uTorrent bloqueado por antivírus e pela própria Google
O uTorrent sempre foi visto como um serviço e uma aplicação que poderia não ser totalmente legal, mas que dava acesso a todo um mundo de conteúdos de elevado tamanho.
A sua relação com as empresas de software sempre foi complicada e agora é a vez dos antivírus terem a sua palavra. A maioria destes softwares está a barrar o uTorrent e a marcá-lo como um potencial problema. Para complicar, a Google resolveu também bloquear o acesso ao site do uTorrent.
O uTorrent é provavelmente o cliente de BitTorrent mais usado na Internet. Com milhares de utilizadores mensais, esta aplicação consegue ter obter os seus rendimentos através da apresentação de publicidade na sua interface e de outro software que é instalado juntamente com a aplicação principal.
Desde há alguns dias que a aplicação está a ser marcada como sendo problemática, por pelo menos seis antivírus. Os scans identificam o uTorrent.exe como estando associado ao trojan Trojan.Win32.Generic!BT e também está ao instalador de software OpenCandy, o que marca como sendo 'riskware'.
O problema, do que se sabe, não está na aplicação do uTorrent, mas sim no software associado e que está presente na instalação da aplicação.
A decisão de instalar software de terceiros tem rendido bom dinheiro à uTorrent, mas também tem levado a queixas dos utilizadores e a que muitos abandonem este cliente.
Mas os problemas do uTorrent não se ficam por aqui e pelo problema dos antivírus. Também a Google resolveu agora bloquear o acesso dos utilizadores do Chrome ao seu site e também esta a reportar o download do cliente como potencialmente perigoso.
Ao aceder ao site do uTorrent, com o Chrome, aos utilizadores é apresentada uma mensagem a indicar que o site em causa pode conter software prejudicial, o que acaba por afastar os utilizadores do uTorrent.
Esta parece ser uma decisão que está enquadrada na melhoria dos mecanismos do Google Safe Browsing, que pretendem garantir uma muito maior segurança aos utilizadores do Chrome.
A empresa já tinha anunciado que estes alertas iam ser mais frequentes e que iam afectar sites que até então não estavam a apresenta.
O problema do uTorrent parece estar apenas e só no software adicional que aceita instalar sempre que os utilizadores colocam o seu cliente nas suas máquinas.
Esta é parte da forma de obterem rendimentos, mas tal como já antes tinha sido alertado pelos utilizadores, este é um método que acaba por não ser vantajoso a longo prazo e a prova chegou agora, ao verem bloqueada a sua aplicação e o acesso ao seu site.
via TorrentFreak
Este artigo tem mais de um ano
Eu já há vários anos que só uso o Transmission, pode não ter a interface mais bonita, mas é leve e faz o trabalho. Como é software open source nunca vem com extras associados.
+1
Simples e espartano, nunca me deixou ficar mal.
vocês chamam isso alternativa?
fica feio falar que é melhor que o “principal”.
so nao uso o transmission porque nao tem rss feed.
existe plugin não oficial , e no showrssinfo podes fazer push to transmition .
Para mim o que não gosto muito é o sistema de labels não ser como o utorrent que grava em pastas separadas
No Ubuntu guarda em pastas separadas!
obrigado por essa informacao. nao conhecia o showrssinfo. thx
reparei agora que não dá para colocar diferentes links para o rss.
So uso o torrentleech e não me permite essa opçao.. ou estou a ver mal?
Ola Serafim, tens alg convite do TL? Eu tinha conta c ratio superior a 2, mas devido a um cancro, deixei d usar o pc durante uns meses e deizei d ter cconta por inatividade. Fabiotaken1986@gmail.com
Olá Serafim, gostava de um convite também para o TL, se ainda tiveres algum… fnoliveira.joaquim@gmail.com… muito obrigado.
+1
Já usei esse mas agora uso o qbittorrent e não quero outra coisa!
+1 leve e funciona bem
o Deluge também é uma boa solução!
Transmission é o melhor programa de Torrent que já vi. Para além de ser opensource, não tem anúncios sempre a correr e parece ser aquele programa que consome menos recursos. Já agora, para quem usa a versão Mac, a interface é igual à interface das apps nativas
Porque è uma app mesmo nativa!
