Última hora: Portugal deixa cair algumas restrições no combate à COVID-19
Realizou-se hoje mais uma reunião de Conselho de Ministros para avaliar, em outros temas, as medidas de combate à COVID-19. Portugal atravessa um período de mudança, mas há ainda indicadores preocupantes e elevados como é o número de mortos diários.
Portugal irá avançar para a eliminação de algumas regras e tal será feito em duas fases. Saiba já o que muda nos próximos dias.
O Governo anunciou as conclusões da reunião de Conselho de Ministros realizada hoje. A ministra Mariana Vieira da Silva revelou que há indicadores que mostram que a pandemia está a abrandar, mas há ainda indicadores muito elevados, como é o caso do número de mortos diários.
O limite estabelecido pelas autoridades para o fim total das restrições de combate à pandemia em Portugal só acontecerá quando se registarem 20 mortes a 14 dias por um milhão de habitantes. Atualmente esse valor é de 63.
Como referido, a eliminação das medidas acontecerá em duas fases, sendo que a segunda fase pode acontecer dentro de cinco semanas.
Acompanhem em direto...
COVID-19: Fim das seguintes medidas...
O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23h59 de 7 de março de 2022 – deixando de vigorar a situação de calamidade – e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19. A partir de hoje é o fim...
-
Confinamento e contactos de risco (mantém-se apenas para quem testa positivo);
-
Recomendação do teletrabalho;
-
Limites de lotação em estabelecimentos comerciais;
-
Exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
-
Exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.
- a exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para:
- visitas a lares;
- visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde.
- uso de máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.
Apresentação realizada no fim da reunião de Conselho de Ministros - podem obter aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Não encontrei, quando começam estas medidas?
Ainda não se sabe. Vai depender do Marcelo
“quando se registarem 20 mortes a 14 dias por um milhão de habitantes.”
Essa regra que indicas é para irmos para nivel 0. Agora vamos para nivel 1.
Nao se confunda as coisas.
” estas medidas”
Não foram referidas se eram as medidas de nivel 0 ou 1.
Por outro lado, está no artigo “A partir de hoje “…
Comentário brilhante AHAHAHAHAH
Depois digam que já passamos o pico e que os casos estão a descer, mas é claro, há mais de duas semanas que os testes caíram e vão cair praticamente todos agora.
Agradece ao Germano Sousa por ter sido atacado e deixarem de testar em massa, portanto o milagre acontece LOL
Com menos infetados (sintomáticos), há menos testes, como é lógico.
bah ainda se mantem a mascara..
Alguém te obriga a usar máscara? A mim ninguém me obriga. No entanto uso-a em espaços fechados apenas como supermercados e no emprego quando asssim é preciso. Nada mais…
Como sempre foi.
Falo de usar a máscara em espaços fechados, na rua não uso
O teu comentário inicial não especificava que era em espaços fechados. Se não dizes o que pensas fica difícil adivinhar o que vai na cabeças de quem só escreve pelas metades…
Geralmente essas pessoas são as que dizem que é tudo uma farsa e acham que ficam sem liberdade por usarem uma máscara.
No nível 0 (a segunda fase), as máscaras já não são obrigatórias em Portugal.
Querem-se reduzir as emissões de CO2 e medidas quanto ao teletrabalho…nada! Até deixa de ser recomendado. Santa hipocrisia.
mais uns meses e voltamos as restrições….
ganda looolllll,…. so acaba depois de tomarem os 10 reforcos da vacina!
Portanto, vocês publicam os comentários dos conspiracionistas com todo o tipo de palermices, mas depois censuram o meu comentário a desmascarar os ditos… está certo…
Onde?
Aqui, na mesma altura que teci os comentários que já foram aprovados. Falei das teorias de coonspiração de mortes programadas, novas ordens, ditaduras e sei lá o quê, que com o fim da pandemia e das medidas, vão por água abaixo.
Tens muita imaginação. Esquece, esse teu devaneio deve ser crítico. Mortes programadas e outras cenas resultam de muita perturbação. Deixa lá isso.
É importante que seja reposta a verdade e coloquem imediatamente os comentários do nosso herói John Doe, o caça-conspiracionistas.
Ele vem salvar-nos das fake news.
Go Go Go John Doe.
Queres trazer algo interessante para a discussão ou foi só mesmo para aparvalhar?
Não querendo ser advogado do diabo mas onde estão esses comentários “conspiracionistas”?
E seja como for é válido as pessoas darem a sua opinião, seja ela a favor ou contra aquilo que acreditamos. O que tenho visto ultimamente (seja com o COVID ou outro assunto qualquer) é que quem não seguir a linha de raciocínio das massas é logo considerado negacionista ou tantos outros adjetivos que estão hoje na moda
Onde estão? Aqui: https://pplware.sapo.pt/mapa-coronavirus/
Muitos à escolha… desde grafenos e 5G a Novas Ordens Mundiais, não faltam…
O “problema” é que não existe linha de raciocínio a seguir. Esse é literalmente o argumento que os negacionistas usam para dizer que nos estão a impor uma ditadura e blá blá blá. Só lhe estás a dar razão. 🙂 É que o raciocínio das massas é dizer que isto não existe e é só maneira dos governos controlarem tudo e mais essas teorias das conspiração que nem têm lógica nenhuma. As pessoas não sabem pensar por si próprias. Vão sempre atrás desses argumentos da treta por causa destas gretas da vida e das senhoras do grafeno ou juízes incendiários, aos quais a comunicação social dá demasiada atenção.
Já tu és um santinho, tadinho…
O John e que sabe. Sabe tanto que anda toda a gente a morrer pelos cantos, e uma calamidade, um horror uma tragedia. Mas depois o que se ve sao as pessoas a passearem na rua normalmente, apenas as vemos com mascara mas esta tudo igual como antes.
Eu? Sou eu que defino o que é uma pandemia? Pelo teu paleio furado, deves pensar é que és tu que defines, como também pareces pensar que aquilo “que se vê” é mais importante que números e factos concretos. “A ver vamos”, como diz o cego.
Carissimo John, se nao sabes o que e uma pandemia nao inventes. Diz-me se conseguires, quantas pessoas ja morreram a tua volta ? Nenhuma ? A minha volta tambem nao, a do ze tambem nao, do antonio tambem nao. Eu vejo cafes e restaurantes cheios de gente, novidade, estao vivos. Estas com medo ? Sabes o que tens a fazer, compra ou adopta um cao.
Tu queres definir uma pandemia com o número de mortes e eu é que estou a inventar?
Á minha volta? A pessoa mais próxima (mas não a única) que morreu foi o meu sogro, sem comorbilidades prévias. Precisas que morra alguém à tua volta para acreditar, é? É pena ter sido um familiar meu, que não precisava disso, e não o teu, para passares a acreditar.
FIM DA SEGUINTE MEDIDA—> “• Exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.” Aqui ainda se mantém a obrigatoriedade de apresentar o certificado digital ?? De quem já tomou as 2/3 vacinas ?? Alguém me consegue responder,se possível ?? O meu muito obrigado.
Será que o certificado digital é só preciso apresentar nas fronteiras ?? Eu já não entendo nada. 😐