TOP 5 novidades do Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark”
Tal como prometido, a Canonical disponibilizou o novo Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark” que, apesar de não ser uma versão LTS, marca a história do Ubuntu. As novidades são várias e há mudanças profundas no sistema.
Para quem ainda não instalou e para quem já tem o sistema a funcionar, aqui ficam as 5 novidades mais interessantes deste sistema.
Numa primeira impressão nota-se de imediato que o Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark” tem mais vida e está até muito mais funcional. Conheça o que traz de diferente esta nova versão do Ubuntu.
1) Sai a interface Unity, entra o GNOME Shell
Como sabemos a Canonical trocou a interface Unity por uma versão modificada do GNOME Shell e de facto parece uma aposta ganha. O novo ambiente gráfico é muito mais versátil, tem mais ferramentas e mais leve. De referir que a Canonical teve o cuidado de manter a interface geral do Ubuntu com muitas semelhanças à interface disponibilizada pela Unity.
2) Nova doca
Através da nova doca é possível ter um conjunto de atalhos ao nível das aplicações, assim como aceder facilmente a todas as aplicações do sistema. Relativamente aos ícones da lateral, estes podem apresentar uma barra de progresso (por exemplo, um download a decorrer no firefox) ou então, por exemplo, o número de mensagens por ler no cliente de e-mail.
3) Novas animações
As animações das janelas são também diferentes daquilo que os utilizadores estavam habituados em versões anteriores do Ubuntu. Na movimentação e respetiva sobreposição das janelas destaque para a transparência.
4) Botões de controlo da janelas posicionados à direita
Os botões de controlo de janela (maximizar, minimizar e fechar) passam para a direita (por omissão).
5) Novo Lock Screen
Com todas as alterações gráficas, a Canonical mudou também o Lock Screen. Depois do LightDM e do Unity Greeter, a escolha recaiu agora sobre o GDM, o GNOME display manager (um pouco ao estilo do Windows 10).
Além destas novidades, o Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark” traz também várias atualizações ao nível das apps, o Rhythmbox está também diferente e mais funcional ao apresentar um novo look. Como já referimos, além da interface Unity a Canonical deixa também cair o servidor gráfico Mir e passa a usar o Wayland.
Obter o Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark"
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Corre aplicações tipo iLok, eLicenser, WiBu para Windows?
Muito boa noticia!!! 🙂
corre aplicações Gnome Snap, Wayland.
Apesar das inovações, muita instabilidade e muitos travamentos. Não compensa instalar.
Porque é que no top das empresas que contribuem para a linuxfoundation.org a ubuntu nunca aparece?!
Porque Ubuntu é uma distribuição. A Canonical é que está por detrás do Ubuntu.
Intel
Red Hat
None – volunteer developers
Linaro
Samsung
SUSE
IBM
Consultants
Renesas Electronics
Microsoft
Dá para meter a dica do lado direito?
A doca..
Sim, pode ficar no lado esquerdo, direito ou embaixo.
Este “ar de vaca” está lindo!
Não existe versão 32-bit?
drop 32bits, alternativa opensuse ou fedora.
Já fiz o update para esta versão mais recente do Ubuntu e estou a gostar. Só tenho uma duvida, eu dantes conseguia por em modo de suspensão quando me queria ausentar, mas estranhamente não estou encontrar forma de conseguir fazer nesta versão. Alguém pode me ajudar e dizer como consigo fazer?
Obrigado
Se bem me recordo noutras distros com gnome3, se carregares ALT enquanto tens o menu do canto superior direito aberto, o botao de POWER passa para SUSPEND.
Vais a : definições – energia – suspender desligar.
Não gosto mesmo nada da barra esquerda e da doca, tem os ícones muito grandes e é difícil para o utilizador procurar pelas apps.
Gosto sim é da distro Linux “Peppermint”, fizeram um excelente trabalho.
Esta versão do Ubuntu era perfeita se viesse com o gnome tal como ele é e apenas com o Wayland. Assim como está não é para mim!
A opção padrão e wayland, pode escolher no gdm Ubuntu Xorg se tiver algum problema.
Estava usando o Ubuntu 16.04 e resolvi atualizar para o 17.10, porém não me agradou e é mais do mesmo para um usuário comum que é meu caso. Já estou voltando para o 16.04 e esperar o 18.04 e ver o que terá de bom.