Supercarregadores da Tesla já estão em funcionamento na Guarda
A rede de supercarregadores da Tesla já está em pleno funcionamento na Guarda. Esta rede, composta por oito supercarregadores individuais, fica localizado no Hotel Lusitânia.
A localização é estratégica até porque permitirá a ligação entre Portugal e Espanha, assim como novas rotas.
No mundo a Tesla tem cerca de 4800 supercarregadores sendo que na Europa existem 261 postos. A título de curiosidade, efetuando um carregamento com os super-carregadores da Tesla durante 30 minutos é garantida uma autonomia de 270 km. No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.
8 Supercarregadores em total funcionamento na Guarda
A empresa de Elon Musk tem, a partir de hoje, 8 superCarregadores em total funcionamento na cidade da Guarda, mais concretamente no Hotel Lusitânia. Este é o terceiro ponto de carregamento em Portugal, depois da instalação de supercarregadores em Fátima e em Montemor-o-Novo. Ao todo a rede de supercarregadores instalados tem disponíveis 24 supercarregadores individuais.
No entanto, é de referir que, além destes pontos com supercarregadores, a Tesla tem instalados, por todo o país 75 Destination Chargers (estações de Carregamento no Destino), que se encontram localizados em hotéis, restaurantes e centros comerciais. Esta solução permite carregar os carros até 80 quilómetros de autonomia por hora.
Com uma app Tesla disponível para iOS e Android, o dono de um Tesla pode monitorizar e controlar o carregamento do seu veículo, assim como receber notificações quando o carregamento estiver concluído.
O Pplware esteve hoje à conversa com vários proprietários de veículos Tesla, que fazem parte do clube oficial Tesla club de Portugal, que dizem estar bastante satisfeitos.
Este artigo tem mais de um ano
Esses super carregadores dá pra todos os carros elétricos ou apenas prós Tesla?
Qual o valor do investimento?
Só Tesla
Sao exclusivos Tesla….
É isso que eu acho mal… apenas Tesla’s podem carregar! Vamos voltar ao mesmo dos telemóveis no passado… cada um tinha um carregador diferente, até que por fim lá surgiu a imposição de terem todos a mesma porta. Eu bem sei que o custo de produção/implementação é todo da Tesla, mas bem que podia carregar outros veículos eléctricos, claro está a pagar! É como as gasolineiras, há sempre alguém que investe no posto e depois vende o combustível… Acho um perfeito disparato cada marca ter uma porta de carregamento diferente, e isso só irá atrasar a implementação do veiculo electrifico. Espero que a UE ou o organismo que regula isso coloque a mesma “norma” que colocou para os telemóveis….
Existem outras coisas para além do tipo de porta de carregamento que iriam fazer com que nao funcionasse em outros modelos.
Como disseste e muito bem, se o investimento é Tesla entao nao me parece que eles tenham de suportar qualquer outro veiculo.
Caro amigo.
Essa norma já existe. Todos os carros elétricos possuem tomada Tipo 2 (Menekkes) para carregamentos até 22 kW. Chademo e CCS para cargas rápidas.
A Tesla até usa o Tipo 2, que permitirá no futuro a carga de outros veículos, embora não à velocidade 120 kW, assim prevejo, a não ser que os outros fabricantes se adaptem.
As coisas não são assim tão lineares, como nos telemóveis. Os outros carros eléctricos não Tesla não permitem a mesma potencia de carregamento.
Então e qual era o problema? O problema é que vamos imaginar que um dono de um Tesla chega a um posto destes para carregar e encontra-se um Renault ZOE a ocupar um posto destes. Sendo que o Renault ZOE apenas carrega a 22KW e os postos Tesla tem uma potencia de 120KW o Renault ZOE estava a ocupar um lugar de carregamento e não estava a usar a potencia total que o carregador disponibiliza, logo o dono do Tesla não ia ficar muito satisfeito de estar a espera que o ZOE carrega-se a 22KW.
Ao contrario dos telemóveis que são carregados em casa, estes postos são públicos e tem de ser o mais eficientes possível para diminuir o tempo de espera nos carregamentos.
Não façamos confusão. Os Superchargers recarregam em DC, tal como os veículos com tomada Chademo.
O Zoe recarrega em AC, modo 3, até 22 kW, e em PC rápidos até 43 kW (julgo que também em modo 3, AC).
Estranho ser na Guarda. Devem ter la imensos teslas… e nao fazerem antes nas capitais.
Não é preciso existirem Teslas…mas passam por cá vários Teslas, que fazem a ligação Portugal-EUROPA (e vice-versa). Isso é uma ideia de quem olha para o interior com desprezo. Nem tudo tem de acontecer nas capitais! (Já agora, a Guarda é capital de distrito).
bem dito !
Caramba, custumo discordar sempre do que este diz, agora agora concordo. O facto de ter no interior é tambem para aumentar os percursos e distancias que esses electricos podem percorrer.
Estavas tão bem calado!!
