“Taxas sem fim”: Donald Trump lança ultimato comercial à UE
De volta à Casa Branca, Donald Trump informou que disse à União Europeia (UE) que esta tem de reduzir o seu défice comercial com os Estados Unidos, através da compra de petróleo e gás. Isto, ou enfrentar "taxas sem fim".
De acordo com dados dos Estados Unidos, o défice comercial de bens e serviços do país com a UE foi de 131,3 mil milhões de dólares, em 2022.
Recentemente, Donald Trump disse à UE que tem de reduzir o seu défice comercial com os Estados Unidos, por via da compra de petróleo e gás. Caso contrário, enfrentará taxas.
Disse à UE que tem de compensar o seu enorme défice com os Estados Unidos através da compra em grande escala do nosso petróleo e gás. De outra forma, serão taxas sem fim.
Publicou Donald Trump, na sua plataforma Truth Social.
No seguimento da publicação, um diplomata sénior da UE, que não quis ser identificado pela sensibilidade do assunto, disse à CNBC que esta declaração, em tom de ultimato, não foi surpreendente.
Além disso, revelou que a energia é uma "boa opção" para comprar mais produtos americanos, para colmatar esse défice comercial de bens e serviços.
A mensagem é clara: a UE está empenhada em continuar a trabalhar com os Estados Unidos, de forma pragmática, para reforçar os laços transatlânticos.
Disse António Costa, presidente do Conselho Europeu, após a última reunião do ano com os chefes de Estado da UE, na qual foi discutido o tema das relações entre a Europa e os Estados Unidos.
UE tem de estar preparada para retaliar o ultimato de Donald Trump
Segundo a CNBC, os analistas reconhecem uma grande incerteza quanto à extensão dos direitos aduaneiros que Donald Trump estará disposto - ou será capaz - de aplicar, e sobre quanto da sua retórica é um ponto de partida para a conclusão de acordos.
Na perspetiva de Enrico Letta, antigo primeiro-ministro de Itália e reitor da IE School of Politics, Economics and Global Affairs, a UE tem de estar preparada para retaliar a ameaça de Trump.
Penso que se trata de uma abordagem transacional e que temos de responder a esta abordagem transacional. [Trump] mistura energia e taxas sobre bens, produção e assim por diante. Penso que é incorreto, porque os dois temas são completamente diferentes.
Se o acordo proposto por Trump, um acordo tão assimétrico sobre tópicos que não estão ligados mutuamente, penso que temos de fazer o mesmo. Tendo em conta que a parte mais assimétrica é a relação financeira, temos de começar a considerar que talvez uma resposta financeira possa ser uma solução.
De facto, os Estados Unidos são o maior destinatário dos produtos da UE, representando quase um quinto das exportações do bloco. O maior défice comercial do país com a UE é no setor da maquinaria e dos veículos, com uma diferença total de 102 mil milhões de euros, em 2023.
Em matéria de energia, por sua vez, os Estados Unidos registaram um excedente comercial com o bloco europeu no valor de 70 mil milhões de euros.
Indo ao encontro deste ultimato deixado por Trump, no mês passado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse aos jornalistas que a substituição das importações russas de gás natural liquefeito (GNL) por volumes dos Estados Unidos seria mais barata, pelo que a UE procuraria envolver-se e negociar sobre o assunto quando Trump assumisse o cargo, em 2025.
Imagem: bertelsmann-stiftung.de
Neste artigo: comercial, Donald Trump, EUA, ultimato
Ao contrário de Enrico Letta, não vejo como possam ser dois temas distintos. Energia é um bem como qualquer outro. A UE tem um défice grande com os EUA. Naturalmente, ou a UE paga a pronto ou então os EUA têm direito de impor condições. A UE ou aceita ou não essas condições, mas neste momento não me parece em condições de fazer grandes negociações. Até porque a compra de energia aos Americanos não é uma má opção quando andamos a comprá-la aos Russos e já que os Franceses não querem o gás Argelino para lá da Península Ibérica e que a maioria da população europeia aparenta ser contrar o nuclear.
