Tesla: Erro no piloto automático poderá ter levado a acidente fatal
Em meados de março, um Tesla Model X P100D colidiu com uma barreira numa autoestrada de Mountain View, Califórnia, tendo sido depois atingido por outros dois veículos. Segundo as autoridades locais, o Tesla começou a arder ainda antes de ser atingido pelas outras viaturas envolvidas no acidente.
De acordo com um relatório preliminar da autoridade americana responsável pela segurança rodoviária, foram detetados "comportamentos anormais" no piloto automático momentos antes do acidente.
Por enquanto é apenas um relatório preliminar, mas as conclusões revelam que existiram falhas no piloto automático do Tesla Model X P100D que colidiu com uma barreira numa autoestrada e que levou à morte, já no hospital, do condutor de 38 anos.
Segundo o relatório, o piloto automático acelerou uns segundos antes do embate na proteção lateral.
De acordo com os registos obtidos pelo próprio sistema do carro, a funcionalidade de piloto automático esteve ativa 4 vezes durante os cerca de 32 minutos da viagem. Além disso, nos últimos 18 minutos e 55 segundos antes do acidente o piloto automático esteve sempre ativo.
No último minuto, o Tesla detetou que o condutor colocou por três vezes as mãos no volante, num total de 34 segundos. De referir que nos últimos 6 segundos as mãos estiveram fora do volante.
O relatório revela ainda que:
- nos 8 segundos antes do acidente, o Tesla circulava a 105 Km/h e seguia o trajeto de outro veículo.
- Nos últimos 7 segundos o carro começou a efetuar um desvio para a esquerda, mas continuava a seguir o veículo da frente.
- Nos 4 segundos antes do acidente o Tesla deixou de seguir o carro da frente.
- Nos últimos 3 segundos a velocidade do veículo subiu para os 114 Km/h e já seguia em direção à proteção
Durante os últimos momentos não há qualquer registo de travagens ou de mudança de direção. Sabe-se também que o cruise control estava definido para o carro circular a uma velocidade de 120 km/h.
As investigações relativamente a este acidente continuam e ainda não existem conclusões finais, apesar de haver fortes indícios de que a culpa poderá ter sido do piloto automático. Apesar da existência desta funcionalidades nos veículos Tesla, a marca insiste que as mãos devem estar sempre no volante.
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Penso que o marketing não devia ter mais importância que a vida humana. Mesmo que não existissem acidentes tão trágicos, sabemos que o software, a inteligência artificial e mesmo o hardware, não atingiu uma maturação capaz de pensar ou de distinguir situações potencialmente perigosas, para além daquilo para que foi inicialmente programado. A própria advertência de manter as mãos no volante, de estar atento, significa isso mesmo, que funciona perante os testes que foram efectuados, mas em situações diferentes…
Está a tratar o assunto com demasiada leviandade, se o Autopilot não está pronto a circular simplesmente não devia de estar ainda disponível nos carros de série, é muito simples, só que vale tudo para vender!
O usuário usa por sua conta em risco, pois o fabricante dos carros devem avisar que é uma tecnologia que está em fase de maturação e fica por cargo de toda a Tenho certeza que quando se compra um carro desses se assina um termo sobre o piloto automático, responsabilidade do usuário se vai usar ou não… ou seja o risco é dele. Mais se não tivesse esse tipo de tecnologia nos carros vendidos, como iriam conseguir telemetria de uso para melhorar o sistema??? fazendo simulações que não seria. Tem que estar funcionando na vida real e a todos os obstáculos que são encontrados.
VaGNaroK peço desculpa mais isso o que escreveu é tudo treta, 1º mesmo que o fabricante alerte para isso tudo sobre o Auto Pilot quando compra o carro novo, quando compra o carro usado quem é que o avisa?! 2º Se o program não é Auto pilot porque se chama então Auto Pilot induz as pessoas em erro, 3º os fabricantes em condições fazem eles próprios os testes não usam os clientes como cobaias!
para quando notícias de acidentes de outros carros? porque falar sempre no tesla? faz me lembrar quando aqui falavam sempre do caso do note 7
Isso e das notícias em que acidentes foram evitados por causa do piloto automático
É verdade, é um acidente com Tesla é noticia. Morrem por dia só nos States 110 pessoas em acidentes (fonte https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/02/15/eua-superam-40000-mortes-em-acidentes-de-transito-pela-1-vez-em-9-anos.htm) .
A Tesla está sempre a alertar que o piloto automático está na fase 2 de uma escala de 5. Teve que alterar o algoritmo e por avisos sonoros quando detecta falta de pressão no volante, porque pessoas irresponsáveis faziam conduções com o piloto automático ligado e iam para o banco de trás, filmavam e depois punham no youtube a mostrar a gabarolice da sua estupidez.
Sobre este caso registo que quem ia a conduzir “De referir que nos últimos 6 segundos as mãos estiveram fora do volante”.
