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Teste de velocidade da NOS está a espalhar vírus aos utilizadores?


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Sergio says:

    Seria motivo para imediato cancelamento do contrato, desobrigando qualquer compromisso de fidelização? Fosse eu cliente desta operadora, levaria o assunto à ANACOM para formalização de reclamação e consulta.

  2. AiOGajo says:

    Devem ter sido hackeados…

  3. Carlos says:

    Huawey a dar os primeiros passos..

  4. Lisbon Lover says:

    Tal como a net deles… Não vale nada!

  5. mike says:

    Ainda existe pessoas que pensam que existe marcas imunes???

    • k says:

      Existem e empresas tipo Fnac não ajudam. Ainda há uns tempos vi um slogan/anuncio numa fnac junto aos macs cujo ponto de venda era isso mesmo, sistema livre de vírus, malware, etc. Povo menos informado vê aquilo e a mensagem que fica é essa. Por exemplo o meu pai nunca usou macs mas era capaz de olhar para aquilo e reter a ideia. Mas não é de todo verdade, já apanhei bastantes lá na empresa para reparar todos minados.

  6. Guilherme Néri says:

    Lol, és doente

  7. mike says:

    A NOS no seu melhor sempre….. Pelo visto deve estar para breve começar a oferecer internet de 10 Mbts porque aqui ela ficava pelos 0.4 Mbpts a maior parte do tempo.

  8. jorge jesus says:

    a NOS ja e um VIRUS

  9. 3nvy says:

    E o que é que lhes vai acontecer? Nada. A Anacom passa um multa de migalhas e eles continuam com a vida deles lol

  10. Ze says:

    Dois problemas: não informar o cliente que dados serão enviados e má concepção da aplicação em termos de arquitectura e segurança.

  11. Methotdic Owl says:

    muda para linux que é de borla :V

  12. Methotdic Owl says:

    e a proposito, tambem existem virus para mac’s 😉

  13. Pedro S. says:

    Ainda acreditas no Pai Natal não é? Ah Ah Ah

  14. Luís Duarte says:

    Eles estão-se a por a jeito é para um processo em tribunal. Não colocaram nenhum disclaimer descartando-se dos efeitos do Speed Tester.

  15. Jonathan says:

    NOS-jenta! Nao exclusivo dela esse procedimento…

    • Jonathan says:

      Seria estranho uma empresa de tecnologia hoje que não o faz isso. Lojas de aplicações faz, apps fazem isto, sistemas operacionais o fazem, ate o tio da padaria faz isso, de forma analogical. E a contribuição que a sociedade faz a essas empresas em troca do melhoramento das tecnologias, 90% expoe sua vida na internet de forma voluntaria, não sei qual a crise!?

      • Daniel says:

        Qual a sua logica? 90% das pessoas expõe a sua vida voluntariamente na internet logo todas as empresas podem espiar a vida das pessoas? e os outros 10%? além disso quem expõe sabe que o está a fazer e toma uma decisão consciente… Eu não exponho a minha vida e não tenho que seguir os carneirinhos como o senhor!!! Não quero que ao fazer um contrato com a EDP seja contactado pela NOS e MEO porque andaram a partilhar os meus contactos sem a minha autorização. Talvez a si não lhe faça diferença mas lembre-se que existem outras 9.999.999 pessoas nestes país que podem pensar de maneira diferente e existe leis que proibem explicitamente este tipo de comportamentos.

        • Jonathan says:

          Ecxistem usuarios e usuarios. Uma coisa nao justifica outra, mas dizer que um simples usuario faz de forma consciente sua exposicao… tenho la minha duvidas, mesmo para usuarios avancados rola certas duvidas a respeito do real trafego de informacao que rola nessas apps. Contudo e isso ai, voce esta certo, e as empresas estao errada em coletar informacao de forma indiscriminada. Ao menos, deem se ao trabalho de ler as bulas dos remedoes, e relevante.

  16. censo says:

    Mas quem é que acredita na aplicação do operador para testar a sua própria velocidade ? Com tanta ferramenta que há gratuita e independente…

    • jorge santos says:

      Ora aí está…

    • Ze says:

      Isto é para ser utilizado durante as chamadas ao apoio técnico, de forma a haver um despiste rápido da configuração do sistema do utilizador, nomeadamente: se está ligado por wifi, se existem dispositivos de rede de terceiros (switches por exemplo) pelo meio, se as próprias características do pc nao permitem velocidades altas (ex.: placa de 10mbit? 64MB de ram?)

    • nop says:

      se nao usares a app do operador nunca tens a internet que pagas.. lol

  17. Luis says:

    Pois é um teste só para Windows, enfim sem mais comentários.

  18. cra2sh says:

    Está lá escrito “Declaro conhecer e estar de acordo que este teste de velocidade aceda a determinadas características técnicas da rede e do computador. Estas características serão utilizadas exclusivamente para fins de análise dos resultados em questão. Não haverá qualquer acesso a informação pessoal.

  19. jorge santos says:

    Não digas tais barbaridades… Não há sistemas imunes…

  20. Rui pedro says:

    A própria nos é um virus que se alimenta das facturas dos clientes pra, espalhar spam pela internet e por chamadas a oferecer serviços que nem eles conseguem dar suporte.

  21. Bruh says:

    O que eu sei é que a minha irmã tinha um mac. Cada vez que chegava a casa ligava o mac e a net na nossa casa “morria”. Coincidência? I think not.

