Toroidion – Bólide eléctrico atinge 400 km/h em 11 segundos
A Tesla tem recheado os meios de comunicação com o seu sucesso no que toca ao seus veículos eléctricos que estão a mudar o segmento automóvel e o mundo. Contudo, não é a única empresa que brilha neste sector, até porque há várias, algumas até estão muito mais evoluídas em termos de motores.
Uma das que mais tem brilhado neste segmento, embora ainda em fase de projecto, é a empresa finlandesa Toroidion. Esta lançou um super bólide eléctrico, o “1MW ” que vai dos 0 aos 400 km/h em apenas 11 segundos.
Toroidion foi criada em 2011 para desenvolver inteiramente um novo poderoso bólide elétrico que seria competitivo na mítica corrida das 24 horas de Le Mans. O seu fundador, Pasi Pennanen, passou os últimos 20 anos na indústria automóvel a desenvolver um conceito de carro para tornar esta ideia num modelo de produção.
“There is no such thing as “it cannot be done”. I believe in pushing the boundaries in product development and design.”
1MW, o motor eléctrico equivalente a 1360 cavalos
A mais recente aposta da empresa finlandesa Toroidion é um super bólido eléctrico que foi designado por “1MW ”. Esta designação é uma referência à tradução da sua potência num megawatt, a tal equivalência a 1360 CV.
Tal como já vimos noutras marcas, este carro tem um motor para cada roda. O Toroidion 1MW vem com um motor eléctrico dianteiro de 200 kilowatts e nas rodas traseiras, cada uma é alimentada por um motor de 300 kilowatts. O combinar destas tracções leva o veículo a atingir os 400 km/h nuns estonteantes 11 segundos.
Pasi Pennanen o ex projectista da Jaguar
As linhas não são de todo estranhas, para os amantes das 4 rodas e este veículo faz lembrar outros bólides. A razão prende-se com o responsável, porque Pasi Pennanen foi quem projectou muitos dos carros da Jaguar e da Zagato. As linhas sóbrias, traseira proeminente e frente espalmada, são uma características de várias carros que estão já no mercado e agora fazem parte desta aposta da Toroidion... apenas com um coração eléctrico.
Estas imagens deixam adivinhar o que poderá, num futuro próximo, trazer ao mercado de alta gama, no que toca a bólides eléctricos.
Este artigo tem mais de um ano
Quantos minutos de autonomia?
5
se foi feito para concorrer em le mans, pelo menos 24 horas.
que barbaridade lol como se os carros no le mans não fossem às boxes
Gosto dos comandos do tablier.. Muito “retro”!! 🙂
Deve de ser como nos Drones e afins, x horas para carregar para x minutos de utilização!!
De resto potência não falta.
Vai mais rápido dos 0 aos 400km/h do que o meu dos 0 aos 100 😀
O meu vai dos 0 aos 500 em menos de 2 segundos…
.. Numa balança hehehe 🙂
Realmente, estranho estando a falar de um eletrico, nao se falar na autonomia, deve ser tipo 11s dos 0-400 acabou a bateria e o resto do percurso vai com o balanco, 11h a carregar…
Hmmm, ou muito me engano ou isto não vai a lado nenhum, há uma coisa chamada “ar”, com apenas 1360 hp quase que garanto ser impossivel os 0 aos 400 em 11 segundos, veja-se o exemplo do 1:ONE, 1360 kg paa 1360 hp, 0 aos 400 em +- vinte segundos,ainda por demonstrar, já para nã falar na aerodinamica do carro em si…
Querem em carro electrico que anda muito depressa, têm o Rimak concept 1…
Um motor elétrico é muito mais eficiente que um de combustão.
Mas parece bastante. Vamos ver 🙂
é mais eficiente mas atingir máximos é o de combustão, o mundo automovel (eletrico) ainda tem de evoluir um pedaço para compensar a troca muitas das vezes, principalmente nos super-desportivos
Claramente não sabes do que falas. Máximos é o de combustão? Para teres mais de 1000 cavalos tens que ocupar 70% do carro com motor, turbos e radiadores. Com um bom motor elétrico, tens mais de 1000 cavalos com binário máximo logo de início, sem truques de caixa para otimizar frequências de combustão e misturas de combustível, sem falar nas restante mil coisas que um carroa explosões exige.