É o contrário, os EUA é que têm déficit com a UE. Você diz que os EUA têm direito de impor condições, ok, mas a Europa tem o mesmo direito, espero que a Europa não se agache perante o grunho e responda com taxas iguais para as mercadorias importadas dos EUA – deixemos os Americanos afogarem-se no seu petróleo e compremos em outro lado, petróleo não falta
A Europa exporta alguma tecnologia. Quase 98% dos combustíveis, vêm de fora.
Há muito, o problema é que, por exemplo: comprar petróleo ao Brasil, paga-se o preço de mercado, pelo crude, para o limpar, são 260000 a 2 milhões de euros, por cada milhão de barris. O que exige muito mais despesa e equipamento. Os sauditas investiram 900000 milhões de dólares, para conseguirem produzir crude, que qualquer refinaria europeia usa. Os russos vendiam petróleo, gasóleo e gás. Como tem muitas refinarias, era muito mais rentável vender o produto, pronto a usar.
Um exemplo são os livros. Fala-se tanto e não vi ninguém a perguntar, porque razão 91,6%, dos direitos autoriais, de 82220 milhões de livros, editados na Europa, são propriedade de empresas americanas.
Imagine que começam a cobrar 25% pelos direitos, podem ir a 5 euros, ao que se somam impostos, taxas e IVA, em cada livro.
Podemos comprar noutro lado, certo. Mas onde, sem que a influência Americana exista? 🙂
Relativamente ao déficit comercial entre ambos os blocos, não esquecer que a Europa é dependente do ponto de vista tecnológico dos EUA e da China. Nós não produzimos nada! A Europa com a sua regulamentação excessiva mataram a sua própria indústria. Nós temos excelentes engenheiros, capacidade de desenvolvimento e alguma (pouca) investigação de ponta, mas temos de mandar fazer tudo fora e ao fazê-lo deixamos sempre o know how com o país produtor, China ou EUA. O nosso défice comercial existe e é maior do que possa pensar pois vem de uma grande dependência tecnológica! BAsta pensar de onde vêm as grandes empresas tecnológicas. A única indústria que temos MESMO é a automóvel e estamos a conseguir matá-la.
O défice de que se fala não é falta de pagamentos!!!
É a Europa vender mais para os Estados Unidos do que lhes compra!
O défice está do lado americano.
Para que a UE vai comprar mais petróleo e gás se está a utilizar cada vez menos?
Em vez de comprar á Russia ou Estados Árabes, compra somente aos EUA.
A ver se é desta que a Europa acorda e deixa de depender dos estados unidos em vários sectores e mandar o trump para a meretriz que o pariu. Que leve o doido do musk com ele também.
Na mouche.
Quem não sabe nada de política é que apelida o Trump de maluco. Ele vai recolocar os EUA no caminho certo. Estes 4 anos de democratas a mandra foi uma javardeira total. Só tretas woke e da malta do alfabeto…
Então senhor especialista em política explica-nos por favor o que quer dizer woke, e porque razão os números do Biden superam os do trump em larga medida.
Joe Biden deixa uma economia mais forte, baixou a dívida (que bateu recordes com o Trump), mais empregos gerados, mais riqueza por agregado familiar, e até menos crime violento!
Explica lá o que o atrasado do trump vai resolver senhor especialista? E depois se os números piorarem com o trump, a culpa será dos wokes e do alfabeto? Ter medinho de letras e de escolhas individuais e pessoais é que é de macho e de pessoa com razão absoluta.
Espera, vais dizer “imigração”. Há uns meses atrás foi elaborada uma lei bipartidária que iria dar mais poder e orçamento as autoridades que controlam as fronteiras (entre outras medidas obviamente) e não avançou pois o argumento “imigração” iria ficar muito mais fraco durante a campanha. Quem sabotou essa lei? O teu amigo trump. Vais falar mais do quê? As taxas e taxinhas? Sabes como funcionam? Importar vão ficar mais caro para os americanos e que, já agora, importa referir dois podem dançar a mesma música?
Vá senhor especialista, esclarece o fórum com as tuas opiniões bem fundamentadas e de inteligência superior.
