Teste de velocidade da NOS está a espalhar vírus aos utilizadores?
Os testes de velocidade das operadoras são ferramentas muito usadas pelos utilizadores, não apenas para verificarem a velocidade a que se ligam à Internet, mas também para saberem se existe algum problema com as suas ligações.
A NOS parece que levou estes testes mais longe e o seu speedmeter está a recolher informações sobre os utilizadores (que não devia) e a espalhar vírus.
O caso foi denunciado recentemente e mostra que o teste de velocidade da NOS estava a realizar mais funções do que era esperado para um serviço deste tipo. Para além de realizar a função esperada, medir a velocidade do acesso à Internet, estava a recolher informações das máquinas onde o teste era realizado e para isso usava uma aplicação que era considerada vírus.
A nova versão do teste de velocidade da NOS passou a usar uma aplicação dedicada, obrigando os utilizadores a descarregá-la e a executá-la. Sem ser fornecida qualquer informação adicional aos utilizadores, esta aplicação está a ser identificada como um vírus pelas principais ferramentas de deteção, como o VirusTotal.
Além disso, uma análise mais profunda dessa aplicação revela que esta descarrega outra app e que recolhe e envia informação sobre o computador onde está a ser executada.
Esta informação é sensível e vai desde as aplicações que estão a ser executadas até à existência de ligações a redes 3 ou 4G e a software de gestão destas ligações. Há ainda o envio de informação sobre as apps instaladas no PC e as interfaces de rede existentes.
O problema, para além do envio de informação para os servidores da NOS em modo desprotegido (HTTP e não HTTPS), está na recolha de informação sem qualquer informação ou consentimento por parte do utilizador.
Entretanto, e para resolver este problema, a NOS reverteu para a versão anterior do seu speedmeter, não usando por agora a aplicação que antes estava a ser usada.
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Seria motivo para imediato cancelamento do contrato, desobrigando qualquer compromisso de fidelização? Fosse eu cliente desta operadora, levaria o assunto à ANACOM para formalização de reclamação e consulta.
És muito macho
Devem ter sido hackeados…
Huawey a dar os primeiros passos..
Tal como a net deles… Não vale nada!
Lol
Ainda existe pessoas que pensam que existe marcas imunes???
Existem e empresas tipo Fnac não ajudam. Ainda há uns tempos vi um slogan/anuncio numa fnac junto aos macs cujo ponto de venda era isso mesmo, sistema livre de vírus, malware, etc. Povo menos informado vê aquilo e a mensagem que fica é essa. Por exemplo o meu pai nunca usou macs mas era capaz de olhar para aquilo e reter a ideia. Mas não é de todo verdade, já apanhei bastantes lá na empresa para reparar todos minados.
Lol, és doente
A NOS no seu melhor sempre….. Pelo visto deve estar para breve começar a oferecer internet de 10 Mbts porque aqui ela ficava pelos 0.4 Mbpts a maior parte do tempo.
a NOS ja e um VIRUS
E o que é que lhes vai acontecer? Nada. A Anacom passa um multa de migalhas e eles continuam com a vida deles lol
Dois problemas: não informar o cliente que dados serão enviados e má concepção da aplicação em termos de arquitectura e segurança.
muda para linux que é de borla :V
e a proposito, tambem existem virus para mac’s 😉
Ainda acreditas no Pai Natal não é? Ah Ah Ah
Eles estão-se a por a jeito é para um processo em tribunal. Não colocaram nenhum disclaimer descartando-se dos efeitos do Speed Tester.
NOS-jenta! Nao exclusivo dela esse procedimento…
Seria estranho uma empresa de tecnologia hoje que não o faz isso. Lojas de aplicações faz, apps fazem isto, sistemas operacionais o fazem, ate o tio da padaria faz isso, de forma analogical. E a contribuição que a sociedade faz a essas empresas em troca do melhoramento das tecnologias, 90% expoe sua vida na internet de forma voluntaria, não sei qual a crise!?
