Tablet Nokia e primeiras impressões do MeeGo
Não havia dúvidas depois da apresentação de alguns tablets na Computex, que o MeeGo se prepara para ser uma das principais apostas da Nokia com uma versão própria para o mercado de tablets. Soube-se agora que já este ano, a empresa finlandesa irá lançar o seu primeiro tablet. E a julgar pelo vídeo que apresentamos de seguida, não deixamos de estar bastante optimistas.
Primeiro, mais noticias emergiram do tablet da Nokia. Segundo o site Digitimes, a Nokia já completou cerca de 100 unidades do novo tablet para testes. O tablet em questão funcionará com um processador ARM da última geração, terá um ecrã multitouch capacitivo possuindo entre 7 a 9 polegadas de tamanho e será fabricado pela Foxconn (um parceiro estratégico da Apple no fabrico do iPhone). O sistema operativo será o MeeGo OS. Quanto à data que irá chegar o novo tablet é apontado o 4º trimestre deste ano (ainda a tempo do Natal).
E falando do MeeGo OS, surgiu um vídeo no youtube que mostra uma primeira interacção com uma versão pré-alpha da versão para Tablet. Não deixamos de ficar estupefactos com a fluidez do sistema operativo. A interface com o utilizador consiste em disponibilizar várias colunas para mostrar actualizações de redes sociais, conteúdos multimédia e bookmarks de sites mais visitados.
Existe ainda um menu baseado em icons onde o utilizador pode escolher e lançar a sua aplicação. Salientamos ainda a disponibilização de um gestor de aplicações bastante intuitivo onde é fácil terminar as aplicações indesejadas bem como a referência algures no vídeo à app store onde o utilizador poderá descarregar aplicações.
Pela fluidez e aspecto fluído desta versão do MeeGo apresentada no vídeo, nem parece que estamos a falar de um sistema operativo pré-alpha. Não notámos qualquer comportamento invulgar e as transições do ecrã e a simplicidade de utilização é absolutamente incrível. Não queremos com isto dizer que irá causar “mossas” ao volume de vendas do iPad, irá potenciar sim pela primeira vez uma alternativa de qualidade ao dispositivo da Apple.
Mas se existir um tablet com este sistema operativo a um preço competitivo, irá seduzir muitos entusiastas pela simplicidade de utilização aparente. E há algo que a Nokia tem como vantagem à Apple no mercado Português, o alcance da distribuição é muito maior tornando mais fácil ter acesso a este brinquedo. Slashgear
Este artigo tem mais de um ano
Interessante…
Bruno Santos
Cordelima.com
“Bota” intesssante nisso 😉 Não vi ainda nenhuma implementação para tablet do android por exemplo, tão bem conseguida, intuítiva e visualmente agradável como esta versão do MeeGo.
É a diferença em se construir um S.O. para Smartphones e dispositivos de pequena dimensão e depois “adaptá-lo” para um tablet e construir uma implementação para tablets 😉
Este tablet promete ao nível da experiência com o utilizador, esperamos para ver o “Hardware” em si que é uma parte importante.
gostei imenso deste MeeGo. notou-se grande fluidez e facilidade de interacção. veremos se realmente sairá para venda ao público assim… esperemos qe o conceito não saia furado como o dos já badalados “i-pad killers”…
o gajo tb andou lá a utilizar aquilo bem devagarinho…
para que preços vai isto?
veremos no fim como sairá. o preço nao deverá ser exagerado , digo eu …
venha isso
E estava esperando por um tablete com web os, mas o meego tem seu potencial, vamos esperar para ver como fica esse história.
Lindo. Já tenho um substituto para o abortado Courier. E o facto de ser em linux vão começar a aparecer aplicações aos milhares compatíveis com Meego e Android (creio eu).