Manipularam o valor do déficit e desemprego e nós (pessoas comuns) acreditámos. O governo de Trump não esteve em conflito armado algum,ficou tbm provado ir a invasão do Capitólio foi uma farsa apoiada pela Nancy Pelosi, com agentes infiltrados (ou bufos do FBI) a controlar a situação… Têm a pior crise de imigração (ilegal) de sempre, ir o Tom Homan (border Czar) vai tratar de estancar,deportando os que tiver de deportar, o “title 9” que deveria proteger os direitos das mulheres foi totalmente pervertido, permitindo que a agenda Trans e WOKE (que supostamente significaria acordado mas que na verdade quer dizer liberal sem qq tipo de razão) se instale sem limites e homens biológicos se imponham no desporto e balneários femininos…Já nem falo no perdão de 11 anos do Biden ao filho, depois de ter afirmado precisamente o oposto. Junte-se as falsidades constantes e a tentativa de “chular” o povo americano com uma “bill” de mais de 1500 páginas em que tentaram fazer passar aumentos aos congressistas sem motivos e apoio de não sei qts milhares de milhões para a Ucrânia?O DOGE tratou de não o permitir. Mais uma, a tentativa de impedir que criminosos do governo democrata possam ser julgados pelo mal que fizeram ao país nestes 4 anos é sinal que não há mesmo escrúpulos. Mas o TRUMP e Musk é que são doidos??? Felizmente ele está a colocar as pessoas certas no local certo, sem olhar a tachos. Este governo do Biden está a fazer de tudo para por em marcha a 3ª guerra mundial,mas só falam do Trump ser um criminoso… Venha o dia 20/01. Qt às taxas, se tivermos de aumentar as nossas, que seja!
É impossível debater com uma pessoa que trata mentiras como factos e lida com a realidade à sua frente como se estivesse em ácidos ou com uma psicose crónica sem qualquer hipótese de tratamento. São gajos como tu que o trump e o musk gostam, e não leves isto como um elogio. Boa sorte e feliz Natal
Mas já agora, só para concluir: o COVID existiu mesmo; as vacinas foram eficazes; a terra é redonda; o “9/11” não foi um “inside job”; o homem foi a lua; e apesar de ser uma opinião polémica, eu acredito que Leiria existe.
Não há paciência para aturar estes malucos de extrema direita, analfabetos até dizer chega, eheh
Que grande treta
Só dá vontade de rir.
Eu inventei algo? Basta ver notícias americana,mas não na CNN, algo credível… Tbm pode ver alguns vídeos de comissões de inquérito do Senado dos EUA e ouvir senadores como Josh Hawley ou Ted Cruz a desmontarem as falácias dos democratas… Mas tudo bem, eu é que sou louco…
Isso veio tudo de onde?
De um grupo privado do WhatsApp?
A alienação é forte com este!!!
Dou-lhe 1 exemplo, que não vai gostar nada, das diferenças:
Trump, no poder: 5,17 milhões de pessoas expulsas dos EUA.
Biden, no poder: 18,26 milhões de pessoas, expulsas dos EUA.
Depois, há pessoas, como você, que continuam a dançar a música “Trump vai expulsar 500 milhões de estrangeiros, por ano”.
Fontes falsas!
Ao que chegamos, já ninguém verifica nada!
Ele é tão mau tão mau, que passou a Kamala a ferro, por isso será que os teus dados estão mesmos certos??? É que uma coisa é emprenhar pelos ouvidos, outra é estar lá.
A União Europeia sabe perfeitamente que se a Rússia ou os Islâmicos radicais decidirem invadir a Europa militarmente a mesma irá precisar do apoio dos Estados Unidos da América tanto no sector da defesa como em tudo o resto incluindo alimentação.
Daí não ser inteligente arranjar problemas com os EUA, e se for algo como equilibrar as trocas comerciais, então que seja, eles não estão a pedir algo inaceitável. Pode é discutir-se se vão buscar ao sector energético, a UE pode recusar e dizer que prefere por exemplo comprar mais armamento por exemplo, já que a UE sabe perfeitamente que a única forma de manter os inimigos afastados é ter tanto equipamento (e pessoal) militar que os inimigos não vejam como realmente viável atacar em larga escala… se bem que sejam os Russos, ou sejam os Islâmicos radicais, certamente que todos têm montes de gente infiltrada por todo o lado para tentar viabilizar tal.