Qual a sua logica? 90% das pessoas expõe a sua vida voluntariamente na internet logo todas as empresas podem espiar a vida das pessoas? e os outros 10%? além disso quem expõe sabe que o está a fazer e toma uma decisão consciente… Eu não exponho a minha vida e não tenho que seguir os carneirinhos como o senhor!!! Não quero que ao fazer um contrato com a EDP seja contactado pela NOS e MEO porque andaram a partilhar os meus contactos sem a minha autorização. Talvez a si não lhe faça diferença mas lembre-se que existem outras 9.999.999 pessoas nestes país que podem pensar de maneira diferente e existe leis que proibem explicitamente este tipo de comportamentos.
Ecxistem usuarios e usuarios. Uma coisa nao justifica outra, mas dizer que um simples usuario faz de forma consciente sua exposicao… tenho la minha duvidas, mesmo para usuarios avancados rola certas duvidas a respeito do real trafego de informacao que rola nessas apps. Contudo e isso ai, voce esta certo, e as empresas estao errada em coletar informacao de forma indiscriminada. Ao menos, deem se ao trabalho de ler as bulas dos remedoes, e relevante.
Mas quem é que acredita na aplicação do operador para testar a sua própria velocidade ? Com tanta ferramenta que há gratuita e independente…
Ora aí está…
Isto é para ser utilizado durante as chamadas ao apoio técnico, de forma a haver um despiste rápido da configuração do sistema do utilizador, nomeadamente: se está ligado por wifi, se existem dispositivos de rede de terceiros (switches por exemplo) pelo meio, se as próprias características do pc nao permitem velocidades altas (ex.: placa de 10mbit? 64MB de ram?)
se nao usares a app do operador nunca tens a internet que pagas.. lol
Pois é um teste só para Windows, enfim sem mais comentários.
Está lá escrito “Declaro conhecer e estar de acordo que este teste de velocidade aceda a determinadas características técnicas da rede e do computador. Estas características serão utilizadas exclusivamente para fins de análise dos resultados em questão. Não haverá qualquer acesso a informação pessoal.
Certo. Mas entre isso e meter um trojan à socapa… Ng denucia o caso à PJ?
LOL Trojan? Não é instalado nenhum trojan
Podes não denúncias?
Não digas tais barbaridades… Não há sistemas imunes…
A própria nos é um virus que se alimenta das facturas dos clientes pra, espalhar spam pela internet e por chamadas a oferecer serviços que nem eles conseguem dar suporte.
O que eu sei é que a minha irmã tinha um mac. Cada vez que chegava a casa ligava o mac e a net na nossa casa “morria”. Coincidência? I think not.
Há pois é… há muita gente que não quer reconhecer que appl€ e malware são bff 😀
Devem ter sido pownados
É mais um “miminho” para os utilizadores windows…
É por estas e por outras que para speedtest só uso o Speedmeter da FCCN 🙂
http://speedmeter.fccn.pt/
que é uma ganda aldrabice!
Sou analista de redes, programador e ex-cliente NOS. Este tema em especifico é apenas algo para criar polémica. O ficheiro que estava aprovisionado tinha um proposito simples, reunir um conjunto de informação sobre os perifericos e componentes da máquina/user para determinar se algo poderia estar na causa das quebras/velocidades lentas. Da mesma forma que há gente estupida que com placas 10/100 contrata 200mb para chorarem velocidades lentas, ou refilam do alcance Wi-fi como se uma condição do contrato fosse em vez de comprarem um router de jeito, ter uma empresa que suporte net implica lidar com clientes ignorantes, pseudo-curiosos, pseudo experts e rarissimos clientes que sabem do que se fala. Os antivirus e anti phishing detectam padrões, não validam os ficheiros. O .exe que se fala fazia um report do Device Manager, mais nada. Um speedtest.net também o faz, não ouço ninguém a queixar-se. Há um clima nos clientes que wifi é orbigatorio na casa toda, um telefone fixo é obrigatorio de oferta para quem tem linha telefonica. Mais um pouco, pago net e passa a ser obrigatorio oferecem um portatil ou computador.
