Tesla: Baterias ajudam a balancear a carga da rede elétrica europeia
Além do segmento dos carros elétricos, a Tesla continua a realizar vários projetos com impacto à escala mundial.
Depois da construção de uma super bateria (a maior do mundo) de 100MW/ 129MWh, que faz parte do projeto que foi implementado no sul da austrália, em menos de 100 dias, existe agora um novo projeto com baterias Tesla, localizado na Bélgica e que irá ajudar a balancear a carga da rede elétrica europeia.
A tecnológica belga REstore NV anunciou recentemente que passou a ter um parque de 140 baterias Tesla (Powerpacks) cuja capacidade total rondará os 18.2MW. Segundo as informações, esta central eléctrica virtual, é 100 vezes mais rápido que as centrais de combustíveis fósseis.
A instalação está localizada no resort Terhills, no leste da Bélgica, e de acordo com o que foi revelado via Twitter, tal infraestrutura servirá para balancear e estabilizar a rede elétrica europeia.
140 Tesla Powerpacks now live in Belgium and balancing the European electrical grid 100 times faster than fossil fuel plants pic.twitter.com/f8XzCYgrJZ
— Tesla (@Tesla) May 14, 2018
O projeto foi terminado em apenas 6 meses, sendo que a instalação das baterias demorou cerca de 5 semanas.
O que é uma Powerwall Tesla?
A Powerwall é uma bateria que acumula energia gerada através de painéis solares ou da rede elétrica tradicional.
Existem dois modelos destas “super baterias”: um de 7 kWh, que oferece uma autonomia de cerca de 3h30m e que terá um preço a rondar os 3 mil dólares, e outro modelo de 10 kWh que garante uma autonomia na ordem das 5h, com um preço de cerca 3.500 dólares. De salientar que os modelos têm uma potência contínua de 2 kW podendo ir até aos 3,3 kW.
Tratam-se de baterias de iões de lítio recarregáveis que têm o tamanho de um pequeno frigorífico e podem ser instaladas dentro ou fora de portas. A garantia oferecida é de 10 anos e podem operar em ambientes com temperaturas entre os -20 e os 43 graus.
Este artigo tem mais de um ano
Fizeram isso de borla?
Obviamente
Acho que a Tesla não anda a vender PowerBALLs…
Impressionante