Acho bem esse programa já chateia com tanto spyware/adware na instalação do mesmo!
Existe alternativas limpas.
Deixei de usar o uTorrent desde que começou a vir cheio de tralha. Irónico tendo em conta a sua origem e nome.
Agora é qbittorrent all the way.
Segundo percebi, se não aceitarmos a instalação do software “extra” não há qualquer ameaça e apenas é instalada a aplicação “limpinha”? É isto?
Sim, se escolheres NÃO instalar o software extra só tens utorrent “limpo” sem porcaria.
Então não percebo, vão bloquear o uTorrent porque as pessoas não sabem parar de carregar em Seguinte e escolher não? Isso é ridículo!
Não, não fica “limpo”. Mesmo instalando sem a porcaria associada, ficam sempre as publicidades inclusas. Tem de se editar sempre as propriedades avançadas para remover.
Isto para não falar no bitcoin miner que foi detectado à uns meses.
Joao MS
Eu tenho o Utorrent e nunca instalei nada alem disso. mas sim durante a instalação é muito fácil para utilizadores mais distraidos ou menos experientes instalar as aplicações adicionais, e essas sim, podem ser consideradas spyware.
Pelos vistos não se podem fazer reparos aos artigos do Pedro Simões
Obrigado PPLWARE. Bom trabalho
Cumps
Joao MS
Eu tenho o Utorrent e nunca instalei nada alem disso. mas sim durante a instalação é muito fácil para utilizadores mais distraidos ou menos experientes instalar as aplicações adicionais, e essas sim, podem ser consideradas spyware.
Excelente artigo Pedro Simões! Bom trabalho!
Cumps
Deixei de usar o utorrent precisamente por achar que era muito invasivo. Tenho usado transmission ou deluge.
Eu utilizo o tixati
Aos anos que uso o uTorrent, no entanto na instalação, numca instalei os tais third party software, porque os mesmos dao para recusar na instalacao, e nao tenho problemas, e tenho o AVG e o Chrome… 😉
Joao MS
Eu tenho o Utorrent e nunca instalei nada alem disso. mas sim durante a instalação é muito fácil para utilizadores mais distraidos ou menos experientes instalar as aplicações adicionais, e essas sim, podem ser consideradas spyware.
Pedro Simões, ontem dois comentários meus foram apagados simplesmente porque estava a tentar ajudar…
espero que hoje não aconteça o mesmo. Leia o artigo que escreveu e veja se realmente não encontra erros.
não é nenhuma critica negativa é uma pequena chamada de atenção, que quanto a mim, nao custa nada agradecer e corrigir…
Não vejo a necessidade de apagar os meus comentários. Toda a gente comete erros.
Cumprimentos
Bruno, sabes o que estava a comparar entre este produto da Runtastic e o da Polar?
Aposto que nem leste. Repara no meu comentário onde digo que dispositivo da Polar tenho 😉
Não fales sem ler o que digo, nem coloques palavras na minha boca. Estamos a falar de coisas diferentes. Diz-me lá um produto da Polar que seja comparável à algum destes aqui da Runtastic 😉
Já deixei de usar… principalmente porque as vezes passava-se e não estabelecia ligação ou demorava muito a estabelecer.
Tenho usado o BitComet e estou satisfeito.
uTorrent versão “Portable”. Pode ser colocado num memory stick USB, e não necessita de instalação pois pode ser executado directamente.
A solução é bastante simples!
é justo, para o spyware que instala até sem autorização.
qbittorrent, transmission e deluge são excelentes alternativas (e por mim por essa ordem)
Não percebo o porquê de isso só aparecer agora, já a alguns anos que eles têm essa prática (Cheira-me a interesses). E já agora podiam mencionar que toda essa “tralha” que vem pode ser ignorada com um simples Skip.
Não percebi bem a situação do Google estar a bloquear o site. É só quem utiliza o Google Chrome para abrir a página do uTorrent que está a bloquear a página? É que se é isso não meu não bloqueia e tenho a versão mais recente do Chrome x64 (atualizada hoje) e a pesquisa no Google encontra a página do uTorrent e abre essa página bem sem erro nenhum.
