Uber usa software para escapar às investigações da polícia
A Uber, aplaudida por muitos, está agora a ser alvo de constantes notícias nada abonatórias.
Depois de se saber que pagou 100 mil dólares a hackers para apagar dados e o Tribunal de Lisboa ter considerado que a atividade da Uber em Portugal é ilegal, a nova polémica indica que a Uber utiliza um software que permite alterar dados nos computadores da empresa, de forma dificultar investigações da polícia.
Amada por muitos e odiada por muitos outros, não há dúvida de que a Uber é um tema que dá pano para mangas. Porém, nos últimos tempos, a empresa americana de transportes privados, tem estado no centro de várias polémicas.
Segundo uma reportagem da Bloomberg, a Uber usa um software capaz de bloquear os computadores da empresa, alterando os seus dados e senhas, sempre que há suspeita de estes estarem a ser alvo de investigação por parte da polícia, uma situação caracterizada como grave uma vez que pode ser encarada como uma manobra de manipular e escapar à justiça.
Ripley - A ferramenta para escapar à polícia
O software em questão chama-se Ripley e permite que a equipa da Uber, que se encontra em São Francisco, EUA, aceda a qualquer computador da empresa, nos quatro cantos do mundo, e consiga alterar senhas de acesso e dados, protegendo-os, ainda antes da polícia conseguir aceder a esses mesmos conteúdos.
Há ainda a informação de que os responsáveis pelos escritórios locais e regionais da Uber foram mesmo formados para, caso estivessem sob investigação, ligarem para um número de emergência nos EUA. Após esse mesmo telefonema, a equipa de São Francisco atuava, e acedia às máquinas para alterar os dados.
Porém, segundo a Uber, noticiado pelo Bloomberg:
Like every company with offices around the world, we have security procedures in place to protect corporate and customer data. When it comes to government investigations, it’s our policy to cooperate with all valid searches and requests for data.
Segundo mais informações da reportagem, esta estratégia, criada em 2015 após uma ação policial nos escritórios da Uber em Bruxelas, já foi mesmo utilizada em países como a Bélgica, Holanda e França.
Trata-se de uma situação que pode dividir opiniões... por um lado há a aparente fuga à polícia, dificultando as suas investigações, por outro há a empresa que tem o direito de proteger os seus dados e o acesso a informações confidenciais, sobretudo quando existe uma base de dados bastante alargada de clientes.
Porém, apenas em situações em que os mandados judiciais estão incorretos ou se verifique alguma atitude abusiva no decorrer da investigação, é que pode ser recusado o acesso aos dados e informações pedidas.
Assim, deixamos-lhe a questão...
Concorda com esta estratégia da Uber?
Concorda com esta estratégia da Uber?
Este artigo tem mais de um ano
Os americanos sempre foram gente muito honesta e transparente…
a melhor anedota que ouvi este ano, thanks
Não seria: O “Governo Americano” sempre..?
Cheira-me que com um mandato eles têm que dar os dados independentemente de mudarem as passwords ou não.
Em relação a ter um sistema de rotação de passwords (quando há suspeita de um acesso não autorizado ou de x em x tempo) parece-me uma coisa que todas as empresas deviam ter.
Era ótimo que a Uber partilhasse este sistema em Open source como contribuição para a comunidade 🙂
O sistema de rotação de passwords pode não ser assim tão bom como parece.
Se for o user a ser obrigado a redefinir a password, às tantas vai definir uma password altamente insegura (tipo 123 ou semelhante).
Se for o TI/sysadmin vão ser definidas passwords que ninguém consegue decorar, e o TI vai passar a ter que passar a vida a fazer reposições de passwords.
Quem é que deixa uma política dessas de complexidade?
Alguem que claramente não sabe do que está a falar… 🙂
+1
Não sendo tudo mau o é tecnológico, a Uber como a Bitcoin são produtos da ganância desmedida, lucro custe o que custar sempre feito à custa daqueles que trabalham…
Pelo menos a Uber esta a ser banida ou regulada, como inevitavelmente teria que ser, a Bitcoin durará até a bolha rebentar e queime os palermas que investiram por ultimo pensado que iam ficar ricos sem nada produzir…
Não vejo como há comparação. O Bitcoin só tem o valor que tem porque há gente disposta a pagar esse valor para o ter. Lei da oferta e da procura. Está numa bolha? Sem dúvida, mas o lucro não vem “à custa dos que trabalham”, será à custa dos últimos a meter lá dinheiro (e ainda assim não creio que vá ao fundo muito violentamente dada a lentidão da rede e a descentralização de todo o protocolo).
Para o caso da Uber, o produto é inovador. Eles gerem uma frota sem a terem, e nunca foi tão conveniente ser transportado: sem ter de pagar em dinheiro, com transparência nas tarifas, nos percursos dos condutores e um sistema de rating que encoraja qualidade de serviço. A empresa por detrás está podre em muitos aspetos, e a legislação por detrás também (e já estava à mais tempo, mas os taxistas não o sentiam tanto porque a competição era mais pequena), mas este modelo de transporte (no que toca à experiência do utilizador) é bom e veio para ficar.