Querem falar com razão, dou-vos estas de borla: CMTS’s com congestionamento horário noturno e/ou fim de semana não são avaliados sequer por ninguém minimamente técnico. A NOS já foi reportada que estes sintomas ocorrem de forma regular e persistente, só não reconhece que seja uma avaria 😉 meaning: em vez de se porem á obra e investir na rede Docsis 3.0 que está a rebentar pelas costuras, fizeram algo mais facil, inventaram um chavão e deram ordens para ser entregue aos clientes reclamantes nas linhas de apoio:
Isto foi-me dito por uma colaboradora ao telefone bem nervosa: “A situação que nos reporta não reflete a totalidade da utilização do serviço, sendo uma questão meramente pontual. Lembramos que a NOS monitoriza continuamente a sua rede, tomando as acções que sejam necessárias para a sua expansão. ” Perguntei se esta mensagem fantastica era da responsabilidade dela ou da empresa e prontamente disse-me em chamada gravada que era a declaração oficial da NOS sobre este tema. Que os ultimos casos de velocidades lentas que a NOS decidiu reconhecer como avaria de zona tinham uma previsão de resolução de 18 meses. 🙂 E porque este prazo era motivo para o cliente pedir a rescisão do contrato porque ao longo do contrato de 24 meses sabia que nunca teria net como deve ser, mudaram o plano. Agora não há prazo de resolução, não há avaria, é apenas “pontual e não reflete a experiencia total da utilização do serviço”. Brilhante.
Ou seja, se tiverem net contratada de 200mb e durante o dia chegarem aos 195mb mas á noite e fim de semana baterem testes com 70mb, 50mb, 20mb ou até mesmo 1mb de download, não há avaria para a NOS. Não reflecte a experiência total do serviço 😉 Só, e apenas, se tiverem velocidade lenta CONTINUA ao LONGO DO DIA, é que o vosso caso é reportado para a uma 3ª linha (intitulados especialistas, lol) que igualmente não fazem nada para vos tratar do problema, pedem-nos para arrancar em safe mode, gestor de tarefas, device manager, driver, tudo á procura de algo motivo para nos encaminhar para a fabulosa PC Medic. Quantos de nós não ligamos para a linha de apoio, apenas para aguardarmos 4 dias onde supostamente uma “linha espcializada” irá avaliar o nosso caso? Pois bem, já acho uma falta de consideração demorarem 4 dias para responder. Se fosse de TV eram tratados num prazo médio de 3-4 horas no máximo. Sabem porque? Porque agendam técnico. Ponto. E resolve. Agora, net? Que precisam de abrir Cisco monitor ou Servassure (jungo) para ver sinais de rede? Nem isso o fazem (duvido que saibam), pois é uma perda de tempo. Fazem um brilhante discurso pseudo informático onde usam conceitos errados de informática, que juntos não fazem uma frase com sentido, mas serve para pintar a imagem ao cliente que “epá afinal este comunicador percebe bem mais que eu”. Fazem as “configurações ao router” e todas as formas que tem de mostrar que estão a fazer algo basea-se nisto: reset, desligar e voltar a ligar, alterar canal wifi. Tudo coisas que podemos fazer aos routers em casa e muitos de nós já o fizemos antes de ligar (ou durante a chamada porque o IVR assim o pede…).Se por algum “milagre” a rede reassignar o router na frequencia certa e nos facultar o serviço de forma conveniente (de acordo como tarifário) o comunicador eleva o ego e acreditamos que foi ele/a que resolveu o problema. Se as velocidades permanecem, NUNCA é responsabilidade da empresa ou da infraestrutura. É do computador do cliente; da tomada tripla que está ligada que influencia a corrente (e se isto não servir, invertem, dizem que a nossa casa não tem terra. LOL. Qual o aparelho NOS que tem ligação terra mesmo?); da placa de rede e das drivers actualizadas; o browser não tem java, logo a leitura do teste de velocidade NOS é falso positivo e não confiam nos resultados da speedtest; a curvatura da Terra; etc, etc, etc.
Isto sim devia estar exposto. Não acreditam? Façam o que aqui descrevo: Para todos voces que tem velocidades lentas liguem e depois digam-me se o que digo é verdade ou não.
Isso e a partilha de dados do cliente entre empresas nas quais a Randstad fornece os recursos humanos dos call-ccenters. Completamente verdade. Peçam apenas um contato telefónico simulando uma potencial nova angariação de cliente e verão que em 48horas recebem contatos da MEO e EDP. Porque? Randstad usufrui e partilha sem escrupulos os dados dos clientes que contactem linhas comerciais.