, não ouve rádio e não vê canais de televisão portugueses (e quase nada nos outros) há muitos anos

  7. PoPey says:

    Não me digam que vão trocar o Siresp??

    Este sistema parece muito bonito na teoria mas pouco prático na realidade. A informação que estamos em alerta vermelho não é relevante a partir do momento em que não se registe nenhum incêndio. Era sim relevante avisar sempre que uma localidade estivesse ameaçada por um incêndio ou enviar uma sms a desaconselhar transitar na estrada X ou Y… Isto é um sistema com muitos “se’s” e muitos “mas”… Na prática duvido que tenha alguma funcionalidade. Isto porque depois se não é enviada sms nenhuma vamos partir que está tudo bem quando não realidade pode não estar… Um bocado como tentaram culpar o IPMA por condições adversas extremas que se têm vindo a registar nos últimos anos…

  8. Ricardo Saraiva says:

    Podiam também realizar uns testes com o Cell Broadcast. Há uns dias foram realizados testes no Canadá. No início do ano Nova Zelândia e Filipinas implementaram um sistema de alertas, no Chile, EUA, Japão, Holanda, Lituânia, Tailândia, Roménia, China e muitos outros já possuem sistemas de envio de Alertas à População via Cell Broadcast, no Reino Unido houve testes com SMS e Cell Broadcast. Mas mais importantes do que a tecnologia utilizada é o tipo de conteúdo que irão enviar.

  9. Helio says:

    Cell Broadcast ou difusão celular, há muito que a TMN/MEO utiliza, mas cá só foi utilizado para os indicativos regionais.
    Desligar a Difusão celular, é das praticas mais frequentes no pplware@android

  10. Aurélio says:

    Se o José Macedo está certo e “antes de receber, devemos autorizar… “, quando tomarmos consciência de que existe um incêndio próximo já ele está à nossa porta ou – no mesmo distrito – a 200Km de distância.
    A ideia parece basicamente boa mas – para resultar – precisa de ser mais trabalhada, o que poderia ter sido feito e testado durante o Inverno.Uma sugestão, para não confundir e ignorar a hipótese de ser apenas uma mensagem publicitária:
    Fazer

  11. DS says:

    Um sistema de alerta importante e pelo que percebi por defeito é enviada a SMS. Apenas quem não pretende receber é que tem de solicitar, pois pedir para receber a SMS deturpa completamente o que se pretende.
    No entanto este sistema de aviso devia ser obrigatório. As SMS não são assim tão intrusivas porque não são enviadas com frequência, apenas mesmo com alerta Vermelho. Todos deviam ser obrigados a receber a SMS e não ter possibilidade de desativar.
    Quanto ao serviço em si, de lamentar que seja por SMS porque quando metade receber a mensagem já tudo ardeu. Não é funcional, não é prático.
    Mais um software a ser desenvolvido por uma equipa de filhos, sobrinhos e amigos que vão receber uma pipa de massa.

  12. Helio says:

    Fala-se muito da proteção de dados, mas esqueceram-se quando usam as apps Sync.me e outras, em que além das do utilizador da app, violam as dos vossos contactos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.