O poder destas empresas tecnológicas é cada vez maior utilizam a tecnologia para operarem à margem da lei.
A UBER em Portugal continua a operar de forma ilegal aos olhos de todos, e mesmo que a polícia faça um raid aos seus escritórios, o facto de o marido da líder do CDS ser o administrador em território nacional, diz muito sobre o porquê de não ter acontecido nada até agora.
E os taxistas que dão voltas maiores só para irem buscar mais euros e quando se pede a fatura ficam aborrecidos
E não só viagens do aeroporto para a praça do comércio,Gar do Oriente a 50 € aos camones.
Viagens pequenas ficam fod!!!
E a uber faz na boa.
Nunca fiquei aborrecido por me pedirem fatura. É o mal de medir todos pelo mesmo.
pode haver algum motorista de táxi que faça isso ,mas tomar a parte pelo todo é fraco de análise ,tenho clientes que vem do Tagus Park para aeroporto e querem o percurso. Crel pela rapidez,mas vejo pelo caminho mais Uber que táxis.sem mais comentários .mas o nosso país para alguns é a república das bananas .
Na Uber já sabes o valor que vais pagar antes de entrares no carro, por exemplo se vais de marques de pombal ao aeroporto vai-te custar entre 5 e 7 euros. O motorista da Uber até pode passar pela ponte e voltar outra vez que o preço não passará dos 7 euros. Por isso não entendo que estejas a reclamar que há ubers a fazer trajectos mais longos, isso não se aplica no modelo de negócios da Uber.
A ilegalidade da Uber e o suposto lobby com o marido da Cristas vem contrapor o lobby taxis/policia que todos sabem existir e com as noticias que dão destaque ao negativo a começar também por esta. Foi o Tribunal da 1ª Instância que declarou a Uber ilegal. O Tribunal de Lisboa declarou que era legal. Como é que empresas e funcionários pagam Iva e impostos de uma coisa ilegal? E como vai fazer o presidente da Antral às frotas de carros Uber que ele e os filhos teem?
claro que os impostos podem incidir sobre atividades ilegais.
exemplo mais claro: artigo 1º nº 1 do código do irs diz claramente que “o imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (irs) incide sobre o valor anual dos rendimentos das categorias seguintes, mesmo quando provenientes de actos ilícitos, depois de efetuadas as correspondentes deduções e abatimentos”
Esta gente è mesmo ingènua. No momento da apreensão ès obrigado a revelar os users e as passes à PJ senão è mais uma acusação a juntar ao processo.
Para mim, táxis, Uber são favas contadas. Ontem como tinha pressa, precisava ir de Alcantara a Benfica de Benfica a Alcântara e por fim de Alcântara a Belém, simplesmente apanhei um carro da drive now (carros espalhados pela cidade que podemos conduzir mediante introdução de um código e pagamento via cartão de credito) acabei por pagar apenas 8 euros, se fosse de Uber iria pagar uns 25 euros no mínimo se fosse de táxi era uns 30 euros no mínimo. Este sim é o futuro, quero ver o que os taxistas vão fazer!!! Vão proibir aluguer de curta duração de carros sem motoristas? Qual será a desculpa deles. Adorei ter usado o serviço da drive now, andei de um BMW xpto, limpo, novo em folha fiz varias viagens e só paguei 8 euros.
Diga-me qual a diferença entre o Drive Now e Uber ?
Uber tem motorista e drive now és tu que conduzes o carro, já andei muito de Uber, estou satisfeito, mas prefiro a drive now. É claro que em algumas circunstancias acabas por nao ter alternativa e acabas por apanhar um Uber ou táxi. Mas onde houver a alternativa da drive now irei sempre escolhe-los.
A Uber é um bom serviço que veio por fim fazer concorrência à chulice de alguns taxistas e façam o que fizeram, é inevitável que vai continuar a existir. Se cair, irá aparecer uma maior e melhor.
Eu olho para os “antigos” taxistas como máquinas de escrever que tentam desesperadamente sobreviver com manifestações mas que não passam de peças de museu mortas que todos já o sabem menos eles !
Por outro lado, a Uber tem de cumprir a lei em termos de dados e acesso quando solicitado/exigido pelas forças policiais com mandato.
Comigo sempre passaram fatura (é automatico) e tudo impecável.
Falam tanto da Uber… Caso muitos não saibam os mesmos táxis utilizam já plataformas electrónicas (taxi99, taxinow etc)… Li por aqui também plataformas do Drive now…
A minha pergunta é qual a diferença entre elas??
Bla bla bla car, Drive now, uber, táxi 99 estas são algumas das plataformas
Mas que trafulhice! E ainda aceitam este tipo de atitude por parte de uma empresa internacional, e presente em diversos países? Ridiculo. Estas más condutas só vão prejudicar a empresa no futuro.