  22. int3 says:

    Devem ter sido pownados

  23. Pérolas says:

    É mais um “miminho” para os utilizadores windows…

  24. Carlos Pombo says:

    É por estas e por outras que para speedtest só uso o Speedmeter da FCCN 🙂

    http://speedmeter.fccn.pt/

  25. Shazamucks says:

    Sou analista de redes, programador e ex-cliente NOS. Este tema em especifico é apenas algo para criar polémica. O ficheiro que estava aprovisionado tinha um proposito simples, reunir um conjunto de informação sobre os perifericos e componentes da máquina/user para determinar se algo poderia estar na causa das quebras/velocidades lentas. Da mesma forma que há gente estupida que com placas 10/100 contrata 200mb para chorarem velocidades lentas, ou refilam do alcance Wi-fi como se uma condição do contrato fosse em vez de comprarem um router de jeito, ter uma empresa que suporte net implica lidar com clientes ignorantes, pseudo-curiosos, pseudo experts e rarissimos clientes que sabem do que se fala. Os antivirus e anti phishing detectam padrões, não validam os ficheiros. O .exe que se fala fazia um report do Device Manager, mais nada. Um speedtest.net também o faz, não ouço ninguém a queixar-se. Há um clima nos clientes que wifi é orbigatorio na casa toda, um telefone fixo é obrigatorio de oferta para quem tem linha telefonica. Mais um pouco, pago net e passa a ser obrigatorio oferecem um portatil ou computador.

    Querem falar com razão, dou-vos estas de borla: CMTS’s com congestionamento horário noturno e/ou fim de semana não são avaliados sequer por ninguém minimamente técnico. A NOS já foi reportada que estes sintomas ocorrem de forma regular e persistente, só não reconhece que seja uma avaria 😉 meaning: em vez de se porem á obra e investir na rede Docsis 3.0 que está a rebentar pelas costuras, fizeram algo mais facil, inventaram um chavão e deram ordens para ser entregue aos clientes reclamantes nas linhas de apoio:

    Isto foi-me dito por uma colaboradora ao telefone bem nervosa: “A situação que nos reporta não reflete a totalidade da utilização do serviço, sendo uma questão meramente pontual. Lembramos que a NOS monitoriza continuamente a sua rede, tomando as acções que sejam necessárias para a sua expansão. ” Perguntei se esta mensagem fantastica era da responsabilidade dela ou da empresa e prontamente disse-me em chamada gravada que era a declaração oficial da NOS sobre este tema. Que os ultimos casos de velocidades lentas que a NOS decidiu reconhecer como avaria de zona tinham uma previsão de resolução de 18 meses. 🙂 E porque este prazo era motivo para o cliente pedir a rescisão do contrato porque ao longo do contrato de 24 meses sabia que nunca teria net como deve ser, mudaram o plano. Agora não há prazo de resolução, não há avaria, é apenas “pontual e não reflete a experiencia total da utilização do serviço”. Brilhante.

    Ou seja, se tiverem net contratada de 200mb e durante o dia chegarem aos 195mb mas á noite e fim de semana baterem testes com 70mb, 50mb, 20mb ou até mesmo 1mb de download, não há avaria para a NOS. Não reflecte a experiência total do serviço 😉 Só, e apenas, se tiverem velocidade lenta CONTINUA ao LONGO DO DIA, é que o vosso caso é reportado para a uma 3ª linha (intitulados especialistas, lol) que igualmente não fazem nada para vos tratar do problema, pedem-nos para arrancar em safe mode, gestor de tarefas, device manager, driver, tudo á procura de algo motivo para nos encaminhar para a fabulosa PC Medic. Quantos de nós não ligamos para a linha de apoio, apenas para aguardarmos 4 dias onde supostamente uma “linha espcializada” irá avaliar o nosso caso? Pois bem, já acho uma falta de consideração demorarem 4 dias para responder. Se fosse de TV eram tratados num prazo médio de 3-4 horas no máximo. Sabem porque? Porque agendam técnico. Ponto. E resolve. Agora, net? Que precisam de abrir Cisco monitor ou Servassure (jungo) para ver sinais de rede? Nem isso o fazem (duvido que saibam), pois é uma perda de tempo. Fazem um brilhante discurso pseudo informático onde usam conceitos errados de informática, que juntos não fazem uma frase com sentido, mas serve para pintar a imagem ao cliente que “epá afinal este comunicador percebe bem mais que eu”. Fazem as “configurações ao router” e todas as formas que tem de mostrar que estão a fazer algo basea-se nisto: reset, desligar e voltar a ligar, alterar canal wifi. Tudo coisas que podemos fazer aos routers em casa e muitos de nós já o fizemos antes de ligar (ou durante a chamada porque o IVR assim o pede…).Se por algum “milagre” a rede reassignar o router na frequencia certa e nos facultar o serviço de forma conveniente (de acordo como tarifário) o comunicador eleva o ego e acreditamos que foi ele/a que resolveu o problema. Se as velocidades permanecem, NUNCA é responsabilidade da empresa ou da infraestrutura. É do computador do cliente; da tomada tripla que está ligada que influencia a corrente (e se isto não servir, invertem, dizem que a nossa casa não tem terra. LOL. Qual o aparelho NOS que tem ligação terra mesmo?); da placa de rede e das drivers actualizadas; o browser não tem java, logo a leitura do teste de velocidade NOS é falso positivo e não confiam nos resultados da speedtest; a curvatura da Terra; etc, etc, etc.

    Isto sim devia estar exposto. Não acreditam? Façam o que aqui descrevo: Para todos voces que tem velocidades lentas liguem e depois digam-me se o que digo é verdade ou não.
    Isso e a partilha de dados do cliente entre empresas nas quais a Randstad fornece os recursos humanos dos call-ccenters. Completamente verdade. Peçam apenas um contato telefónico simulando uma potencial nova angariação de cliente e verão que em 48horas recebem contatos da MEO e EDP. Porque? Randstad usufrui e partilha sem escrupulos os dados dos clientes que contactem linhas comerciais.

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