TDT: Calendário da migração da faixa 700 MHz “será impossível de cumprir”
A Altice Portugal fez saber que vai impugnar a decisão da Anacom relativa à alteração das condições associadas ao Direito de Utilização de Frequências (DUF). Para a operadora, o calendário da migração da faixa 700 MHz da TDT "será impossível de cumprir".
Alexandre Fonseca pediu já a demissão do presidente da ANACOM.
A ANACOM aprovou recentemente o plano de desenvolvimento da migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) com vista à libertação da faixa dos 700 MHz e o respetivo calendário, a cumprir pela MEO. No entanto, numa nota de esclarecimento enviada à Lusa, a Altice salienta que "continuam a existir considerações que suscitam muita preocupação e demonstram um grande desnorte".
E explica: "Desde logo, a alteração que a Anacom introduziu na decisão, face ao SPD [sentido provável de decisão], relativa à alteração das condições associadas ao Direito de Utilização de Frequências TDT".
Perante isso, "a Altice Portugal já comunicou ao regulador, ao Governo e ao Presidente da República que vai avançar juridicamente com impugnação desta decisão junto do Tribunal Administrativo", refere a dona da MEO, na nota de esclarecimento.
Em entrevista à TSF, o presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca pediu já a demissão do presidente da ANACOM, João Cadete de Matos.
Se temos o Governo a dar recados graves e bem incisivos à postura do regulador, se temos os governos regionais preocupados, se temos os fabricantes tecnológicos a nível mundial a dizerem que Portugal está irremediavelmente atrasado, parece-me evidente que se devem tirar as respetivas conclusões […] eu, no lugar do regulador , obviamente tiraria as minhas ilações, e neste caso particular obviamente que me demitiria
Relativamente ao calendário de migração aprovado – as alterações dos emissores que compõem a rede de TDT começam entre a terceira semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro, terminando em 30 de junho de 2020.
A Altice Portugal reafirma que se trata de um calendário que será impossível de cumprir, apontando para a terceira semana de julho como prazo final.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Qualquer comentário por parte da Altice em desacordo com o regulador só confirma que esta está a proceder bem! O senhor da Altice ainda vive no mundo em que a PT tinha monopólio em Portugal. TDT tem de sair das garras deste operador !
Não diria melhor.
Excelente comentário.
Inteiramente de acordo.
Acrescento apenas que o regulador deveria, tendo os recursos adequados, ir ainda mais além.
Um MUX ” canal radio eléctrico” atribuído a cada estação nacional “RTP,SIC,TVI” abrir concurso publico para atribuição de MUXs a estações regionais e locais exclusivo a região ou local pertence essa candidatura , todas as estações nacionais,regionais, locais , ficariam com total liberdade de gerir os seus próprios MUXs.
Desvincular o serviço TDT complementar da entidade que a gere neste momento , abrir concurso publico para plataforma de satelite de livre acesso ou em sinal abeto via satelite .
Assegurar regulamentos para existência de redes 5G exclusivas para transmissão de televisão e radio em sinal aberto e serviços video e audio , a recepção das mesma redes em todos dispositivos com capacidade de receber redes 5G .
Aqui têm a maneira para acabar com este lóbi da altice .
E subsídios aos velhotes, que dependem da TD, para comprar parabólicas para ver a TV por satélite e equipamentos 5G – nada?
Já te disseram isto num post recente mas continuas a confundir o umbigo com o resto do mundo.
La fora a TDT é para ricos e pobres , cá tristemente a TDT é a televisão dos idosos e pobres .
A isso se chama-se exclusão social .
Noutros países identidades privadas ofereciam receptores TDT aos seus mais desfavorecidos , cá espera-se por subsídios do estado .
O estado deveria era terminar simplesmente o serviço de TDT.
Deixava os privados tratar disso. Retiravam é claro a taxa da electricidade relativamente à RTP.
Em alternativa o estado pode comprar e meter no espaço uns quantos satélites (uns 8 deles, agrupados para redundância de posição) e depois utilizá-los para distribuir o sinal de televisão e rádios nacionais em sinal aberto. Se os privados andam a lançar satélites às dezenas de milhares, certamente que o estado consegue meter lá uns 8 na boa.
Sem noção .
Com a noção de que para ter qualidade, tem de ser por satélite, via terrestre é uma dor de cabeça ter o TDT a funcionar bem de forma continuada no tempo, quando funciona sequer!
não dizes nada de jeito.
maxgiger sem argumentos.
Próximo.
Se o 5G está atrasado a Altice não deveria dar uma ajudinha a acelerar o processo?
A “Altice Portugal” vai concorrer contra a “Altice Portugal”
LOL…. não sei mas os Tugas no minimo São Burros.
alguns, nem todos, os piores exportamos para o Brasil