Tóquio 2020 – Medalhas olímpicas feitas de smartphones velhos
De acordo com a publicação japonesa Nikkei, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 querem marcar pela diferença até na fonte dos metais precisos que são usados para produzir as medalhas.
Esta organização irá usar o ouro, a prata e o bronze reciclados retirados de milhões de smartphones (e de outros pequenos electrodomésticos) que todos os dias são enviados para destruir.
Estes três metais são usados para variadas funcionalidades dentro de um smartphone. Desde a condutividade à estrutura em que é moldado o smartphone, existe metal suficiente para produzir as medalhas.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foram necessários cerca de 9.6kg de ouro, 1210kg de prata e cerca de 700kg de bronze para produzirem as medalhas dos atletas.
Estes valores não são nada de extraordinário para a organização, isto porque os japoneses, recordistas da reciclagem, recuperaram em 2014 cerca de 143 kg de ouro, 1566 kg de prata e 1112 toneladas de bronze, tudo isto retirado de dispositivos electrónicos nesse ano.
Cerca de 650 mil toneladas de pequenos dispositivos electrónicos e outros electrodomésticos são descartados por ano no Japão. O país, contudo, consegue apenas reciclar um número estimado de menos de 100 mil toneladas do mesmo. Na maioria das vezes, os metais recuperados do lixo electrónico são usados para fazer novos produtos tecnológicos.
Este artigo tem mais de um ano
Um dos jogos olímpicos mais memorável foi Tokyo 1964.
Estes 2020 prometem, já não me parece que alguém se vá lembrar dos deste ano para o ano, a não ser os brasileiros e por maus motivos…
Sinceramente também achava que iam correr mal, mas enganei me e tudo correu bem. Gostava que fundamentasses isso de ninguém se lembrar destes jogos.
Um país exemplar a todos os níveis!!!!!
Mas há por certo um erro no artigo. 143Kg de ouro não é nada em comparação com o que existe no mundo. Só Portugal tem mais de 382 toneladas de ouro nos cofres do Banco de Portugal!!!!!!
Mesmo assim, se forem 143Kg….. o ouro equivalente ao português de 19,2 quilates vale mais de 24.000€ o Kg!!!!!!!
Exacto. Na fonte (inclusive no site japonês) não especificaram que era o ouro e outros metais preciosos reciclamos. Contudo, esses dados carecem de confirmação.
Secalhar as percentagens eram sobre os metais preciosos recuperados por ano pelo Japão em relação ao que recupera o resto do mundo!
Provavelmente, mas mesmo no site japonês não conseguimos confirmar. Seja como for, até haver de facto um valor “verosímil”, fica sem efeito aquela informação.
como ténico ajudante de ourives tenho a dizer que a ideia é fantástica, mas o material vai ser de fraca qualidade e riqueza… se bem que a emocional continuará forte.
Podes explicar isso?
Ouro, prata, cobre e estanho (que é feito o bronze), são ELEMENTOS QUÍMICOS.
O que tu dizes, não faz sentido nenhum. Eles não são nenhuns burros que não saibam purificar os extratos até à pureza desejada.
Que fixe ja tenho uma medalha olímpica em casa 😉 🙂 e nem precisei de ir aos jogos olímpicos nem esperar para 2020!
O logo tá porreiro até