Será que Google Safe Browsing vai marcar também o site do Chrome como potencial perigoso? É que o maior “vírus” que conheço é o Chrome.
Por acaso:
https://pplware.sapo.pt/google/o-seu-chrome-esta-vulneravel-actualize-ja-para-a-versao-44/
Por isso quem tem, digamos versões antigas, a google devia bloquear automaticamente o acesso do chrome.
A goolge anda demasiado preocupada com a segurança dos outros, parece que nem tem telhados de vidro.
Tiraste-me as palavras do pensamento!
Só digo, bem feita!
O uTorrent foi muito bom durante anos e anos, lightweight e free. Agora, versão Pro + freeware com publicidade. Obviamente aceitável, mas publicidade != adwares em segundo plano sem o consentimento do utilizador…
Eu disse o mesmo no G+… “Bem feita! Por mim podia desaparecer todo o software que se vale de publicidade duvidosa para se financiar, tendo em conta as alternativas open-source”!.
Já à muitos meses que deixei o uTorrent pelo qbittorrent e não me arrependo.
Boas pessoal! Desde que descobri o programa “Deluge” que não quero outra coisa! =D bem leve e sem razão de queixas!
Eu deixei de usar o utorrent porque alem de pesado, o instalador instala appsmanhosas mesmo sem a nossa autorizacao. Neste momento uso o bitorrent no pc e telemovel
Apesar de se poder abortar a instalação dos referidos programas aquando da primeira instalação, quando o uTorrent se actualiza, instala toda a catrefada de PUPs, Trojans, spyware que lhe apetece… Já tive problemas com isto. Agora uso o Tixati e estou bem satisfeito com os resultados.
já não uso a imenso tempo. Perderam-me quando começaram a incluir extras ao programa (publicidade, etc). O que mais há são alternativas. Neste momento, entre deluge e qbittorrent.
+1. quando começaram a incluir software que não pedia, passei para o qbittorrent, e estou bastante satisfeito, simples leve e sem publicidade.
Espanta-me como fazem isto ao uTorrent, e ignoram o Daemon Tools (Free). Esse sim que inclui spywares e afins, e não há maneira de evitar que sejam instalados. Já no caso do uTorrent facilmente se evita a instalação de softwares terceiros.
Transmission
rtorrent + rutorrent FTW!!!
Uso a versão 2.2.1 do utorrent e está limpinha e funciona bem.
Se não são atentos aos programas que instalam com instaladores, instalem o unchecky é um programa que desmarca essas ofertas nos instaladores.. recomendo este software para quem é menos desatento, alias a pplware já devia fazer um post sobre o Unchecky e a falar dos “famosos” instaladores! isso sim era útil! Há muita gente que não sabe o que é um instalador e que o mal que pode fazer ao nossa maquina 😉
Uso ha muitos anos. Experimentei muitos outros e voltei sempre atras. Nunca tive um problema.
Mas entendo, num mundo em que tante gente usa IOS, a instalacao do utorrent sem “crapware” pode ser dificil para alguns! lol
Realmente uma conversa sobre torrents e acaba em IOS faz todo o sentido…
Eu uso o Free Torrent Download do programa FreeStudio. Até à data nada a assinalar de negativo…
Se quiserem dar uma vista de olhos…
-> http://www.dvdvideosoft.com/pt/free-dvd-video-software-download.htm
Só piratas…..
Vuze – chega. Desinstalei o utorrent depois da constante publicidade em pop-ups que me abria. Instalei o Vuze, e é optimo. Agora experimentei o Vuze Leap… mais simples e faz o trabalho na mesma.
Deluge na veia!!!
Sinceramente não percebo certas e determinadas pessoas e empresas… desde que deixei de usar o BitComet, começei a usar o Utorrent e sempre me lembro dele com add-ons… pura e simplesmente é ter atenção ao instalar o que se está a instalar!!! E nunca tive publicidades, pop-ups e afins…
Até porque existe milhoes de programas que têm opções para instalar… as pessoas é que não vêem o que estão a fazer e vai tudo á frente…
Aliás a google não devia falar muito até porque quando instalamos o chrome ele vem designado logo para ser o navegador predefinido…
Para mim o TiAgO deu a melhor resposta!