João Ptt, por onde tem andado?
Alguma viagem intergaláctica e chegou hoje?
Onde estacionou a nave espacial?
Os islâmicos já decidiram invadir a Europa e já o estão a fazer há anos ininterruptamente.
E nós o que fazemos?
Dizemos “venham mais, venham mais.”
E eles não se fazem rogados e chegam aos magotes. São bem obedientes lol.
Não leu sobre a animação que ocorreu na Alemanha na festa de Natal há dois ou três dias?
É todos os dias assim… Festa com fartura.
Je suis Charlie e o amor vencerá…
Com estas armas não há inimigo que resista.
O amor é mais forte que o ódio.
Vá, vamos dar todos as mãos.
Até ao próximo atentado…
A natureza é implacável.
Quem não se quer defender ou não sabe, acaba por desaparecer.
É o que nos está reservado….
Preocupe -se com os Russos, esses é que têm feito ataques diários em Paris, Londres, Berlim, etc..
Pelos vistos o tipo da Alemanha é de extrema direita e anti islamicos… Opss.
Antonio Vasco, e o pai natal vai com o coelhinho ao circo.
Um árabe de extrema direita e anti islâmico.
Olhe, tenho ali uma ponte que liga Almada a Lisboa.
É sua por 500 euros.
Passo recibo.
Quer comprar?
Aceito mbway…
Anti islâmico e manda-se para cima de uma festa de Natal.
É mesmo isso, já vi que come muitos gelados, mesmo sendo Inverno.
Questão de gosto pessoal, suponho…
Ele até ia a caminho de uma mesquita para se mandar lá para dentro, mas o Waze enganou-o e entrou pela festa de Natal .
Que chatice, pá…
Já não se pode confiar nestas coisas tecnológicas…
As previsões para o futuro tanto falam da tendência para os Russos invadirem a Europa como para a tendência dos radicais islâmicos invadirem militarmente a Europa.
Talvez até de os Russos e Chineses apoiarem de todas as maneiras os ditos radicais, para que os mesmos destruam a Europa e esta deixe de ser um problema para esses dois grandes países… se bem que em pelo menos uma previsão de tendências às tantas os Russos irão deixar de permanecer “neutros” e irão colocar-se ao lado do que restar da Europa e dos EUA, depois que perceberem que os radicais islâmicos irão acabar por também se virar contra a Rússia e que ou eles intervêm ou não se salva ninguém incluindo os Russos.
Se para os Russos não parece existir nenhuma pré condição obrigatória, para os radicais islâmicos, se forem eles a invadir, parece existir a pré condição de que a Europa tenha guerras civis e tensões entre vários países e ainda que aconteça algum sinal “divino” para o líder deles (que actualmente ainda não parece estar nessa posição de líder mas que irá estar algures no futuro) dar sinal para a invasão começar, algo como o vulcão do Etna iniciar uma forte actividade que prejudique os Europeus, ou por exemplo a queda de um meteorito algures no Mar Mediterrâneo de tal forma que prejudique vários países da Europa, mas sobretudo a Itália, França e talvez ainda Espanha, que coincidência ou não serão os que teriam meios marítimos mais poderosos para parar tal invasão.
Ptt, qual é a parte que vc ainda não percebeu que a Europa Ocidental é para acabar?
Está difícil chegar lá?
Ou pensa que tudo isto é ao acaso?
A Meloni quis acabar com os barcos a pescar ilegais no Mediterrâneo e foi-lhe dito que se o fizesse acabavam-se os subsídios europeus.
Sabe quem lhe disse isto? A Von Liar, exactamente.
Ainda não percebeu que tudo isto é planeado?
Acorde mas é…
O ideal é cortar relações comerciais com os EUA de uma vez por todas, enquanto o Trump lá estiver! Caso contrário vamos andar num constante filme!