Usas um número bruto para montares o teu caso, sem teres em conta o número de veículos autónomos existentes, bem como a quantidade de kms percorrido em piloto automático. A verdade é que ninguém sabe se, no presente, os veículos autónomos são ou não mais fiáveis a evitar acidentes. Estes ainda não percorreram uma distância significativa para se chegar a alguma conclusão.
o tesla pegou nos dados dos seus carros e estimou que o Piloto automatico evitou cerca de 40% de possiveis acidentes.
https://electrek.co/2017/01/19/tesla-crash-rate-autopilot-nhtsa/
Primeiro, a Tesla não possui dados suficientes para afirmar com uma boa confiança que o piloto automático é mais eficiente a evitar acidentes que um ser humano. Segundo, a Tesla diz que o piloto automático evitou 40% de possíveis acidentes? Qual é essa taxa para seres humanos? A Tesla também esqueceu-se de mencionar que a grande maioria das vezes que o piloto automático é usado, é em boas condições meteorológicas e em auto-estradas. Mas é normal eles não mencionarem isso, afinal de contas a tarefa deles é mesmo vender.
o tesla nao tem piloto automatico
Então tem o quê?
Tem um Cruise Control melhorado.
Quando andares num com isso ligado, mudas de opinião 😀
O que é um piloto automático? O Tesla consegue sem ninguem dentro do carro, entrar e estacionar numa garagem, ligando-se, fazendo as manobras, e desligar-se no fim de concluido o processo e repito, sem ninguem dentro do carro.
O Tesla consegue parado, por indicação do piloto para um determinado destino, acelerar, virar, tomar decisões, respeitar sinais, parar, etc…
Onde é que isto é um cruise control mesmo que avançado? Um cruise control não lida com semaforos, com cruzamentos, não decide meter piscas e virar sozinho num cruzamento porque o GPS diz que é para virar…
Atenção, não digo que é um carro autónomo apesar de para estacionar já o ser, mas Cruise Control é como o nome diz, controlar o carro para se manter em modo viagem de uma forma consistente (velocidade, trajetoria), sendo os mais modernos capazes de abrandar, acelerar, ou até fazer curvas de forma ligeira. Mas não consegue tomar decisões de regras de transito nem parecido.
por esse sentido também não é um piloto automático, na lei ninguém te disse que podes tirar as maos do volante e deixar de prestar atenção a estrada quando tens o tal “piloto automático” ligado. por isso por definição nao pode ser chamado de piloto automático
Ele tem parcialmente razão , o problema começa quando a Tesla resolveu chamar á função de assistência de condução “Auto Pilot” o que acaba por dar a idea que é uma coisa que na realidade não o é.
Abc
E o que é isso se não um piloto automatico? Tal como o nome indica e como acontece em navios e aviões, onde os pilotos-automaticos já existem há decadas, é um automatismo, não uma IAou um carro autonomo. Parece-me absolutamente correcto chamar-lhe piloto automatico. Se fosse totalmente autonomo seria isso mesmo, carro autonomo/com condução autonoma/sefl-drive car, etc.
Pois, há quem diga que é Cruise Control evoluído 🙂
Há dispositivos que não deviam ser permitidos. Esta história de o carro conduzir sozinho mas “o condutor deve continuar por lá” é surrealista e nunca deveria servir de desculpa. Ou o condutor está a conduzir ou não, agora esta de o condutor ser responsável por definição é mesmo característico desta javardice em que vivemos e sobretudo desta palhaçada de ter zombies ao volante.
Os carros são para conduzir e se não querem conduzir vão de transportes publicos.
Outro exemplo que deveria ser proibido é o do travão automático pelas razões mais óbvias do mundo.
Não quero dizer que com isto os carros não tenham sistemas de segurança, por exemplo esta do travão de mão o carro deveria avisar o condutor que não travou o carro e se o carro deslizar sem ninguém lá dentro deveria accionar o travão de mão e o condutor deveria ser posteriormente avisado e obrigado a “destravar” o carro com uma serie de procedimentos para chatear e para ver se da próxima vez não se esquece.
Tudo estes “sistemas” só promovem o tipo de condutor que nunca deveria ter pegado num carro. Por isso se vê tanta javardice de camionetas (SUV, monvolumes,..) e afins.
calma Avô, olha a tensão alta.
You win the internet
Quem ‘es tu para dizer que os carros sao para conduzir?
João, totalmente de acordo contigo, quem não quer conduzir que vá de transporte público ou chame um UBER!
Beta testers
Dira mesmo Alpha.
Os Beta ficam para contar a história.
Não existe nada melhor que termos o controlo do carro… e não um computador…
O condutor confia na maquina, a máquina confia no condutor. É surreal ter um sistema de Condução autônomo em que o condutor tem de vigiar o próprio COMPORTAMENTO do veiculo. SENDO ASSIM NAO VALE COMPRAR COM O MODO AUTOPILOT
Falta aí uns quantos segundos inclusive aos 18 em que o carro avisou o condutor para colocar as mãos e o condutor não o fez. Também falta aí que a protecção estava já danificada há cerca de 12 dias.
Mais vendas, mais carros, mais problemas. Ainda vamos ouvir falar muito da Tesla