Sun compra VirtualBox
A Sun Microsystems anunciou esta noite um acordo com a alemã Innotek, fabricante da solução de virtualização VirtualBox. O acordo trata da aquisição da empresa alemã pela fabricante do Solaris. Com a compra, a Sun espera usar o VirtualBox para expandir a sua plataforma de virtualização xVM e facilitar o desenvolvimento de sistemas multi-plataforma, atingindo todos os principais sistemas operativos.
O VirtualBox é o principal produto da Innotek, contando com uma versão proprietária e outra, com menos recursos, gratuita e licenciada sob a GPL. Ambas as versões correm sobre Linux, Windows, Mac OS X e Solaris. A versão GPL do VirtualBox pode ser livremente recolhida sem a necessidade de chaves de activação ou pagamento de qualquer importãncia.
“O VirtualBox oferece à Sun o complemento perfeito para nosso produto recentemente anunciado Sun xVM Server”, afirmou Rich Green, vice-presidente executivo da Sun. “Enquanto o Sun xVM Server é projectado para proporcionar dinamismo à TI no coração do datacenter, o VirtualBox é ideal para todos os ambientes de laptop ou desktop, e alinha-se perfeitamente às outras ofertas desenvolvidas pela Sun, como GlassFish, OpenSolaris, OpenJDK e, em breve, o MySQL, além de vários outros projectos comunitários de código aberto”. xVM
A família xVM de produtos da Sun (xVM Server e xVM OpsCenter) integra a virtualização e a gestão para auxiliar os utilizadores na manipulação tanto da parte física quanto da parte virtualizada de ambientes heterogéneos. O xVM Server é um mecanismo de datacenter com auto-reparo dinâmico, podendo consolidar as instâncias de sistemas operativos Linux, Windows e Solaris. O xVM OpsCenter é uma infra-estrutura de gestão unificada dos activos virtuais e físicos no datacenter. A Sun compromete-se a suportar o xVM em sistemas Microsoft, Linux Red Hat, Intel, AMD, Symantec e Quest Software.
Fonte: Linux Magazine Online
Este artigo tem mais de um ano
Só espero que se mantenha gratuito…
Covenant: O mais que pode vir a aconecer, e mais provavel, é a versão básica ser gratuitra e eles começarem a desenvolver uma componete para seridores mais refinada e paga.
Para mim isto é uma má notícia. Ao que parece a industria está a avançar para diversas aquisições de projectos Opensource de relevo. A indepdendência de projectos como o VirrtualBox são a seua gande arma. Passarem a estar agora ligados a um gigante da industria como a Sun vai obrigatóriamente mudar as prioridades da empresa. A ver vamos. Pode ser que não.
Por outro lado também há o reverso da medalha. Com o cada vez maior interesse dos grandes grupos em projectos Opensource, pode haver uma cada vez maior aposta nos mesmos com a prespectiva de valorização das empresas que os desenvolvem. Estamos perante uma nova realidade que embora já se tivesse vindo a verificar nos ultimos anos, agora começa a ter mais impacto no mercado.
Também aqui à tempos a EMC adquiriu a VMware e qual foi o impacto para o utilizador “caseiro”? Melhor software.
Isto realmente, ele é compras por todo o lado. Nos últimos tempos já não se contam o número de empresas que foram “engolidas” por outras maiores. O mercado capitalista é mesmo terrível 😀
———————————–
http://www.revolucaodigital.net
Eu uso esta máquina virtual e nos últimos tempos isto tem melhorado bastante, espero que continue a haver uma versão livre e que eles não se ponham com invenções como no vmware, é que este ultimo é bom e rápido mas ter serviços a correr (e a comer memória e tempo de cpu) quando não é necessário e ter mais umas coisas instaladas que até posso nem precisar não é o meu ideal de uma máquina virtual porreira.
Esperemos que esta aquisição não afecte nem a qualidade nem a “oferta” do produto.
Também sou um cliente do VirtualBox sempre que preciso de utilizar uma máquina Windows, e gosto mais desta solução do que o VMWare para workstation porque tal como o ROOKIE diz e muito bem, o VirtualBox não necessita de daemons a correr e a consumir recursos quando não está em execução, arrancando os processos necessários ondemand. Esta aquisição não me assusta pois creio que fechar o VirtualBox não está nos planos da SUN (aliás a tendência desta empresa é precisamente a oposta, a de abrir cada vez mais os seus produtos). Acho que isto vai trazer vantagens tanto para a SUN, que passa a ter disponível uma solução de virtualização descentralizada, como para a comunidade que vai beneficiar do apoio e das inovações que forem introduzidas e “patrocinadas” pela SUN.
A ver vamos, mas penso que é melhor ser a SUN a comprar a Innotek do que a Micro$oft, se bem que não me admirava nada que esta última comprasse a VMWare…
Já vi tudo…vai ter banner da Sun em todo lado, vai ter parte do código que era leve em java tornando o pc muito mais pesado.
Vai ter badulação do open office lixo, e n coisas….
Pô ta ficando dificil ter um software livre agora…..por isso que todo mundo q faz um software livre vende….ate a merd do linuxo, q o povo ‘compra’ achando q vai se livrar do windows e pega o KUrumin R$20,00….
gostei muito dessa noticia nao..uso ele a quase 2 anos ja….desde a versao 1.0alpha e fui um dos primeiros a falar num topico sobre virtualização sobre o virtualbox..