Tesla multada pela poluição da sua fábrica na Califórnia
A Tesla é hoje um dos rostos responsáveis pelo crescimento do mercado dos carros elétricos e preocupação com o meio ambiente no mercado automóvel.
No entanto, a marca americana foi recentemente multada por excesso de poluição nos seus primeiros anos de atividade.
Quem acompanha o mercado automóvel, certamente tem verificado um forte crescimento nas vendas dos veículos elétricos. São cada vez mais as marcas que disponibilizam uma versão elétrica ou híbrida dos seus veículos, de forma a acompanhar a tendência do mercado.
Embora não seja a marca que mais automóveis elétricos vende, o nome da Tesla está fortemente ligado ao hype que se tem verificado para este tipo de veículos. Desde o lançamento dos seus primeiros modelos que a marca americana tem atraído muito a atenção para este tipo de veículos e muito tem contribuído na sua evolução.
No entanto, embora a Tesla represente uma imagem mais "verde", com um foco no corte das emissões de gases, a verdade é que foi agora multada precisamente por esse problema. Esta multa não teve origem nos seus veículos, mas sim na poluição de uma das suas fábricas.
Tesla foi multada pela poluição, nos primeiros anos, da sua fábrica
Para produzir os seus veículos, a Tesla utiliza uma antiga fábrica automóvel localizada em Fremont, na Califórnia. Estas instalações foram utilizadas pela General Motors entre 1963 e 1982 como linha de montagem, tendo posteriormente pertencido até 2010 à New United Motor Manufactering Inc, uma joint-venture com a Toyota.
A Tesla adquiriu a fábrica em 2011, onde iniciou o fabrico dos seus veículos em 2012. Hoje, esta fábrica é utilizada para fabricar os Tesla Model S, X e 3.
Sendo uma fábrica antiga, a Tesla investiu mais de 3 mil milhões de euros na sua renovação de forma a cumprir todos os requisitos para a produção dos seus carros. No entanto, segundo a Tesla, algum do equipamento de tratamento de fumo não foi substituído, levando a um valor de emissões acima do legal.
Estas emissões excessivas, que ocorreram entre 2013 e 2016, foram registadas pelas autoridades californianas que aplicaram recentemente uma multa de 139 500 dólares (cerca de 112 967 euros).
Em declarações, a Tesla admitiu este problema e referiu que o seu sistema de controlo interno já tinha detetado esta anomalia, tendo levado à resolução do problema em 2016, passando a cumprir os limites legais a partir dessa data.
Para resolver esta questão, a Tesla pagou a multa que lhe foi imposta e instalou um sistema de painéis solares na Escola San Jose Boys and Girls Club como forma de compensar a poluição excessiva que emitiu, tal como acordou com a entidade competente.
Este artigo tem mais de um ano
Que diferença, ” A tesla pagou a multa e instalou paineis solares numa escola como acordado..” Não se envolveu em repetidos diferendos Judiciais durante anos a fio para não pagar a infração.
Se todas as empresas fossem assim (e pessoas) as coiosas corriam bem melhor.
Bem verdade.
A Tesla tenta vender a imagem de empresa amiga do ambiente. Se existiu um problema mesma que tenha razão, não pagar os cento e poucos mil euros ira trazer imagem negativa para a empresa…
Sim vale mais investir ou arranjar algo do que simplesmente dar dinheiro o chulos
O esforço que a tesla faz para ser “amiga” do ambiente não é maior ou menor que outros exemplos na indústria, infelizmente qualquer notícia relacionada com eles tem mais impacto nos media… Falem de portugal, falem do estado que andou a construir escolas com impacto zero no ambiente, falem de empresas como a enercom que produz eólicas em grande escala. É preferível falar dos americanos que estão a deixar o planeta numa desgraça, para nós europeus termos que aprovar e respeitar leis amigas do ambiente. E ainda vêm colocar algumas empresas no pedestal, haja paciência…
Escolas com impacto zero no ambiente? Que eu saiba, há escolas novas com ar condicionado nas salas todas (ou quase todas) o que, segundo consta, é um dos grandes causadores do buraco do ozono. Mais, tanto dinheiro (mal) gasto em escolas novas quando ainda há delas antigas à espera que lhes retirem as placas de amianto…
Nem Mais… Escolas com ar condicionados de milhões que sai tão caro para por a funcionar que nem sequer os liguem… Um falhanço total que serviu para encher os bolsos de alguns… e depois há escolas que metem agua por todo o lado e não se gasta uns trocos para substituir umas telhas…
Tudo «fake news» encomendado pela concorrência e este sim estão metidos no «dieselgate» até à pontinha dos cabelos e se isso não for poluição, então o que será…
Porque para produzir electricidade nem se usam usinas a carvão, petróleo etc.
VW pagaste alguma coisa a alguém na Europa?
Eu continuo a dizer, por mais mérito que a Tesla tenha, esta empresa deve gastar rios de dinheiro em publicidade! Como é possível haver já dezenas de empresas que produzem carros 100% eléctricos e a Tesla tem quase todas as notícias centradas em si!? Pagam bem, estou a ver!
Já agora, podiam também informar que a Tesla fechou mais um exercício com prejuízo de 2,2 mil milhões de dólares!!!!!
É engraçado, mas a marca que mais publicidade faz em Portugal, a Tesla (nos eléctricos), não aparece no top 5 dos mais vendidos em 2017!!!!!
https://www.prioenergy.com/estes-sao-os-carros-eletricos-preferidos-dos-portugueses/
O quê? Uma marca de gama alta que até recentemente não estava sequer à venda no nosso país, não aparece no top 5 dos mais vendidos? Como é que é possível uma coisa destas?!?!?!
Há quem diga bem só pelo hype mas depois também há destes que dizem mal só porque são contra o hype. Enfim. Ainda me hás-de mostrar uma empresa disruptora que investe milhares de milhões anualmente para escalar actividade e apresente lucro. Quando não se sabe do que se fala……
JV? Eu quando andava na Escola, cheguei a ter uma capa cheia de posters da Ferrari, com todos os modelos! Entretanto cresci e até hoje ainda não tive nenhum ferrari, excepto aqueles à escala….. mas mesmo que tivesse possibilidade de comprar um, não sei se o fazia….. apesar de tanta tecnologia!!!!! Essa sim comprovada nas pistas de F1.
Esclareça-me lá qual as novidades que a Tesla tem em relação à concorrência?
Condução autónoma? Lamento, mas alguém fez primeiro…. https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_autonomous_cars
Um carro 100% eléctrico? Lamento mas alguém fez primeiro….. https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_electric_vehicle
É que não estou a ver onde inovou….. excepto no marketing, aí sim, aposta muitos milhões. Secalhar demasiados porque apresentou mais um exercício negro! Talvez se apostar menos na publicidade e mais nas linhas de montagem……. https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/tesla-agrava-prejuizos-para-recorde
Multar uma empresa que “poluiu” muito menos que seus concorrentes que saem de fábrica queimando combustível, em um país que está fora do tratado de emissões de poluentes…. soa meio estranho não?
não é de admirar….os carros que são fabricados electricos são os que poluem mais…não se esqueçam que é o carvão a funcionar…e não há nada pior que queimar carvão =)….obvio que os carros em si, são bastante amigos do ambiente…mas agora fabricá-los….upa upa
Não querem nuclear, não querem carvão, não querem petróleo… Vão-me dizer como se sustenta a civilização do século XXI só com energia renováveis?
~Continuo a dizer: Carros a electricidade são e serão uma falcatrua que depois vamos pagar bem mais caro do que os diesel.