É preciso não entender nada do que está a acontecer para dizer algo desse género… a UE tem nos EUA um importante país para as exportações, e precisa ainda do apoio dos EUA a nível militar em várias áreas porque infelizmente o sector da defesa militar foi altamente debilitada por falta de visão dos políticos sobre como funciona a política real a nível de dissuasão militar… os inimigos externos não vão ter receio se virem uma UE militarmente fraca, e apesar de andarem a dizer que a UE não é fraca, a realidade é que é devido ao enorme desinvestimento… se houver um ataque seja Russo ou dos Islâmicos radicais só uma resposta imediata conjunta «talvez» consiga parar tal ataque… e tenho sérias dúvidas disso, mas o momento mais propício é esperar por uma altura de guerras civis internas e eventuais fortes tensões entre países, algo fácil de se imaginar hoje em dia e mais fácil ainda de se prever que possa acontecer nos próximos anos, em especial com a degradação das economias.
Você deve viver numa gruta… Devia saber que toda a instabilidade do planeta se deve mesmo á ausência do Trump…. Diga lá quantas guerras existia na altura quando ele lá estava…. Até á Coreia do norte foi dar dois cachaços ao tamaghoshi
Só do dinheiro que a Europa roubou aos russos dava para terem investido… Isso não se faz a ninguém… Mas no Chipre já o tinham feito á uns anos atrás…. Enfim… Quando será a nossa vez?
Tone, esse dinheiro roubado aos Russos a seu tempo voltará para os legítimos donos… aguarde.
Claro…. Já está a voltar…
Mais uma vez, aguarde…. De uma forma ou de outra esse dinheiro será devolvido.
Um faz ameaças com armas nucleares, o outro faz ameaças com taxas aduaneiras. Um é presidente, o outro ainda não é presidente. Está tudo doido .
Não nos vamos precipitar, ainda não sabemos o que o elon musk pensa acerca do assunto.
Outro doido!!!
Esse aldrabão não têm qualquer poder para intervir
O problema é que vai ter.
Trump vai ter de pagar os favores e apoio de Musk durante a campanha.
Para já até criou uma nova posição na administração para o Musk.
Vamos ver com que paga o que ainda deve!
Pedro Fonseca, como se a Kamala não teria que pagar favores a ninguém se tivesse vencido, ora ora.
Intrujas a esta hora?
Eu tbm não tenho poder para fazer nada… Mas se tiver dinheiro para comprar empresas wstrateficas e bancos, automaticamente mando no país… Pense nisso
A nível económico os EUA só não foram totalmente ao fundo porque a China não teve ainda interesse nisso, e porque o resto do mundo ainda tem receio ou precisa do “polícia EUA” para os ajudar… porque o tamanho da dívida é tão grande que talvez eles nunca a possam pagar.
Porque alguns precisam do “polícia EUA”? Porque muitos conhecem as alternativas às suas governações e não estão nada entusiasmados com a perspectiva de lhes acontecer o mesmo.
A China não tem grande margem. Foram 700 vezes o PIB europeu que desapareceu, da economia chinesa, desde 2020. Quase 300 milhões, de chineses, perderam o emprego. O governo usou a riqueza anterior para andar a cobrir os problemas. Desde o subsídio de 26000 dólares, por cada EV, exportado, até aos 7 (seguido de 60 zeros!!) que o governo usou, para nacionalizar, quase, 3 milhões de empresas, ligadas ao imobiliário, algumas com 47% do PIB europeu, em volume de negócios (uma delas é a principal accionista da EDP, que recebeu 18 vezes, o PIB português, em ajudas do estado chinês).
Com as taxas europeias (giro que ninguém se lembra que o Brexit, aconteceu, devido aos ingleses não aceitarem a taxa de 50%, sobre o aço, chinês, ainda ontem, o Starmer avançou com 6000 milhões de libras, para ajudar a indústria de aço inglesa) já deu problemas, para a economia chinesa. Se os americanos subirem as taxas, para o nível igual ao europeu, mais problemas terão.
A UE retaliar? A UE quer é financiar guerras, não retaliar.