Já agora Rui Oliveira, uma pequena errata. Não querias disser “mossas” (pancadas) em vez de “moças” (meninas:D)
Verdade, fugiu-me a boca para a verdade 😀 (vocês não perdoam)
É daquelas coisas que o corrector não apanha! Obrigado pela chamada de atenção.
Já agora, que filme é aquele com o coelho a esganar o esquilo? Já em outros post da pplware o tenho visto.
Imperdível! Big Buck Bunny 😀
Podes ver esta pequena metragem no seguinte post do forum (clica no “x” do player para meter em ecrã inteiro)
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=6349
E já agora não te esqueças de te registares lá 😉
Estes equipamentos não me conseguem seduzir seja apple seja outra marca qualquer.
Depois de ter trabalhado com Tablets da Fujitsu,Compaq,HP,Ibm ja cheguei a conclusão que o melhor é um portatil.
Mas há gerações e gerações.
Agora é que se está apostar seriamente nos tablets. O mesmo aconteceu com os smartphones quando saiu o iPhone. (Humm, é de mim ou estou a ver um padrão?).
Também vejo um padrão! Não há crítica que o possa negar…ele existe! Há que reconhecer um grande mérito no impulso destas tecnologias.. esperemos que continue assim! 😛
Esse padrão se chama nokia.
huuum…acho que não…
Quando saiu o iPhone o conceito j+a era bem aceite.
Era bem aceite…se houvesse algo do género! O facto é que houve uma explosão a partir do momento do lançamento do iPhone…
concordo contigo. O conceito de Tablet é muito interessante mas depois na realidade é um conceito vazio: é um ecra que nao dá muito jeito para escrever (e para ter teclado…é um portátil!), fica “deitado” na mesa (tirando alguns que vao trazer um suporte para colocar tipo moldura) o que nao é muito prático e é mais limitado que um netbook (para imprimir, instalar todo o tipo de programas, etc é mais limitado que um sistema baseado em Ubuntu/Windows/OSX).
Claro está que há quem pense de outra maneira e é bom haver produtos para essas pessoas. Eu continuo a preferir um bom netbook (estou a escrever dum) que sao ultra pequenos, leves e correm um SO glorioso de desktop, já para nao falar em conectividade expandida.
Mas venham eles!!! (Tablet)
Eu até estava cheio de vontade de experimentar um aparelhos destes até ler que vai ser feito pela Foxconn…:(
Pois é, se todos fossem como tu e respondessem mais com a carteira do que apenas condenarem e irem comprar o aparelho XPTO feito numa fábrica da china em que tem mão de obra infantil e adolescente explorada. As empresas pensariam duas vezes.
Não estou a falar apenas do caso da Foxconn e de uma fábrica sua na china(que parece que tb foi um pouco exagerada) e lembro que não é o único país onde eles têm fábricas. Mas por exemplo falámos no pplware de um caso de uma fábrica da china com condições provavelmente piores onde se faziam ratos da Microsoft e outros componentes para portáteis da HP, Acer, etc…
https://pplware.sapo.pt/informacao/fabricante-chines-utiliza-mao-de-obra-adolescente/
O triste é que a culpa é não só das empresas que quase todas elas fabricam para países do terceiro mundo para poupar custos, mas sim desses próprios países, onde o desprezo pelos direitos humanos é patente nos seus governos.
tenho a dizer que me supreendeu pela positiva, apesar de ter enraizado na minha mente que o software nokia está ultrapassado. Não pela qualidade, porque é muito boa, mas pela quantidade e qualidade de aplicações de terceiros. Mas admito que possa ser uma ideia preconcebida. Mas, tenho um E75 e considero-o tão limitado em termos de software (comparativamente ao Iphone que é que conhço melhor)… Eu sei é o Meego…mas tenho essa ideia da Nokia
Foi impressão minha ou a interação daquele video é Fake. Foi só eu que achei que ao mover a imagem da foto do cão aquilo parecia manipulado, a imagem parecia mover-se antes de ele rodar a imagem. Pelo menos eu fiquei com essa imagem
Desiludem-se quem pensa que o facto do Android ter um kernel Linux as aplicações serão compativeis. O Android possui uma API muito bem explicita em Java. Claro que existem aí projectos que mostra como correr aplicações no Android e vice-versa. Mas nunca passará disso, de brincadeiras. Porque se há uma coisa que o Android apostou foi em ter uma API o mais rigida possivel, para não se andar aí a fazer o que queira. Porque só assim se consegue estabilidade
Concordo contigo em relação ao software para symbian…tenho um E71 e sinto essa limitação! A nokia devia dar mais atenção à OVI Store, controlar aquilo mais “à Apple” (não necessáriamente tão rigoroso, claro).
