Toshiba saiu da bolsa de Tóquio após 74 anos e o futuro é incerto
A Toshiba foi em tempos um dos nomes mais populares do mundo tecnológico, especialmente nalguns segmentos específicos como os computadores portáteis. Mas o reino da empresa foi caindo aos poucos e agora, depois de 74 anos, a Toshiba saiu da bolsa de Tóquio e o seu futuro é incerto.
Toshiba sai da bolsa de Tóquio
De acordo com as recentes informações avançadas pela Reuters, a Toshiba foi retirada da lista nesta quarta-feira (20) após 74 anos na bolsa de Tóquio. Este acontecimento surge num momento frágil para a empresa, uma vez que há já uma década que a instabilidade e as várias polémicas abalaram a confiabilidade daquela que era uma das maiores marcas do Japão.
A Toshiba, que acaba por pertencer a um grupo empresarial, está a tentar ser adquirida pelo grupo de investidores liderado pela empresa Japan Industrial Partners (JIP) por 14 mil milhões de dólares.
Num comunicado, a empresa fundada em 1939 afirma que irá agora dar "um grande passo em direção a um novo futuro com um novo acionista". A Toshiba acrescenta ainda que valoriza a compreensão e o apoio contínuos dos seus stakeholders.
Nesta terça-feira, que assinalou o último dia das negociações, as ações da Toshiba ficaram cotadas em 4.590 ienes (~49,25 euros), uma queda de 0,1% face ao dia anterior.
Para já o futuro da empresa está incerto e ainda não se sabe quais os planos da Toshiba com os seus novos proprietários, mas espera-se que o foco se vire para os serviços digitais de alta margem. O presidente-executivo Taro Shimada vai permanecer no cargo após a aquisição do grupo JIP.
A Toshiba tem atualmente a seu cargo cerca de 106 mil funcionários. Mas as alterações na empresa devem afetar alguns deles.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Eu estou incrédulo. Quem diria, a Toshiba ?? Uma marca tão sonante e chegar a este ponto. 😐
qual ponto?
Não te canses… não vale a pena
e continua a saga…. enfim
Eu que fui ppssuidor de dois portáteis da Toshiba, o primeiro para mim foi uma grande máquina na altura, já o segundo só me deu decepção.
Mas que já foi uma marca de renome isso já foi.
Os modelos problemáticos eram aqueles com o famoso chip NEC tokin, que pifava muito. Mas fora esses, eram equipamentos robustos. Os Dynabook tentam parecer, mas a qualidade não tem nada a ver, é uma chinesice.
Isso do NEC tokin não afetava as PS3?
Acho que sim, e não era só os Toshiba que usavam isso. Alguns Acer e Samsung também usavam. Mais tarde ou mais cedo davam problema. Tinha que se trocar por condensadores de tântalo.
São boas máquinas… O carregador dura menos que os portáteis…
A Toshiba cometeu grandes e graves erros a nível de gestão e desenvolvimento de tecnologia o mais famoso foi a Toshiba ter inventado ás memórias flash e depots ter permitido à Samsung o fabrico das memórias flash nos anos 80 e a Samsung apercebeu-se do grande potencial e consegui que a grande maioria dos engenheiros da Toshiba que estavam a desenvolver essas memórias fossem trabalhar para a Samsung na Correia do Sul, a proposta era irrecusável, bons salários, oferta de carro e se necessário até de chofer, hoje todo o mundo usa memórias usb e depois no seguimento desta nova a tecnologia temos os discos ssd a Samsung é uma grande empresa multinacional de sucesso e a Thoshiba está em risco de desaparecer. Tive vários portáteis Toshiba nós tempos em que à Toshiba dominava o mercado, mas depois deixe de comprar Toshiba devido à má qualidade em relação à concorrência .