A UE não quer financiar a guerra na Ucrânia, mas prefere isso a mandar os Europeus para a guerra com a Rússia quando a mesma decidir invadir o resto da Europa, que depois da Ucrânia não parece nada de espantar.
E não é que eles, os políticos, se preocupem muito com o bem estar das pessoas, é só que para viverem nos seus círculos de mordomias e circularem minimamente à vontade um ambiente de paz é preferível.
A UE adora ser enrrab… pelos EUA, mais uma vez armaram o sarilho na Ucrânia para enfraquecer a Rússia, no final a Ucrânia não vai entrar na NATO, vai perder território e morreram milhares de pessoas e a UE ficou mais pobre porque comprava energia (petróleo e gas barato a Russia e vendiamos muitas coisas para a Rússia agora compramos essa energia a EUA 3x mais caro e ainda somos ameaçados com mais taxas hehehe políticos de treta que temos na UE não conseguem perceber que a Geopolítica é sempre a médio longo prazo e não a curto prazo(eleições/tachos).
A guerra na Ucrânia não serviu só para enfraquecer a Rússia, serviu também para por de joelhos a Europa! O grande receio dos americanos era que Europa fizesse um grande mercado( aliança) euro-asiático e dessa forma os USA ficariam secundarizados…
A Europa sem lideres nunca teve uma visão estratégica, agora a vassalagem manter-se-á durante décadas…
Sim concordo perfeitamente aliás os Estados Unidos nunca engoliram que o euro subisse mais que o dólar e só foi possível com a ajuda do Nordstream 1 e petróleo barato, por isso ameaçaram arrebentar com o Nordstream 2 se a Alemanha não parasse mas a Alemanha decidiu continuar com o mesmo o resto é história. (Convenceram os Ucranianos que podiam entrar para a NATO e começaram a mandar armas e dinheiro para a Ucrânia) Resumindo mataram 2 peões numa jogada só.
A Geopolítica é lixada mas tem aí muito pessoal que só come o que dá na SIC…
O rebanho não pensa, engole toda a propaganda que lhes é direcionada… É triste, pois não se dão ao trabalho de procurar o contraditório para formar a sua opinião…
A Rússia nunca nos vendeu “petróleo e gás baratos”. Eram vendidos a preço de mercado. A vantagem eram os gasodutos, alguns ainda da URSS, e as refinarias russas, serem junto à costa, o que permite carregar milhões de milhões, de barris, principalmente gasóleo, para entrega em 5 a 15 dias. Quando outros, como os sauditas, demoram 30 a 50 dias, e das Américas, são 90 dias. A Rússia sempre teve lucro, pois vendia 27% dos combustíveis, usados, na Europa e 70% da área química. Quando comprava eram produtos frescos, electrónica e turismo. Foi aí que nasceram os oligarcas russos, que chegaram a colocar 500%, do PIB europeu, na economia europeia (e britânica).
Basta olhar que, na UE, existem 593330 milhões de euros, de dinheiro e direitos, de membros (ou amigos) do governo russo. Só do dinheiro, são 62000 milhões de euros, em juros! É daqui que a UE tem estado a pagar, ajudas à Ucrânia.
Manuel da Rocha, se não acha barato pagar 1 onde agora se paga 4, desconheço o seu conceito de barato…
Vá com essa conversa para os alemães, que estão a ver o país a ir para o abismo, precisamente porque o preço da energia já não é barato como antes.
Não te baralhes nem queiras omitir a verdade! Quase todos os países colocam as suas reservas financeiras em outros estados que consideram seguros para as rentabilizarem o melhor possível. A UE pressionada pelos usa deixou de ser um parceiro fiável no mundo. É verdade, paga roubando esses mesmos fundos…
Há coisas que nunca se esquecem, já vêm da era colonial…
Cada vez mais acho que é o que tu “dizes”. Pelo futuro da UE acho que deve-se para de financiar esta guerra, que vai acabar com a vitória da Rússia quer queiramos ou não.