Pode ser que neste sistema mude…
Offtopic:
Há alguma razão para limitarem a visualização dos vossos posts no Google Reader?
É só por uma questão de contagem de visitas ao blog?
É que para os leitores é muito mais fácil consultar os posts no Reader do que ter de abrir mais um tab!
Ao disponibilizar a totalidade do post no reader, a perdia-se a formatação do post e perdia-se algum (muito) trabalho gráfico que também faz parte dos nossos posts.
Depois, além de perdermos as visitas dos leitores reader, não estaríamos a fazer um bom trabalho de informação, pois ao não virem ao site, estariam a perder informação extra, complementar e muito importante para quem a consome.
Abraço.
Concordo! Uso o reader para ver as “gordas”, mas nunca deixo de vir ler a notícia integral e, não menos importante/interessante, os comentários!
curto e seco! 🙂
Mas por outro lado há utilizadores como eu que a cada dia qe passa deixa de abrir os posts imcompletos e só o faz quando a noticia lhe interessa a 100% enquanto que com a noticia no reader mesmo que não me interesse muito leio toda. Neste caso tratando-se do MeeGo que tão pouco tem sido falado quis mesmo vir ver as opiniões.
Parece uma interface interessante. Dar dinheiro para tablets é, quanto a mim, um deserdício. Mas não nego que bem suportado a Nokia poderá ter um certo sucesso com este tablet. A não ser que o iPride de ter um produto Apple fale mais alto para muita gente. Eu gosto do material da Nokia e poderia comprar este produto. Como não vejo necessidade nestas gadgets não vou comprar.
Tem óptimo aspecto, espero que não desiluda
Bom produto mas não passa mais do que uma extravagância
em relação a por exemplo um Nokia N900(Excelente Máquina).
Interessante mesmo parece o MeeGo algo que a nokia podia aproveitar para inserir como OS nos seus dispositivos em vez do “limitado” symbian, faz tempo que a nokia deveria ter optado por outros OS nos seus aparelhos visto symbian realmente prejudica os Nokia.
Cumprimentos e continuação de bom trabalho
E Boas Férias a todos 😛
o maior empecilho do meego para os outros smarts é o peso, lembre que diferente dos concorrentes ele é um port do debiam, um OS completo de desktop, não é todo equipamento que consegue roda-lo
boas..
ele não é directamente port de nada.
ele é a junção do moblin com o symbian.
O moblin foi a empresa por tras do ubuntu(Canonical) que começou a desenvolver para a intel, e futuramente juntaram-se outros e a Canonical abandonou pois o sistema de pacotes passou a ser rpm.
o symbian é da Nokia.
Vai ficar como core o moblin que é muito bom e rápido, muito mais potente que o android não tem nada a ver.
E ficará por cima o ambiente grafico em QT4(para ja) da nokia(Trolltech), a isto chama-se meego, mas o projecto não é so pertença da noki, é da intel também, embora seja desenvolvio debaixo da FSF.
cmps
Uiso, ouvir falar de bastantes marcas que querem compotir com a Apple, mas no Mercado Português ainda só vi o IPad, mas parteleiras.
Quando e que os tablets começam a aparecer por cá?
Não me chamou muito a atenção!