É uma lógica mais de permitir viagens longas do que propriamente por densidade de veículos. Os VE podem ser carregados em casa, se tiverem garagem com tomada elétrica e portanto não necessitam tanto de abastecer no dia a dia como os Veículos “tradicionais”. Claro que nas grandes cidades muita gente não tem garagem com tomada elétrica e a tesla já começou a lançar “super carregadores urbanos”, mas penso que na europa ainda vai demorar 1 ano até vermos isso, em antecipação a chegada do model 3 que vai ser vendido em quantidades muito superiores aos actuais S/X .
Estranho é não ser em Vilar Formoso! Aí sim, é que servia para desenvolver o interior do interior! Mas alguém tinha que patrocinar, e neste caso lá foi o hotel a chegar-se à frente. Menos mal. A ideia não é para os que lá existem, porque esses podem carregar em casa. Isto é útil para quem passa, e por isso faz sentido ser à porta de um restaurante ou hotel (também podia ser numa praça onde houvesse vários restaurantes, claro).
Os Superchargers destinam-se apenas a Teslas. No futuro pode vir a mudar. Eles localizam-se nos trajetos de longo curso. É muito bom para a Guarda, que passa a ser conhecida por quem tem o privilégio de ter um carro do futuro.
Então como pode ser um Renault Zeo com autonomia de 180 km carregando na Tesla 30 minutos fica com autonomia de 270 km ?
Os carregadores são exclusivos para Teslas pelo que não podem (até ver) ser utilizados por outros carros
Nao pode pois é um protocolo de carregamento exclusivo da Tesla… so Teslas podem carregar la
De qualquer forma referir Km não é o mais correcto,apesar de talvez mais fácil de entender. Se formos entrar em detalhes, ss carregadores dao x Kw por minuto, que até variam dependendo se a bateria está quase vazia ou quase cheia. A distancia que permitem realizar depende da eficiencia da conduçao e do carro. Um model X a 120km/h gasta muito mais que um model 3 a 60 km/h
Sim correcto e ao mesmo tempo nao, da mesma forma que quando falamos em autonomia de um carro a combustao nao falamos no consumo total do mesmo no eletrico também nao devemos de o fazer.
Quanto ao model x vs model 3 mesmo isso é relativo, pois depende de vários factores.
Esperemos é que ninguém se lembre de ir vandalizar, é que em Portugal há sempre aquela malta muito”inteligente” que gosta de fazer os testes de durabilidade.
esses testes de durabilidade ate sao interessantes, aqui em marvila fizeram os testes de durabilidade às maquinas de venda de bilhetes, conclusao: ninguem paga comboio
haha a mentalidade que Lisboa é Portugal o resto é paisagem… a nível de trajetos rodoviários é mais que lógico ser na guarda ou a partir de Vilar formoso, a paisagem que faz fronteira com a Espanha, ficar a quase 400km de “Portugal”.
Tanto hype com a Tesla… BMW i3, Renault Zoe, Nissan Leaf entre outros.
Ou muito me engano ou a Tesla vai ser a Apple dos carros.
No entanto, estou mais curioso para as motas eléctricas que ainda são escassas
A Tesla é o iPhone dos carros. Os Tesla têm atualizações pela internet, andam sozinhos (ainda em fase beta/testes), têm cerca de 500.000 reservas para um modelo que está a fabricar (cerca de 30.000 já entregues, e a produzir cerca de 3500 por semana, em escalada), o carro é controlável à distância (podemos dar autorização para um amigo o conduzir, mesmo estando o dono no outro lado do mundo…), só produz carros elétricos, etc…
Correcao: Apple em vez de iPhone
Yep, e tem seguidores tipo seita ou claque.
Lol
Sem dúvida, da mesma forma como tem os haters…
Na verdade é 100% comparável aos Tesla.
Tipo 1 – Aquele que tem dinheiro para ter um Tesla, mas decide comprar um Leaf porque se adapta melhor aquilo que quer e ás suas necessidades,
Tipo 2 – Aquele que tem dinheiro para ter um Tesla e que se lixe lá o resto, vou comprar um Tesla.
Tipo 3 – Aquele que gosta de tecnologia, gosta de carros e olha para um Tesla como uma inovacao no mercado, pode ter dinheiro para comprar um mas nao acha nessário.
Tipo 4 – Tal como na Apple este pelos estudos realizados representa uma maioria, como todos sabemos como sao estes estudos tem a credibilidade que tem, Aquele que diz ter dinheiro para comprar um Tesla mas diz que nao compra porque nao presta e sao overpriced.
Tipo 5 – Aquele que nao tem onde cair morto mas que gosta de vir para os foruns e blogs comentar a dizer que a Tesla nao presta e que nunca na vida compraria um.
Boa 🙂
Concordo!
https://www.youtube.com/channel/UCfV0_wbjG8KJADuZT2ct4SA
Vejam alguns dos vídeos deste canal de Youtube, que mostram a “facilidade” de reparar Teslas….
Concordo com os 3 sítios aonde estão localizados os super carregadores tesla mas acho que Lisboa e Porto seria importante pela quantidade de teslas e a vinda de outros países
Numa fase futura talvez Lisboa e Porto ganhem SC, mas não é importante agora.
Para nós portugueses, principalmente quem pode ter um Tesla, é importante o Algarve. No norte já está a ser instalado o posto de Superchargers da Pena (a norte de Vila Real).
Para quando, estes carregadores em Braga