Não necessariamente a Rússia ganha, aliás na segunda guerra mundial quase que era derrotada só pela Alemanha sozinha… imagine-se a Europa toda a querer que eles percam porque a seguir podem ser os seus países a serem invadidos pela Rússia… e o líder Russo tem essa visão de tomar a Europa toda para ele.
Deixa de ver SIC notícias… Hehehe “Rússia quer a Europa toda” vocês acreditam em tudo.
Olha a UE já foi invadida é islão por todo o lado, Portugal já existe localidades onde tens mais indianos que Portugueses…
Joao Ptt, quem lhe disse que os Russos querem ocupar a Europa toda?
A última vez que estive com o Putin ele garantiu-me que não tem interesse nenhum nisso, por dois motivos.
Primeiro, não tem recursos humanos e materiais para uma coisa dessas.
Segundo, decidiu ficar quieto à espera que a Europa desmorone e assim sai por cima.
Melhor parte de todas, não precisa de esperar muito.
Islão e indianos são coisas muito diferentes, há para aí alguma confusão
estamos $%·&&&$$, com esta escoria….
facil de resolver, taxas adicionais à Tesla, Coca-Cola, MacDonalds, e todos os productos deles
tambem podemos dobrar ou triplicar o aluguer da base das lages
Yivaro, melhor que isso, ameaçamos dar a base aos Chineses.
Os EUA borravam-se todos de imediato.
+1
outra podia ser o aumento das milhas maritimas de Portugal/Europa (que é nosso por direito), para que junte o continente com os Açores, ficando todo o trafico maritimo que vem do mediterraneo e africa “obrigado” a passar em aguas nacionais de Portugal. Se não têm de ir dar a volta aos Açores para ir para o norte da Europa.
Se nós ameaçássemos dar a base aos Chineses os americanos,
1. Eles mandavam-nos por em sentido e pedir-lhes desculpa pela ousadia. Se insistíssemos,
2. Invadiam e tomavam posse da Terceira. E se resistíssemos,
3. Terraplanavam todo o arquipélago e tratavam de por um governo fantoche em Lisboa.
Os americanos são tão previsíveis!
Ora nem mais!
Mapril, mas mas, eles são tão nossos amigos…
Não se macardito que eles fariam uma coisa dessas.
Não é possível.
Toda a gente sabe que somente os maus russos e chineses é que fazem malvadezas.
Os EUA é sempre tudo dentro da legalidade.
Não sabia?
Já fica a saber…
Mapril, para que raio iriam instalar um governo fantoche em Lisboa se toda a Europa é deles e presta-lhes vassalagem?
Tem andado a dormir?
Vou alguma investigação â explosão do gasoduto?
Não? Pois eu tbm não…
Adivinhe lá quem foi…
Alguém se mexeu para descobrir alguma coisa?
Nem um pio.
À conta disso está a Alemanha de rastos e nós vamos atrás…
Não dá. 99% dos carros, Tesla, são produzidos na Europa. 100% das baterias também.
Coca-cola, só os direitos de autor, são propriedade nos EUA. O consumo europeu é todo cá produzido. Mac é a mesma coisa, 100% são produzidos cá, com produtos locais. Só os direitos é que seguem para os EUA, assim como empresas europeias (como a BMW) usam o mesmo sistema, nos EUA.
Já não bebo Coca-cola ou pepsi há anos. Encontrei algo melhor que essa marca e é produto europeu.
“…Não dá. 99% dos carros, Tesla, são produzidos na Europa. 100% das baterias também….”
???
Querias dizer China?
Não faz mal, temos a nossa “marioneta” Von der Leyen, que vai acatar todas as ordens do outro lado do Oceano Atlântico prontamente.
Ultimatos, + ultimatos. Este sr. Anda com ideias como eu quero,posso e mando. As ideias radicais nunca são boas. Este sr. Parece querer passar a mensagem que não precisa de ninguém. Talvez ele e o amigo fossem para Marte. Lá poderia fazer isso. Aqui na Terra, vivemos todos aqui. E nada nos pertence. Hoje somos ricos, amanhã poderemos estar na rua. Este sr. Deveria mudar as ideias dele, ser um pouco mais brando com as atitudes e vocabulário. Vejam a Síria. Só isto. Todos devemos lutar contra as ditaduras. Mesmo as verbais. Enfim. Esperemos que a eleição deste sr. Pense na América mas também noutros países. TODOS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS.
