Super Bock quer oferecer-lhe um frigorífico? Tenha cuidado… é burla!
Como temos vindo a alertar, o que não faltam para aí são burlas para tentar roubar dados e dinheiro às vítimas. Um dos mais recentes esquemas vem em nome da Super Bock que, segundo a mensagem, tem 2500 frigoríficos para oferecer. Se receber esta mensagem, apague!
Mensagem em nome da Super Bock é burla!
As burlas estão cada vez mais evoluídas, e esta que envolve o nome da Super Bock é um exemplo disso. Primeiro a vítima recebe um link com a indicação que a Super Bock tem 2500 frigoríficos para oferecer. São feitas 4 questões e depois a vítima é levada para uma interface que obriga a partilhas sucessivas do esquema fraudulento.
Na prática, a vítima passa também a contribuir para o aumento do alcance da burla. Depois de ter de fazer mais de 10 partilhas pelos canais do WhatsApp, a vítima passa a ter a possibilidade de dar os seus dados para lhe mandarem o frigorífico ganho. De referir que a interface só permite passar para um próximo passo quando a barra de partilhas estiver nos 100%.
De reparar que para convencer as vítimas da veracidade do esquema, os comentários são todos positivos, como pessoas inclusive a dizer que já receberam o frigorífico. Por fim, o esquema de phishing! Irá aparecer uma interface que irá solicitar os seus dados. Mais uma vez o pedido de 2 euros (para a vítima pensar que são apenas 2 euros e se for uma burla também são apenas 2 euros que perde... mas na verdade, o que os burlões querem é os seus dados.
O phishing é um tipo de ataque que recorre a técnicas de engenharia social para obter informação sensível de uma vítima através de email. Quando esta técnica de burla é utilizada através de SMS é designada de smishing. Caso seja phishing, recorrendo a uma chamada telefónica, designa-se de vishing.
Este artigo tem mais de um ano
Fartei-me de receber links disso nestes ultimos 2 dias, mesmo sem abrir, o link tem @myshorts.ru, o que indica logo algo errado, pois nao é só http://www.superbock.pt.
Avisei quem me mandou, mas uma coisa que toda a gente se esquece é… Não há almoços grátis!
Para oferecer eletrodomésticos só o Valentim Loureiro…
Tmabém já tin ha acontecido com a Sagres há uns meses.
Meta aí um frigorífico com metade Erdinger e outra metade Guiness e pode ser que eu também caia na esparrela:)
Mais outra burla… 😐