Tesla vai abrir o seu código de segurança a outros fabricantes de automóveis
Com a Tesla, Elon Musk tem conseguido traçar os seus caminhos e alterar de forma profunda a indústria automóvel. Para além de novas tecnologias e ideias, há também muito novo software que é cada vez mais essencial.
Num novo movimento que poucos esperavam, Elon Musk volta a surpreender e anunciou que o software de segurança dos carros da Tesla vai ser disponibilizado a outros fabricantes.
Com a chegada da Internet a todas estas novas áreas de desenvolvimento, uma das maiores preocupações que existem está focada na segurança e na proteção destes sistemas. Cada marca tende a focar-se apenas nas suas necessidades, sem olhar para o panorama global.
Uma oferta da Tesla aos fabricantes de automóveis
Elon Musk quer tornar esta preocupação menor e garantir que todos os fabricantes têm acesso ao que de melhor existe já no mercado. Claro que para o dono da Tesla, é o seu software que garante estas condições.
Para dar esta possibilidade de proteção, assegurou agora que o software de segurança da Tesla irá estar disponível para todos os fabricantes de automóveis, de forma gratuita e completamente aberta.
Great Q&A @defcon last night. Thanks for helping make Tesla & SpaceX more secure! Planning to open-source Tesla vehicle security software for free use by other car makers. Extremely important to a safe self-driving future for all.
— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2018
Apesar deste anúncio único, ainda não existe uma data de disponibilização ou sequer uma forma desta ser feita, mas a afirmação de Elon Musk vem, mais uma vez, alterar os padrões do mercado.
A relação de Elon Musk com o software e as patentes
Com várias marcas a criar já as suas soluções, a chegada deste sistema aberto da Tesla e com o código disponível, pode criar um standard para a indústria, algo que ainda não existe e que provavelmente demorará anos a ser criado.
Será curioso ver os concorrentes diretos da Tesla a adotarem as suas soluções e integrando-as no que produzem. Claro que não é um movimento único e já aconteceu no passado, e que tem o seu ponto máximo na abertura feita em 2013 de todas as patentes, tendo estas sido tornadas públicas.
A boa relação da Tesla com o código aberto
Este artigo tem mais de um ano
“Com várias marcas a criar já as suas soluções, a chegada deste sistema aberto da Tesla e com o código disponível, pode criar um standard para a indústria, algo que ainda não existe e que provavelmente demorará anos a ser criado.”
Não estarias a falar disto??
“Automotive Grade Linux is a collaborative open source project that is bringing together automakers, suppliers and technology companies to accelerate the development and adoption of a fully open software stack for the connected car. With Linux at its core, AGL is developing an open platform from the ground up that can serve as the de facto industry standard to enable rapid development of new features and technologies.”
Ou seja, ainda não passa de uma ideia que um dia poderá ver a luz do dia. A Tesla já tem o seu software pronto e capaz de ser usado como padrão.
“AGL is developing an open platform”
Pelo que li, já é mais do que uma ideia.
Já está em desenvolvimento.