“atingir máximos é o de combustão” errado.
basta olhar para o mundo do R/C…
os carros equipados com motores electricos aceleram e andam muito mais do que os de combustao… simplesmente porque num motor electrico tens binario maximo desde as 0 RPM.
o tempo parece ser muito curto, mas se eles conseguirem manter as rodas a girar sem patinarem no arranque é bem possivel que o consigam, para nao falar do racio potencia/peso que o carro deve de ter.
Eu sei, até porque li e acompanhei o desenvolvimento do Tesla Model S,
temos que nos lembrar que o binário num motor electrico é tio logo as 0 rpm, e quantas mais rpm menos binario vai ter disponivel.
A questão é que as curvas de torque e potência de um carro elétrico mostram o seu potencial logo no início; e os motores a combustão precisam atingir altas rotações para mostrar todo o maior desempenho.
Não compares o binário de um motor a gasolina com um eléctrico.Ora o 1MW pesa 860kg, têm 1360 cv de potência e um binário de 24000Nm. Ora isto dá 1581 cv/ton e 27907 Nm/ton, comparemos agora com o Koenigsegg One:1 que têm 1000 cv/ton e 1008 Nm/ton. Acho que dá para ver o porquê que este chega bem mais rápido que o Koenigsegg aos 400 km/h.
Pois eles dizem dizem isto e aquilo já muitos fabricantes de carros e motos disseram mas até hoje nem todos os que disseram comprovaram o que vem p’ra qui dizer!E depois caros senhores quem é que quer um automóvel que dá essa velocidade estão-se a esquecer qual é o objectivo dos carros eléctricos É economia ou seja eu quero um carro eléctrico que seja pelo menos cinco vezes mais económico em consumo autonomia e que carrega tão rápido quanto atesto um depósito de gasóleo é aqui que estes fabricantes se devem concentrar e não quem produz o carro mais rápido ninguém quer um fórmula um mas sim tecnologia de ponta e economia ninguém vai levar a família num carro de duzentos trezentos ou mais km.h. por isso vejam se atinam…
Agora pensa: se um carro destes consegue tal potência em tão poucos segundos, imagina o que não conseguirá fazer, depois de conceito, num veículo familiar, urbano, por exemplo, que circule dentro da velocidade permitida e com toda esta potência transferida para autonomia?
Pensa 😉
isso parece a conversa dos que dizem que n vale a pena ter carros que andam depressa pq o limite é 120. ora, qd tens um carro com um desempenho enorme, tens que desenvolver tecnologia que permita isso. incluindo baterias, cabos, etc, que aguentem a amperagem e a carga necessárias para isto. obviamente, num carro mais “normal”, este desenvolvimento vai facilitar a criação de carros com mais autonomia, eficiência, etc.
quanto à história dos 120, se n houvesse carros q dão 300, n haveriam travões que os fazem parar em poucos metros. essa tecnologia de paragem pode e deve ser implementada nos que apenas dão 120. não sei se percebes porquê.
Quanto custa?
(…)? Demasiado caro, inacessível.
Posso obter a mesma potencia, 1360CV, com um veiculo a hidrogenio de motor de combustão interna, por uns 15000 a 20000 euros.
um veiculo a hidrogénio é uma ideia tão inteligente como o petróleo do fracking.
Quantas baterias deve conter este carro??
“..super bólide..” … “…. bólides eléctricos.”
Desculpem a ignorância, mas o que significa bólide?
Sinónimos são:
– machimbombo;
– chocolateira;
– cu tremido;
– banheira
Num há que enganar amigo!
machibombo…. muito bom.
ahaahahahah
Estiveste a fumar alguma coisa?
– Automóvel cujo motor e carroçaria foram especialmente concebidos para corridas e que é capaz de alcançar altas velocidades.
– Pessoa ou coisa que se move com grande rapidez.
Bólide – http://www.priberam.pt/dlpo/b%C3%B3lide