PplWare Mobile

Tutorial – Aceda remotamente à sua rede MEO via VPN


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Mota says:

    Bom tutorial.
    Gracias

  2. Alex says:

    Isto é a mesma coisa que se ligar através duma VPN (paga…ainda por cima)!?

  3. Ricardo Nunes says:

    Isto da por exemplo tenho televisão Meo num que nao utilizo e utilizar a box deste local em outro, que tem internet Nos?

  4. JMRG says:

    E da vodafone é parecido?

  5. M G says:

    Dá para fazer o mesmo para serviço vodafone?

  6. Joel Calado says:

    Tenho uma questão: já alguém tentou ligar-se a uma VPN caseira do estrangeiro? Tentei nas férias a partir de Londres mas nunca consegui estabelecer ligação. Em Portugal nunca tenho problema.

    • Ze says:

      Da Coreia do Norte é normal que não consigas.. lol

      Muitos hoteis ou wireless públicos bloqueiam IPsec e pptp, não tem a ver com ser no estrangeiro ou em Portugal mas sim com as políticas de cada rede.

    • eB says:

      Pode acontecer, tal como disse o Ze, que bloqueiem determinados portos, ou que permitam apenas alguns. Podes sempre configurar o servidor VPN para escutar num outro porto, mais utilizado/comum, tal como o 443. Não sei é se esta VPN “nativa” do windows o permite. OpenVPN permite com certeza.

    • João Reis says:

      Se é caseiro, mudas a porta da VPN para usar a 443 e vais ver se não bomba! :=)
      Pesquisa por pritunl, é um softw que instalas na vps, e configuras facilmente uma rede vpn grátis. Pagas a VPS e convém que seja XEN basta a dual cora basica.

      Usar a porta SSL 443 que nunca é bloqueada por vários motivos.

  7. Rubem Mota says:

    É importante referir no tutorial que não basta apenas configurar a firewall do router. Caso o nosso IP da Meo seja dinâmico é necessário associar um DDNS ao nosso router, de forma a configuração de acesso ser sempre a mesma, caso contrário de X em X tempo temos que estar a reconfigurar o nosso dispositivo para aceder a VPN.

  8. Pedro Simões says:

    Uma nota: Neste momento o PPTP, não funciona no MACBook nativamente

  9. P says:

    O que é o dispositivo tiger?
    Basicamente tenho de ter um “servidor” na rede de casa não é?

  10. Bruno Graça says:

    Com isto posso, eventualmente, passar a aceder ao MEO GO no smartphone ou num PC, não estando em casa? 😉

  11. Alves says:

    O meu Router vodafone ADB pirelli av5220, para quem tem fibra, tem porta USB onde tenho a partilhar na rede doméstica um disco externo. Acedo ao disco usando FTP pelo Chrome e tenho acesso às pastas. Gostaria no entanto poder aceder ao disco de fora da rede doméstica mas não tive sucesso, talvez este router seja limitado e não dê para configurar corretamente. Se souberem de alguma forma ou tutorial agradeço.

  12. Roberto Rodrigues says:

    Acabaram de mostrar como se vê Meo GO fora de casa, contudo a PT irá certamente melhorar a forma de verificar de onde é efetuada a ligação, para já só verifica o MAC do router com os dados de utilizador, para já.

    • N'uno says:

      Não esquecer que os acessos através da VPN usam a velocidade de upload da rede do “servidor”, com alguma penalização adicional por causa da própria VPN. Só acessos com velocidades elevadas de upload terão capacidade para streaming de vídeo com qualidade mínima. Para além disso, ainda haveria que fazer algumas configurações adicionais na rede.

  13. Victor F. says:

    Eu sou muita burro nestas coisas.
    Quando tento fazer algo deste género em que seja necessário o nome de utilizador de outro computador é exatamente o quê? O nome da conta? O nome que aparece no ecrã inicial? O email da conta Microsoft?

  14. diogo says:

    Alves tens que configurar o router, configura as permissões e as portas do router.
    Vpn do windows lol., com isso mais vale não usar vpn.
    Têm que se utilizar vpn open source, boas vpn seguras de confiança com encriptações e algoritimos fortes.

  15. tomas says:

    boas , e possivel efectuar na nos ?

  16. Alves says:

    Diogo, conheces algum tutorial ou algo parecido. Eu segui um tutorial para um router da Meo usando No-ip, porta 80 aberta com êxito, mas depois não consegui entrar na rede.

  17. bleh says:

    Melhor era conseguir configurar o servidor vpn nos routers meo :p …será possível? tutorial pls!

  18. Ogait says:

    Na minha opinião, para quem não quer estar sempre com o pc ligado, ter um draytek baratinho no olx resolve o problema – simples e fácil de configurar.

  19. NT says:

    Por acaso fiz uma config numa vm com o openvpn no ubuntu. Tive que alterar as portas “standard” porque eram bloqueadas (agora passa tudo pela porta 80). O porreiro é que têm aplicação para telemóvel e é só copiar um ficheiro “mágico” com as configs lá todas. Pena é que estou com ADSL e a velocidade é uma porcaria… 😐

  20. Diogo Faria says:

    Pessoal, tenho tudo configurado, até com servidor dns no router configurado mas não consigo pingar nem por nada através duma rede externa. Alguma configuração em falta no router?
    Tenho um TG789vac v2. As configurações são idênticas.

    • Diogo Faria says:

      Pessoal, tenho tudo configurado, até com servidor dns no router configurado mas não consigo pingar o IP externo nem por nada através duma rede externa. Alguma configuração em falta no router?
      Tenho um TG789vac v2. As configurações são idênticas.

    • Diogo Faria says:

      Já consegui pingar, testei com a porta do remote desktop e funciona. Serviço VPN não consigo :S
      Já revi todos os passos e no PC e Router parecem estar bem configurados.
      Testei a partir do Xiaomi Redmi Note 3 (MTK) com o serviço VPN nativo e com a aplicação Forticlient VPN. Alguma sugestão?

  21. Rui Magalhães says:

    Boa tarde,
    Dá para ligar à VPN com um iphone?

  22. rpinto says:

    Ao fazer a configuração no windows dá mensagem de erro que o serviço de encaminhamento remoto não foi possível iniciar. fui consultar o event viewer com a seguinte informação:

    Routing and Remote Access
    disabled
    auto start
    RemoteAccess

  23. Marisa Sá says:

    Ao tentar ligar dá erro 800 e não consigo ultrapassar isto. Alguém consegue ajudar? Segui todos os passos do tutorial.

  24. João says:

    Desculpem a minha noobice mas é necesario manter um PC ligado na origem da vpn para poceder aceder? ou basta ter o router em funcionamento? obrigado

  25. Sara Silva says:

    Já lá vai algum tempo e não sei se me respondem. Mas pergunto na mesma. Este esquema pode resultar para ver “meo go” fora de casa, nomeadamente no estrangeiro? Porque o “meo go” é suposto só funcionar na rede interna de casa.

  26. Ludgero Faria says:

    Bom dia
    Para fazer uma passthrough neste router da Technicolor para um segundo router ligado por wan basta direccionar o PPTP para o ip do segundo router?

  27. Sor says:

    Entendendo pouco do assunto, tenho lido bastante para me inteirar.
    Estranho que nada seja dito sobre o tipo de protocolo a usar para a estabelecer a VPN. É que tenho lido de diversas fontes que o protocolo PPTP é dos menos seguros e deve, sempre que possível, ser evitado.
    Não deveria haver uma menção/advertência nesse sentido?

  28. fcc says:

    Como é que o PPTP passa pelo router da MEO sem suporte para GRE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.