Como ele diz, os EUA primeiro.
E os EUA estão em um belo sarilho financeiro, se não tivessem forças militares do tamanho que têm já teriam se transformado em um país de terceiro mundo, pois devem triliões de dólares.
No fundo o Trump está a tentar equilibrar minimamente as trocas com o exterior para beneficiar as empresas dos EUA, no caso no sector energético, mas ele já exigiu que os países gastassem os tais 2% do PIB em defesa militar, e já disse que para o futuro isso não é suficiente e exige que se gaste mais, ou em caso de guerra os EUA não ajudarão… porque os termos de aliança pressupõem que todos possuem boas condições não só de defenderem-se como de auxiliarem os demais em caso de agressão. Claro que é por esse motivo, mas sobretudo para aumentar as vendas de armamento por parte das empresas dos EUA… já que a indústria Europeia de armamento é fraca devido ao facto de praticamente todos os Estados terem cortado no investimento militar, talvez com a excepção da França que devido à sua presença em vários países onde tem interesses económicos provavelmente se viu forçada a manter o investimento mais elevado que os outros.
E vamos a ver como acaba a história da “batalha “ Apple versus UE…
Com a Apple a privar os utilizadores da UE dos seus recursos que podem ser alvo de ataque da Lei dos Mercados Digitais (a armadilha para sacar milhões às gigantes americanas). Em vez de apostarem em criar riqueza europeia, a UE está a criar armadilhas para multar as empresas de fora. O que achas que Trump vai fazer?
Vai cair com força e estrondo em cima da UE. Isso é certinho.
+1
A UE só lhe diz que não manda tal como o nosso PR e PM lhe disseram no passado. Multa nelas e na casa dos 900 mil milhões de euros.
O problema é que desde há muitos anos a UE vê os navios a passar. E as políticas têm sido de reação… e corre mal!
O Trump a querer martelar os carros da UE com 25% de taxas e nós a fazer festinhas à Tesla e a oferecer-lhes biliões em créditos de carbono todos os anos.
Somos mesmo tansos.
A Tesla investiu 70000 milhões de euros, na Alemanha, 52000 milhões, em França. Os carros são produzidos cá. Só as operações de capitais é que podem pagar impostos, ao voltarem à sede.
A fábrica da Tesla na Alemanha que custou 4.0 mil milhões de € foi paga pela FCA e em créditos de carbono no valor de 4.2 mil milhões de € que a UE obrigou a entregar à Tesla. A alternativa era multas da UE à FCA que lhes fechava as portas.
A UE no seu melhor em vez de proteger os seus a destruir os seus.
Hoje, se ainda lá estivessem os mesmos mentecaptos alucinados já deviam estar a preparar mais uma chantagem para pagar a fábrica aos chinos da BYD.
Este abjecto nunca produziu nada e mesmo assim nada em dinheiro, vai meter paises uns contra os outros apenas para beneficinar os porcos das elites ricas.
Corrige por favor “beneficiar quem o povo que o elegeu (Americano)”, assim deveriam ser os políticos mas infelizmente muitos deles vivem só a pensar no próximo tacho político!
X, algum dos nossos políticos alguma vez produziu alguma coisa a não ser inúteis?
O Costa até se deu ao luxo de dizer que não tem conta bancária e andou a comprar casas, pelo menos tem umas 5 ou 6.
Pode dizer-me o que esse tipo fez de útil?
Não lhe conheço nenhuma qualidade a não ser que é um excelente mentiroso.
E nada em dinheiro tb..e agora a ganhar uns 30k mês se não nadar bem ainda se afoga…
Detesto pessoas que só sabem destilar ódio nestes fóruns, como anónimos claro está, mas não fazem nada em prol dos outros. Se é tão bom, tem tão boas ideias , porque não se candidata você a um cargo público? Porque não mostra aos outros como se faz trabalho, bem feito, em prol do bem público?